São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

O Choque-Rei já foi disputado na competição organizada pela Conmebol em oito oportunidades, tendo seis vitórias do Tricolor e dois empates

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2021 10h55 - Atualizado em 10/08/2021 16h31

Arquivo/Agência Estado

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?
São Paulo e Palmeiras se encontraram pela Libertadores em oito oportunidades

São Paulo e Palmeiras fazem na noite desta terça-feira, 10, a partir das 21h30, no Morumbi, a primeira decisão das quartas de final da Copa Libertadores da América 2021. O confronto, apesar de muito aguardado, não é inédito entre os dois times no torneio sul-americano. O Choque-Rei já foi disputado na competição organizada pela Conmebol em oito oportunidades, tendo seis vitórias do Tricolor e dois empates. O time são-paulino, aliás, foi responsável por eliminar o Verdão por três vezes, sempre pelas oitavas de final. Abaixo, relembre como foram as partidas.

Oitavas da Libertadores de 1994

O primeiro encontro entre São Paulo e Palmeiras aconteceu nas oitavas de final da Libertadores de 1994. Na ocasião, o time de Telê Santana, então bicampeão do campeonato, segurou um empate em 0 a 0 com grande atuação do goleiro Zetti, na partida de ida, no Pacaembu. Na volta, estádio do Morumbi, Euller marcou os dois gols da vitória do conjunto são-paulino por 2 a 1. Naquela edição, o Tricolor chegou a sonhar com o tri, mas acabou perdendo a final para o Vélez Sársfield (ARG) nas cobranças de penalidades – o atacante Palhinha desperdiçou sua batida.

Oitavas da Libertadores de 2005

Mais uma vez pelas oitavas de final, São Paulo e Palmeiras mediram forças na competição continental em 2005. Em maio daquele ano, o Verdão vivia a expectativa de se vingar no Parque Antarctica, mas acabou sendo derrotado pelo Tricolor, que contou com um chute de rara felicidade do lateral-direito Cicinho, de fora da área, para ganhar por 1 a 0. Na volta, na casa são-paulina, nova vitória dos comandados de Paulo Autuori, desta vez por 2 a 0, com bolas na rede de Rogério Ceni e de Cicinho mais uma vez. Na sequência, o time viria a despachar Tigres (MEX), River Plate (ARG) e Athletico-PR para faturar o terceiro título da Libertadores.

Oitavas da Libertadores de 2006

No ano seguinte, o Choque-Rei decidiu mais uma oitavas de final da Libertadores. Desta vez, no entanto, os confrontos foram mais equilibrados. Na antiga casa palestrina, os são-paulinos saíram na frente com Aloísio Chulapa, que aproveitou chutão de Fabão para bater na saída de Sérgio. Em seguida, no entanto, o Alviverde igualou com Edmundo, que converteu cobrança de pênalti, deixando o placar em 1 a 1. No embate derradeiro, o Tricolor sofreu, mas confirmou o favoritismo com um triunfo por 2 a 1. Aloísio voltou a marcar, mas Washington empatou no segundo tempo. Já nos minutos finais, Rogério Ceni não desperdiçou um pênalti, contestado pelos palmeirenses. Naquele ano, a equipe de Muricy Ramalho chegou à decisão, mas ficou com o vice diante do Internacional.

O São Paulo foi eliminado pelo Lanús na segunda fase da Copa Sul-Americana. É a 27ª queda do Tricolor em disputas por mata-mata nesta década (veja a lista completa abaixo).

Essa estatística não inclui, por exemplo, a eliminação na fase de grupos da Libertadores, pois não era uma disputa em mata-mata.

Mais notícias sobre o São Paulo:
+ Diniz descarta mudar defesa: "Inventando monstro"
+ Sara lamenta gol da eliminação: "Não entendi até agora"

1 de 1 Daniel Alves deixa o campo do Morumbi após eliminação do São Paulo para o Lanús — Foto: Reuters

Daniel Alves deixa o campo do Morumbi após eliminação do São Paulo para o Lanús — Foto: Reuters

Neste ano, o São Paulo caiu de três competições: além da Libertadores, o time foi eliminado do Paulistão (Mirassol nas quartas de final) e da Sul-Americana.

