Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

Se juntássemos toda a água da Terra em um única lugar, qual seria o tamanho dessa gota gigante?

Nosso planeta muitas vezes é desenhado como uma "majestosa bola azul" com detalhes marrons, que seriam os continentes. Não é à toa que a Terra também conhecida como 'Planeta Água', afinal, essa substância é muito abundante aqui.

Que a maior parte do nosso planeta é coberta de água, isso é algo que todos conhecem... mas você já se perguntou quanto do nosso planeta é realmente composto de água? Bem, a resposta pra essa questão é um pouco mais complicada do que imaginamos. Devemos levar vários fatores em questão, mas a princípio, podemos afirmar que a água preenche 71% da superfície da Terra, enquanto que 29% é composto por continentes e ilhas.

  • Água é detectada no planeta anão Ceres

96,5 de toda a água da Terra está nos oceanos como água salgada, enquanto que apenas 3,5% são lagos de água doce e água congelada presa em geleiras ou calotas polares. Quase toda a água doce do mundo está em forma de gelo: 69% pra ser mais exato. Se pudéssemos derreter todo esse gelo (e se a superfície da Terra fosse plana), os níveis do mar subiriam a uma altitude de 2,7 km.

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

A gota maior representa toda a água do mundo, a do meio mostra toda água doce, e o pequeno ponto azul
(abaixo dos outros dois) representa a água doce dos rios e lagos da Terra.
Créditos: Howard Perlman / Woods Hole Oceanographic Institute

Além da água em forma de gelo, existe também uma quantidade surpreendente de água doce em forma líquida, sob a superfície da Terra. Se pudéssemos reunir toda a água doce (líquida) da Terra em uma única gota gigante (como mostra na imagem), estima-se que essa gota iria medir cerca de 1.386 milhões de quilômetros cúbicos (km3) em volume. Apesar de parecer muito, repare que a gota maior de água só existe quando incluímos toda a água salgada nessa conta...

  • Oceano descoberto em Enceladus pode suportar vida

Enquanto isso, a quantidade de água doce que existe em rios, lagos, córregos e abaixo da superfície, constituiria pouco mais de 10,6 milhões de km3, o que representa cerca de 0,7% de tudo isso. Visto neste contexto, o carácter limitado e precioso da água doce se torna verdadeiramente claro!

Mas quanto da Terra é água de fato? Qual a porcentagem de água na Terra? Isso inclui toda a água da Terra, e toda a massa do planeta (não apenas sua superfície). A resposta é de assustar!

  • Tudo sobre o planeta Terra

Enquanto que a água cobre 71% da superfície da Terra, ela representa APENAS 0,02% da massa total do nosso planeta! Segundo os cientistas, a massa total dos oceanos da Terra é de 1,35 x 10¹8 toneladas métricas, o que representa 1/4400 da massa total da Terra.

Essa quantidade de água em nosso planeta (comparada com a massa total da Terra) pode até parecer pouca, mas foi suficiente para que toda essa bio-diversidade prosperasse aqui...

Fonte: Universetoday
Imagens: (capa-ilustração) / Howard Perlman / Woods Hole Oceanographic Institute
02/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

​A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra e totaliza um volume de 1386 milhões de quilómetros cúbicos ([1]). Não obstante, a quantidade de água doce disponível para utilização humana é limitada pelas condições naturais do planeta. A água doce é geralmente definida como a água com uma salinidade inferior a 1% da observada nos oceanos, ou seja, cerca de 0.35‰.

Clica nesta imagem para consultar uma apresentação sobre a água existente na Terra.

De facto, apenas 2,5% de toda a água existente na Terra é doce, sendo o resto salgada (a maior parte encontra-se nos oceanos). Destes 2,5%, a maior parte (1,8%) está retida em forma de gelo na Antártida, no Ártico e nos glaciares, não estando disponível para uso humano.

​As necessidades em água da humanidade e dos ecossistemas terrestres têm de ser satisfeitas com base nos restantes 0,7% da água doce existente no planeta, que totalizam cerca de 10,7 milhões de quilómetros cúbicos ([2]).

A distribuição desses 0,7 % de água doce na Terra, num determinado instante, é a seguinte:

  • 10530000 quilómetros cúbicos estão armazenados em aquíferos subterrâneos. 
  • 129000 quilómetros cúbicos encontram-se a circular na atmosfera. 
  • 91000 quilómetros cúbicos estão armazenados nos lagos naturais. 
  • 29090 quilómetros cúbicos estão incorporados nos pântanos, solos e nos seres vivos. 
  • 2120 quilómetros cúbicos encontram-se a escoar nos rios, volume constantemente substituído pela precipitação e o degelo registado nas bacias de drenagem.

​Existe uma discrepância entre as zonas mais povoadas e que carecem de mais água e as zonas em que a água é mais abundante. Infelizmente, as principais reservas naturais de água subterrânea, armazenadas em aquíferos, estão em zonas relativamente pouco povoadas. Por outro lado, as grandes massas de água doce gelada encontram-se nas regiões polares e é essencial, para a manutenção do nível dos mares e para estabilidade do clima, que se mantenham como estão, não sendo razoável contar com essa água para utilizações humanas.


Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

A água doce está distribuída de forma muito desigual na superfície da Terra. Menos de dez Países concentram 60% dos recursos de água doce disponíveis: Brasil, Rússia, China, Canadá, Indonésia, USA, Índia, Colômbia e República Democrática do Congo.

