Como voltar a ser eu mesmo

Amiga, entendo perfeitamente você.

Vou compartilhar um pouco da minha história com você, vou tentar resumir o máximo...

Em maio de 2013 eu terminei um relacionamento porque ele mentia pra mim, e fazia coisas das quais eu discordava. Terminei e fiquei de boa, tudo o que eu queria era sair com as minhas amigas, baladas, raves e barzinhos... Então, na época eu tinha 22 anos, e conheci muitas meninas solteiras que estavam na mesma vibe que eu, então nos dávamos bem e nos apoiávamos quando aparecia algum boy interessante, mas era só pra curtir mesmo.

Pela primeira vez na minha vida, eu estava MUITO FELIZ comigo mesma, eu não queria namorar, casar então? Nem pensar, eu estava focada em terminar minha faculdade e seguir minha carreira. Não me apegava em ninguém, sai com vários caras lindos, mas não me apaixonava... Eu me sentia completa comigo mesmo.

Até que conheci um amigo de uma amiga minha, no aniversário dela. Como eu não queria namorar, nem dei bola pra ele naquele momento. Até que algumas semanas depois em outra festa, eu bebi muito e acabei ficando com ele...

Ele era muito querido, romântico, preocupado... O cara perfeito... E meio que começamos a nos ver todos os dias... Mas eu não estava pronta pra namorar novamente, até que um dia, eu pensei "Vou dar uma oportunidade pra ele, se não durar, paciência..."

Eu larguei minhas amigas, as festas, amigos, larguei tudo só pra ficar ao lado dele.

Namoramos por quase 6 anos.. E ele reascedeu em mim a vontade de casar e ter filhos, mas com o tempo percebi que ele não tinha planos de casar comigo, mesmo as vezes falando que queria...

Enfim, por motivos de convivência com a mãe dele, e eu percebendo que ele não ia casar comigo, chutei o balde, e ele também, e acabou....

Acabou em maio desse ano.

E hoje eu estou tentando me reencontrar novamente. Voltar a ser quem eu era antes de conhecer ele. E aos poucos estou conseguindo.

Existem muitos homens que não prestam, mas não podemos generalizar, os erros das nossa vidas servem pra nos deixar mais forte. A gente aprende a caminhar caindo diversas vezes, joelho sangra, doí, mas depois passa.

Tudo é aprendizado. Tudo.

O amor machuca, mas também reconstrói.

Cada dia mais, a riqueza não está mais relacionada ao fato de ser milionário e sim encontrar a fonte de felicidade e bem estar. O tesouro que tem sido mais cobiçado, sem dúvida alguma, é a felicidade, este conceito subjetivo, abstrato e muito difícil de ser definido já que para cada um, a definição é bastante singular e individual. Para a surpresa de alguns, como ser feliz é alvo de estudos até mesmo da famosa Universidade Harvard. 

Determinados estudantes de psicologia de Harvard apresentam mais felicidade em relação a outros anos, não somente pelo fato de estudarem em uma das melhores faculdades do mundo, mas também por aprenderem muita coisa relacionada a esse tema no curso em que estudam. O professor do curso, Tal Ben-Shahar, é especialista em psicologia positiva, uma das correntes mais aceitas no mundo e que ele mesmo nomeia como ciência da felicidade. 

Neste sentido, Ben-Shahar afirma que a felicidade pode ser aprendida ao longo do tempo, por isso, o caminho para ser feliz existe e está dentro de cada pessoa, segundo ele, pois é com técnica e prática, assim como se aprende a praticar um esporte. Com suas aulas e seu livro Being Happy, os fundamentos tirados de seus estudos deram a volta no mundo com o lema de que não é necessário ser perfeito para ter uma vida mais feliz e mais rica. 

O segredo para este desejo parece estar em abraçar a vida como ela, realmente, é. Segundo Ben-Shahar, é preciso se libertar do medo do fracasso e das grandes expectativas perfeccionistas para ter uma vida com plena felicidade. Ainda que muitos alunos fizeram o curso deste professor, a pergunta que fica ainda é: “Será que é possível termos a felicidade suficiente alguma vez na vida?”