Restaram a Copa do Brasil, na qual o time está classificado para as quartas de final, e o Brasileirão, no qual o São Paulo é o quinto colocado e tem o melhor aproveitamento de pontos: 62.5%. O Tricolor tem três jogos a menos na competição.

Desde 2011, dez das 27 eliminações do São Paulo foram no Morumbi: Santos (Paulistão 2011), Corinthians (Paulistão 2013), Penapolense (Paulistão 2014), Bragantino (Copa do Brasil 2014), Atlético Nacional (Sul-Americana 2014), Defensa y Justicia (Sul-Americana 2017), Athletico (quarta fase da Copa do Brasil), Talleres (primeira fase da Libertadores), Mirassol (Paulistão 2020) e Lanús (Sul-Americana 2020).

Veja a lista completa:

2011

  • Santos (semifinal do Paulistão)
  • Libertad-PAR (oitavas da Copa Sul-Americana)
  • Avaí (quartas da Copa do Brasil)

2012

  • Santos (semifinal do Paulistão)
  • Coritiba (semifinal da Copa do Brasil)

2013

  • Corinthians (semifinal do Paulistão)
  • Atlético-MG (oitavas da Copa Libertadores)
  • Ponte Preta (semifinal da Copa Sul-Americana)

2014

  • Penapolense (quartas do Paulistão)
  • Bragantino (terceira fase da Copa do Brasil)
  • Atlético Nacional (semifinal da Copa Sul-Americana)

2015

  • Santos (semifinal do Paulistão)
  • Santos (semifinal da Copa do Brasil)
  • Cruzeiro (oitavas da Libertadores)

2016

  • Audax (quartas do Paulistão)
  • Juventude (oitavas da Copa do Brasil)
  • Atlético Nacional (semifinal da Libertadores)

2017

  • Corinthians (semifinal do Paulistão)
  • Defensa y Justicia-ARG (primeira fase da Copa Sul-Americana)
  • Cruzeiro (quartas da Copa do Brasil)

2018

  • Corinthians (semifinal do Paulistão)
  • Athletico (quartas da Copa do Brasil)
  • Colón-ARG (segunda fase da Copa Sul-Americana)

2019

  • Talleres-ARG (segunda fase da Libertadores)
  • Bahia (oitavas da Copa do Brasil)

2020

  • Mirassol (quartas do Paulistão);
  • Lanús (segunda fase da Copa Sul-Americana);

O último título do São Paulo foi a Copa Sul-Americana de 2012. Desde então, caiu para rivais de diferentes níveis em mata-mata: Penapolense, Audax e Mirassol (Paulistão), Avaí, Juventude e Bragantino (Copa do Brasil), Defensa y Justicia, Colón (Sul-Americana) e Talleres (Libertadores).

Apesar da eliminação, não há qualquer movimento por troca na comissão técnica de Fernando Diniz no São Paulo. O mandato do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, termina em dezembro, quando haverá eleição para escolher um novo presidente.

O São Paulo volta a campo contra o Goiás, neste sábado, às 19h, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Relembre eliminações recentes do São Paulo:

Lanús (Sul-Americana de 2020)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

Os gols de São Paulo 4 x 3 Lanús, pela Copa Sul-Americana

Mirassol (Paulistão de 2020)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

São Paulo é eliminado pelo Mirassol no Morumbi e dá adeus ao Paulistão

O Mirassol abriu 2 a 0 no Morumbi com gols de Zé Roberto. O São Paulo buscou o empate com Pablo e Vitor Bueno. Mas no segundo tempo, em um lance em que Tiago Volpi e Arboleda trombaram, Daniel Borges pegou a sobra de primeira e definiu o 3 a 2.

Talleres (Libertadores de 2019)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

São Paulo fica no empate com o Talleres-ARG e está fora da Libertadores

Pela primeira fase da Libertadores, aquele mata-mata antes da fase de grupos, o São Paulo foi derrotado pelo Talleres na Argentina por 2 a 0 no jogo de ida. Na volta, empate sem gols no Morumbi e o maior vexame do time na Libertadores, torneio que venceu três vezes. A derrota custou o emprego do técnico André Jardine.

