Qual a importância dos estudos de tempos e movimentos para os dias atuais?


Este artigo trata da avaliação do posto de trabalho de uma cantina, situada na região metropolitana da Porto Alegre, denominada Cantina Santo Grão. Os resultados obtidos revelaram-se bons mas há a necessidade de um projeto de ações integraddas, que atue sistematicamente em alguns fatores que definem o trabalho humano no atendimento ao cliente: organização do ambiente de trabalho, capacitação para os funcionários e projeto de mobiliários . Com este estudo pretende-se melhorar as condições de trabalho deste posto, afim de trazer aspectos positivos para a vida do trabalhador e benefícios para o estabelecimento utilizando, para isso, os conhecimentos adquiridos na cadeira de Ergonomia. Palavras-chaves: Ergonomia, posto de trabalho, análise macroergonômica

"Este trabalho aborda o ambiente construído à luz da ergonomia. Através de metodologia ergonômica com abordagem participativa, realizou-se um estudo de caso numa empresa de montagem de medidores volumétricos e velocimétricos de líquidos, para avaliar os constrangimentos provocados aos operadores durante a execução dos processos de montagem de totalizadores, que corresponde a um dos subcomponentes dos medidores. Questões como movimentação desorientada e deslocamentos excessivos levaram a uma investigação mais profunda acerca do processo de orientação espacial."

The aim of this study was to analyze the relationship between the work conditions and the nutritional status of a group of workers in a Food Service Unit. The methodology consisted of the nutritional status evaluation and the Ergonomic Analysis of Work. Seven female workers and one male worker were included in this research; they had been working at the company for a period from three months to five years (median of 45 months). The work in the Food Service Unit demanded moderate physical effort, repetitive movements for long periods of time, sporadic weight loading and lifting and standing posture. The Body Mass Index data demonstrated that two workers were entrophic and five were overweight. The diets were considered hypercaloric for four workers, hyperproteic for six, hyperlipidic and hypoglycemic for all individuals. In this way, although the Unit activities demanded a significant expenditure of energy, some physical and organizational limitations could be contributing to the high rate of food consumption and to their unbalanced diet.

Nickel-dimethylglyoxime complex (abbreviated as Ni(II)(DMG)2) modified carbon paste and graphite electrodes were prepared by mixing Ni(II)(DMG)2 with graphite paste, and coating Ni(II)(DMG)2 to the graphite surface. It is necessary to cycle the electrode potential to a high value (e.g. 0.8 V versus SCE) for the preparation of the modified electrodes. The electrochemical reaction was originally assumed to be a one-electron process converting Ni(II)(DMG)2 to [(DMG)2(H2O)Ni(III)ONi(III)(OH)(DMG)2]−. [(DMG)2(H2O)Ni(III)ONi(III)(OH)(DMG)2]− showed a strong catalytic activity toward electro-oxidation of methanol and ethanol. The electrocatalytic oxidation currents consistently increase with the increase in Ni(II)(DMG)2 loading, OH−, and alcohol concentrations. Rotating disk electrode results obtained with a Ni(II)(DMG)2 coated graphite disk electrode showed that the electrocatalytic oxidation of alcohol is a 4-electron process producing formate anion (methanol oxidation) or acetate anion (ethanol oxidation). A mechanism for the electrocatalytic oxidation of methanol/ethanol was proposed, and a rate-determining step was also discussed.

No mercado atual, altamente competitivo, torna-se cada vez mais necessário a prática de medidas que visem a redução dos custos operacionais, para que haja uma maximização dos lucros. A mineração é uma atividade que requer um alto valor de investimento, sendo, portanto, imprescindível que tais medidas sejam tomadas. Em minas a céu aberto cada vez mais são utilizados equipamentos de lavra de grande porte, os quais merecem uma maior atenção devido ao elevado custo operacional desses equipamentos associados a uma grande escala de produção (Sousa 2018).

O estudo de tempos e movimentos de um determinado ciclo de atividade é uma ferramenta de caráter importantíssimo para analises de planejamento na engenharia, através dele podemos estimar metas reais de produtividade, bem como proposição de melhorias. As etapas do processo precisam ser divididas em elementos e temporizadas. Segundo Laugeni (2005) para determinar o tempo padrão do ciclo de uma operação precisa-se ser realizadas 10 a 20 cronometragens, contudo, a maneira mais correta para calcular o número de levantamentos é pela expressão do intervalo de confiança da distribuição por amostragem da média de uma variável distribuída normalmente, o coeficiente de variação (Cv) é encontrado por tabela de frequência, definida pela equação 01 a seguir:

Na = [t*Cv/E]² (Equação 01)

Onde:

 Na = Número de indivíduos na amostra; t = t de Student que corresponde ao grau de confiança desejado; Cv = coeficiente de variação da população amostral e E = Margem de erro ou erro máximo de estimativa. A imagem a seguir é um exemplo da divisão das etapas de um ciclo de carregamento e transporte na mineração.

