Quando que é o halloween

Halloween é uma festa muito popular nos Estados Unidos e conhecida no Brasil como Dia das Bruxas. Essa festa acontece no dia 31 de outubro e foi levada para aquele país por imigrantes irlandeses. Durante o Halloween, é tradicional as pessoas fantasiarem-se de monstros, e uma das práticas mais comuns da festa são as crianças fantasiarem-se e irem de casa em casa pedindo doces para as pessoas.

Acesse também: Lobisomen: uma das lendas mais conhecidas em todo o mundo

História do Halloween

Halloween é uma tradição que se originou nos povos celtas (que habitaram as Ilhas Britânicas e parte da Península Ibérica e da Europa Central), segundo os historiadores. A festa moderna, associada na cultura popular com os mortos, monstros e bruxas, é uma derivação de um festival chamado Samhain. Esse festival era realizado pelos celtas entre 31 de outubro e 1º novembro.

Quando que é o halloween
O Halloween é uma festa bastante tradicional nos Estados Unidos e um momento de diversão para as crianças.

O que esse festival significava para os celtas? Nas Ilhas Britânicas, esses realizavam o Samhain como uma espécie de passagem de ano e uma celebração pela colheita que os sustentaria durante todo o inverno que se aproximava (no Hemisfério Norte, o inverno começa em dezembro). Ainda, além da ligação com o calendário e com a colheita, o Samhain tem uma ligação com o mundo sobrenatural.

Essa ligação, obviamente, diz respeito aos mortos, pois os celtas acreditavam que, durante o Samhain, os mortos do último ano passariam pela terra antes de irem para seu destino final no além-vida. Assim, os celtas iluminavam suas vilas com fogueiras e lanternas para que esses espíritos pudessem encontrar o seu destino final.

Os celtas também acreditavam que nesse período seres malignos e espíritos do mal vagavam pela terra à procura de pessoas para fazerem o mal. As fogueiras e lanternas utilizadas no período também eram para afastar esses seres. Durante o Samhain, os celtas também saíam fantasiados para evitar serem reconhecidos pelos seres malignos.

As práticas do Samhain eram extremamente populares nas Ilhas Britânicas, e quando a região começou a ser cristianizada, elas estavam arraigadas na tradição popular. Uma das estratégias, na época, era transformar celebrações e ritos pagãos em ritos cristãos, como forma de acelerar a assimilação do cristianismo.

No caso das Ilhas Britânicas, isso se deu por meio da transferência de uma data comemorativa da Igreja para a data em que se comemorava o Samhain. No século VIII, por meio dos papas Gregório III e Gregório IV, ficou instituído que em 1º de novembro seria celebrado o All Saints’ Day, o Dia de Todos os Santos. Anteriormente, essa data era comemorada em maio.

Não se sabe se a Igreja transferiu a festa para essa data como uma forma de acabar com o Samhain, mas sabemos que isso criou uma tradição religiosa cristã que absorveu elementos do paganismo e transferiu-os para a prática religiosa cristã. A mistura de elementos pagãos e cristãos é que deu origem ao Halloween.

No caso das Ilhas Britânicas (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda), isso deu origem ao Allhallowtide, um período que se estendia de 31 de outubro a 2 de novembro, em homenagem aos mortos. Dentro desse período, existiam as seguintes celebrações:

  • All Hallows’ Eve: acontecia em 31 de outubro e era comemorada como a véspera do Dia dos Santos.

  • All Saints’ Day: acontecia em 1º de novembro e celebrava a vida dos Santos da Igreja que já haviam morrido.

  • All Souls’ Day: acontecia em 2 de novembro e era uma celebração de oração pelos cristãos mortos que estavam no purgatório.

Com base na mescla da cultura pagã com a cristã, foram realizadas celebrações que acabaram dando origem ao Halloween entre o final da Idade Média e o final da Idade Moderna. O Halloween assumiu as características atuais quando a festa chegou aos Estados Unidos. A influência das festividades cristãs na sua formação é perceptível quando constatamos que esse termo é uma contração de All Hallows’ Eve.

Chegada do Halloween aos Estados Unidos

O Halloween ficou popular por causa da exportação da cultura norte-americana a partir do século XX. A festa, no entanto, só chegou aos EUA em meados do século XIX e foi levada por imigrantes irlandeses que fugiam de seu país por causa da Grande Fome, que atingiu a Irlanda e levou milhares de pessoas à morte ou à imigração.

Os irlandeses, naturalmente, levaram consigo suas tradições, e o Halloween foi uma delas. Apesar de, inicialmente, o Halloween ter ficado restrito à comunidade irlandesa, a festividade popularizou-se, e hoje é uma das mais importantes dos Estados Unidos, mobilizando, por ano, mais de 100 milhões de pessoas.

Os historiadores falam que o Halloween só chegou no século XIX àquele país porque não existe nenhum registro que aponte a realização da festa em um período anterior ao da grande imigração de irlandeses. Algumas práticas do Halloween, como a troca de doces, só se consolidaram a partir da década de 1920, embora existam precedentes dessa prática no Samhain e no Allhallowtide.

Acesse também: A origem histórica do Papai Noel

Símbolos do Halloween

Quando que é o halloween
As fantasias e a abóbora esculpida e com uma lanterna em seu interior são grandes símbolos do Halloween.

