Por que o olho da gente treme

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, concordando e autorizando coletar e utilizar informações pessoais para estas finalidades. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Muito provavelmente, você já sentiu seu olho tremer — ou pode estar sentindo isso bem agora —, sem nenhum motivo aparente. Para ser mais preciso, é como se a pálpebra “pulasse” e não fosse possível controlar essa contração, no mínimo, irritante.

Marcada por contrações involuntárias da pálpebra, geralmente na parte inferior, esta condição recebe o nome de miocimia palpebral. É o tipo mais comum de tremor ocular e costuma ter relação com alguns fatores comportamentais, como estresse, falta de sono ou consumo em excesso de café (cafeína).

Por que o olho da gente treme
Miocimia palpebral é o nome da condição que faz a pálpebra "pular" e o olho "tremer" (Imagem: Reprodução/Twenty20photos/Envato Elements)

Vale explicar que a condição tende a afetar um olho de cada vez. Isso porque o espasmo se origina no músculo ao redor do olho. Caso a origem fosse o nervo que controla o movimento de piscar, o problema afetaria os dois olhos.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, esses espasmos não são “um sinal de algo sério”, conforme explica Stephanie Erwin, optometrista do Cole Eye Institute da Cleveland Clinic, para o The New York Times.

De acordo com os especialistas, os espasmos da pálpebra podem se prolongar por horas, dias ou até meses, dependendo do quadro. “Se a contração persistir por um longo período ou for acompanhada por sintomas adicionais, é uma boa ideia ser examinado por um oftalmologista para ter certeza de que nada mais está acontecendo”, explica Erwin.

Para a especialista, além da duração da miocimia palpebral, outros sinais devem levar o paciente a buscar por ajuda médica, como:

  • A contração começa a se espalhar por outros músculos da face;
  • Os dois olhos se contraem ao mesmo tempo;
  • A pálpebra fica caída;
  • Os olhos ficam vermelhos ou irritados.

O que faz o olho tremer?

Por que o olho da gente treme
Consumo excessivo de café e estresse podem causar as contrações musculares involuntárias (Imagem: Reprodução/Wirestock/Freepik)

A causa exata do que leva o olho tremer nem sempre é possível de ser identificada, segundo a oftalmologista Alice Lorch, do hospital Massachusetts Eye and Ear. Isso porque diferentes fatores podem contribuir, somar e agravar o quadro. De acordo com a médica, as causas mais comuns são:

  • Estresse;
  • Ingestão excessiva de cafeína;
  • Falta de sono;
  • irritação causada na pálpebra por uma lente de contato;
  • Doenças oculares, como olho seco.

Para explicar: olho seco é uma doença ocular causada pela falta de lubrificação na superfície dos olhos. A condição é bastante comum em pessoas que passam a maior parte do dia olhando para telas, como o computador e o celular. Nessa condição, a tendência é que a pessoa pisque menos do que o necessário, o que resseca os olhos e pode trazer algumas complicações, como a miocimia palpebral.

Existe tratamento?

Para a maioria dos casos, a miocimia palpebral, simplesmente, desaparece, sem nenhuma intervenção médica. “As contrações musculares são um sinal do seu corpo pedindo para você desacelerar”, lembra o médico Raj Maturi, da Academia Americana de Oftalmologia. Dessa forma, reduzir o estresse pode ser uma boa alternativa para acelerar a "cura".

Além disso, o paciente pode reduzir a quantidade de ingestão de cafeína — limitando o consumo para duas xícaras de café por dia — ou ainda usar colírios lubrificantes, sem o uso de conservantes.

Em casos extremos e raros, médicos podem realizar aplicações de botox para, literalmente, congelar os músculos e interromper as contrações involuntárias. No entanto, vale sempre consultar um oftalmologista em casos de dúvidas e na busca da orientação mais adequada para o seu caso.

Por que o olho da gente treme

Por que o olho da gente treme

Esse pode ser um cenário um tanto comum para você: estar em algum lugar, relaxando após um dia cansativo e perceber que seu olho está tremendo. Ainda que seja algo que acontece com muitas pessoas, quase ninguém sabe porque o olho treme.

Por isso, buscamos os principais motivos que causam esse desconforto, assim como alguns cuidados que podem ajudar a evitar que isso aconteça com frequência. 

