A escola exclui, como sempre, mas ela exclui agora de forma continuada

Bourdieu caracteriza o fenômeno:Como sempre, a escola exclui, mas, agora, exclui de maneira contínua, em todos osníveis do cursus (entre as classes de transição e os liceus de ensino técnico não há,talvez, mais que uma diferença de grau), e mantém, em seu seio, aqueles que exclui,contentando-se em relegá-los para os ramos mais ou menos desvalorizados.E, mais grave ainda, os excluídos do interior[...] são votados a oscilar — em função, sem dúvida, das flutuações e das oscilações das sanções aplicadas — entre a adesão maravilhosa à ilusão que ela propõe e a resignação a seus veredictos, entre a submissão ansiosa e a revolta importante (BOURDIEU, 1998, p. 224-225).Exercícios1. Quais os objetivos de Bourdieu ao elaborar os conceitos de campo e habitus?E como ele define esses dois conceitos?2. O que é capital simbólico e poder simbólico, para Bourdieu? Pense em exemplos nos grupos sociais de que você participa.3. Quais procedimentos teórico-metodológicos são exigidos, por Bourdieu, para a aplicação da sua sociologia da prática? Qual dos procedimentos você acha mais complicado de aplicar? Justifique sua resposta.4. Como é definida a escola por Bourdieu?5. Qual a relação entre capital cultural e cultura escolar, segundo Bourdieu?6. Cite fatos e relações da sua experiência escolar, aos quais as análises de Bourdieu sobre a escola podem ser aplicadas. Em caso negativo, justifi­que as razões de não ser possível aplicá-las.ReferênciasBOURDIEU, P La distinction.Paris: Minuit, 1979._______Les sens pratiques.Paris: Minuit, 1980.---------. Questões de sociologia.Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.---------. O poder simbólico.Lisboa: Difel, 1989.

Título da aula/capítulo: Cap. 11 (livro 3) A sociedade e os processos de socialização; Disciplina: Sociologia; Professor: João Gabriel da Fonseca; Turmas: 3º ano e curso; ATIVIDADE: RESOLVER AS QUESTÕES ABAIXO E JUSTIFICÁ-LAS. QUESTÕES: EDUCAÇÃO 1. (Unesp 2017) Texto 1 O professor não se aproveitará da audiência cativa dos estudantes para promover os seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa isto é com a mesma profundidade e seriedade, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito. O professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções. www.programaescolasempartido.org. Adaptado. Texto 2 Ciências sempre incluem controvérsias, mesmo física e química. Se não ensinamos isso também, ensinamos errado. E o mesmo vale para história e sociologia o professor precisa ensinar Karl Marx, mas também Adam Smith e Émile Durkheim. Mas o conhecimento que precisa ser passado é essencialmente científico o que não inclui o criacionismo, que é uma teoria religiosa. Com todo respeito, mas família é família, e sociedade é sociedade: a família pode ter crenças de preconceito homofóbico ou contra a mulher, por exemplo, e não se pode deixar que um jovem nunca seja exposto a um ponto de vista diferente desses. Ele tem que ser exposto a outros valores. Renato Janine Ribeiro. https://educacao.uol.com.br, 21.07.2016. Adaptado. O confronto entre os dois textos permite concluir corretamente que a)ambos atribuem a mesma importância à fé religiosa e à ciência como fundamentos educativos. b)ambos defendem o relativismo no campo dos valores morais, valorizando a aceitação das diferenças. c)as duas abordagens valorizam a doutrinação ideológica do professor sobre o aluno no campo educativo. d)o texto 1 assume uma posição moralmente conservadora, enquanto o texto 2 defende uma educação pluralista. e)o texto 1 é contrário a preconceitos morais, enquanto o texto 2 denuncia o cientificismo na educação. 2. (Upe-ssa 3 2017) A Escola é considerada pela Sociologia uma instituição, pois se trata de um conjunto de relações entre indivíduos mediadas por normas e procedimentos padronizados de comportamento, aceitos pela sociedade como importantes para a socialização dos sujeitos e para a transmissão de determinado conhecimento compartilhado pela cultura. Assinale a alternativa que NÃOindica uma das funções das instituições escolares. a)preparar os sujeitos para os papéis profissionais e ocupacionais. b)transmitir a herança cultural do grupo. c)promover a mudança social por meio de pesquisas. d)estimular a sociabilidade entre os sujeitos. e)desenvolver o senso crítico-reflexivo para questionar a autoridade dos adultos e romper com as regras sociais. 3. (Unioeste 2016) Ao analisarem a cultura e a ideologia, vários autores procuram demonstrar que esses dois conceitos não podem ser utilizados separadamente, pois há uma profunda relação entre eles, sobretudo no que diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas. O pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937) analisa essa questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de hegemonia. Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia, que são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo, cria-se uma cultura dominante ativa, que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar que a visão de mundo daquele que domina é a única possível. A ideologia não é o lugar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, baseada nos elementos culturais de cada povo. Mas, Gramsci aponta também a possibilidade de haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora, na defesa de seus interesses.contrapondo-se à inculcação dos ideais burgueses por meio da escola, dos meios de comunicação de massa, etc. eles combatem nessas mesmas frentes, defendendo outra forma de pensar, agir, e sentir na sociedade em que vivem..

(TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013) Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA. a)por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe qualquer consegue que seu projeto sejaaceito por outra classe, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. b)os processos de contra hegemonia são desenvolvidos por intelectuais orgânicos, vinculados à classedominante, na defesa de seus interesses. c)os aparelhos de hegemonia são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, aigreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação dehegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. d)a ideologia é o lugar da ilusão e da mistificação, o espaço da dominação, que se estabelece somente com ouso legítimo da força pelo Estado. e)uma classe se torna hegemônica somente através do uso da persuasão, produzindo o consenso, que édesenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, paraconvencer a maioria das pessoas. 4. (Uema 2016) (...) A terra não é de um dono só. A roça também não é de um dono só. Ninguém come as coisas da roça sozinho. As coisas da roça a gente sempre divide com os parentes. Divide com quem está precisando. A caça também não é de um dono só. Quando alguém mata um bicho para comer, ele não come sozinho. Ele sempre divide. Quando mata o peixe, divide, Quando faz bebida, divide, Sempre divide. (...) CIMI, História dos povos indígenas, Petrópolis, RJ: Vozes, 1987. O poema canta a aceitação de uma visão de alguém que adquiriu hábitos e formação para dividir bens e produtos com seus semelhantes. É alguém que recebeu uma educação que o identifica com os outros. Dessa forma, pode-se considerar que é pelo hábito e pela educação que um povo constrói a)cultura. b)biótipo. c)mania. d)culpa. e)etnia. 5. (Ueg 2016) Para as boas escolas vão sempre os professores mais competentes e experientes. Nelas, as condições de trabalho são melhores. Há um número menor de alunos por turma e o tempo de aula é maior. O material didático é abundante e de boa qualidade. Nas escolas carentes dá-se o contrário. Os professores estão sobrecarregados e insatisfeitos. Por causa disso, ficam pouco tempo na escola. O material didático (cartilhas, livros, etc.) é inadequado e insuficiente. As turmas estão superlotadas e as crianças têm menos tempo de aula. Nessas escolas, os professores faltam com mais frequência às aulas, os alunos são rebeldes ou desinteressados e há mais problemas de disciplina. CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D ; OLIVEIRA, R. D. A Vida na escola e a escola da vida. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 52-53. As afirmações acima, em nível geral, apresentam uma descrição do sistema escolar brasileiro em seu nível fundamental. Essa situação do sistema escolar pode ser melhor explicada a partir de qual teoria sociológica? a)a teoria das classes sociais, que apresenta a divisão social e seu processo de reprodução no âmbito escolar, tal como apresentado por várias pesquisas da sociologia da educação. b)a teoria da ação social, que diz que o sujeito atribui um sentido à sua ação voltado para a ação dos demais e, nesse sentido, a escola é produto da ação social de professores e alunos e suas diferenças são o resultado delas. c)a teoria da modernização, segundo a qual os mais pobres vão sendo paulatinamente inseridos na modernidade, passando de condições precárias, inclusive escolares, para melhores condições de vida. d)a teoria da urbanização, que afirma que existem diferenças espaciais nos grandes centros urbanos que tendem a ser superadas com o processo de desenvolvimento urbano, explicando as diferenças no sistema escolar e sua superação. 6. (Upe-ssa 3 2016) Leia o texto a seguir: Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, éimportante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem,portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem aluta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangemquestões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores denecessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc.esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015. A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como uminstrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão daeducação é denominada de a)revolucionária. b)sistemática. c)burocrática. d)informal. e)isolada. 7. (Upe 2015) Instituição social é definida pela Sociologia como um conjunto de relações sociais relativamente permanentes, que absorve valores e procedimentos comuns e atende as necessidades básicas da sociedade. A Educação é um exemplo de instituição social, cujo papel é o de socializar os indivíduos no grupo comunitário. Nesse contexto, NÃO é função da educação a)transmitir a herança cultural. b)promover mudanças por meio do engajamento na pesquisa. c)familiarizar os indivíduos com os vários papéis da sociedade. d)prover a preparação para os papéis ocupacionais e profissionais. e)preparar os indivíduos para os papéis sociais exigidos exclusivamente pela família.

