Quando foi fechada pela ditadura do estado novo em 1937 a fnb caracterizava-se como uma organização

Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)

Art. 1º - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.

Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.

Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização

Quando foi fechada pela ditadura do estado novo em 1937 a fnb caracterizava-se como uma organização

com professores especializados, de preferência que dialoguem com a da comunidade, sem aspecto segregacionista, mas optativo dentro da própria comunidade em especial na educação infantil. A presença de professores(as) indígenas nas escolas indígenas é uma realidade que dialoga diretamente com os princípios da interculturalidade e da educação diferenciada. A demanda exclusiva por professores(as) indígenas atuando nas escolas indígenas é uma constante entre todas as etnias, sem distinção. 8. Pontos: 0,00 / 1,00 A história da evolução do debate desenvolvido pela Unesco a respeito da diversidade foi sintetizada na Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Segundo essa síntese, a discussão é desenrolada em quatro fases, sendo a terceira fase: Passou a abranger também a questão da identidade individual e étnico-racial Com a ideia de diversidade tinha um sentido ainda restrito às relações entre os Estados-nação, entendidos como uma unidade de composição cultural homogênea. javascript:alert('C%C3%B3digo%20da%20quest%C3%A3o:%203887342.'); javascript:alert('C%C3%B3digo%20da%20quest%C3%A3o:%203887359.'); javascript:alert('C%C3%B3digo%20da%20quest%C3%A3o:%203886768.'); Desenrolou-se quando o conceito de cultura foi associado ao princípio do desenvolvimento, isto é, quando se reconheceu que a valorização da cultura é uma aliada não apenas dos processos de paz, mas também do desenvolvimento de melhores índices econômicos. Em sua reação aos efeitos homogeneizantes característicos da força e da ideologia dos Estados imperialistas que emergiram com a Guerra Fria. Tem como característica a correlação entre cultura e democracia, enfatizando a indispensabilidade do princípio da tolerância, não apenas entre as nações, mas, sobretudo, no interior delas. 9. Pontos: 1,00 / 1,00 Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB) - Art. 1º ‒ Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira. (Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931) Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização: Beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da Abolição. Política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil. Democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo. Internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora. Paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais. 10. Pontos: 1,00 / 1,00 (UEL ‒ 2010) No romance de Monteiro Lobato O Presidente Negro (1926), livro de ficção sobre os EUA, o personagem principal vê o futuro, o século XXI, ano de 2228, através de um porviroscópio, e tece algumas considerações sobre o estágio do choque das raças naquele contexto: [...] Até essa época a população negra representava um sexto da população total do país. A predominância do branco era, pois, esmagadora e de molde a não arrastar o americano a ver no negro um perigo sério. Mas com o proibicionismo coincidiu o surto das ideias eugenísticas de Francis Galton. As elites pensantes convenceram-se de que a restrição da natalidade se impunha por 1001 razões, resumíveis no velho truísmo: qualidade vale mais que quantidade. [...] Os brancos entraram a primar em qualidade, enquanto os negros persistiam em avultar em quantidade. [...] Mais tarde, quando a eugenia venceu em toda a linha e se criou o Ministério da Seleção Artificial, o surto negro já era imenso. [...] (Felizmente), muito cedo chegou o americano à conclusão de que os males do mundo vinham dos três pesos mortos que sobrecarregam a sociedade ‒ o vadio, o doente e o pobre. Em vez de combater esses pesos mortos por meio do castigo, do javascript:alert('C%C3%B3digo%20da%20quest%C3%A3o:%203887346.'); javascript:alert('C%C3%B3digo%20da%20quest%C3%A3o:%203887348.'); remédio e da esmola, como se faz hoje, adotou solução mais inteligente: suprimi-los. A eugenia deu cabo do primeiro, a higiene do segundo e a eficiência do último. LOBATO, M. O Presidente Negro. São Paulo: Globo, 2008, p. 97 e p. 117, grifos do autor. Assinale a alternativa que contém a figura que representa o ideal de branqueamento no Brasil do final do século XIX.

Quando foi fechada pela ditadura do estado novo em 1937 a fnb caracterizava-se como uma organização
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não apenas entre as nações, mas, sobretudo, no interior delas. Passou a abranger também a questão da identidade individual e étnico-racial Com a ideia de diversidade tinha um sentido ainda restrito às relações entre os Estados-nação, entendidos como uma unidade de composição cultural homogênea. Em sua reação aos efeitos homogeneizantes característicos da força e da ideologia dos Estados imperialistas que emergiram com a Guerra Fria. Desenrolou-se quando o conceito de cultura foi associado ao princípio do desenvolvimento, isto é, quando se reconheceu que a valorização da cultura é uma aliada não apenas dos processos de paz, mas também do desenvolvimento de melhores índices econômicos.  9a Questão (Ref.: 201906125519) Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB) - Art. 1º ‒ Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira. (Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931) Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização: Paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.    Beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da Abolição.    Política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.    Internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.      Democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.     10a Questão (Ref.: 201906125523) Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e do Caribe. O Brasil, como os demais países latino-americanos de tradição escravocrata e colonialista, segue enfrentando as mazelas do racismo estrutural e estruturante de nossa sociedade. Em razão dos frágeis regimes democráticos instaurados no continente americano após o período escravocrata, nunca se assegurou aos negros condições de igualdade com os não negros. Com relação à luta da mulher negra brasileira, em condições desiguais para sobreviver e conquistar sua cidadania, assinale a alternativa incorreta: Entre as consequências do racismo, estão mortes evitáveis de mulheres, por falta de acesso à assistência de saúde pública e adequada, a falta de procedimentos no combate à violência contra a mulher pelo machismo patriarcal, pelas manifestações de discriminação por raça, etnia e/ou nacionalidade, de gênero e/ou orientação sexual e intolerância religiosa. Apesar do empenho nas últimas décadas em ações de diminuição das desigualdades sociais e de enfrentamento da violência contra a mulher, essas não impediram o aumento de assassinatos de mulheres negras, o aumento do encarceramento feminino e a continuidade das violações de direitos das mulheres negras. A desigualdade racial tende a atingir de forma mais forte a mulher, especialmente se ela for pobre e desempregada ou em atividades precarizadas. No quadro social brasileiro, ainda temos uma baixa qualidade de vida da mulher negra, verificada em cada indicador econômico ou social produzido pelo Estado brasileiro, situação que provoca o êxodo de mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, imigrantes e refugiadas. O recrudescimento do racismo e o modelo de desenvolvimento social e econômico no Brasil não impactam profundamente a vida das mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, imigrantes e refugiadas. Dessa forma, o racismo, como tal, não é um elemento estruturante da sociedade e da população brasileira.