Quando chegou aos Estados Unidos, o Halloween foi sendo adaptado à cultura local e, com isso, algumas práticas e símbolos permaneceram e novos símbolos foram adicionados. Alguns destes são:

  • Lanternas na abóbora: a lanterna era uma simbologia do Samhain para iluminar o caminho dos mortos. Na tradição irlandesa, a lanterna poderia ficar dentro de um nabo por conta de uma lenda local chamada Jack-o'-lantern. Nos EUA, a prática começou a ser realizada em abóboras pela grande disponibilidade desse fruto lá. Esculpir o nabo com expressões macabras também era realizado como forma de espantar seres malignos.

  • Fantasias: como mencionado, é comum no Halloween atual que as pessoas fantasiem-se de monstros. Essa prática era realizada pelos celtas durante o Samhain para esconderem-se dos seres malignos que vagavam pela terra.

  • Doces ou travessuras: um dos símbolos da festa é o ato das crianças fantasiarem-se de monstros e irem de casa em casa dizendo “doces ou travessuras”. Essa prática, da forma como a conhecemos, surgiu entre as décadas de 1920 e 1930, mas tem relação com o Samhain e com o Allhallowtide.

Atualizado em 13 de junho de 2022

Dia 31 de outubro só pode significar uma coisa: mais um post de Halloween por aqui! E como nós já falamos sobre como a data é comemorada ao redor do mundo e também já contamos algumas curiosidades, então, hoje nós decidimos contar qual é a origem do Halloween.

Confira a seguir, você vai se surpreender!

Quando que é o halloween

Onde e como surgiu o Halloween?

Não, não foi nos Estados Unidos! O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Como o Samhain era uma comemoração pagã e muito popular não só na Irlanda, como também no Reino Unido, o pessoal da Igreja Católica começou a ficar de olho nele. Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.

Assim, as tradições pagãs do Samhain e as tradições católicas do festival romano dos mortos se misturaram.

Quando que é o halloween
Photo by John Masey Wright on Wikimedia Commons

Quando que é o halloween

Quem criou o Halloween e como ele era comemorado?

Ok, sabemos agora que o Samhain e o Dia de Todos os Santos eram comemorados no dia 1º de novembro. Mas como surgiu o nome Halloween e porque ele é comemorado no dia 31 de outubro?

Bom, tanto pagãos, quanto cristãos, acreditavam que na noite do dia 31 rolava uma conexão/encontro entre o mundo espiritual e material. A maioria das pessoas acreditava que esses espíritos iriam fazer algo ruim com elas e com as colheitas. Então, eles começaram a fazer alguns rituais nesse dia.

via GIPHY

Entre esses rituais estavam fazer fogueiras, pois elas serviriam de símbolo do rumo a ser seguido pelas almas dos mortos, as velas também tinham essa função. Os celtas jogavam moedas dentro de caldeirões, fazendo pedidos aos mortos.

O “Trick or Treat” também surgiu entre esses rituais. As pessoas batiam de porta em porta em busca de um pedaço de “bolo de alma” (um bolo recheado com groselha). Em troca do bolo, as pessoas rezavam para os espíritos da família de quem doava. Com o passar do tempo esse ritual foi substituído por crianças fantasiadas pedindo doces nas portas das casas.

via GIPHY

Outra tradição comum para afastar os mortos era esculpir rostos em nabos, assim como é feito nas abóboras hoje em dia, com velas dentro. Antigamente os nabos eram usados pois eram mais abundantes na Irlanda, mas com a chegada nos Estados Unidos as pessoas começaram a utilizar as abóboras.

Além dos rituais para afastar os mortos, a comemoração no dia 31 também tinha alguns costumes de prever o futuro. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo e dependendo do sabor e do formato do vegetal, eles poderiam fornecer pistas sobre a profissão e personalidade do futuro cônjuge da pessoa.

Já o nome Halloween surgiu da junção da palavra “Hallow”, que é um termo antigo para santo, e “eve”, que significa véspera. E assim a noite anterior ao Dia de Todos os Santos virou o Halloween.

via GIPHY

Como o Halloween foi parar nos Estados Unidos?

Depois da chocante notícia de que o Halloween não nasceu nos Estados Unidos, você deve estar se perguntando como o Halloween foi parar na Terra do Tio Sam.

Em 1845, alguns países da Europa, mas principalmente a Irlanda, passaram por um período chamado de “Grande Fome”, que durou até 1849. A causa mais provável para a escassez de comida desse período foi uma infestação que atingiu uma larga escala das plantações de batata do continente.

A população da Irlanda dependia unicamente de batatas para sobreviver, então, essa infestação foi uma verdadeira tragédia para o país. Com isso, aconteceu uma emigração em massa dos irlandeses para os EUA.

Quando que é o halloween

Quando que é o halloween
Photo by Ron Cogswell on Flickr

E não é à toa que a partir dessa época começaram a surgir as primeiras referências ao Halloween por lá. Assim as tradições do Halloween europeu se uniram aos rituais de colheita americanos.

O milho, por exemplo, entrou com tudo na simbologia do Halloween e a abóbora passou a ser entalhada para virar lanterna. Assim como, a antiga tradição do “trick or treat” virou uma brincadeira entre as crianças americanas.

via GIPHY

Quando que é o halloween

E não precisamos nem mencionar que depois que o Halloween se tornou uma tradição americana, ele ficou conhecido em todo mundo, né? Dá até uma vontade de fazer a mesma coisa por aqui!

Imagina você comemorando o Halloween em outro país no ano que vem! Caso você queira viver a experiência do verdadeiro Halloween nos EUA ou, até mesmo, na Irlanda, fale com um de nossos consultores por aqui.

via GIPHY

Quando que é o halloween