8. (Uem 2015) A escola substituiu a aprendizagem como meio deeducação. Isso quer dizer que a criança deixou de sermisturada aos adultos e de aprender a vida diretamente, através do contato com eles. A despeito das muitasreticências e retardamentos, a criança foi separada dos adultos e mantida à distância numa espécie dequarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio. Começou, então, um longoprocesso de enclausuramento das crianças (como dosloucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia aténossos dias, e ao qual se dá o nome de escolarização. (ARIÈS, P. História social da criança e da família. Riode Janeiro: Jorge Zahar, 1978, p. 11). Considerando otrecho citado e os estudos sociológicos sobre juventude eeducação, assinale o que for correto. 01)A sociologia defende a ideia de que a escola nãodeveria ser obrigatória para as crianças normais, masapenas para aquelas que apresentarem algumproblema mental ou social. 02)A sociologia reconhece a infância, a adolescência e ajuventude como construções sociais ligadas àspráticas familiares e aos modelos educacionais quesurgiram com a modernidade. 04)É característica dominante das instituições modernasa eliminação das hierarquias sociais, ou seja, aconstrução de espaços de formação de indivíduoslivres, autônomos e esclarecidos. 08)A juventude não é uma categoria unívoca ou coesa,pois cada grupo juvenil vivencia a sua condiçãoetária a partir de um lugar social marcado porrelações raciais, de classe, de gênero, de religião etc. 16)Segundo a sociologia, as crianças e os jovens nãopodem participar da vida pública de uma sociedadeporque ainda não amadureceram politicamente. 9. (Ufpr 2014) Durkheim afirma que a educação tem por função constituir o ser social. Explique e exemplifique essa afirmação. 10. (Uem 2014) A escola exclui, como sempre, mas ela exclui agora de forma continuada, a todos os níveis de curso, e mantém no próprio âmago daqueles que ela exclui, simplesmente marginalizando-os nas ramificações mais ou menos desvalorizadas. Esses marginalizados por dentro estão condenados a oscilar entre a adesão maravilhada à ilusão proposta e a resignação aos seus veredictos, entre a submissão ansiosa e a revolta impotente (BOURDIEU, P. (org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 485). Considerando a citação e as abordagens sociológicas sobre o contemporâneo processo de escolarização, assinale o que for correto. 01)O melhor desempenho escolar de certas pessoas está ligado ao dom natural para os estudos que desperta logo no nascimento, pois as aptidões intelectuais facilitam o aprendizado e permitem conseguir notas mais altas. 02)Historicamente a escola tem sido uma instituição democrática que respeita as diferenças econômicas, sociais e culturais da sociedade e garante oportunidades iguais para as pessoas que se esforçam nos estudos. 04)Ao ocultar seu papel na legitimação e na reprodução dos saberes, dos valores e das experiências dos grupos dominantes, a instituição escolar esconde também os seus mecanismos sutis de exclusão dos grupos marginalizados. 08)A baixa qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil está diretamente relacionada ao grande número de pessoas pobres que ela inclui, pois a condição econômica determina o desempenho escolar. 16)Um dos principais desafios colocados para os atuais sistemas de ensino no Brasil tem sido a necessidade de assegurar a inclusão educacional de indivíduos e de grupos sociais que historicamente foram marginalizados pela escola regular. GABARITO: Resposta da questão 1:[D] Vivemos em um momento de forte polarização política e nesse contexto existe um intenso debate acerca do significado da educação. O texto 1 é exemplo de uma visão da escola como reprodutora de valores familiares, enquanto que o texto 2 apresenta uma visão da escola como local de encontro com visões de mundo diferentes. Assim é que a alternativa [D] é a única correta. Resposta da questão 2:[E] Ainda que a escola tenha como função desenvolver o senso crítico-reflexivo nos estudantes, ela também tem uma função de reprodução da sociedade: a de transmitir o legado cultural através das gerações. Assim sendo, ela não pode ser absolutamente revolucionária, pois isso faria com que ela deixasse de existir. Resposta da questão 3:[C] A extensão do texto dificulta