Qual foi a principal consequência do êxodo rural?

Êxodo rural é o fenômeno social que resulta na migração da população rural para os centros urbanos, com o objetivo de garantir melhores condições de vida.

O êxodo rural é caracterizado por migrações em larga escala, onde comunidades inteiras abandonam os campos em busca de novas oportunidades, principalmente nas grandes e médias cidades.

Portanto, quando uma ou um pequeno grupo de pessoas migra do campo para a cidade não se configura como um êxodo rural. Este fenômeno é caracterizado apenas quando um elevado número de indivíduos participam deste processo migratório e durante um mesmo período de tempo.

Saiba mais sobre o significado de Êxodo.

Causas e consequências do Êxodo rural

Causas

Um dos principais motivos que levam ao êxodo rural na maioria dos países em que este fenômeno ocorre é o desejo por uma melhor qualidade de vida.

Neste caso, os habitantes das regiões rurais sofrem com a falta de serviços e infraestruturas básicas, como escolas, hospitais e facilidades de transporte, por exemplo.

Além desses fatores, crises climáticas ou desastres naturais podem também ser responsáveis pelo êxodo rural de determinadas localidades.

Consequências

Como consequência do êxodo rural descontrolado, alguns problemas sociais podem surgir nas localidades urbanas que recebem um elevado número de migrantes sem estarem estruturadas para isso.

Favelas e bairros desestruturados surgem a partir da desorganização formada pelas migrações massivas e inesperadas.

Normalmente, com a falta de qualificação profissional e educacional dos migrantes, estes dificilmente conseguem uma vaga no mercado de trabalho das grandes cidades, fazendo com que partam para o subemprego trabalho informal ou, em alguns casos, ilegal.

Outra consequência do êxodo rural é o aumento da marginalização, seja espacial ou social, pois o aumento populacional leva as pessoas a procurarem regiões mais afastadas dos centros comerciais para fixarem residência.

Para evitar essas crises sociais, são necessárias as aplicações de políticas públicas que auxiliem o investimento nas atividades do campo, assim como na produção dos pequenos e médios produtores rurais, além da garantia de uma infraestrutura básica de qualidade nessas regiões (hospitais, escolas, etc).

Saiba mais sobre Favela e Subemprego.

Êxodo rural no Brasil

O ápice do êxodo rural no Brasil aconteceu durante a segunda metade do século XX, com o crescimento das cidades graças ao aumento da industrialização e desenvolvimento de novas tecnologias.

No governo do presidente Juscelino Kubitschek (JK), o Brasil viveu um boom no desenvolvimento industrial e urbano, com a abertura de diversas multinacionais nas regiões Sudeste e Sul do país, predominantemente.

Com isso, muitas pessoas saíram de outras regiões (principalmente a Nordeste) com esperança de conseguir boas oportunidades de emprego nos centros urbanos em crescimento.

A construção de Brasília foi outro grande marco no êxodo rural brasileiro, pois também atraiu diversos indivíduos das regiões Norte e Nordeste.

Êxodo urbano

O êxodo urbano é o processo contrário ao êxodo rural, pois se caracteriza pela migração em massa dos grandes centros urbanos para as zonas rurais ou interioranas.

Este fenômeno começou a surgir em meados da década de 1990, impulsionado pela sensação de insegurança e o elevado custo de vida nas grandes cidades.

Veja também o significado de Urbanização.

Êxodo Rural é um processo de migração em que as pessoas mudam do campo para a cidade. Esse nome foi escolhido para retratar uma mudança em larga escala, ou seja, quando o número de pessoas que se mudam é alto durante um determinado período.

É importante não confundir: quando uma única pessoa ou família deixa sua fazenda para morar na cidade não é êxodo rural. Só é êxodo rural quando muitas famílias deixam o campo durante uma mesma época.

Por que as pessoas deixam a zona rural para morar na zona urbana?

Por vários motivos. O principal deles é o processo de substituição do homem pela máquina no campo. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores. Esse processo contribui para o desemprego desses trabalhadores, que se mudam para as cidades em busca de emprego.

Qual foi a principal consequência do êxodo rural?

A mecanização do campo é responsável pelo desemprego e pelo êxodo rural

Outro motivo é a concentração de terras no espaço agrário, ou seja, um espaço cada vez maior para um número cada vez menor de pessoas. Esses espaços não são usados para moradia e produção de alimentos para a população no campo, mas para o cultivo de produtos voltados, principalmente, para a exportação.

E quais as consequências do êxodo rural?

As consequências do êxodo rural são sentidas nas cidades. Boa parte das pessoas que deixam o campo não possui um bom grau de escolaridade e muito menos algum tipo de especialização. Com isso, elas ficam desempregadas ou conseguem empregos que pagam salários muito baixos. Essas pessoas se tornam moradoras de ruas, vão morar em favelas ou bairros muito pobres.

O êxodo rural também provoca o inchamento das cidades, ou seja, ficam muitas pessoas morando em um mesmo lugar. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e muitas outras aumentaram muito suas populações nos últimos 40 anos por causa do êxodo rural no Brasil. E continuam aumentando.

Qual foi a principal consequência do êxodo rural?

As cidades aumentaram muito suas populações por causa do êxodo rural


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Quais os principais consequências do êxodo rural?

O movimento de saída do campo faz com que se diminua a população rural de um país, gerando escassez de mão de obra, diminuindo também os níveis de produção de alimentos e de matéria-prima. Em uma escala maior, isso resulta em um processo inflacionário e no aumento do custo de vida da população.

Quais são as principais consequências do êxodo rural no Brasil?

São consequências de destaque do êxodo rural o aumento dos problemas ambientais e sociais urbanos, o crescimento do mercado informal de serviços e a aceleração da urbanização.

Quais são as consequências do êxodo urbano?

Alto índice de violência, que a cada ano aumenta principalmente em países não desenvolvidos; A poluição, que pode ser sentida em diversas maneiras. Seja da água, visual, sonora ou do ar; Tráfego intenso e congestionamentos diários.

Quais são os efeitos positivos e negativos do êxodo rural?

O êxodo rural não produziu apenas consequências negativas, mas também pontos positivos neste processo. Embora tenham ocorridos estes efeitos positivos, diversos problemas foram originados pelo êxodo rural desenfreado. Um dos principais problemas foi a dependência do campo em relação à cidade.