Porque o Bloqueio Continental não deu os resultados esperados por Napoleão?

A motivação da invasão se deu pelo fato de os russos não aceitarem as regras do Bloqueio Continental, política essa criada durante o governo napoleônico em 1806, a qual tinha o objetivo de ameaçar de invasão os países que fizessem comércio com a Inglaterra, grande rival da França de Napoleão.

Porque o Bloqueio Continental não deu os resultados esperados por Napoleão?

Napoleão Bonaparte(1769-1821), imperador da frança. Retrato por Jacques-Louis David. Imagem: Wikimedia Commons

É importante lembrar que entre 1803 a 1815 a Europa foi sacudida pelas Guerras Napoleônicas, em que Napoleão Bonaparte, imperador francês invadiu e saqueou inúmeros países, derrubando reinos e impérios.

Mas, continuando nossa história, o objetivo de Napoleão com o Bloqueio Continental era enfraquecer a Inglaterra, grande opositora do Império Francês.

No entanto, países como a Rússia não estavam cumprindo as exigências do Bloqueio Continental impostas por Napoleão.

Com isso, em 1812, o imperador francês parte com mais 600.000 homens, milhares de canhões e armamentos em direção à Rússia para uma grande investida militar.

2 — Fracasso de 1812

Contudo, o resultado foi longe do esperado pelo ambicioso Napoleão.

O imperador francês não contava com uma estratégia de guerra que seria utilizada pelos russos: a tática da terra arrasada, que consistia em fazer a população ir fugindo cada vez mais para o interior, destruindo tudo o que fosse deixado para trás. Dessa forma, isso impossibilitaria com que o invasor pudesse se abastecer.

E foi isso o que aconteceu.

É claro que ocorreram diversas batalhas, como a Batalha de Borodino(a qual em apenas 1 dia, mais de 70.000 pessoas morreram).

Nesse sentido, foram destruídas plantações, locais de abastecimento de comida, assim como vilas e cidades.

Quando Napoleão finalmente conseguiu entrar em Moscou, encontrou a cidade vazia, em chamas, quase toda destruída.

Com uma tropa exausta, com poucos mantimentos e já padecendo com crescente frio do inverno, Napoleão se vê obrigado a retornar para França.

3 — Os botões

Estima-se que voltaram da Rússia cerca 10.000 homens(dos quase 600.000 que haviam ido).

A grande parcela dos soldados, na volta, morreu por duro frio do inverno.

(também morriam soldados por fome e doenças).

Porque o Bloqueio Continental não deu os resultados esperados por Napoleão?

Derrotado, Napoleão foi obrigado a deixar a Rússia. No entanto, seus soldados padeceram diante do frio extremo. Pintura por Adolph Northen (1828–1876) Imagem: Wikimedia Commons

Os russos adentraram para o interior do território enquanto o exército de Napoleão marchava.

Com isso, surgiu, por um tempo, uma teoria que explicava a morte de tantos homens pelo inverno, pois como Napoleão foi à Rússia sem ter se preparado para o duro frio?

A resposta, dentro dessa teoria, estaria na química dos botões de estanho do uniforme dos soldados de Napoleão.

Em temperaturas inferiores a 13 graus Celsius, o estranho(metal prateado que é maleável) tem suas propriedades químicas alteradas pela conformidade de suas moléculas, as quais se arranjam de uma forma estrutural distinta da do estanho branco(substância que formava os botões dos soldados de Napoleão).

O estanho branco, nessas baixas temperaturas, sofre o chamado “mal do estanho”, em que esse metal se esfarela perdendo sua função.

Desse modo, a teoria de que Napoleão teria perdido soldados por causa dos botões de estanho estaria sustentada no fato de que, por causa do rigoroso inverno russo, os botões de estanho dos soldados franceses sofreram mudanças químicas, o que por consequência, afrouxou suas roupas, impossibilitando assim o correto aquecimento do corpo e a morte por hipotermia(pela baixa temperatura corporal).

Por isso, muitos soldados perderam a batalha contra o frio do inverno por causa da destruição de seus botões pela baixa temperatura.

Porque o Bloqueio Continental não deu os resultados esperados por Napoleão?

A retirada francesa. Pintura por
Illarion Mikhailovich Pryanishnikov (1840–1894). Imagem: Wikimedia Commons

É importante ressaltar, en passant, que essa grande baixa de homens colaborou para o enfraquecimento da imagem do império francês de Napoleão e também para o enfraquecimento do exército napoleônico. O império de Napoleão cairia quase 3 anos depois dessa malfadada guerra, em 1815.

4 — Controvérsias

 

Contudo, apesar dessa teoria ser interessante, há outros cientistas que discordam da teoria dos botões.

O questionamento levantado consiste no fato de que outras pesquisas sugeriram que os botões dos soldados franceses não eram inteiramente feitos apenas de estanho, mas também teriam uma mistura com cobre(outro metal, mais estável).

Por isso, seria improvável que nos meses em que Napoleão e seu exército ficaram sob o frio na Rússia, os botões fossem destruídos e expusessem as tropas ao frio.

Veja também: Maria Quitéria: a heroína independência do Brasil

Fontes:

Gilberto Elias Salomão(professor de história)

Batalha de Borodino 

Campanha da Rússia 1812

Compartilhe

CategoriaCuriosidades

Tags1812 napoleao russia

Sobre o Autor

Timóteo Colares Maciel

Estudante de medicina, apaixonado pelo mundo da história e da literatura. Escritor e editor do Blog Curiosa História.

Porque o Bloqueio Continental não surtiu o efeito esperado por Napoleão?

Resposta verificada por especialistas Olá boa noite! - Pois o bloqueio continental surtiu efeitos contrários, na opinião de outras nações aliadas a França, onde a credibilidade e a parceira com Napoleao estavam totalmente desfeita e perdida.

Por que o Bloqueio Continental não funcionou?

O fato de Portugal depender das manufaturas inglesas fez com que o príncipe regente Dom João VI não aderisse ao Bloqueio Continental. Os portugueses não tinham condições de reagir militarmente a um ataque francês e nem de desistir de manter acordos comerciais com a Inglaterra.

O que foi o Bloqueio Continental é porque ele fracassou?

O Bloqueio Continental foi um decreto assinado pelo imperador francês Napoleão Bonaparte em 1806. Essa resolução proibia países europeus de comercializarem produtos ingleses. Napoleão Bonaparte foi imperador da França e decretou o Bloqueio Continental para arruinar a economia da Inglaterra.