Para tal pergunta, o professor que ministra o curso de Psicologia da Liderança responde com clareza que é justamente a expectativa de ser perfeitamente feliz que faz com que as pessoas sejam menos felizes do que realmente podem ser. Seguindo seus ensinamentos e raciocínios, a seguir, mostraremos seis conselhos do professor para auxiliar as pessoas a se sentirem mais alegres e prósperas em suas vidas. Acompanhe abaixo!

Como voltar a ser eu mesmo

Como voltar a ser feliz – Dicas para uma Vida Melhor

Perdoe os fracassos e aceite-os 

Segundo o especialista, é inútil reclamar da atuação da gravidade sobre a Terra, da mesma forma que é impossível viver sem que haja emoções negativas ao longo do percurso vivido, considerando que elas são inerentes à vida assim como a alegria, o bem-estar e a felicidade. Ao aceitar os fracassos e perdoá-los, é possível se abrir para a alegria e a positividade. 

É necessário se permitir a ter momentos de fraqueza e humanidade e, além disso, passar por esses períodos sem culpabilidade e tensões. De acordo com estudos realizados no ano de 1992, os baixos níveis de perdão se relacionam com transtornos psíquicos como ansiedade, depressão e baixa autoestima. Por isso, é de extrema importância perdoar a si mesmo em momentos difíceis para viver bem e com alegria. 

Seja grato pelas coisas boas, mas não as veja como garantidas

Coisas boas, sejam elas pequenas ou grandes devem ser contempladas e agradecidas, porém, todos têm a mania de achar que as coisas sempre estão garantidas e que estarão sempre aqui. Entretanto, esse pensamento não é realista, já que momentos bons e ruins fazem parte e as coisas boas não estão garantidas o tempo inteiro, elas podem ir e vir, fazendo seu ciclo natural. 

Pratique atividades físicas 

A prática de atividades físicas possui um papel determinante para que a felicidade esteja presente na vida de uma pessoa que anseia por ela e pelo bem estar. Entretanto, para que isso funcione, não é necessário fazer musculação ou exercícios que não agradam o indivíduo em questão. O ideal é buscar por um exercício que goste, podendo ser caminhada, corrida ou qualquer atividade suave e praticá-la por 30 minutos por dia. 

Assim, o cérebro libera endorfina, a substância tão desejada pelo nosso organismo, sendo ela conhecida por ser o hormônio da felicidade produzido naturalmente pelo próprio cérebro, mitigando a dor e gerando prazer. Sendo assim, para ter alegria e momentos prazerosos durante o dia, a inserção de atividades físicas é um dos pontos mais essenciais que devem estar presentes diariamente. 

Simplifique e identifique o que realmente importa 

Segundo Ben-Shahar, é preciso tentar simplificar nossos pensamentos e tentar identificar o que realmente é importante para nós para que possamos nos concentrar nisso. É verídico que quem tenta fazer demais, por fim, acaba conseguindo realizar pouco, por isso, o ideal é se concentrar no que realmente deseja e não tentar realizar tudo de uma vez. 

Em outras palavras, este conselho se aplica à vida profissional, à área pessoal e também ao tempo de lazer. O melhor é sempre se desconectar de um quando estiver no outro, por exemplo, desligue o celular e se desligue do trabalho ao estar com a família ou amigos e foque no momento de lazer que é o que importa naquele momento em específico. 

Desenvolva o hábito de meditar 

Muitas pessoas não dão credibilidade ao poder da meditação, mas esse hábito simples e tranquilo combate o estresse e muitos outros sintomas que podem deixar a alegria mais distante. De acordo com especialistas em meditação e mindfulness, a prática regular de exercícios de meditação auxilia no enfrentamento de diferentes armadilhas da vida, inclusive na superação de crises com uma força interior mais convicta. 

Além disso, em diferentes cenários, a meditação ajuda as pessoas a serem elas mesmas. Ben-Shahar ainda acrescenta que a meditação é um momento muito oportuno para que haja orientação dos pensamentos, levando-os para o lado mais positivo, ainda que não haja consenso de que o otimismo chegue a ter o sucesso esperado, ele consegue trazer paz e tranquilidade dentro da realidade. 

