Quando foi feito o Brasão brasileiro?

A letra como conhecemos hoje foi criada pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. Foi oficializada em 1.922. O hino exalta valores como liberdade, amor a Pátria e a força dos brasileiros. Para historiadora Neuma Brilhante Rodrigues, os símbolos nacionais de grande importância para a consolidação da identidade nacional.

"Esses símbolos nacionais apresentam como instrumentos para criar essa identidade entre essa comunidade espalhada, elas estão se sentindo como pertencentes ao mesmo grupo e agora um grupo nacional. Esses símbolos vão ser fundamentais pra essa mudança de chave da construção da identidade política. Nós deixamos de ser súditos de alguém e passamos a pertencer a uma determinada Nação.

Selo

Outro símbolo do nosso país é o selo nacional, criado em 1.889, o desenho do selo é baseado na esfera da bandeira do Brasil para autenticar atos do governo, documentos oficiais, bem como diplomas e certificados escolares.

Brasão

E o quarto símbolo da nação é o brasão nacional, que foi criado na foi criado na mesma data que a bandeira brasileira.

Também conhecido como armas nacionais, o brasão representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil. As armas são formadas por um escudo redondo uma estrela de cinco pontas e uma espada. E no centro, o Cruzeiro do Sul. O uso é obrigatório pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas.

O brasão nacional também está presente em todos os prédios públicos. No Colégio Militar de Brasília, é assunto para aprender em salas de aula com muita seriedade. Como conta a aluna Helena Galegaro, "De fato, o colégio estimula isso muito eh em todos os alunos e é com certeza algo que nós vamos levar para frente, compartilhar com os nossos entes queridos, com os nossos amigos e para as futuras gerações".

A apresentação dos quatro símbolos nacionais, como são conhecidos hoje, foi regulamentada por lei em 1971.

A Bandeira Nacional, de acordo com a legislação brasileira, é um dos símbolos nacionais. A última alteração realizada nela aconteceu em maio de 1992, quando novas estrelas foram acrescentadas. Mas a atual bandeira foi resultado direto da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Quando o nosso país deixou de ser uma monarquia e se transformou em uma república, uma lei decretou a substituição dos símbolos do período monárquico.

Relacionadas

Quando foi feito o Brasão brasileiro?

De quem foi a ideia de trazer o coração de D. Pedro 1º para o Brasil?

Quando foi feito o Brasão brasileiro?

Por que família real portuguesa fugiu para o Brasil?

Quando foi feito o Brasão brasileiro?

Coração de D. Pedro 1º: por que um órgão recebeu honras de chefe de Estado?

Primeira bandeira do Brasil

A primeira bandeira do Brasil, como país independente, foi apresentada poucos dias depois do 7 de setembro de 1822.

Suas cores foram uma escolha de D. Pedro 1º, e a execução do desenho foi realizada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, que se inspirou em modelos de bandeiras existentes nas tropas militares francesas durante os anos da Revolução Francesa.

Além do fundo verde e do losango amarelo, na bandeira imperial há o brasão de armas do império, que também foi criado por Debret.

Quando foi feito o Brasão brasileiro?

Bandeira do Brasil Imperial

Imagem: Jean-Baptiste Debret

Mais de 130 anos depois da proclamação da República, esse versão da bandeira voltou a ser observada em manifestações de apoio ao presidente Bolsonaro. Na visão de historiadores, o uso da bandeira imperial é fruto de apropriação política e reflete um passado idealizado, em que a sociedade supostamente funcionava.

Foram esses apoiadores que também tiveram a ideia de trazer o coração de D. Pedro 1º para as comemorações do bicentenário da independência.

Mudança da bandeira

A atual bandeira do Brasil foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após o fim da monarquia.

Essa nova versão foi adotada por causa do decreto nº 4, que estipulou a alteração da bandeira e determinou como seria o novo modelo.

Essa lei foi assinada pelo presidente provisório, marechal Deodoro da Fonseca, e a nova bandeira foi produzida por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

As principais alterações que aconteceram foram:

  • O losango amarelo teve seu tamanho redimensionado;
  • O símbolo de Armas do Império, que constava na bandeira, foi trocado pela esfera republicana de cor azul;
  • Adicionou-se um lema de orientação positivista: "Ordem e Progresso", lema escrito em letras verdes dentro de uma faixa branca;
  • Na esfera azul, foram adicionadas estrelas como representação dos estados brasileiros.

Atualmente, existe uma normatização da bandeira do Brasil que foi estipulada pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971.

Essa lei dispõe sobre os símbolos nacionais, sendo a Bandeira Nacional um desses símbolos. Sua última transformação foi realizada no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas estrelas que correspondem a Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Origem das cores da bandeira do Brasil

A escolha do verde, amarelo, azul e branco não foi acidental, pois cada uma delas refere-se, de alguma forma, a eventos relacionados com a história de Portugal, país que colonizou o Brasil. Entenda suas origens:

Verde: essa cor era utilizada nas bandeiras dos primeiros povos lusitanos e, com o tempo, tornou-se um símbolo da luta dos habitantes da região de Portugal contra os mouros. O verde tornou-se, em Portugal, um símbolo de liberdade.

Amarelo: essa cor tornou-se parte do brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve. A cor simboliza os castelos conquistados dos mouros. No caso da nossa bandeira, o amarelo também pode ser uma referência aos Habsburgo-Lorena, a casa dinástica da esposa de D. Pedro 1º — D. Leopoldina.

Azul e branco: essas cores remontam ao Condado Portucale, no qual Portugal surgiu. A cor da bandeira desse condado foi escolhida por D. Henrique da Borgonha.

O que significam as estrelas?

As estrelas são uma referência aos estados brasileiros, e sua posição está de acordo com a posição das constelações no céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, às 8h30.

Apesar disso, astrônomos brasileiros provaram, posteriormente, que a posição das constelações na bandeira foi colocada de maneira equivocada.

A frase da nossa bandeira foi inspirada em uma frase do positivista francês Augusto Comte. A frase era a seguinte: "O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim".

Em que ano foi criado o Brasão do Brasil?

Foi instituída pelo Decreto número 4 de 19 de novembro de 1889 e desde então sofreu algumas alterações. O escudo tem cor azul-celeste e é apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada em riste.

Quem foi o criador do Brasão?

O Brasão de Armas do Brasil foi concebido pelo engenheiro Artur Zauer, a pedido do Presidente Manuel Deodoro da Fonseca 1.

Como foi criado o Brasão?

Os brasões eram oferecidos como uma homenagem à atos de coragem dos guerreiros e ao longo do tempo tornaram-se símbolos representativos de famílias, eram uma espécie de distintivo que representava seu status.

Qual é o significado do Brasão do Brasil?

As Armas Nacionais, também conhecidas como Brasão da República, são um símbolo nacional criado por Artur Zauer, no Governo Deodoro da Fonseca, o primeiro do regime republicano. O Brasão é usado obrigatoriamente pelas Forças Armadas e os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).