Qual a importância das redes sociais quando estamos procurando emprego?

Atualmente é inegável que a internet (e as redes sociais) tomaram conta do cotidiano da população, principalmente do povo brasileiro, e os setores de Recrutamento também não fogem a essa tendência.

Antes de falar de Recrutamento e Seleção em si, é necessário compreender o contexto e conceito do que envolve recrutar, na verdade até um pouco antes disso. Durante muitos anos o método de divulgação de vagas era feito por: Panfletagem, boca a boca, anúncios em jornais ou até feito pelos próprios funcionários para conhecidos, esses meios ainda são usados nos dias de hoje, porém há alguns anos eram estes as únicas maneiras de divulgação de vagas.

Atualmente estamos propensos a tecnologia que nos é concedida, ou seja, hoje com o auxilio das redes sociais é possível atingir um número muito maior de pessoas em pouco tempo. Os dois principais meios de divulgação de vaga (em larga escala) são: Facebook e WhatsApp, respectivamente. A sua aderência é de fundamental importância para o Recrutamento e Seleção, visto que a grande massa se concentra entre estas duas redes sociais, enquanto apenas uma pequena parcela da população em jornais ou revistas.

Tomando como partido temos o Facebook, uma das Redes Sociais mais famosas e difundidas do mundo. De acordo com a Folha foi constatado que, apenas em 2018, a rede foi usada por mais de 120 milhões de Brasileiros. Sendo tão popular e atingindo todas as massas da sociedade, o Facebook é um prato cheio para recrutadores que desejam divulgar suas vagas ou procurar possíveis candidatos. O uso do mesmo para algumas empresas ainda é uma prática pouco usada e mistificada, porém a tendência é que seu uso aumente nos próximos anos, devido a demanda de profissionais capacitados e agilidade no processo seletivo.

Umas de suas vantagens é a possibilidade da criação de sua "página", onde as pessoas já interessadas em sua empresa irão segui-la e acompanhar as vagas que surgirem. Também é um canal direto entre candidatos e recrutador.

Outro facilitador do processo é o WhatsApp, meio de comunicação rápido e direto, onde se fala direto com o candidato. O WhatsApp possui inúmeros benefícios para os Recrutadores, sendo eles: Extrema facilidade de contatos, divulgação de vagas pela ferramenta "Stories", múltiplos agendamentos, possibilidade de envio de anexos ou documentos, etc....

A transição que esta ocorrendo hoje é muito forte, principalmente para o Departamento de Recrutamento. Estamos passando por uma época em que as coisas são muito rápidas, hoje o conceito de estabilidade não é o mesmo de 10 anos atrás. Em currículos mais "antigos" era possível ver uma pessoa ter 20 ou até 30 anos de carteira em uma mesma empresa, isso se da pela época em que os processos aconteciam, hoje com a tecnologia as coisas mudaram, e é essa transição que as empresas atuantes (e futuras) devem ter em mente. As pessoas não se alegram/contentam mais em apenas realizar um trabalho repetitivo e ganhar seu dinheiro no final do mês, elas querem se desenvolver, querem crescer dentro de uma empresa e querem aprender. Caso uma empresa falhe no desenvolvimento de seu funcionário, sua carta demissionária é quase certa.

Por fim, adentrar ao mundo da tecnologia é o próximo passo para que o método de Recrutamento e Seleção fique mais integro a sociedade, pois o seu trabalho é direto com a população, ou seja, seguir as tendências tecnológicas irá direciona-los ao seu publico de forma simples e direta.

As redes sociais têm um papel importante nas nossas vidas e alteraram por completo a forma como comunicamos. No entanto, o seu alcance é muito mais do que simplesmente social. Plataformas como o LinkedIn são ferramentas ideais para a procura de emprego. Apresentamos os nossos melhores conselhos para garantir que utiliza as redes sociais em seu benefício na procura de um novo emprego. 

Quais as vantagens das redes sociais na procura de emprego?  

No mercado de trabalho atual, enviar o currículo como candidatura a uma função pode já não ser suficiente. As redes sociais tornaram-se uma ferramenta importante que recrutadores e empresas utilizam para obter informações sobre candidatos, conseguindo perceber melhor como são.  

Mais de 70% dos recrutadores visualizam os perfis das redes sociais dos candidatos e quase 60% não contratam candidatos devido ao que encontram nos seus perfis. A utilização devida das redes sociais deve ser uma parte importante na sua estratégia de procura de emprego. 

Não criar um perfil nas redes sociais para evitar ser avaliado também não é uma boa ideia. Se um recrutador ou empresa não consegue encontrá-lo, pode passar por alguém que não está atualizado sobre o mundo profissional.  

