Tik tok o que é

  • Beijing, China, em 23 de Fevereiro de 2012

O TikTok é uma rede social dedicada à publicação de vídeos lançada em 2016 por Zhang Yiming, fundador da ByteDance, na China. A plataforma é mais conhecida pelos vídeos curtos de humor, música e dança, embora abrigue publicações de todos os tipos.

Originalmente, o TikTok se chamava, mas foi renomeado para Douyin em dezembro de 2016. Desenvolvido em apenas 200 dias, o serviço já contava com mais de 100 milhões de usuários após um ano, além de contar com mais de 1 bilhão de visualizações por dia.

Sua expansão internacional começa em setembro de 2017, já com o nome de TikTok, que rapidamente começou a ganhar tração no exterior. No entanto, só chegou ao mundo inteiro em agosto de 2018, quando a ByteDance decidiu fundir o app com o Musical.ly, adquirido no ano anterior por US$ 1 bilhão, e unificar suas comunidades. 

Desde então, seu crescimento se acelerou. Em 2018 a TikTok já estava disponível em mais de 150 países e em 75 línguas, e foi o aplicativo mais baixado na App Store em 2019. Em 2021, superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e se tornou o primeiro app não-pertencente à Meta (dona de redes sociais como Facebook e Instagram) a superar os 3 bilhões de downloads.

Assim como o YouTube, a TikTok usa algoritmos de inteligência artificial para selecionar o conteúdo de acordo com as preferências do usuário. Além disso, organiza seus conteúdos por meio de hashtags especializadas. 

O TikTok também acumulou algumas polêmicas com o passar do tempo e chegou a receber ordem de banimento nos Estados Unidos pelo então presidente Donald Trump. A acusação era de que o aplicativo seria usado para canalizar dados de cidadãos do país para o governo chinês.

O TikTok se consagrou em 2019, atingindo importantes números de downloads e usuários. No entanto, mesmo sendo uma rede social já bastante conhecida, muitas pessoas ainda se perguntam: o que é TikTok e por que é tão popular? Continue a leitura para descobrir mais sobre.

Tik tok o que é
O que é TikTok? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O TikTok é uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 ou 60 segundos e 3 minutos, mas que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade.

Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. Os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai muito o público jovem.

Um exemplo é o vídeo abaixo, do brasileiro Vincynite, que passou a marca dos 10 milhões de visualizações. A música que ele compôs para a publicação foi reutilizada por mais de 210 mil usuários no TikTok. Reproduzir e adaptar posts é parte do jogo.

@vincynite ♬ Respondendo perguntas – Vincy

Qual é a origem do TikTok?

O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.

Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.

Em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes. Quase um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA usa o TikTok.

É seguro para crianças?

O TikTok é uma rede social jovem, para usuários com 13 anos ou mais. 66% dos usuários gerais do TikTok têm menos de 30 anos. Entre os usuários ativos mensais, 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são crianças e jovens produzindo e consumindo a maior parte dos conteúdos publicados na plataforma.

A preocupação com os pequenos fez com que o TikTok lançasse o emparelhamento familiar que dá recursos aos pais para delimitar e gerenciar certar funcionalidades — uma das preocupações é justamente deixar os filhos expostos a usuários mal-intencionados. Além disso, há uma curadoria que seleciona conteúdo apropriado para os menores.

Tik tok o que é
O TikTok conta com o recurso “Controle Parental”. (Imagem: Bruce Mars / Unsplash)

Quais são seus concorrentes?

O YouTube já possui seu recurso de concorrência com o TikTok, criando um espaço para a produção e a publicação de vídeos curtos, intitulado YouTube Shorts. O Instagram incluiu o recurso Reels, para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma.

O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos.

A chinesa Kuaishou Tehcnolody lançou o Kwai, app de vídeos curtos, contando com apoio de Winderson Nunes e outros influenciadores para alavancar o púbico brasileiro.

Ninguém quer ser deixado para trás pelo TikTok.

Com informações de: Esquire Middle East, Forbes Brasil, NBC News, El País Brasil, Meio e Mensagem, Tech Crunch, The Verge, Hypeness, Fhox, PEGN.

O TikTok é um popular app de vídeos curtos disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Fenômeno principalmente entre os jovens, foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020. Nesta rede social do momento, é possível visualizar, curtir, comentar, produzir, compartilhar e republicar vídeos. Além disso, você pode seguir e interagir com outros usuários ao enviar mensagens privadas ou editar clipes com funções de costura e duetos.

LEIA: Emojis secretos e mais: 6 funções 'escondidas' do TikTok e como usar

Na lista abaixo, o TechTudo responde a cinco perguntas e respostas sobre o TikTok. Confira, a seguir, como usar a rede social, como funciona o algoritmo de recomendação de vídeos da aba "For You", em português "Para Você", e como os criadores de conteúdo do TikTok ganham dinheiro com a rede social.

Tik tok o que é
1 de 5 O que é TikTok? App de vídeos curtos permite visualizar, curtir, comentar e compartilhar clipes; veja como funciona — Foto: Helito Beggiora/TechTudo O que é TikTok? App de vídeos curtos permite visualizar, curtir, comentar e compartilhar clipes; veja como funciona — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O TikTok é o melhor app de vídeo? Opine no Fórum do TechTudo.

1. Como usar o TikTok?

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que permite compartilhar clipes divertidos com duração entre 15 e 60 segundos. O app faz sucesso principalmente entre o público jovem, que usa a rede social para seguir perfis, compartilhar e postar vídeos e interagir com outros usuários.

O app também traz recursos interessantes de edição. Ferramentas como a "Costura", que permite emendar clipes para modificar o final do vídeo original, e os "Duetos", em que os usuários podem interagir com vídeos já gravados, estão entre as funções mais utilizadas. Para usar o TikTok, basta criar clipes e começar a interagir com outros usuários pela rede social.