Treine para ser uma pessoa resiliente 

A felicidade é uma condição humana que depende diretamente do estado mental de cada pessoa, por isso, para voltar a ser feliz, precisa-se ter em mente que este estado não tem nada a ver com bens materiais. De forma concreta, o nível de felicidade de cada um determinará aquilo ao qual se está apegado e a força de seu sucesso ou de seu fracasso diante da vida, já que como lida com tudo, inclusive com as emoções, é fundamental neste processo. 

Isto, por sua vez, é nomeado como locus de controle, ou então como um lugar em que colocamos a responsabilidade dos fatos. Tal termo foi idealizado e definido pelo psicólogo Julian Rotter no século 20 e foi muito estudado a partir da relação de caráter de cada pessoa. Por exemplo, os pacientes com depressão atribuem o fracasso a eles mesmos e o sucesso a situações que não dizem respeito à sua pessoa diretamente. 

Já as pessoas positivas costumam expor as suas conquistas de forma pública, gostam de estar com suas medalhas penduradas para todos verem e sempre atribuem seus problemas aos outros. Porém, dessa forma, perde-se a percepção de que o fracasso pode ser uma oportunidade de tentar outra vez e ter outras chances de acertar, estando relacionado à resiliência. 

Segundo um médico psiquiatra especializado no assunto, nas pessoas, a resiliência manifesta a capacidade da pessoa enfrentar as situações adversas, condições difíceis e situações potencialmente de traumas e, a partir de então, recuperar-se saindo com um fortalecimento simbólico e com mais recursos psíquicos e emocionais, conseguindo ser mais felizes e mais firmes diante de diferentes situações. 

Como voltar a ser eu mesmo

Como a Psicologia auxilia na felicidade das pessoas 

Todos os conceitos mencionados acima estão diretamente relacionados com a Psicologia, por isso, ela é de extrema importância para o processo de felicidade na vida das pessoas, bem como o acompanhamento com um profissional psicólogo. No entanto, ainda há muitos outros benefícios que essa área da saúde proporciona aos indivíduos, considerando que está vinculada ao estudo da mente e ao bem estar. 

Neste sentido, a Psicologia auxilia na felicidade direta e indireta das pessoas em diferentes âmbitos, ao passo que as ajuda na resolução de seus problemas e melhor relacionamento com elas mesmas e com os que estão a sua volta, incluindo o fato de que proporciona: 

  • Autoconhecimento; 
  • Saúde e bem-estar;
  • Melhora na comunicação;
  • Avanço na vida profissional do paciente; 
  • Auxílio para lidar com problemas internos e externos;
  • Firmeza e segurança.

Veja também – Consulta com um psicólogo como funciona?

Como volta a ser eu mesma?

Leia um livro e medite um pouco. Você não precisa fingir ser o que não é apenas para agradar os outros. Dê a si mesmo tempo para se expandir para seus sentimentos. Assim, você consegue voltar ao seu caminho de maneira mais rápida do que ficar lutando com você mesmo.

Porque eu não consigo ser eu mesma?

Essa necessidade de se apropriar de comportamentos que não condizem com a própria personalidade geralmente vem da insegurança e da baixa autoestima. O indivíduo pensa que ninguém irá aceitá-lo como realmente é, então, busca maneiras de se tornar mais interessante dentro da sua visão.

O que fazer para voltar a ter alegria de viver?

12 Estratégias para ter mais felicidade em 2018.
1 – Mantenha uma atitude positiva. ... .
2 – Seja gentil com você ... .
3 – Medite. ... .
4 – Supere seus medos. ... .
5 – Crie um ambiente inspirador. ... .
6 – Ajude outras pessoas quando puder. ... .
7 – Tenha um animal de estimação. ... .
8 – Faça terapia..

Como ajudar uma pessoa que não se sente feliz?

Se deseja animar alguém e ajudá-lo de alguma maneira a se sentir melhor, as dicas a seguir irão te ajudar..
1 – Escute a Pessoa na Essência. ... .
2 – Dê um Abraço Forte Sem Dizer Nada. ... .
3 – Convide-a Para um Passeio Divertido. ... .
4 – Converse Sobre Assuntos Leves. ... .
5 – Faça-a Lembrar de Suas Qualidades..