um pouco a questão. De qualquer forma, é possível ao estudante perceber que somente a alternativa [C] está correta. A hegemonia ocorre através de um processo que convence a classe dominada das ideias da classe dominante. Esse processo é também pedagógico, e resulta das relações de poder ao interno da sociedade. Resposta da questão 4:[A] A cultura é transmitida através da socialização. É através dela que determinado povo pode ensinar para as gerações mais novas regras de conduta, valores e comportamentos que são socialmente aceitos pelo grupo. Resposta da questão 5:[A] Somente a alternativa [A] está correta. O texto da questão apresenta um argumento inspirado nos trabalhos de Pierre Bourdieu, segundo o qual a escola reproduz as desigualdades sociais ao dividir os alunos em escolas de elite (no Brasil, escolas particulares) e escolas populares (no Brasil, as escolas públicas). Ainda que esse argumento apresente algumas simplificações do contexto escolar, ele se mostra bastante revelador das desigualdades em nossa sociedade. Resposta da questão 6:[D] Podemos dizer que há basicamente dois tipos de educação: a formal e a informal. A formal é a que ocorre na escola. O texto, no entanto, trata da importância dos movimentos sociais como fontes e agências de produção de saberes. Por não necessitarem de uma sistematização do saber escolar, essa é uma forma de educação informal. Resposta da questão 7:[E] A alternativa [E] é claramente incorreta. A educação faz uma mediação entre o ambiente público e privado de socialização.

Sendo assim, preparar os indivíduos para os papéis exigidos pela família seria uma função da própria família, e não da educação. Resposta da questão 8:02 + 08 = 10. As alternativas [02] e [08] são as únicas corretas. De forma alguma a sociologia defende uma prática discriminatória como aquela apresentada na alternativa [01]. Além disso, vale ressaltar que apesar de todas as transformações, muitas instituições contemporâneas continuam a funcionar baseadas em hierarquias. Por fim, é importante sublinhar que a sociologia reconhece a participação política dos jovens, mesmo quando estes não podem votar. Resposta da questão 9:Segundo Durkheim, a educação tem a função de reproduzir a sociedade através das gerações. É através dela que os indivíduos aprendem as regrar morais e sociais e se tornam úteis à sociedade. Por exemplo, um bebê aprende, através da educação, quais são os comportamentos que deve ter socialmente. Caso ele não seja educado de forma correta, não reproduzirá a sociedade, podendo gerar estados de anomia. Ou seja, a educação é uma das atividades mais importantes para a existência da sociedade. Resposta da questão 10:04 + 16 = 20. [01] INCORRETO. O desempenho escolar está relacionado, de maneira geral, a questões sociais como classe social e capital cultural, segundo Bourdieu. [02] INCORRETO. O texto afirma que a escola exclui. Sendo assim, não se pode dizer que ela seja uma instituição democrática. [04] CORRETO. Muitas vezes, as pessoas não percebem o papel disciplinador e reprodutor que a escola exerce, apesar do seu constante interesse em promover a igualdade e a inclusão de todos. [08] INCORRETO. É falso considerar que a condição econômica determina o desempenho escolar dos indivíduos. [16] CORRETO. Ainda que a escola acabe por marginalizar uma parte da população, ela se propõe, constantemente, a rever suas práticas, de forma a tentar romper com essa herança reprodutora de desigualdades. QUESTÕES: FAMÍLIA 1. (Uem 2018) Vida vida que amor brincadeira, vera Eles amaram de qualquer maneira, vera Qualquer maneira de amor vale a pena Qualquer maneira de amor vale amar (Paula e Bebeto. Compositores: Milton Nascimento e Caetano Veloso; Intérprete: Milton Nascimento, Álbum Minas, 1975). Em 03 de junho de 2017, foi ao ar o último episódio da telenovela Rock Story, produzida pela Rede Globo de Televisão. Ao final do capítulo, o elenco da trama, acompanhado de Milton Nascimento, interpretou a canção Paula e Bebeto, cujo trecho é citado acima. Tomando o trecho da letra, bem como estudos sociológicos acerca das relações entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto. 01)A letra da canção sugere que diferentes arranjos amorosos devem ser respeitados. Essa defesa é hoje uma das pautas dos movimentos sociais LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis). 