Por que o olho treme

O olho treme devido a variados motivos, como estresse, cansaço, doenças oculares, alergias, falta de vitaminas e até pelo uso de algumas substâncias, como a cafeína e uso de certos medicamentos. Conheça um pouco mais sobre as principais causas:

  • blefaroespasmo;
  • excesso de estresse;
  • pouco tempo de sono;
  • desidratação ou falta de vitaminas no organismo;
  • problemas de visão;
  • olhos secos;
  • café e outros estimulantes em excesso;
  • alergias;
  • uso de medicamentos.

Por que o olho da gente treme

Blefaroespasmo

O blefaroespasmo é um dos motivos pelo qual o olho treme. A condição é vulgarmente conhecida como tremor nas pálpebras, e pode estar relacionada ao cansaço, estresse ou devido à existência de uma doença que causa esse sintoma. Na maioria dos casos, o olho treme involuntariamente. Contudo, quando a situação é persistente, é importante realizar consulta com um oftalmologista

Na síndrome do blefaroespasmo, ainda que os espasmos musculares involuntários sejam identificados com queixas de tremor no olho, este consiste em tremor na pálpebra, e que podem ocorrer na pálpebra superior ou na inferior.

 O blefaroespasmo consiste na contração espasmódica e involuntária dos músculos das pálpebras, especificamente dos músculos orbiculares. Dessa forma, esta contração pode ocorrer de forma unilateral, ou seja, em apenas um dos lados, e bilateral, nos dois olhos. 

O blefaroespasmo é a contração caracterizada por espasmos musculares involuntários que resultam em movimentos e posturas anormais. Além das pálpebras, os espasmos também podem afetar outras áreas do corpo como:

  • cabeça;
  • pescoço;
  • mãos;
  • pescoço;
  • braço;
  • duas regiões ao mesmo tempo;
  • um dos lados do corpo;
  • corpo inteiro.
  •  um dos lados do corpo (hemidistonia) ou o corpo inteiro (distonia generalizada).

Como melhorar: diante da síndrome do blefaroespasmo, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica, para investigar possíveis outras causas e também receber a melhor forma de tratamento desse sintoma.

Excesso de estresse

O excesso de estresse também é um dos motivos pelo qual o olho treme. O estresse é a causa de várias alterações no organismo, principalmente no funcionamento de músculos, pela ação de hormônios liberados no corpo. Assim, os músculos menores, como os encontrados nas pálpebras, podem ser os que mais sofrem com ações desses hormônios, causando movimentações involuntárias. 

Como melhorar: caso esteja passando por um período de estresse, uma boa forma de melhorar o desconforto em que o olho treme é diminuir o ritmo de trabalho como for possível, assim como realizar atividades relaxantes. Além disso, praticar algumas atividades como meditação e ioga pode ajudar a equilibrar as emoções, melhorando o tremor.

Pouco tempo de sono

Quando não se tem o tempo adequado de sono durante a noite (entre 7 a 8 horas), os músculos oculares acabam ficando cansados, visto que não realizam períodos de descanso.

Por isso, a liberação de hormônios aumenta, causando maior estresse. Quando isso ocorre, as pálpebras acabam se tornando mais fracas, motivo que leva o olho a tremer sem razão aparente.

Como melhorar: para melhorar o episódio em que o olho treme por falta de sono, é recomendado ter um bom período de sono, entre 7 a 8 horas por noite. Para isso, crie um ambiente calmo e relaxante, preparando-se para um sono reparador.

Desidratação ou falta de vitaminas no organismo

Por que o olho da gente treme

A pouca ingestão de água pode levar a desidratação, condição que enfraquece os músculos e pode causar tremores no corpo, incluindo nos olhos. Além disso, a falta de algumas vitaminas essenciais para o organismo, como a vitamina B12, ou minerais, como o potássio ou o magnésio, pode causar espasmos involuntários dos músculos, assim como das pálpebras. 

Como melhorar: para melhorar essa condição, é importante aumentar a ingestão de alimentos que contenham vitamina B, como peixe, carne, ovos ou laticínios. Da mesma forma, melhorar a ingestão de água, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia. 

Problemas de visão

Outra causa do tremor nos olhos são os problemas de visão. Muitas vezes parecem bastante inofensivos, mas podem causar diversos problemas, como dores de cabeça, cansaço excessivo e, claro, tremores no olho. 

Ao trabalharem em excesso para tentar focar no que se está olhando, os olhos acabam se tornando mais cansados. Consequentemente, sintomas como o tremor nas pálpebras acabam acontecendo.

