Um órgão e formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas

Compreenda os diferentes níveis de organização do corpo humano e aprenda a diferenciar células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo.

Um órgão e formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas

O sistema cardiovascular inclui órgãos que funcionam juntos para atingir o mesmo propósito: levar nutrientes e oxigênio para as células

O corpo dos seres vivos apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Vamos compreender melhor os níveis de organização do nosso corpo?

O corpo humano é formado por várias células que desempenham as mais variadas funções. Elas constituem a menor parte viva do nosso organismo, podendo ser chamadas de “unidades básicas da vida”.

Como somos seres pluricelulares, somos formados por mais de uma célula. Quando há um conjunto de células realizando a mesma função e com características semelhantes, ocorre a formação de um tecido.

Nosso corpo é formado por vários tecidos, tais como o epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, que são extremamente importantes. O tecido sanguíneo, por exemplo, é formado pelo plasma, diferentes tipos de células (hemácias e leucócitos) e alguns fragmentos de célula (plaquetas), apresentando como função principal o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo.

Um órgão e formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas

O tecido sanguíneo apresenta várias células semelhantes que trabalham para, principalmente, levar oxigênio e nutrientes para outras células

Os tecidos do corpo organizam-se e formam os órgãos, importantes unidades anatômicas. O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça.

Um órgão e formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas

O coração é um órgão formado principalmente por tecido muscular

Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração. Ele será responsável por bombear sangue com nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo, entretanto, ele precisa de vasos sanguíneos para que isso ocorra. Observe que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue estão trabalhando em prol de um único objetivo, formando, assim, o sistema cardiovascular.

Nosso corpo não é formado apenas por um sistema, há o sistema excretor, respiratório, cardiovascular, digestório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor, esquelético e tegumentar. Todos eles trabalham juntos com o objetivo de nos manter vivos e saudáveis. Esse conjunto de sistemas forma o nosso corpo, o nosso organismo.

Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira:

-Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos.

-Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos.

- Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.

- Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo.

Observe a seguir um pequeno esquema com os níveis de organização do nosso corpo:

Um órgão e formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas

O esquema acima demonstra os níveis de organização do nosso corpo


Por Ma. Vanessa dos Santos

Sabemos que todos os seres vivos são formados por células. Alguns apresentam apenas uma célula, outros, no entanto, apresentam uma grande quantidade dessas estruturas, que podem ou não formar tecidos. Quando várias células semelhantes estão unidas e desempenham uma mesma função, dizemos que elas constituem um tecido.

O ser humano é composto por vários tecidos diferentes que apresentam funções importantes para a nossa sobrevivência. No nosso corpo são encontradas cerca de 100 trilhões de células e estas estão agrupadas em quatro tipos básicos de tecido, conhecidos como: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Otecido epitelial apresenta células bastante juntas e com pouco material entre elas. Suas principais funções é proteger o corpo, absorver substâncias, liberar secreção (glândulas) e garantir a percepção de alguns estímulos. O tecido epitelial pode ser encontrado revestindo nosso corpo e cavidades internas e formando as glândulas.

Ostecidos conjuntivos, por sua vez, possuem células bastante separadas umas das outras e com grande quantidade de substância intercelular. Esse tipo pode ser dividido em diversos outros tipos, tais como:

  • Tecido conjuntivo propriamente dito: Apresenta como função principal unir as estruturas do corpo;

  • Tecido ósseo: Forma os ossos, que, em conjunto, formam nosso esqueleto (Ver figura abaixo);

  • Tecido adiposo: É o tecido no qual a gordura está armazenada;

  • Tecido cartilaginoso: Forma as cartilagens do corpo, como aquela encontrada em nossas orelhas;

  • Tecido hematopoiético: Responsável por formar as células sanguíneas.

Um órgão e formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas

Observe o tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo

O tecido muscularapresenta células com grande capacidade de contração e, por isso, está relacionado com a nossa movimentação, alimentação e até mesmo com os batimentos do nosso coração. Podemos classificar o tecido muscular em três tipos principais:

  • Tecido muscular estriado esquelético: Não é capaz de contrair-se involuntariamente e é encontrado ligado aos ossos;

  • Tecido muscular estriado cardíaco: Apresenta capacidade de contrair-se involuntariamente e é encontrado exclusivamente no coração.

  • Tecido muscular não estriado: Apresenta contração involuntária e é encontrado nas vísceras, tais como intestino, estômago e útero.

Por fim, temos o tecido nervoso,que forma o nosso sistema nervoso e, consequentemente, atua no processamento de diferentes informações. A principal célula desse tecido é o neurônio, que possui como função principal transmitir os impulsos nervosos para outras células do corpo. Graças a esse tecido e, consequentemente, ao sistema nervoso, conseguimos realizar nossas atividades vitais.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

É verdade que um órgão é formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas?

Órgãos são estruturas feitas de dois ou mais tecidos organizados para realizar uma função particular, e grupos de órgãos com funções relacionadas constituem os diferentes sistemas orgânicos.

O que são formados os órgãos?

Os órgãos são formados por conjuntos de tecidos, que, por sua vez, são agrupamentos de células que se associam e se organizam para desempenhar determinada função. Estão localizados por todo o organismo e, de modo a exercerem funções determinadas, formam os chamados sistemas, essenciais no funcionamento do corpo humano.

Como se chama o conjunto de órgãos com funções relacionadas?

Um conjunto de órgãos com funções relacionadas chama-se um sistema. Por exemplo, o sistema respiratório dos animais ou o sistema radicular das plantas vasculares.

Qual é o órgão formado principalmente pelo tecido?

O coração, por exemplo, é formado principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com que o bombeamento de sangue aconteça. Vários órgãos interligados e realizando funções que juntas contribuem para um determinado objetivo formam os sistemas. Imagine novamente o coração.