02)A diversidade nas relações amorosas pode ser interpretada como expressões dos significados plurais da cultura. 04)Estudos realizados pela antropologia comprovam que não existe variação na atribuição de papéis sociais de homens e de mulheres entre os diversos grupos humanos estudados e conhecidos ao longo da história. 08)Por não gerar filhos biológicos, as relações homoafetivas não podem ser consideradas formas integrantes das relações de parentesco. 16)Histórica e culturalmente, as relações de parentesco constituem alianças que ordenam a vida social e não se fundam, necessariamente, em laços de amor romântico. 2. (Upe-ssa 2 2017) Leia a tirinha de Mafalda a seguir: Ela apresenta um grupo social responsável pela socialização dos mais jovens. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica desse conceito sociológico. a)os membros desse grupo se conhecem intimamente, possibilitando contatos sociais, pessoais e totais, ou seja, intensos. b)os indivíduos pertencentes ao grupo são insubstituíveis por haver uma relação de dependência entre si. c)o tamanho do grupo varia bastante, sendo, atualmente, constituído por relações de parentesco diversificadas, baseadas em laços biológicos e, também, afetivos. d)as relações entre os membros desse grupo tendem a ser formais e hierárquicas, obedecendo a uma organização determinada pelas leis formais do Estado. e)a coesão das relações entre os indivíduos é constituída de objetivos mediados pelo trabalho e pelo uso de recursos materiais. 3. (Enem PPL 2017) O rapaz que pretende se casar não nasceu com esse imperativo. Ele foi insuflado pela sociedade, reforçado pelas incontáveis pressões de histórias de família, educação, moral, religião, dos meios de comunicação e da publicidade. Em outras palavras, o casamento não é um instinto, e sim uma instituição. BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado). O casamento, conforme é tratado no texto, possui como característica o(a) a)consolidação da igualdade sexual. b)ordenamento das relações sociais. c)conservação dos direitos naturais. d)superação das tradições culturais. e)questionamento dos valores cristãos. 4. (Upe-ssa 1 2016) Leia o texto a seguir: Amor» Menino rejeitado por casais heterossexuais por ser feio e negro demais é adotado por casal homossexual O garoto de quatro anos havia sido rejeitado por outros três casais heterossexuais

Ática, 2008. A situação que tem gerado disputa ideológica na sociedade brasileira tanto no discurso de senso comum como nas instâncias de poder, em virtude do processo de mudança na formatação da instituição social denominada de família, é a)a comemoração ao divórcio. b)o casamento religioso entre viúvos. c)a união estável para os casais idosos. d)a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. e)a perda da guarda dos filhos por abandono de incapaz. Atualmente, um dos debates mais acirrados da sociedade brasileira diz respeito à capacidade de casais homossexuais fornecerem estrutura familiar para o desenvolvimento de uma criança. Ao contrapor o senso comum de que apenas a família constituída por um homem e uma mulher pode oferecer essa estrutura, ganhou repercussão, nas redes sociais, o caso do garoto de quatro anos que foi adotado por um casal homossexual após ser rejeitado por três casais heterossexuais com as justificativas de ser feio e negro demais. (...) Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2 015/02/27/> Adaptado. Acesso em: junho 2015 O tema apresentado no texto se refere ao conceito sociológico de a)comunidade. b)instituição social. c)indicadores políticos. d)igualdade de gênero. e)democratização das classes trabalhadoras. 5. (Uem 2016) Sobre a instituição familiar é correto afirmar: 01)A palavra família é usada para designar grupos bastante distintos, que vão além da estrutura nuclear composta pelas figuras paterna e materna cuidadoras dos filhos biologicamente gerados. 02)O reconhecimento da diversidade familiar pela lei e pelo Estado garante uma ampliação dos direitos de beneficiários de pensão, divisão de bens, adoção e herança. 04)A desvinculação da noção de família e de parentesco das determinações consanguíneas permite a formulação de pautas de reivindicação política associadas ao feminismo e à conquista de direitos dos homossexuais. 