Quem está contando essa história Asa Branca



01 – Na canção, a asa branca é uma pomba que simboliza a partida do personagem que canta.

Essa partida é sentida por esse personagem como um(a):

a)   Sofrimento, pois ele perdeu muitas coisas e estão deixando seu amor.

b)   Alívio, pois ele não quer encontrar mais Rosinha.

c)   Alegria, pois ele está esperando a chuva cair.

d)   Alegria, pois ele irá para longe.

e)   Felicidade, pois ele está deixando a terra para ficar sozinho.

02 – A música mostra que a terra onde vive o personagem está:

a)   Escura.

b)   Florida.

c)   Úmida.

d)   Seca.

e)   Fria.

03 – O personagem, ao constatar que até a asa branca fugiu, se despede de:

a)   Deus.

b)   Rosinha.

c)   Sua plantação.

d)   Seu alazão.

e)   Seu sertão.

04 – Devido a situação em que a terra se encontra, a vida do personagem sofreu algumas sérias consequências.

Entre essas consequências, encontra-se o fato de que ele:

a)   Perdeu seu gado, seu cavalo e sua plantação.

b)   Viu a asa branca voando em torno da plantação.

c)   Formulou a Deus algumas questões.

d)   Pergunta a Deus porque tamanha judiação?

e)   Olhou a terra ardendo como fogueira.

05 – Para que possa voltar à sua terra, o personagem espera que:

a)   A asa branca volte a voar por lá.

b)   A chuva volte a cair no sertão.

c)   A Rosinha pare de chorar.

d)   Alguém compre um alazão.

e)   Ele consiga encontrar seu gado.

06 – Que grupo de expressões se aplica mais adequadamente ao sertão brasileiro, que é a região descrita na música “Asa Branca”?

a)   Terra ardendo / falta d’água.

b)   Chuva / Rosinha.

c)   Plantação / meu coração.

d)   Hoje / Deus do céu.


e)   Olhos / meu gado.

07– Qual é o tema abordado nessa canção, que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga e ainda é popular em todo o Brasil?

      O tema da canção refere-se à seca no Brasil, a falta de água que faz plantas e animais não suportarem o calor e morrerem ou migrarem (no caso dos animais) para longe do sertão, como a asa branca e o próprio eu-lírico.

08– Encontre, na letra da canção, o termo que é uma medida de comprimento utilizado para descrever a que distância o indivíduo está de sua casa.

      Na quarta estrofe, esse termo é léguas.

09 – Pesquise qual é a medida de comprimento do termo que você encontrou na questão anterior.

      Légua é uma medida de comprimento aproximadamente igual a 06 quilômetros ou 6.000 metros.

10– Leia com atenção a segunda estrofe. Depois responda oralmente.

a)   Que sentimento a estrofe expressa?”

A estrofe expressa a tristeza diante da seca do sertão, que é comparado a um “braseiro”, uma “fornalha”, pois a falta de água faz com que nada sobreviva: plantação ou gado.

b)   O que aconteceu com o alazão do nordestino?

Ele morreu de sede.

11 – A letra dessa canção, que foi escrita há muito tempo, retrata a situação nas regiões Norte e Nordeste nos dias de hoje. Na sua opinião, por que será que isso ainda acontece?

      Resposta pessoal do aluno.

12 – Na canção, a única esperança de retorno do indivíduo para sua terra natal se dá com a vinda regular das chuvas. Você conhece outras formas d captação de água?

      Resposta pessoal do aluno.

13 – Na sua opinião, é possível aproveitar melhor a água das chuvas? De que maneira?

      Resposta pessoal do aluno.

14 – Você já viu ou ouviu falar em cisterna? Explique o que é.

      Sim, é um reservatório construído em alvenaria, para armazenar água da chuva. Sendo que o mesmo tem que ser bem fechado para evitar contaminação.

15 – Você viu um açude? Explique o que é.

      Sim, é um tipo de represa, de reservatório para represar água de rio ou captar água de chuva.

16 – Se no Norte e Nordeste não se pode contar apenas com as águas das chuvas, como você acha que é feito o abastecimento dos açudes?

      Na falta das águas das chuvas, o açudes são abastecido por caminhão pipas, de outras regiões que não são tão sofridas.

