Como os organismos fotossintetizantes modificaram a Terra primitiva?

Leia o resumo “Como ocorreu a origem da vida?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:

I. Não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. As grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. O ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

2. (PUC – SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:

I. Aparecimento do processo de fermentação.
II. Formação de coacervatos.
III. Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.
IV. Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.
A ordem lógica em que esses eventos ocorreram é:

a) I,II,III e IV;
b) I,II,IV e III;
c) II, I, III e IV;
d) II, III, IV e I;
e) IV, III, II e I.

GABARITO

1.  A

Resolvendo passo-a-passo:

I. (Correta): Os organismos aeróbicos são aqueles que dependem da presença de oxigênio para viver (realizam respiração). Ao analisarmos o gráfico podemos perceber que a composição de oxigênio (IV) na atmosfera só começa a aumentar a partir de 3 bilhões de anos. Logo, podemos chegar à conclusão de que antes desse período o planeta não oferecia condições favoráveis à sobrevivência de organismos aeróbicos, sendo, portanto, impossível a detecção de fósseis desses organismos.

II. (Incorreta): Há 3,5 bilhões de anos, a composição de oxigênio (IV) na atmosfera era zero. Portanto, não há possibilidade de existirem grandes florestas, tendo em vista que sua atividade fotossintética colocaria grandes quantidades de oxigênio na atmosfera desse período.

III. (Incorreta): Há aproximadamente 2,5 bilhões de anos, a composição de oxigênio (IV) na atmosfera era aproximadamente 10%, ou seja, quantidades muito baixas de oxigênio, que não seriam suficientes para manter nossa respiração.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

2. C

Resolvendo passo-a-passo:

A partir de determinado momento, a crosta da Terra primitiva resfriou e possibilitou o acúmulo de água na forma líquida, onde existiam moléculas orgânicas. A forte radiação e o calor intenso podem ter feito as primeiras moléculas reagirem quimicamente, dando origem a moléculas mais complexas. Portanto, o primeiro passo para a origem da vida se inicia com a formação de coacervatos (aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade). Após isso, os processos metabólicos começam a aumentar de complexidade. Segundo a hipótese autotrófica (mais aceita atualmente), os primeiros organismos produziam suas substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas com componetes da crosta terrestre (quimiolitoautotróficos). Esses, então, deram origem aos organismos fermentadores. Posteriormente (3,5 bilhões de anos), surgiram as primeiras bactérias fotossintetizantes (ancestrais das cianobactérias). Essas se proliferaram e modificaram a composição da atmosfera primitiva, liberando oxigênio para a atmosfera. O oxigênio agora disponível poderia ser utilizado pelas bactérias para quebrar (por oxidação) moléculas orgânicas que produziam pela fotossíntese, o que possibilitou o surgimento da respiração aeróbica. Por último, ao longo do tempo (cerca de 2 bilhões de anos) começou a se estabelecer na Terra um equilíbrio entre esses dois processos energéticos, que perdurou até hoje. Portanto, a ordem cronológica dos acontecimentos é II, I, III e IV (alternativa C).

Desde sua formação o planeta Terra já apresentou diversas configurações, houve períodos com temperatura muito elevada e em outros momentos o mesmo esteve tomado pelo gelo. Para a consolidação da configuração atual do planeta foi necessário milhões e até bilhões de anos para acontecer. Desse modo, observe a seguir os principais eventos ocorridos no planeta.

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida.

No decorrer do tempo o planeta entrou em um processo de resfriamento, que favoreceu o surgimento de uma estreita camada de rocha em toda extensão da superfície. No processo de resfriamento a Terra expeliu uma grande quantidade de gases (nitrogênio, oxigênio) e vapores de água. A partir desses elementos formou-se a atmosfera que proporcionou a ocorrência das primeiras precipitações, com a acumulação de água da chuva surgiu os oceanos primitivos.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Após milhões de anos os primeiros seres marinhos evoluíram dando origem a outras formas de vida, como os primeiros invertebrados aquáticos (medusa, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar), isso há aproximadamente 400 milhões de anos, além disso, as plantas tiveram sua dispersão nos ambientes. Nesse mesmo período, determinadas plantas marinhas iniciaram um processo de adaptação externa, ou seja, passaram a se fixar em ambientes terrestres.

Os grandes répteis, denominados de dinossauros, estavam dispersos em toda extensão do planeta há aproximadamente 200 milhões de anos, paralelo a esse fato surgiram os mamíferos e as primeiras plantas com flores (angiospermas). Os grandes répteis foram extintos há aproximadamente 70 milhões de anos.

Há 65 milhões de anos a atmosfera já estava com a mesma configuração atual e as grandes cadeias de montanhas (Alpes, Andes e Himalaia) já tinham iniciado seu processo de formação. Nesse momento, as aves e os mamíferos proliferaram por todo o globo em grande número.

Mais tarde, entre quatro milhões e um milhão de anos, surgiram os primeiros ancestrais do homem, desse momento em diante a Terra passou por diversos períodos de glaciação, porém há 11 mil anos as geleiras se estabilizaram somente nos pólos, onde existem atualmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como os organismos fotossintetizantes modificam a atmosfera primitiva da Terra?

O surgimento de organismos fotossintetizantes enriqueceu o teor de oxigênio da atmosfera terrestre. Esse novo cenário favoreceu a seleção de organismos que, além da fermentação com a presença de oxigênio, podiam também degradar moléculas orgânicas complexas até os resíduos mais simples: CO2 e H2O.

O que transformou a Terra primitiva?

→ Surgimento de formas de vida primitivas As moléculas de água, agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente e arrastadas pelas chuvas até essas depressões, propiciaram, mais tarde, o surgimento de primitivas formas de vida.

Como a atmosfera da Terra primitiva se modificou?

Durante milhões de anos, o interior da Terra manteve uma temperatura elevada atingida durante sua formação, mas o esfriamento progressivo reduziu a quantidade de gases vulcânicos que surgiam em seu interior. Esses gases eram os que, ao reagir com o oxigênio, o retiravam da atmosfera.

Como os organismos fotossintetizantes surgiram no planeta?

Acredita-se que a fotossíntese surgiu no planeta após o evento de endossimbiose sequencial responsável pelo surgimento de mitocôndrias e cloroplastos a partir da simbiose entre organismos unicelulares eucarióticos e procarióticos.