08)A definição de família se dá por meio de uma lógica de classificação social, dinâmica e variada, como já apontou o antropólogo Claude Lévi-Strauss. 16)O modelo hegemônico de família existente no mundo ocidental está prestes a desaparecer como instituição social, devido aos ataques morais sofridos nas últimas décadas. 6. (Uema 2016) Um dos fenômenos sociais de destaque nos estudos sociológicos são as instituições sociais. Conceituadas como toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo ou seja, ela define regras e exerce formas de controle social. Por isso, mudanças nas instituições sociais geralmente envolvem disputas entre conservadores e progressistas. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: 7. (Unioeste 2016) Para Gilberto Freire, a família, não o indivíduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comércio,é, desde o século XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo,instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a força social que se desdobra em política, constituindo-sena aristocracia colonial mais poderosa da América. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Ossenados de Câmara, expressões desse familismo político, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o próprioimperialismo ou, antes, parasitismo econômico, que procura estender do reino às colônias os seus tentáculosabsorventes (Gilberto Freire. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio. 1994, p. 19). Assinale aafirmativa CORRETA. a)para Freire, o Estado Brasileiro foi o grande impulsionador do desenvolvimento brasileiro. b)para Freire, o rei de Portugal mantinha o total controle sobre o processo de colonização no Brasil. c)para Freire, a família não pode ser considerada o agente colonizador do Brasil. d)para Freire, a família foi predominante no desenvolvimento da sociedade brasileira, sua existênciarelacionou-se, desde o início, ao domínio das grandes propriedades, tanto na zona rural como posteriormenteno meio urbano. e)para Freire, a família manteve-se longe da aristocracia colonial brasileira. 8. (Ufpr 2015) O sociólogo norte americano Talcott Parsons analisou a família como uma unidade de solidariedade difusa. Para ele, os membros de uma família compartilham de um status comum, ou seja, os pais compartilham seu status com os filhos. Constatou que a mulher tinha como um de seus papéis principais, o de promover a socialização dos filhos. Quais as mudanças que se processaram em relação à família e ao papel da mulher nas últimas três décadas? 9. (Uel 2014) Leia o texto a seguir. Contrariando a profecia dos mais pessimistas, o divórcio não tem levado a uma rejeição do casamento, mas sim à incorporação da ruptura como uma possibilidade legítima diante de um relacionamento que deixa de ser satisfatório. Para muitos casais, a união deixou de ser pensada como um compromisso até que a morte os separe. O fim de uma relação, ao que tudo indica, não tem impedido o projeto, o desejo ou o sonho de um novo começo a dois. As tendências que os dados do Registro Civil registram têm obviamente implicações na formação dos arranjos familiares, cuja pluralidade foi tornada pública com a divulgação do Censo Demográfico de 2010. Longe de promover a extinção do casamento ou da formação das famílias, as pessoas estão buscando novos modos para construir relações duradouras,

vivenciando transformações profundas nas concepções práticas que fundamentam a vida conjugal e familiar. Os resultados do último Censo mostram bem essa realidade diversa, em que convivem casais sem filhos, casais com filhos de uniões anteriores as chamadas famílias recompostas, casais do mesmo sexo e pessoas morando só. Seria ingênuo imaginar que mudanças desta monta se façam sem conflitos e desencontros. Não há fórmula mágica para enfrentá-los. O momento é de experimentação e cabe à sociedade refletir e avaliar alternativas de como seguir em frente. (Adaptado de: OLIVEIRA, M. C.; MARCONDES, G. Contrariando as profecias. Não é o fim do casamento, e sim a busca por novos modos de construir relações duradouras. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 23 dez. 2012. Caderno Aliás, p.3.) É corrente, na área da sociologia da família, que questionamentos sobre o fim da instituição familiar venham à tona nos momentos em que a estrutura dela se modifica em ritmo acelerado. A partir dessas informações, defina o que são arranjos familiares e dê 3 exemplos. 