Como explicar a definição da corrente elétrica?

Como explicar a definição da corrente elétrica?
O conceito corrente elétrica está presente no mundo da natureza e da vida cotidiana através de todo tipo de aparelhos e processos celulares. Se pensarmos no diversos aparelhos elétricos, estes funcionam devido à diferença de potencial facilitada por uma empresa elétrica. Assim como existem as tempestades, os raios e os ventos, sua produção também depende da corrente elétrica. O mesmo acontece com os impulsos nervosos do nosso organismo.

A ideia geral de corrente elétrica

A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo de carga elétrica por unidade de tempo que atravessa determinado material ou condutor. Geralmente, neste tipo de movimento, os elétrons atravessam um cabo. Devemos saber que o elétron é uma partícula subatômica que possui carga elétrica negativa devido à lei física de atração e repulsão, assim qualquer elétron é atraído por um próton com uma carga positiva equivalente. Desta maneira, a atração acontece pela oposição de sinais e pela repulsão que se inicia quando duas cargas do mesmo sinal se repelem. Os cientistas observaram que as cargas positivas nunca se movem devido a sua massa, pois somente os elétrons são os que na realidade se mantêm em movimento por ser mais rápido que os prótons.

Se num extremo ou polo de um material condutor há um excesso de elétrons e no outro polo há um excesso de prótons, os elétrons tendem a se movimentar através do material condutor do polo negativo ao positivo. Esta circulação de elétrons por determinado material condutor é propriamente a corrente elétrica.

A corrente elétrica é expressa em Coulomb/segundos e sua unidade se denomina ampere. Assim, quando uma corrente flui através de um condutor gera um campo magnético.

A corrente elétrica pode ser de dois tipos e dependem de sua variação temporária

Se a variação é constante no tempo se trata de uma corrente contínua ou direta, mas se varia em relação ao tempo se chama corrente alternada. Em todo caso, a corrente elétrica é medida por um instrumento conhecido como amperímetro, do qual se conecta a um condutor com o fim de obter o valor de ampere que possui a corrente circulante.

A eletricidade e a lei de Ohm

A ideia de corrente elétrica pressupõe a existência da eletricidade. Para explicar seu funcionamento o físico alemão do século XIX, que tem o sobrenome Ohm, descobriu a lei que rege a eletricidade: a lei de Ohm. Segundo esta lei, a voltagem, a corrente e a resistência estão relacionadas de forma que o fluxo da corrente elétrica que transcorre por um circito fechado é proporcional à voltagem aplicada e, paralelamente, de modo inverso e proporcional à resistência da carga conectada.

Imagem: Fotolia - himbeerline

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2016). Conceito de Corrente Elétrica. Em https://conceitos.com/corrente-eletrica/. São Paulo, Brasil.

A corrente elétrica é o conceito que define o movimento de cargas elétricas, também chamadas iões ou eletrões, dentro de um sistema condutor que apresenta uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica.

Significado de Corrente Elétrica

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem dentro de um condutor elétrico sólido ou em soluções iónicas, gerando a energia elétrica que conhecemos. A descoberta da corrente elétrica é atribuída ao filósofo grego Tales de Mileto, que esfregou um âmbar num pedaço de pele de carneiro, observando que pedaços de palhas e fragmentos de madeira eram imediatamente atraídos pelo âmbar. Esta simples descoberta foi fundamental para que, no século XVII, fossem iniciados estudos sobre a eletrificação por atrito, o que possibilitou a evolução dos estudos de eletricidade, em geral.

Como surge a Corrente Elétrica

A corrente elétrica surge a partir da diferença de potencial elétrico (ddp), ou tensão elétrica, entre as diferentes pontas de um condutor. Dada essa diferença, os eletrões livres são estimulados a mover-se pelo condutor, gerando uma corrente elétrica. Sendo a tensão elétrica estabelecida no condutor por um campo elétrico que o atravessa, esse campo proporciona diferentes níveis de energia potencial, que criam a tensão necessária para movimentar as cargas elétricas.

Correntes elétricas contínua e alternada

Há dois principais tipos de correntes elétricas, sendo que essas classificações dependem sempre do seu fluxo. A corrente elétrica contínua possui um sentido de circuito único, ou seja, o movimento dos portadores de carga acontece sempre no mesmo sentido. Um exemplo dessa corrente é que compõe as pilhas e baterias. Já a corrente alternada é aquela cujo sentido de movimento dos portadores de carga é variável, sendo tal corrente denominada alternada. Um exemplo clássico dessa corrente é a que chega às fichas dos edifícios, para alimentar o uso de aparelhos elétricos.

Como explicar a corrente elétrica?

A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas motivado por uma diferença de potencial. A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico.

Qual é a definição de corrente?

Significado de Corrente adjetivo Que ou aquele que corre sem obstáculos: água corrente. Que tem curso autorizado; que está em vigor neste momento: moeda corrente. Que está em curso; que vai decorrendo, passando no tempo: mês corrente.

O que é corrente elétrica é qual sua função?

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

O que é corrente elétrica de exemplo?

Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons ou eletrões através de um condutor elétrico, geralmente metálico.