Encontrado o número mínimo de amostras é preciso eliminar outliers, que são tempos com anormalidades que ocorrem por diversos motivos, seja por atolamento do equipamento, chuva, poeira, arrumação de praça pela escavadeira, condições de praça ruins e etc. Essa eliminação pode ser feita por gráfico de box plot que expressa pontos fora do padrão, pelo gráfico de controle que além de mostrar os pontos fora do padrão, ajuda a ter uma visão da variação dos tempos através do gráfico de linhas e a taxa de probabilidade que é um algoritmo de eliminação mais rigoroso de dados anômalos (equação 02). A figura 01 e 02 a seguir mostra exemplos de gráfico de controle e box plot que podem ser feitos em software Minitab ou Excel, esses gráficos podem servir como apoio a medidas futuras.

A taxa de probabilidade pode ser calculada pela seguinte equação:

Ta=((Tmáx-Tmín)/Tméd)*100% (Equação 02)

Onde:

I - Elimina-se os elementos maiores que 2*Tméd

II- Elimina-se os elementos menores que 0,5*Tméd

Caso não der certo a 1° regra deve-se aplicar a 2ª Regra que determina que devem ser eliminados os dados anômalos cujo valor seja o que mais se distancie do valor médio calculado pelas expressões. que é obtido pelas seguintes equações:

Tmáx-Tméd (Equação 03)

Tméd-Tmín (Equação 04)

Eliminados os outliers de todas as etapas do ciclo segue-se para o calculo do tempo padrão da mina,onde primeiro calcula-se o tempo normal que é o somatório dos tempos médios tratados de todas as etapas do ciclo do caminhão a divisão dos mesmos dependerá da decisão do cronoanalista, o tempo normal pode ser calculado pela seguinte formula:

TN=Tméd 1+Tméd 2+Tmédio 3 +Tmédio 4 (Equação 05)

O calculo do tempo padrão é o tempo mas próximo estatisticamente do real e pode ser obtido pelo somatório das médias normais multiplicado pelo fator de tolerância de 10% do operador do equipamento que representa os tempo de fadiga, beber água, ir ao banheiro e etc.

TP = TN * 1,10 (Equação 06)

Feito o levantamento e realizado as analises estatísticas de dados, o cronoanalista parte para a etapa de melhoria continua visando otimizar o tempo padrão do ciclo encontrado, pode-se usar o Diagrama de Pareto para identificar onde encontra-se 80% do tempo perdido no ciclo de transporte e trabalhar nos problemas relacionados a esses tempos, os problemas podem ser levantados por brainstorming com a equipe e classificados de acordo com sua gravidade pela matriz GUT (gravidade, urgencia e tendência), encontrados os problemas urgentes, cria-se um plano de ação. Portanto qualquer ganho de diminuição de tempo de ciclo levará a um ganho enorme para a instituição com aumento de produtividade, de eficiência operacional e redução de custo de frota.

Qual a importância do estudo de tempos e movimentos?

O estudo de tempos e movimentos tem como objetivo: Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em ritmo normal, para executar uma operação específica; Desenvolver um sistema produtivo adequado com as análises do objetivo anterior.

Qual é a importância de estudar o tempo?

Para viver bem é preciso saber usar o tempo, pois é nele que construímos a nossa vida. Cada momento da nossa existência tem consequências nesta vida e na eternidade. Por isso, não podemos ficar a “matar o tempo”, porque seria o mesmo que estar a matar a nossa vida aos poucos.

São consideradas finalidades do estudo dos tempos e movimentos?

O estudo de movimentos e tempos tinha como finalidade descobrir métodos melhores, mais simples e mais rápidos de se executar uma tarefa.

Qual era o objetivo central dos estudos dos tempos e movimentos do homem?

Em 1895, Taylor propôs o estudo de tempos e movimentos, que consistia em descobrir o tempo necessário para que um homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa. O objetivo principal desse método, é: estabelecer um pagamento por peça, estimulando o trabalhador.