10. (Uem 2014) Considerando as análises sociológicas sobre a família, é correto afirmar que 01)a família, em nossa sociedade, é responsável pelos processos iniciais e informais de socialização. 02)a informalidade social da família em nossa sociedade está relacionada à possibilidade de exercício da intimidade e do afeto bem como do aprendizado das regras sociais. 04)a família nuclear é o modo predominante de organização das famílias nos espaços urbanos modernos. 08)a família é uma instituição social rígida que não está submetida a transformações históricas ou sociais. 16)a diversidade social, as políticas sociais de proteção às famílias e as lutas por direitos civis, verificadas no Brasil e no mundo nas últimas décadas, têm favorecido a proteção de organizações familiares que não se encaixam perfeitamente nos moldes tradicionalmente associados aos papéis de pai, de mãe e de filhos. GABARITO: Resposta da questão 1:01 + 02 + 16 = 19. As afirmativas [04] e [08] estão incorretas. As relações amorosas e de parentesco variam de acordo com critérios culturais. Assim, não é possível que critérios estanques, como de masculino e feminino, consigam descrever todas as formas de constituição de família. Resposta da questão 2:[D] A alternativa [D] é a única que não está de acordo com o tipo de socialização familiar. Na família, as relações não são formais e hierárquicas como o Estado. Por acontecerem em ambiente privado, há diversas formas de organização dessas relações, dependendo da forma como a família é construída, exatamente como pondera a alternativa [C]. Resposta da questão 4:[B] Implicitamente, o texto faz referência à família como instituição social. Podendo variar historicamente e culturalmente, a família pode ter diversas configurações, tal como apresenta o texto da questão. Resposta da questão 5:01 + 02 + 04 + 08 = 15. A alternativa [16] é a única incorreta. Ainda que a sociedade ocidental esteja vivendo uma alteração na concepção de família, o modelo tradicional (de pai, mãe e filhos) continua a existir, mesmo que eventualmente deixe de ser hegemônico. Resposta da questão 6:[D] A família é uma das instituições sociais fundamentais da sociedade. Por esse motivo, ela corresponde a uma arena de disputa política acerca de sua definição. A demanda por adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo põe em questão o modelo tradicional de família, baseada em relações heterossexuais. Resposta da questão 7:[D] A resposta da questão está na primeira frase do texto. De fato, a análise de Gilberto Freyre emcasa-grande e Senzala tem na família o seu enfoque principal. Tal análise de Freyre foi importantíssima para a constituição de um pensamento sociológico brasileiro. Resposta da questão 8:Nas últimas décadas, as mulheres tem ocupado mais espaço no ambiente público, trabalhando e contribuindo na economia doméstica. Dessa maneira, as crianças passam menos tempo com a família e mais tempo com outros agentes socializadores, como a escola e os meios de comunicação. Isso modifica a forma de socialização primária, bem como as relações de poder ao interno das famílias, que deixam de depender tanto da figura paterna como referência de autoridade. Resposta da questão 9:Arranjos familiares dizem respeito às diferentes formas de estruturação e de organização familiar. Exemplos de arranjos familiares: casais sem filhos; casais com filhos (ou família nuclear); casais com filhos de relações anteriores; casais homossexuais; casais homossexuais com filhos; famílias monoparentais ; famílias unipessoais. Resposta da questão 10:01 + 02 + 04 + 16 = 23. Somente a alternativa [08] está incorreta. Isso porque contraria aquilo que está afirmado na alternativa [16], de que existem diversas configurações de família, que podem se alterar historicamente. Abraços e bons estudos, Prof. João Gabriel. Resposta da questão 3:[B] As instituições sociais são importantes, entre outras coisas, para que a sociedade tenha uma estabilidade. O casamento, por exemplo, tem importante função social ao criar laços mais ou menos duradouros e que permitem aos indivíduos constituírem famílias e educar os seus filhos de acordo com as regras sociais que compartilham.