Como melhorar: para melhorar essa situação, é importante buscar ajuda de um oftalmologista caso esteja com dificuldade para realizar leituras ou enxergar ao longe. Um profissional é necessário para identificar se existe algum problema com a saúde dos olhos que precise ser tratado. Para pessoas que já utilizam óculos, também é importante buscar atendimento para verificar se é necessário adequar o grau.

Olhos secos

Após certa idade, o olho seco se torna um problema comum entre homens e mulheres. Acima dos 50 anos, essa condição pode levar ao surgimento de tremores involuntários que ocorrem como uma tentativa de ajudar na hidratação e lubrificação do olho. 

Entretanto, também existem diferentes fatores que podem contribuir para que o problema aconteça, independente da idade, como passar muitas horas seguidas em frente do computador, usar lentes de contato, ou fazer o uso de medicamentos anti-histamínicos, por exemplo.

Como melhorar: é importante realizar o uso de colírio para hidratar os olhos ao longo do dia, tentando manter os olhos lubrificados. Além disso, é recomendado descansar olhos após algumas horas em frente do computador, assim como evitar o uso de lentes de contato por mais de 8 horas seguidas.

Café e outros estimulantes em excesso

O consumo de café e bebidas estimulantes que contenham cafeína também pode causar os tremores nas pálpebras, especialmente quando ingeridas em excesso. Esse é o caso de bebidas como:

  • café;
  • chás, como mate, preto e verde;
  • bebidas energéticas;
  • refrigerantes à base de cola ou guaraná.

Nessa lista, o café ganha destaque porque, além de conter cafeína, a bebida estimula o sistema nervoso central, e seu consumo em excesso pode contribuir para a desidratação do organismo. Como consequência, ocorre o aumento do risco de ressecamento dos olhos, outro fator por trás do olho que treme, como vimos anteriormente.

O efeito causado pela perda de água no corpo também pode ser causado pelo consumo de bebidas alcoólicas. Desse modo, sua ingestão em excesso pode contribuir para o mesmo problema. Além disso, a combinação de café e tabaco aumenta a chance de manter o organismo em alerta, simulando picos de estresse que podem levar ao tremor nos olhos.

Como melhorar: uma forma de evitar que isso aconteça é reduzir o consumo de álcool, assim como a ingestão de café e bebidas estimulantes. Da mesma forma, aumenta a ingestão de água, mantendo-se sempre hidratado.

Alergias

As pessoas que sofrem com alergias podem apresentar diversos sintomas relacionados aos olhos, como vermelhidão, coceira e lacrimejamento. No entanto, ao coçar repetidamente os olhos, a histamina, substância produzida em situações de alergia, pode chegar até as pálpebras, motivo que resulta no olho que treme.

Como melhorar: para melhorar essa situação durante uma crise alérgica, é importante procurar atendimento médico. Dessa maneira, o profissional poderá realizar o diagnóstico e desenvolver o melhor tratamento para a alergia e também para o tremor nas pálpebras.

Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos em tratamentos para doenças como enfisema, asma e epilepsia também pode causar o tremor nos olhos. Medicamentos como a teofilina, agonistas beta-adrenérgicos, corticoides e valproato podem ser responsáveis pelo tremor involuntário como um efeito secundário.

Como melhorar: essa condição deve ser relatada ao médico responsável pela prescrição do medicamento. Dessa forma, é possível avaliar a possibilidade de alterações por outras doses ou mesmo mudança de medicamento, diminuindo assim o efeito colateral causado.

Quando procurar ajuda médica 

Por que o olho da gente treme

Em grande parte dos casos, o tremor nos olhos não é um sinal de problemas graves de saúde, e acaba desaparecendo em alguns dias. Contudo, é importante buscar atendimento de um oftalmologista nas seguintes situações:

  • aparecimento de outros sintomas oculares, como vermelhidão, lacrimejamento e inchaço da pálpebra;
  • queda da pálpebra;
  • fechamento por completo das pálpebras durante os episódios de tremores;
  • quando o olho treme por um período maior que 1 semana;
  • quando o tremor afeta alguma parte do rosto.

Em casos como os indicados acima, o tremor pode ser causado por uma infecção ocular, problemas no sistema nervoso e nos músculos da face. Por isso, é muito importante buscar o tratamento adequado, impedindo que outros problemas possam acontecer. 

Veja dúvidas mais buscadas no Google

Leia também