Qual meio de contraste deve ser utilizado para a realização de uma urografia excretora em um paciente com antecedentes alérgicos?

Bizu Comentado – Perguntas e Respostas Comentadas de Técnicas Radiográficas

Published on Feb 7, 2014

Este livro foi elaborado com o objetivo de auxiliar o profissional de Radiologia na sedimentação dos seus conhecimentos. São mais de 1.000 questões sobre o tema radiologia convencional, abordado de maneira ampla e didática, visando preparar o profissional para a realização de concursos.

Editora Rubio

2134 palavras 9 páginas

UNIG – universidade nova iguaçu | Urografia Excretora | Sistema Urinário | | Rafaela de Oliveira Martins / 3 período de Radiologia | 18/03/2013 |

|

ESTUDO RADIOLÓGICO DO SISTEMA URINÁRIO
UROGRAFIA EXCRETORA Também denominada urografia intravenosa, urografia excretora tem o objetivo de limpar o intestino que se superpõe aos rins e ureteres e também desidratar levemente o paciente, para melhorar a concentração de contraste nos rins. Para isso é feito um preparo á base de laxativo e restrição de líquidos na véspera do exame. As indicações mais comuns para esse tipo de exame são o estudo do urotélio e pesquisa de cálculo (renal e ureteral). TIPO DE MEIO DE CONTRASTE A SER UTILIZADO NA REALIZAÇÃO DO EXAME Esse exame é realizado com a administração endovenosa (injeção ou infusão contínua) de contraste iodado hidrossolúvel de excreção renal (iônico ou não iônico). Antes da realização do exame é de extrema importância saber de antecedentes alérgicos do paciente, tendo em vista que o tipo de contraste utilizado nesse exame pode provocar reações adversas (alérgicas), sendo algumas muito graves (não muito frequentes), que podem até determinar a morte do paciente. Para paciente sem antecedente alérgico pode ser utilizado meio de contraste iodado do tipo iônico. Para paciente com antecedentes alérgicos (não específicos ao iodo) deve ser feito um preparo profilático á base de drogas (remédios) antialérgicos, e utilizado o contraste iodado do tipo não iônico. |
Sistema Urinário

REALIZAÇÃO DO EXAME A seguir será descrita uma rotina radiográfica básica, objetivando a análise morfológica e funcional do sistema urinário. Em função da patologia pesquisada podem ser necessárias incidências adicionais. Antes do início do exame o paciente deverá esvaziar a bexiga (urinar). O exame tem início com uma radiografia simples do abdome em ântero- posterior (AP), realizada com o paciente deitado em decúbito dorsal na mesa bucky. Após a avaliação dessa radiografia pelo


Relacionados

  • Urografia excretora

    986 palavras | 4 páginas

    UROGRAFIA EXCRETORA1.0 - INTRODUÇÃO Com a introdução, nos anos 50 e 60, do iotalamato de meglumina, do diatrizoato desódio e dos derivados do ácido triiodobenzóico, a urografia excretora (UE) tornou-se oprincipal método de diagnóstico por imagem urológico. Outras modalidades de imagem foram sendo paralelamente desenvolvidas, como a ultra-sonografia (US), a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM), e apesar do seu crescente uso e associações, o exame global ideal do trato urinário….

  • Urografia excretora

    922 palavras | 4 páginas

    naso interal), sendo assim tem uma grande utilidade para um rápido diagnostico e o médico poderá encaminhar para o setor especializado (ortopedia, neurologia, cardiologia entre outros). Neste artigo falaremos um pouco sobre urografia excretora um exame feito através de radiografias do sistema urinário por meio de contraste iodado ou não iodado sendo nesse caso totalmente feito pela radiologia convencional, ou seja, uma imagem radiológica simples de baixo custo sendo somente acrescentado….

  • urografia excretora

    1419 palavras | 6 páginas

    triiodobenzóico, a urografia excretora tornou-se o principal método de diagnóstico por imagem das vias urinárias. Posteriormente, técnicas foram aprimoradas e o aperfeiçoamento interpretativo por parte dos radiologistas, e ainda a contínua evolução dos meios de contraste intravenosos iodados (contraste não-iônico introduzido na prática radiológica em meados dos anos 70), contribuíram para fazer perdurar esse status (AMIS,1999;FRIEDENBERG ET AL,2000;FREITAS ET AL,2001) Não obstante, a urografia excretora continua….

  • UROGRAFIA EXCRETORA

    1784 palavras | 8 páginas

    Urografia Excretora HEITOR LEANDRO 1 O que é a urografia excretora?  A urografia excretora ou (U. Intravenosa) - (Pielografia Excretora) é um exame radiológico que faz uso de um contraste iodado para estudar a árvore excretora urinária a partir dos rins, visando avaliar a estrutura e funcionamento de todo sistema urinário.  Fluxo do sistema; Capacidade funcional dos rins; Obstruções.   2 Indicações As principais indicações clínicas da urografia excretora incluem:….

