Quando surgiu o cartão de credito

Quando surgiu em 1950, a invenção não funcionava da maneira que conhecemos atualmente

Transações comerciais a crédito são antigas na história da humanidade. Vários séculos antes da atual polêmica com o mau uso dos cartões de crédito corporativos do governo brasileiro, as primeiras sociedades organizadas já conheciam formas de substituir os pagamentos à vista.

Na verdade, o fiado é bem mais antigo que o próprio dinheiro. Em 1500 a.C., no Egito, já se faziam compras a prazo. Isso numa época em que o comércio funcionava na base da troca de mercadorias, e cada povo usava um produto como moeda; era cacau para os astecas, manteiga para os noruegueses e arroz para os chineses. Quando surgiram as moedas de metal, em 640 a.C., ficou mais fácil controlar compras a prazo.

No século 14 da nossa era, com a disseminação do papel-moeda, a oferta de crédito começou a se estender para produtos mais caros. Em 1730, o comerciante inglês Christopher Thornton começou a vender móveis pagos em parcelas semanais.

Essa prática ficou cada vez mais comum, até que, na década de 1920, hotéis e postos de gasolina começaram a oferecer cartões, de metal ou de papel, com o lema “compre agora, pague depois”. Mas cada um deles só valia para lojas de uma mesma rede.

O primeiro cartão de crédito universal, aceito em estabelecimentos de donos diferentes, surgiu em 1950. Inventado em Nova York por Frank McNamara, o criador da empresa Diners, ele era de papelão.

A princípio, tinha 200 clientes, na maioria vendedores que comiam fora de casa, e era aceito em 27 restaurantes. Na década de 70, surgiram as tarjetas magnéticas, que deixavam as transações mais seguras, e o cartão ficou com o formato atual, de plástico. A partir de então, ganhou o mundo.

Inicialmente feito de papel, o cartão de crédito hoje representa significativamente o consumo em todo mundo.

Nos dias de hoje é difícil nos imaginarmos sem cartão de crédito, não é mesmo? Em 2017, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) foram mais de R$ 842 bilhões movimentados por compras através do cartão de crédito. No entanto, nem sempre foi assim. Você já se perguntou como surgiram estes cartões?

Quando surgiu o cartão de credito
Foto divulgação

Foi na década de 1920 nos Estados Unidos onde tudo começou. Frank MacNamara estava em um restaurante com amigos em Nova York quando percebeu que havia esquecido dinheiro e cheques para pagar sua conta. Então teve a ideia de criar um cartão que tivesse seu nome como compromisso de pagar a dívida. No início, só os clientes mais fiéis recebiam o cartão.

No mesmo ano, Frank criou o Diners Club International que era feito de papel e aceito somente em 27 restaurantes e utilizado por pessoas muito importantes da época. Com o passar dos anos o uso do cartão começou a ganhar força, então em 1955 surgiu o primeiro cartão de crédito feito de plástico. Após três anos, em 1958 surgiu o American Express, mas foi em 1966 que o famoso BankAmericard fez sucesso entre os cartões de crédito, pois era aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos em todo o mundo, e hoje é conhecido pela bandeira Visa. Neste mesmo período foi criado o Master Charge, atual Mastercard.

No Brasil, quando surgiu o cartão de crédito?

No Brasil, os cartões chegaram no ano de 1956, e o primeiro foi o Diners que funcionava mais como um cartão de compra e não de crédito. Em 1968, foi lançado no país o primeiro cartão de crédito de banco, o Credicard. A partir do crescimento e ganho de mercado de consumo com o cartão de crédito, no ano de 1971 foi criada a Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Os cartões de crédito desde então têm ganhado o mercado e adeptos devido à sua praticidade, permitindo compras presenciais e virtuais. Os cartões são utilizados para praticamente todas as atividades humanas: comprar alimentos, medicamentos, roupas, eletrônicos e até mesmo para alugar imóveis. Em 2017, em relação ao ano anterior, o uso de cartões de crédito aumentou 12,4% (Abesc).

Como usar o cartão de crédito para comprar com segurança?

Sabemos que os cartões de crédito ganharam grande espaço no mercado e é uma das maiores maneiras mais fáceis e práticas de realizar compras, principalmente através da internet, mas você sabe como ficar seguro em compras virtuais e proteger seus dados e evitar futuras dores de cabeça? Para ajudar fizemos uma lista com 6 dicas importantíssimas para você considerar na hora de fazer as suas compras.

Quando surgiu o cartão de credito

Quando surgiu cartão de crédito Brasil?

Em 1968 foi lançado no Brasil o primeiro cartão de crédito de banco; chamava-se "Elo" e foi criado pelo Bradesco. No ano de 1975, o Diners Club introduziu o primeiro "Corporate Card": nascia o cartão de crédito empresarial.

Quando surgiu os cartão de crédito?

Mas o cartão de crédito surgiu oficialmente na década de 1950, nos Estados Unidos, quando o empresário americano Frank McNamara visitou um restaurante junto de seus sócios, mas, na hora de pagar a conta, percebeu que não tinha dinheiro.

Quem criou o cartão de crédito no Brasil?

O primeiro cartão de crédito no Brasil surgiu em 1956, pelas mãos do empresário Habus Tauber, que havia adquirido, nos Estados Unidos, a franquia do Diners Club. Hoje há cerca de 47,5 milhões de cartões de crédito no mercado nacional.

Como era antes do cartão de crédito?

Através da apresentação de uma pequena placa de metal que trazia o nome do estabelecimento e a identificação do cliente, era possível para o portador efetuar um pagamento no estabelecimento emissor sem a utilização de dinheiro.