Tik tok o que é
2 de 5 Ferramentas de efeitos e filtros são diversos no app — Foto: Reprodução/Luana Antunes Ferramentas de efeitos e filtros são diversos no app — Foto: Reprodução/Luana Antunes

No TikTok, ainda é possível encontrar conteúdos ao pesquisar por categorias, como vídeos engraçados, infantis, de dancinha ou internacional. Quando algum dos vídeos viraliza — o que geralmente acontece com "challenges", ou "mashups" de várias canções —, eles são chamados de "TikTok Trends".

2. Como funciona o algoritmo do For You?

A aba "Para Você" (ou FYP, de "For You Page", em inglês) sugere clipes com base nas preferências dos usuários. Para isso, a plataforma utiliza dados que levam em conta as suas interações com os conteúdos, como suas curtidas e comentários publicados nos vídeos.

Além disso, o processo de recomendação de clipes na FYP também se baseia em outras informações, como os temas de interesse que o usuário escolhe ao criar o perfil na plataforma, por exemplo. As legendas das publicações também são consideradas, assim como as hashtags, como "#vaiprafyp", escolhidas na hora de publicar um vídeo. O próprio conteúdo criado pelo usuário no TikTok também é levado em consideração pelo algoritmo da rede.

Tik tok o que é
3 de 5 O TikTok recomenda vídeos com base nos clipes em que o usuário interagiu — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo O TikTok recomenda vídeos com base nos clipes em que o usuário interagiu — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Ainda, o idioma do usuário, bem como suas configurações de pais e o modelo do seu celular, também podem influenciar na escolha do conteúdo sugerido. O TikTok ainda pode recomendar clipes relacionando o interesse entre contas — ou seja, criando uma rede de recomendação de vídeos que cruza informações de usuários com gostos parecidos. Desse modo, é capaz de sugerir conteúdos mais relevantes e que podem ser ainda mais atrativos para o espectador.

Vale ressaltar que o app de vídeos curtos tornou-se uma ferramenta tão poderosa para engajar conteúdos, que agora as gravadoras de música e seus artistas buscam criar estratégias de distribuição pensadas especialmente para a plataforma: são os "TikTok hits". Cantoras como Gayle, com o single "abcdefu", e Anitta, com "Envolver", atingiram o topo dos charts globais de serviços de streaming após criarem trends na rede social, por exemplo.

3. Quem criou o TikTok?

O TikTok pertence à empresa chinesa ByteDance, que originalmente havia lançado o app Douyin, em 2016. Já em 2017, a companhia resolveu expandir seus negócios, lançando globalmente a versão internacional do Douyin — ou seja, o TikTok. No ano seguinte, a startup anunciou a compra de um outro app chinês de vídeos curtos, o Musical.ly. Por causa disso, ainda em 2018, a ByteDance uniu o TikTok ao app recém adquirido.

Atualmente, a ByteDance é avaliada em mais de US$ 140 bilhões. Criada em 2012 pelo engenheiro de software Yiming Zhan, a startup é a segunda empresa mais valiosa do mundo. O TikTok, seu aplicativo de maior sucesso, foi baixado mais de 315 milhões de vezes e tem cerca de 100 milhões de usuários ativos por mês.

Tik tok o que é
4 de 5 A ByteDance, empresa dona do TikTok é avaliada em US$ 140 bilhões — Foto: Marvin Costa/TechTudo A ByteDance, empresa dona do TikTok é avaliada em US$ 140 bilhões — Foto: Marvin Costa/TechTudo

4. Como Tiktokers ganham dinheiro?

Pelo app, os usuários que produzem conteúdo e têm grande número de seguidores (os chamados Tiktokers) ganham dinheiro principalmente por meio de patrocínios, venda de produtos próprios, marketing de afiliados e, também, com os presentes que recebem durantes as lives feitas na plataforma. Além disso, em junho de 2020, o TikTok lançou o Creator Fund, que é basicamente um fundo para recompensar criadores de conteúdo engajados com o app de vídeos.

O fundo, no entanto, está disponível apenas nos Estados Unidos e já foi alvo de polêmicas. Criadores de conteúdo chegaram a afirmar que o número de alcance de seus clipes caiu após entrarem para o fundo, e alguns deles acusaram o TikTok de criar essa redução para moderar o pagamento por vídeo. Apesar disso, Tiktokers famosos, como Charli D'Amelio, Khaby Lame e Bella Poarch, podem ainda ganhar com o fundo até US$ 440 mil por publicação.

Além disso, também é possível lucrar com as campanhas oferecidas pelo TikTok. Com o TikBônus, por exemplo, usuários comuns da rede social podem ganhar dinheiro assistindo a vídeos e indicando a rede para novos usuários.

Tik tok o que é
5 de 5 Programa do TikTok recompensa usuários que visualizarem vídeos e completarem missões — Foto: Reprodução/Clara Fabro Programa do TikTok recompensa usuários que visualizarem vídeos e completarem missões — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Quais são os concorrentes?

Os principais concorrentes do TikTok são os apps de vídeos Kwai e o Triller. Eles também permitem editar e compartilhar clipes de até 60 segundos em suas plataformas, com opções diferentes de filtros e áudio para as criações. O Kwai, assim como o TikTok, também distribui recompensas em dinheiro para usuários que completarem missões e assistirem a vídeos na plataforma.

Além deles, a função Reels do Instagram também chegou para competir com o app. Isso porque a ferramenta também permite publicar vídeos curtos, com diferentes efeitos de imagem e som.

Com informações de Statista

Veja também: 4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais.

Tik tok o que é

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais