O que é um artigo cientifico

Se você atua, ou deseja atuar no âmbito científico, ou até mesmo encontra-se cursando alguma faculdade, uma hora ou outra irão lhe solicitar esse tipo de produção textual. Mas, você sabe como escrever um artigo científico?

Saiba que, apesar de ser um tipo de escrita mais técnica e que exija todo um cuidado com referenciais teóricos e com a linguagem a ser utilizada, escrever um artigo científico pode ser desenvolvido sem complicação.

Deseja saber como? Continue a leitura e obtenha dicas importantes que lhe ajudarão a escrever um artigo científico. Aproveite e boa leitura!

Questões que devemos levar em consideração na hora de escrever um artigo científico

Primeiramente, saiba que a forma como utilizamos a linguagem em nosso artigo científico irá depender muito de quem será o receptor/leitor da mensagem que desejamos comunicar com a nossa pesquisa.

Por exemplo, quando enviamos uma mensagem de celular, ou um e- mail a um amigo, não estamos preocupados com a linguagem, e tampouco se estamos escrevendo certo, uma vez que somente nos focamos no conteúdo que queremos expressar, não é mesmo?

Por outro lado, quando se trata de redigir uma proposta de pesquisa, ou apresentar dados de um estudo que já foi realizado, o gênero textual exigido é o artigo científico, e nesse caso é preciso ter algumas preocupações:

  • Cuidar a linguagem utilizada, pois deve ser formal e sem erros ortográficos;
  • Causar uma boa impressão e agregar informações ao seu público leitor dentro da sua área de atuação;
  • Transmitir as ideias de modo claro e conciso.

Por que estamos dando essas dicas? Isso porque a escrita científica é diferente da escrita informal, uma vez que a linguagem desse tipo de produção costuma ser: concisa, formal, precisa, impessoal, provisional e cuidadosamente estruturada.

Por isso, preparamos algumas sugestões que você pode considerar no momento de começar a escrever um artigo científico. São elas:

  • Evite expressões redundantes na hora de escrever seu artigo científico

Um bom artigo científico deve ser sempre conciso. Os documentos de pesquisa, comunicações breves, informativos de casos e outras categorias que são utilizadas pelas revistas, costumam ter um limite de palavras para poder publicar o artigo que você pretende escrever e submeter. Desse modo, é necessário evitar repetição de informação e ir direto ao ponto.

Os autores de artigos científicos, muitas vezes repetem termos de duas maneiras:

  • Repetindo no resumo e na introdução a informação que já está no título. Por exemplo: se um artigo está titulado como “Um novo método para controlar pragas”, não faz sentido que o resumo do artigo científico comece com: “Um novo método para controlar pragas foi avaliado…” Da mesma forma, um resumo de artigo científico, não deve fornecer informações sobre, por exemplo, a extensão dos danos causados pelas pragas, etc., pois a função do resumo está, como seu próprio termo remete, em resumir brevemente o que o leitor encontrará na totalidade do artigo.
  • Parafrasear e apresentar no texto as informações já fornecidas em gráfico ou tabela. Tenha em mente que, as revistas costumam aceitar artigos científicos de 15 a 25 páginas, portanto precisamos aproveitar cada linha de texto para apresentação do nosso estudo, evitando redundâncias. Por exemplo: se o mesmo documento possui uma tabela que fornece dados sobre a porcentagem de morte de pragas por produtos químicos, é supérfluo dizer no texto as mesmas informações. O máximo que você pode fazer é analisar o que está expresso nos dados, mas evite ficar repetindo exatamente o que o leitor já está visualizando na imagem.

Outra forma simples de se evitar o emprego excessivo de palavras é mudar os substantivos abstratos por verbos ou ações, o qual lhe dará mais claridade e ação ao texto.

Nesse sentido, uma boa ideia é evitar a terminação “-ão”. Por exemplo, no lugar de dizer: “Realizamos uma exploração…”, você utiliza “exploramos”.

Além disso, geralmente também convém evitar verbos genéricos como “realizar”, já que não são descritivos e dificultam a compreensão.

  • Fique de olho nas traduções

Todo artigo científico deve apresentar título e resumo em língua materna, seguido de um resumo e títulos traduzidos a outro idioma, o qual geralmente é o inglês.

Isso porque o inglês é considerado atualmente um idioma universal na área do conhecimento científico.

Desse modo, quando você for traduzir o título do seu artigo e o resumo, é indispensável que essa tradução esteja perfeita.

Esse é um fator que você precisa considerar quando for escrever seu artigo científico, tendo em vistas que é algo muito importante na hora de difundir uma publicação para outros idiomas e melhorar seu impacto dentro da área em que você atua.

Com isso, a menos que você confie totalmente no seu nível de inglês, passe essa função para um tradutor profissional ou peça que um nativo lhe ajude com a sua tradução.

  • Usa palavras ou frases exatas que descrevam o que você quer dizer

Tenha em mente que a boa ciência está pautada na precisão e, além disso, também envolve o uso de uma boa linguagem científica.

Cada área possui um vocabulário técnico e específico utilizado para expressar conceitos, objetos e situações. Nesse caso, o uso da palavra correta também indica sua familiaridade com ele. Se o seu artigo não ficar suficientemente claro, significa que deve revisá-lo novamente e reformular seu conteúdo.

Preste atenção especial às orações que podem ser interpretadas de mais de uma maneira.

  • Mantenha um tom objetivo ao escrever seu artigo científico

Uma boa linguagem científica costuma ser em tom impessoal, ainda que isso não signifique que seu texto tenha que ser algo pesado e tedioso.

Por mais que tenha crescido o número de produções científicas, nas quais os autores começam a se valer de uma linguagem mais pessoal, a grande maioria das revistas prefere que os autores adotem a voz passiva em suas produções.

Exemplo: “Os dados foram registrados com base…” e não “registramos os dados com base…”

Outro ponto: evite adjetivos em seu texto, no qual venha a considerar determinadas coisas “interessantes”, “notáveis”, “maravilhosas”, etc., pois esse tipo de consideração, você deve deixar para que seus leitores decidam por eles mesmos, ou seja, se os seus resultados são interessantes ou notáveis.

  • Organiza o artigo para que seu leitor compreenda seu estudo sem dificuldade

Uma boa redação de artigo científico deve estar estruturada e organizada de forma lógica.

Em muitas áreas, as revistas e periódicos exigem que seus autores sigam a seguinte estrutura na hora de escrever um artigo científico:

  • Introdução;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Discussão.

No entanto, você precisa ser organizado, inclusive dentro dessa estrutura. Por exemplo: é uma boa prática seguir a mesma sequência de títulos que é usada na seção de método para a seção de resultados, tornando mais fácil para os leitores seguir os detalhes de um experimento e conectá-los aos resultados.

Da mesma forma, a seção introdutória é frequentemente organizada em uma sequência ampla e concreta, terminando com objetivos geral e específicos do estudo, ou apresentando a pergunta norteadora de pesquisa que deverá ser respondida ao longo do desenvolvimento do artigo.

Enfim, a escrita científica é diferente para cada área. Os erros que podem ser cometidos são variados, por isso temos que estar atentos à forma como escrevemos um artigo científico, com especial cuidado à nossa ortografia, escrita e como queremos expressar as nossas ideias aos leitores.

O que achou de nosso artigo especial? Se gostou, poderia considerar compartilhar? Isso nos ajuda a continuar no ar. Se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão, escreva-nos.

O que significa um artigo científico?

O que é um artigo científico? Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

O que é um artigo científico e qual sua finalidade?

O artigo científico é o registro com autoria declarada que reflete uma avaliação de um dado tema ou ideia, sendo essencial para auxiliar os profissionais de diversas áreas a adquirirem novos conhecimentos sobre determinado assunto.

O que é artigo científico e como fazer?

Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p.

Quais são as principais características de um artigo científico?

Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:.
título;.
autor (es);.
epígrafe (facultativa);.
resumo e abstract;.
palavras-chave;.
conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão);.
referências..