alunos e pais, o que uma estrutura demarcada por fronteiras de separação rígida não permite" (IAVELBERG, 2003, p. 68). Pode-se dizer que a efetivação da verticalização do projeto educativo possibilita que: a)Alunos e professores ampliem suas oportunidades de aprender com o outro, além de ensinar a aprender. ASSUNTO 04 Exercícios 1) Conforme o PCN-Arte (1997, p. 41), a seleção e a ordenação de conteúdos gerais de arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios, que também encaminham a elaboração dos conteúdos de artes visuais, música, teatro e dança e, no conjunto, procuram promover: e) A formação artística e estética do aprendiz e a sua participação na sociedade. 2) Os conteúdos gerais de arte estão propostos para serem trabalhados no Ensino Fundamental, seguindo os critérios para seleção e ordenação dos conteúdos circunscritos no PCN-Arte. Os conteúdos do primeiro ao quarto anos serão definidos nas modalidades artísticas específicas (PCN-Arte, 1997, p. 42). Assim, entre os conteúdos gerais do ensino fundamental em arte, pode-se citar a arte como: b) Expressão dos indivíduos. 3) Segundo o PCN-Arte (1997, p. 41), o estudo, a análise e a apreciação das formas podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos quanto para o conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em três eixos norteadores, que são: c) A produção, a fruição e a reflexão. 4) Segundo o PCN-Arte (1997, p. 41), a construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas, com ênfase na formação cultivada do cidadão, refere-se ao eixo: c) da reflexão. 5) Conforme o PCN-Arte (1997, p. 41), é desejável que o aluno, ao longo da escolaridade, tenha oportunidade de vivenciar o maior número de formas de arte; entretanto, isso precisa ocorrer de modo que cada modalidade artística possa ser desenvolvida e aprofundada. Partindo dessas premissas, os conteúdos da área de arte devem estar relacionados de tal maneira que possam sedimentar a aprendizagem artística dos alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, pode-se entender que: a) É necessário que os professores construam um saber consistente e articulado junto aos alunos. ASSUNTO 05 Exercícios 1)Conforme o PCN-Arte (1997, p. 6, "Avaliar implica conhecer como os conteúdos de arte são assimilados pelos estudantes a cada momento da escolaridade e reconhecer os limites e a flexibilidade necessários para dar oportunidade à coexistência de distintos níveis de aprendizagem, num mesmo grupo de alunos". Para isso, o professor deve saber que: e) Há um ensino adequado conforme o nível escolar do aluno. 2) Conforme o PCN-Arte (1997, p. 66), "Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais). O professor deve guiar-se pelos resultados obtidos e planejar modos criativos de avaliação dos quais o aluno pode participar e compreender". Pode ser considerado um modo criativo e eficaz de avaliação: d) Roda de leitura de textos dos alunos, ou observação de pastas de trabalhos, ou de vídeos de dramatizações. 3)Conforme o PCN-Arte (1997, p. 66), "Aprender ao ser avaliado é um ato social em que a sala de aula e a escola devem refletir o funcionamento de uma comunidade de indivíduos pensantes e responsáveis". Assim, cabe à escola promover também: c) Uma autoavaliação do aluno. 4) Quanto aos conteúdos trabalhados, a avaliação poderá ser feita por meio de imagens, dramatizações ou composições musicais articuladas pelos alunos, assim como por pequenos textos ou falas que eles abordem sobre os conteúdos estudados (PCN-Arte, 1997, p. 66). Assim, nesse momento de avaliação, o professor deve observar: b) A capacidade de articulação do aluno entre a vivência e o conteúdo trabalhado. 5) Duas situações extremas costumam chamar a atenção sobre os critérios de avaliação: quando todos os alunos sempre vão bem e quando todos sempre vão mal. Logo, a avaliação pode remeter o professor a observar o seu modo de ensinar e apresentar os conteúdos, e a replanejar uma tarefa para obter aprendizagem adequada (PCN-Arte, 1997, p. 66-67). Nesse sentido, pode-se afirmar que o processo de avaliação é: a) constante e flexível, permitindo ao professor rever sempre suas ações em sala de aula. ASSUNTO 06 Exercícios 1) Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação artística foi incluída no currículo escolar e passou a ser considerada disciplina obrigatória com qual intuito? b) Dar ao currículo um caráter humanista e promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 2) A partir das reflexões realizadas sobre o conceito de artes, escolha o que se apresenta de forma mais completa e coerente: "A arte é_______________________ a) Uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. 3) "A arte é importante para a vida dos indivíduos porque _______________." Escolha a alternativa que completa a oração corretamente. c) Nos dá um entendimento de mundo mais amplo e é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. Ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal. 4) O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. Nas artes, caracterizava-se por: e) Dar ênfase à liberdade de expressão e às aptidões individuais. 5) Paulo Freire é um dos mais célebres educadores e tem como pensamento a seguinte premissa: d) O aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. ASSUNTO 07 Exercícios 1) Ao longo dessa unidade de aprendizagem, e baseado nas pesquisas de Pselk (2012), discutimos que o processo criativo se fundamenta em três princípios: atenção, fuga e movimento. Considerando essa informação, e seus estudos sobre o tema, relacione o princípio à sua definição correta: Princípio Definição I.Atenção A. É preciso se concentrar para que a mente possa romper com a realidade existente e conseguir explorar as possibilidades existentes II. Fuga B. Explorar novas ideias, dando asas à imaginação e gerando alternativas, estabelecendo relações, analogias e conexões. III.Movimento C. É o momento de refletir sobre os bloqueios mentais que normalmente utilizamos e começar a pensar de outra maneira, fugindo do convencional. A alternativa que apresenta corretamente a relação princípio/definição é: c)I e A; II e C; III e B RESPOSTA CORRETA O princípio da atenção propõe a concentração na situação ou problema; o princípio da fuga pressupõe o escape do pensamento convencional; e o princípio do movimento estimula a dar vazão á imaginação. 2) Para a criança desenvolver seu lado criativo, o ambiente familiar precisa ser incentivador, educador, apoiador e nutridor do seu desenvolvimento, pois é o primeiro modelo da criança. Já a escola: b) Precisa oportunizar momentos de interação em grupo, trabalho com projetos e diferentes conteúdos, abrindo espaço para a inovação e a criatividade. 3)O educador criativo apresenta um perfil diferenciado e apresenta uma prática |