Tente ter a seguinte perspetiva: as redes sociais são uma oportunidade para mostrar quem é e para pensar no que pode acrescentar para além do seu CV. Veja-as como cartões de visita, disponíveis para um maior número de profissionais, permitindo-lhe:

Construir a sua reputação online 

Identificar oportunidades de emprego 

Comunicar com alguém que o possa referir a potenciais empregadores

Quais as redes sociais que deve utilizar? 

LinkedIn 

Comparativamente às outras plataformas, o LinkedIn é a rede social para profissionais, sendo que a maioria do conteúdo está relacionada com o mundo corporativo. 

No LinkedIn pode seguir pessoas e comunicar com outros profissionais para criar uma rede de contactos no seu setor, aprofundar os seus conhecimento sobre a sua função e obter inputs do melhor talento na sua área. 

As recomendações pessoais são uma grande mais-valia. Para mais informações sobre como criar o perfil do LinkedIn perfeito, clique aqui.  

Twitter 

O Twitter não permite adicionar opções de emprego, por isso pode não ser a escolha mais obvia. No entanto, é uma plataforma muito interessante para empresas e recrutadores encontrarem candidatos ambiciosos e comprometidos.  

Como esta rede é conhecida por permitir um número limitado de caracteres nas publicações, é perfeito para mostrar a sua criatividade. 

Pode também associar a sua conta do LinkedIn ao seu perfil do Twitter. Assim permite um acesso facilitado a mais informação sobre si e o seu trabalho. 

Aperfeiçoe o seu perfil!  

Complete o seu perfil: se quer chamar a atenção de empresas e recrutadores, inclua um histórico completo e sucinto e mencione quaisquer prémios relevantes e formações. 

A sua fotografia de perfil deve ser profissional 

O que coloca no seu perfil deve ser verdadeiro, pois a informação é fácil de verificar 

Destaque-se ao partilhar conteúdo interessante: tente captar a atenção do leitor rapidamente 

Formate o seu perfil utilizando corretamente parágrafos, subtítulos e pontos onde possível  

Repita os títulos das funções que procura no seu perfil, para que tenha uma maior probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa

Se possível (e sabemos que pode ser difícil se estiver a trabalhar de momento) mostre que está aberto a novas oportunidades profissionais. 

Maximize o sucesso da sua procura de emprego nas redes sociais: evite os seguintes erros 

Erros de gramática e de ortografia: conteúdo com este tipo de erros pode prejudicar uma estratégia completa, pois mostra que não está atento aos detalhes. Demore alguns minutos para rever o conteúdo antes de o publicar. 

Evite conteúdo inapropriado: fotografias sensíveis, comentários ofensivos, etc. transmitem uma imagem pouco profissional nas redes sociais. Apesar de redes como o Facebook terem um uso mais pessoal e o LinkedIn uma tónica mais profissional, deve evitar fotografias dúbias e comentários questionáveis em ambas as plataformas. Os recrutadores pesquisam também estas redes sociais para obterem o máximo de informação possível.  

Não faça comentários negativos sobre a sua antiga empresa: criticar outros numa plataforma aberta não o favorece! Partilhá-lo com o mundo numa rede social demonstra apenas uma atitude negativa e ressentida, que não é a impressão que quer dar a um potencial empregador.   

Procure oportunidades online e candidate-se e utilize também as redes sociais. 

Qual a importância das redes sociais para o mercado de trabalho?

Atualmente, a rede social é fundamental para a consolidação de uma carreira profissional, pois é através das redes que conseguimos nos manter mais próximos das melhores oportunidades do mercado, estreitar relacionamento com outros profissionais (Networking) e é onde estamos sempre em constante atualização das ...

Como usar as redes quando está procurando emprego?

Veja nossas dicas para garantir seu sucesso nas redes na busca por uma nova posição..
Complete o seu perfil. ... .
Use uma foto profissional. ... .
Mostre seu conhecimento. ... .
Network, network, network. ... .
Depoimentos..

Qual a importância das redes sociais para a vida profissional?

As redes sociais estão se tornando cada vez mais ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Elas auxiliam na sua carreira profissional através do networking, possibilitando novas recolocações e a inicialização no mercado.

Qual a importância da internet para o mercado de trabalho?

Internet facilita diversas funções nas empresas Para as empresas ela facilita diversas funções. Por exemplo, promovem produtos e serviços; expandem o relacionamento com clientes. Além de aumentar sua produtividade e estender sua atuação em novos mercados.