  • Urografia excretora

    2032 palavras | 9 páginas

    1. UROGRAFIA EXCRETORA É um exame não evasivo de raios-X dos rins, ureteres e bexiga, onde se utiliza contraste iodado na veia. Este contraste será captado pelos rins e eliminado na urina. É este trajeto rins – bexiga feita pelo contraste que permite a análise dos órgãos do aparelho urinário. Esse é um exame que proporciona informações anatômicas essenciais e demonstra a função de todo trato urinário. Em geral o trato urinário tubular é bem avaliado por exames contrastados, porque revelam….

  • Urografia excretora

    4767 palavras | 20 páginas

    contraste para estudo do sistema urinário é denominado Urografia Excretora. Nos anos 30 um estado de euforia foi atingido quando se desenvolveu o primeiro material de contraste intravenoso seguro, o uroselectan, creditado a Moses Swick, um jovem urologista americano. Daí com a introdução do iotalamato de meglumina, do diatrizoato de sódio e dos derivados de acido triiodobenzóico, nos anos 50 e 60 fizeram com que a Urografia Excretora se tornasse o principal método de diagnostico por imagem….

  • Trabalho De Urografia Excretora

    764 palavras | 4 páginas

    UROGRAFIA EXCRETORA E UROGRAFIA EXCRETORA RETRÓGRADA NOME: GUIBSON VALERIO TURMA: RM37 UROGRAFIA EXCRETORA A urografia excretora é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a estrutura e funcionamento do sistema urinário, quando existe suspeita de massas renais, como tumores, cálculos ou anomalias genéticas, por exemplo. Geralmente, a urografia excretora é feita pelo urologista, no caso do homem, ou pelo ginecologista, no caso da mulher, especialmente quando existem sintomas….

  • Enema Opaco E Urografia Excretora

    538 palavras | 3 páginas

    ENEMA OPACO E UROGRAFIA EXCRETORA Acadêmicos: Cláudia, Diego, Letícia, Lucas e Viviane. Curso: Biomedicina – 4º Período – Noturno – JK Professora: Elizânia - Imagenologia ENEMA OPACO : INTRODUÇÃO O exame enema opaco ou clister opaco, como também pode ser chamado, é um exame que utiliza raio x e contraste, geralmente sulfato de bário, para estudar a forma e a função do intestino grosso e reto, para detectar possíveis problemas intestinais, como diverticulite ou pólipos, por exemplo. OBJETIVO:….

  • Uretrocistografia Retrógrada e Miccional Urografia Excretora

    1461 palavras | 6 páginas

    Uretrocistografia Retrógrada e Miccional Urografia Excretora CRICIÚMA (SC), JULHO de 2014 ALINE RODRIGUÊS Uretrocistografia Retrógrada e Miccional Urografia Excretora Trabalho apresentado a disciplina de contrastados do curso Técnico em radiologia do Colégio Imagem. Professor….

  • Exames de Urologia

    681 palavras | 3 páginas

    Urografia excretora: como é este exame? O que é a urografia excretora? A urografia excretora é um exame radiológico que faz uso de um contraste iodado para estudar a árvore excretora urinária a partir dos rins. É, geralmente, o primeiro exame pedido nesses casos, complementado depois pela ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A urografia excretora oferece importantes informações anatômicas e funcionais sobre a árvore urinária e permite a detecção de anomalias….

Outros Trabalhos Populares

Qual contraste e utilizado na urografia excretora?

A Urografia excretora é o estudo radiológico dos rins, vias urinárias e bexiga utilizando o meio de contraste iodado endovenoso. É indicada em casos de hidronefrose e cálculo. O exame é feito com o paciente deitado de barriga para cima e sem anestesia.

Qual o contraste utilizado no exame de urografia?

O exame serve para a avaliação dos rins e das vias urinárias. Será injetado um contraste iodado não iônico por via endovenosa.

Qual meio de contraste e via de administração para avaliação radiográfica dos ureteres?

Esse exame é realizado com a administração endovenosa (injeção ou infusão contínua) de contraste iodado hidrossolúvel de excreção renal (iônico ou não iônico).

Qual o preparo para fazer urografia excretora?

Preparo de Véspera Evitar bebidas gaseificadas (refrigerantes, água com gás, etc.). Evitar leites e derivados, massas, frituras, frutas com casca/semente. 8h – Tomar 1 comprimido de Picolax® ou 2 comprimidos de Lacto-Purga® ou 2 comprimidos de Dulcolax®. Se o intestino não funcionar, tomar mais 1 comprido às 19h.