17 – Como você pode observar, a água é um recurso importante na vida dos seres vivos; por isso é importante saber utilizá-la. Em quais situações você poderia reutilizar a água em sua casa?

      Resposta pessoal do aluno.

A história da música brasileira é atravessada pelos mais diversos mitos, não é mesmo? Hoje eu vou contar um dos mais aleatórios que existe: a vez que ninguém menos que os Beatles supostamente cantaram “Asa Branca”, hino do nordeste consagrado na voz de Luiz Gonzaga. Vou te contar de onde veio essa história e como ela repercutiu mundo afora.

A primeira vez que ouvi falar disso foi pelo jornalista e apresentador do canal Quatro Coisas no YouTube, Pablo Peixoto, que relatou o acontecimento em uma série de vídeos sobre a história da música brasileira em seu IGTV (felizmente, o vídeo foi também publicado em seu canal no YouTube para que mais pessoas conhecessem essa que considero a mais emblemática das histórias envolvendo a música brasileira e figuras internacionais, um telefone sem fio com um efeito dominó fora de série).

A história que circulava na imprensa era essa que citei acima: os reis do iê-iê-iê haviam gravado “Asa Branca”. Luiz Gonzaga foi procurado sobre a surpreendente notícia, claro, e afirmava que queria ver se “os Beatles vencem mesmo”, em referência aos mais de 2 milhões de discos vendidos ao longo dos 30 anos de caminhada. Mas a notícia não ficou em reduto nacional, pelo contrário; chegou lá fora, fazendo com que Luiz Gonzaga subisse nas paradas da Inglaterra.

A repercussão foi tamanha que o boato foi desmentido inclusive pelo empresário do quarteto de Liverpool, Don Kass. Ele ainda afirmou que apesar de não haver registro da banda cantando o clássico de Gonzagão, teria sim um samba composto por Paul McCartney incluso no próximo long-play dos Beatles.

O responsável por esse mito que literalmente cruzou fronteiras era ninguém menos que Carlos Imperial, famoso empresário do show business brasileiro. Em um registro presente no documentário “Eu Sou Carlos Imperial”, de 2016, a história é relatada direto da fonte, com muita descontração e intimidade.

Mas o relato de culpa não fica apenas na voz do próprio, Luiz Gonzaga já endossava em 1982 que os Beatles não haviam gravado sua canção coisa nenhuma, mas manteve a história de Imperial por anos pela revivida que sua carreira teve na época.

Quem está contando essa história Asa Branca

 “Não houve verdade não, houve uma grande mentira. Essa mentira quem pregou foi Carlos Imperial. Ele tinha um programa que denunciava muita coisa e, inclusive, que o Iê-Iê-Iê num passava de um xotezinho de Luiz Gonzaga. Houve aquele protesto todo e depois ele chegou com um disco lá e disse: ‘E agora, quem vai dizer que o Iê-Iê-Iê num é de Luiz Gonzaga? Olha aqui, Asa Branca acaba de ser gravada pelos Beatles!’. Houve aquela correria danada, todo mundo queria saber a verdade e eu acabei foi ganhando dinheiro com isso, mas não passou de uma grande mentira”, diz Gonzaga em uma entrevista feita em Recife.

Mas, no fim, compartilho da opinião de Edmundo Leite, do Estadão; a intenção de Imperial não era das piores. Acreditando na semelhança do baião e do iê-iê-iê, viu a fita de uma banda desconhecida que acompanhava Ronnie Von como uma chance perfeita de espalhar a notícia envolvendo “Asa Branca” e os Beatles. Mas, em aversão ao ditado de que “mentira tem perna curta”, essa foi muito longe, com dimensões que espantaram o empresário.

Mas, se o mito fica, ao menos sabemos que um dos Beatles conhece Luiz Gonzaga. Em um concerto feito em Recife no centenário do rei do Baião, em 2012, o ex-Beatle Paul McCartney saúda “a terra de Luiz Gonzaga”, mostrando que apesar de não ter cantado “Asa Branca”, conhece quem consagrou a canção.

Quem está contando essa história Asa Branca

Mas e você, conhecia essa história? Acha que “Asa Branca” combinaria com os Beatles? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Leia também: ‘Chega de Saudade’: 2 anos sem João Gilberto