Quando um átomo é considerado isóbaros?

Quando um átomo é considerado isóbaros?

Dando continuidade ao estudo do átomo e de suas estruturas, analisamos agora a variação das características do átomo (número atômico, número de massa e número de nêutrons).

  • Isótopos
  • Isótonos
  • Isóbaros
    • Leia mais:

Já sabemos que o número atômico é a identidade do átomo, é o que lhe confere características particulares. Nesse sentido, átomos que apresentam o mesmo número atômico pertencem obrigatoriamente ao mesmo elemento químico. É exatamente dessa concepção que surge a ideia de isótopos.

Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número de prótons (mesmo número atômico) e por isso são obrigatoriamente pertencentes ao mesmo elemento químico. Isótopos apresentam ainda números diferentes de massa e de nêutrons.

Exemplo:
O Hidrogênio apresenta três isótopos, portanto todos possuem o mesmo número atômico Z (no caso do hidrogênio, Z=1), contudo há variações no número de massa e de nêutrons.

1H (prótio) 1D (deutério) 1T (trítio)

Note que o número de prótons é exatamente o mesmo, contudo temos variações nos números de massa e de nêutrons. O prótio tem massa igual a 1, o deutério tem número de massa A= 2 e o trítio tem A=3. Apesar de receberem nomes especiais, todos são Hidrogênio.

Muitas vezes apontada por químicos, a “água pesada” nada mais é do que uma “água formada por deutério” (D2O). O termo “pesada” é uma alusão ao fato de haver uma variação na massa em relação a uma molécula de água comum (H2O).

Quando um átomo é considerado isóbaros?

Existem ainda os isótopos do Carbono com variação nos números de massa de 12 a 14, o “carbono 14” é inclusive uma variação isotópica muito utilizada nos estudos arqueológicos. Há também isótopos do Oxigênio, do Flúor e de outros elementos.

Isótonos

Isótonos são átomos que têm o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números de massa e de prótons. Assim, não pertencem ao mesmo elemento químico.

Exemplo:
1939K e 2040Ca (Realizando os cálculos pela relação A= n + p, chegamos à conclusão de que ambos têm 20 nêutrons e são, conseguintemente, isótonos).

Isóbaros

Por último, mas não menos importante, existem os isóbaros, átomos que têm o mesmo número de massa, mas diferentes números de prótons e nêutrons. Dessa forma, não pertencem ao mesmo elemento químico.

Exemplo:
614C e 714N

Perceba que os dois elementos (carbono e nitrogênio) possuem o mesmo número de massa A= 14. Contudo diferem quanto aos prótons e nêutrons. São isóbaros.

Resumindo:

  • Isótopos – mesmo número Z, mesmo elemento químico, A e N diferentes.
  • Isótonos – mesmo N, elementos químicos diferentes, Z e A diferentes.
  • Isóbaros – mesmo A, elementos químicos diferentes, N e Z diferentes.

Obs: existem também os isoeletrônicos, átomos que têm o mesmo número de elétrons, mas A, Z e N diferentes. Contudo, dificilmente aparecem em vestibulares.

Gostou? Então continue nos acompanhando.

Até a próxima!

*Isótopos: são átomos pertencentes ao mesmo elemento químico, ou seja, possuem o mesmo número atômico (Z), ou a mesma quantidade de prótons, mas se diferenciam pelo número de massa (A). Isto significa que sua quantidade de nêutrons é diferente.

Assim, podemos entender a origem desta palavra: do grego iso (mesmo) e tópos (lugar), referindo-se ao mesmo lugar que ocupam na tabela periódica, por pertencerem ao mesmo elemento.

Exemplos:

Quando um átomo é considerado isóbaros?
 (prótio, hidrogênio comum)
 
Quando um átomo é considerado isóbaros?
(deutério, hidrogênio pesado)
 
Quando um átomo é considerado isóbaros?
(trítio, hidrogênio superpesado)

Neste exemplo, todos os isótopos do elemento hidrogênio possuem o mesmo número atômico (1), mas se diferem pelo número de massa (1, 2 e 3).


Outro exemplo é o carbono, conforme mostrado na figura abaixo:

Quando um átomo é considerado isóbaros?

Isótopos do Carbono
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

*Isóbaros: são átomos de diferentes elementos químicos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z).

Exemplos:

Quando um átomo é considerado isóbaros?
   

Nos três casos, o número de massa é igual (A = 42), mas os números atômicos são diferentes.

*Isótonos: são os átomos de elementos diferentes que possuem mesmo número de nêutrons, e diferentes números atômicos e de massa.

Exemplos:

Quando um átomo é considerado isóbaros?

Cálculo do número de nêutrons de cada um:

Cl: n = A – Z →  n = 37-17 →n= 20
 Ca:   n = A – Z →  n = 40-20 →n= 20

*Isoeletrônicos: são átomos e íons que apresentam a mesma quantidade de elétrons.

Exemplos:

Quando um átomo é considerado isóbaros?

Tanto o íon sódio quanto o átomo do neônio apresentam dez elétrons.

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Quando um átomo e considerado Isobaro?

Quando dois átomos possuírem o mesmo número de massa, eles serão classificados como isóbaros. Conceitualmente, isóbaros são átomos que apresentam o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z).

Como identificar isótopos isóbaros e isótonos?

Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.

O que e isótonos e isóbaros?

Os isótonos são átomos de um elemento químico diferente. Isso porque, apresentam em comum apenas o número de nêutrons, tendo o número atômico e o número de massa diferente. Sendo assim, o número atômico representa a quantidade de prótons presente no interior do átomo.

Como saber se um átomo e isótopo?

* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.