Colón (Sul-Americana de 2018)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

São Paulo é eliminado pelo Colón na Copa Sul-Americana

Contra outro time de pouca tradição da Argentina, o São Paulo foi derrotado em casa por 1 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Sul-Americana. Na volta, devolveu o placar, mas não conseguiu bater o rival nos pênaltis.

Defensa y Justicia (Sul-Americana de 2017)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

São Paulo é eliminado pelo Defensa y Justicia na Copa Sul-Americana

Outro time pequeno da Argentina, outra eliminação. Essa com o ídolo Rogério Ceni, que iniciava a carreira de treinador, no banco. O São Paulo empatou sem gols na Argentina e precisava de uma vitória simples para avançar na primeira fase da Sul-Americana. Em casa, empate por 1 a 1 e classificação dos visitantes. Era maio, e o São Paulo já colecionava três eliminações na temporada (Paulista, Copa do Brasil e Sul-Americana).

Audax (Paulista de 2016)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

São Paulo é massacrado pelo Audax, veja como foi o jogo

A eliminação contra o Audax foi dolorida. O São Paulo não só foi eliminado, como foi goleado pela equipe de Osasco, na época dirigida pelo atual técnico tricolor, Fernando Diniz. Em Osasco, o São Paulo foi atropelado por 4 a 1 pela equipe que só seria derrotada na final, pelo Santos.

Penapolense (Paulista de 2014)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

Melhores Momentos de São Paulo 0x0 Penapolense, pelas quartas de final do Paulistão

A Penapolense jogava a primeira divisão do Paulista pela segunda vez e chegou às quartas de final do torneio. No Morumbi, conseguiu se segurar nos 90 minutos em um empate sem gols e levou a definição do semifinalista para os pênaltis. Nas cobranças, acertou todos e viu o jovem Rodrigo Caio desperdiçar. O São Paulo estava fora do estadual.

Bragantino (Copa do Brasil de 2014)

São Paulo já foi eliminado da Libertadores?

São Paulo perde em casa para o Bragantino e é eliminado da Copa do Brasil

Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0, o São Paulo contava com a força do Morumbi para virar a disputa pela terceira fase da Copa do Brasil. Mas, dentro de campo, aconteceu o oposto. O Massa Bruta dominou o jogo, fez 3 a 1 e ficou com a vaga.

+ Veja mais notícias do São Paulo

+ SEJA SÓCIO TORCEDOR! Ganhe vantagens exclusivas e ajude o São Paulo a ser ainda maior. Clique aqui e se cadastre

Quantas vezes o São Paulo foi eliminado da Libertadores?

Nova queda do Tricolor foi na fase de grupos da Libertadores O São Paulo caiu na fase de grupos da Libertadores após a derrota por 2 a 1 para o River Plate, quarta-feira à noite, na Argentina. A queda foi a 22ª eliminação do time desde o último título conquistado, a Sul-Americana de 2012.

Quando o São Paulo foi eliminado da Libertadores?

O São Paulo perdeu para o Palmeiras por 3 a 0, no Allianz Parque, e foi eliminado nas quartas de final da Conmebol Libertadores de 2021.

São Paulo está fora da Libertadores 2022?

Rogério Ceni fez um balanço da temporada do São Paulo, que se encerrou neste domingo com a goleada por 4 a 0 sobre o Goiás, na última rodada do Brasileirão. Apesar do resultado, o time não conseguiu uma vaga na Libertadores e encerrou o campeonato na nona colocação.

São Paulo disputou a Libertadores?

O São Paulo Futebol Clube é o clube brasileiro mais bem sucedido, acumulando 3 títulos junto com Grêmio, Santos e Palmeiras, e o primeiro com mais participações na Copa Libertadores da América, com 20 ao todo (Grêmio e Palmeiras tem 18 participações), das quais ganhou em 1992, 1993 e 2005 e foi vice-campeão em 1974, ...