As áreas com maior concentração de água doce renovável na Terra incluem as bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orinoco (15% do escoamento total da Terra), na América do Sul, a bacia hidrográfica do rio Yangtze, na zona este da Ásia, a zona sul e sudeste asiática (18% do escoamento total da Terra), incluindo as bacias hidrográficas dos rios Brahmaputra, Irrawaddy e Mekong, o Canadá, com cerca de 10% do escoamento da Terra em rios como o Mackenzie e o Yukon, a Sibéria, com as bacias dos rios Yenisey (cerca de 5% do escoamento superficial mundial), Ob e Lena, e as bacias hidrográficas dos rios Fly e Sepik, na Nova Guiné. As bacias hidrográficas ibéricas, com dimensões bastante mais reduzidas, têm escoamentos mais modestos.


O lago Baikal, na Sibéria (Rússia), é lago de água doce com maior volume de água do mundo, com 23000 quilómetros cúbicos, cerca de 20% de toda a água que não está retida em forma de gelo.


Todavia, a variação da disponibilidade de água no território de cada Pais pode ser significativa, com países a apresentarem regiões muito húmidas e muito secas (por exemplo Austrália, Brasil e América do Norte).

 Por outro lado, a água pode não estar disponível nos períodos em que é necessária, face às variações na precipitação e escoamento registadas nas diferentes estações do ano, com períodos mais secos que alternam com períodos mais húmidos. A ocorrência de fenómenos extremos como as secas e as cheias também contribui para a variabilidade na disponibilidade de água em muitos locais.   

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

A gestão cuidada da interferência humana no ciclo hidrológico é essencial para assegurar o futuro da própria humanidade. A quantidade de água disponível, desde que bem gerida, é globalmente suficiente para qualquer cenário de crescimento demográfico, mas para que a água não seja um fator limitante do desenvolvimento e, mesmo, de sobrevivência em vastas zonas do mundo, é essencial que seja gerida de uma forma integrada (envolvendo abordagens técnicas, ecológicas e sócioeconómicas), no contexto adverso das alterações climáticas e certamente melhor que hoje, e num contexto adverso de alterações climáticas.


Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

A gestão cuidada da interferência humana no ciclo hidrológico é essencial para assegurar o futuro da própria humanidade. A quantidade de água disponível, desde que bem gerida, é globalmente suficiente para qualquer cenário de crescimento demográfico, mas para que a água não seja um fator limitante do desenvolvimento e, mesmo, de sobrevivência em vastas zonas do mundo, é essencial que seja muito bem gerida, certamente melhor que hoje, e num contexto adverso de alterações climáticas.

  Continua também a haver uma quantidade intolerável de pessoas em situação de pobreza, sem acesso digno a serviços água potável e saneamento, ainda há uma grande quantidade de massas de água afetadas ou praticamente inutilizadas pela poluição e vastas zonas povoadas cronicamente afetadas por fenómenos extremos de secas e cheias.

Felizmente, já existem condições e tecnologias para aproveitar localmente a água da chuva, para reutilizar as águas residuais, por mais poluídas que estejam, e para dessalinizar a água do mar e águas salobras. No entanto, algumas destas tecnologias têm ainda custos elevados, incomportáveis em muitas situações, requerem elevados consumos de energia e têm impacto ambiental significativo.

​A água subterrânea poluída é menos visível que a superficial mas é mais difícil de recuperar do que as águas de superfície poluídas.

A água subterrânea encontra-se armazenada nos poros e interstícios das rochas na zona saturada, sendo os aquíferos as formações que contêm água subterrânea e que a podem ceder em quantidades economicamente aproveitáveis. A água subterrânea pode ser utilizada no abastecimento às populações, na atividade agrícola e na produção industrial.

A utilização sustentável da água subterrânea deve considerar o volume de água disponível no aquífero e a quantidade de água que se infiltra a partir da precipitação (recarga), não devendo o volume captado por em causa a quantidade e a qualidade da água armazenada.

​O homem interfere com o ciclo hidrológico, derivando água temporariamente de uma componente do ciclo, por exemplo através da bombagem dos aquíferos ou de uma captação num rio ou albufeira. A água é depois utilizada, nomeadamente no abastecimento de casas e indústrias, na rega de culturas agrícolas e na produção de eletricidade. Depois de utilizada, a água retorna à mesma ou a outra componente do ciclo hidrológico. A água utilizada tem geralmente uma menor qualidade, requerendo tratamento antes de ser descarregada no meio recetor.


Relevância da água no Mundo

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?
Esquema geral dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Reproduzido com permissão de RASARP, Volume 1 (2013).

As utilizações da água

A indústria da água integra o abastecimento de água potável (captação, tratamento, transporte e distribuição) e o saneamento de águas residuais (coleta, transporte, tratamento e descarga).


Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?
Nora


[1] World fresh water resources (1993). Shiklomanov's, I. Em: Peter H. Gleick (ed.), Water in Crisis: A Guide to the World's Fresh Water Resources (Oxford University Press, New York.
[2] 1 quilómetro cúbico corresponde aproximadamente ao volume de 400000 piscinas olímpicas. 

Que relação podemos estabelecer entre a porcentagem de água doce da Terra e sua distribuição e o total de água existente?

Distribuição da água no planeta Terra A Terra possui um total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% água salgada e 2,76% água doce. Assim, temos na Terra 1.320.409.125 km 3 de água nos oceanos e mares e 37.794.876 km 3 de água doce. Figura 1: Porcentagem de água doce e salgada no nosso planeta.

Como é a distribuição da água doce na Terra e as porcentagens?

Distribuição da água doce na Terra A água doce distribui-se desta forma: Gelos e geleiras — 77,39% Águas subterrâneas — 22,03% Água superficial, incluindo lagos, rios, pântanos e represas — 0,37%

Como é a distribuição de água doce no planeta?

- 29,7% aquíferos; - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d'água, etc.).

Qual é a porcentagem de água existente no planeta Terra?

Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.