Qual teoria sobre a origem da vida o expe rimento de Needham reforçou o que essa teoria defende?

Sabemos que a origem da vida sempre foi uma incógnita para o ser humano, que já elaborou diversas teorias e hipóteses tentando encontrar respostas. A teoria da geração espontânea outeoria da abiogênese, defendida por vários anos, acreditava que os seres vivos eram oriundos de matéria bruta. Essa teoria teve como defensores filósofos e cientistas como Aristóteles, René Descartes e Isaac Newton. A fim de provar que essa teoria não era real, inúmeros cientistas fizeram diversas pesquisas e experimentos, entre eles, Francesco Redi, que conseguiu provar que a teoria da geração espontânea não era verdade, mas foi colocado à prova quando, no século XVII, descobriram a existência de micróbios, voltando à tona a teoria da abiogênese.

Com o objetivo de provar definitivamente que os seres vivos provinham de um ser vivo preexistente e incentivado pela Academia Francesa de Ciências que estava oferecendo um prêmio a quem conseguisse provar a teoria da biogênese, Louis Pasteur deu início a seus experimentos.

Em um primeiro momento, Pasteur colocou caldo nutritivo em balões de vidro de pescoço longo, curvando o pescoço deles logo em seguida.

Em um segundo momento, Pasteur ferveu o caldo que estava no interior dos balões por longo tempo, tornando o líquido estéril e, consequentemente, livre de micróbios. Depois disso, Pasteur deixou os balões de vidro descansando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual teoria sobre a origem da vida o expe rimento de Needham reforçou o que essa teoria defende?

No experimento de Pasteur é importante observar que o caldo nutritivo no interior dos balões estava em contato com o ar, que, como sabemos, é cheio de micro-organismos. O que impedia esses micro-organismos de entrarem em contato com o caldo nutritivo era justamente a curvatura do gargalo, que funcionava como um filtro. Depois de alguns dias, Pasteur quebrou o gargalo de alguns frascos e pôde ver que depois de pouco tempo o caldo nutritivo já estava repleto de micro-organismos. Com essa experiência, Pasteur pôs fim à teoria da geração espontânea.

Qual teoria sobre a origem da vida o expe rimento de Needham reforçou o que essa teoria defende?

Mas além de sepultar a teoria da abiogênese, esse cientista também deixou outras contribuições que são utilizadas até os dias atuais. Dentre elas, podemos citar a pasteurização, técnica que consiste no aquecimento dos alimentos até que ele atinja altas temperaturas, seguido do seu rápido resfriamento. Essa técnica é aplicada em bebidas como leite, sorvetes, cervejas etc.


Videoaulas relacionadas:

A abiogênese e biogênese são duas teorias formuladas para explicar a origem da vida na Terra.

A questão de como surgiu a vida na Terra sempre intrigou os cientistas. Para responder a essa pergunta, eles formularam hipóteses e realizam diversos tipos de experimentos.

A teoria da abiogênese foi a primeira a surgir, ela descrevia que a vida surgia de forma espontânea.

Os cientistas defensores da abiogênese acreditavam que a vida podia surgir espontaneamente. Por exemplo, os cisnes surgiam de folhas que caíam nos lagos e os ratos surgiam de roupas sujas e úmidas misturadas com sementes de trigo.

Apesar de hoje parecer uma teoria absurda, a abiogênese foi por muito tempo aceita para explicar a origem dos seres vivos.

Alguns cientistas da época também não acreditavam que a vida podia surgir espontaneamente. Assim, surgiu a teoria da biogênese, a qual afirmava que todas as formas de vida só poderiam ser originadas a partir de outras preexistentes.

Diferenças entre Abiogênese e Biogênese

A abiogênese e biogênese são duas teorias opostas para explicar o surgimento da vida.

Saiba o que é cada uma delas e as suas diferenças:

  • Abiogênese: Os seres vivos eram originados a partir de uma matéria bruta sem vida. Teoria derrubada através de experimentos.
  • Biogênese: Os seres vivos são originados a partir de outros seres vivos preexistentes. Atualmente aceita para explicar o surgimento dos seres vivos.

Abiogênese x Biogênese

Diversos cientistas testaram as teorias da abiogênese e biogênese através de experimentos.

Em 1668, o médico e cientista italiano Francesco Redi realizou um experimento colocando cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Desses, alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos.

Após alguns dias, ele observou que nos frascos abertos surgiram vermes. Enquanto nos frascos fechados não haviam vermes.

Qual teoria sobre a origem da vida o expe rimento de Needham reforçou o que essa teoria defende?
Experimento de Redi

Redi concluiu que o fato das moscas não poderem entrar nos frascos fechados impediu o surgimento de vermes. As moscas seriam as responsáveis pelo surgimento dos vermes. Com o experimento de Redi, a abiogênese começou a perder credibilidade.

Em 1745, John Needham realizou um experimento que voltou a reforçar a teoria da Abiogênese.

Ele aqueceu caldos nutritivos em frascos que foram fechados e novamente aquecidos. A sua intenção era impedir a entrada e proliferação de microrganismos. Com os dias, os microrganismos surgiram nos frascos e Needham concluiu que seu experimento foi resultado da abiogênese.

Em 1770, Lazzaro Spallanzani afirmou que Needham não aqueceu o caldo nutritivo por tempo suficiente para destruir as bactérias. Para comprovar que estava com a razão, Spallanzani realizou o mesmo experimento de Needham. Porém, ele aqueceu o caldo por mais tempo. O resultado foi que não apareceram bactérias.

Mais uma vez a teoria da abiogênese perdia a credibilidade.

Em 1862, a teoria da abiogênese foi derrubada definitivamente por Louis Pasteur.

Pasteur realizou experimentos com caldos nutritivos em balões do tipo pescoço de cisne. Após ferver o caldo, o pescoço do balão era quebrado e surgiam microrganismos. Em balões sem o pescoço quebrado, os microrganismos não apareciam.

Qual teoria sobre a origem da vida o expe rimento de Needham reforçou o que essa teoria defende?
Experimento de Pasteur

Pasteur provou que a fervura não destruía nenhum tipo de "força ativa". Além disso, bastava quebrar o pescoço do balão para que os microrganismos surgissem, através do contato com o ar.

Saiba mais:

  • Origem da Vida
  • Teoria da Evolução
  • Exercícios sobre origem da vida

Qual teoria sobre a origem da vida o expe rimento de Needham reforçou o que essa teoria defende?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual a teoria que Needham defendia?

Needham defendeu-se dizendo que não aquecera muito para não destruir o "princípio ativo", existente nos caldos. Com essa experiência, a Abiogênese ganhou força novamente. Sua queda só veio com os experimentos de Louis Pasteur.

Qual foi a conclusão do experimento de Needham?

Needham ferveu então caldo de carne em frascos, que depois de selados revelaram culturas de microrganismos. Conclusão: existiria uma “força vital” que geraria nova vida espontaneamente no caldo de carne esterilizado previamente.

O que é o experimento de Needham?

Needham realizou uma série de experimentos que, basicamente, consistiam em ferver substâncias nutritivas dentro de frascos que, posteriormente, eram fechados com rolhas. Após alguns dias, o pesquisador observou microrganismos na substância nutritiva.

O que defende a biogênese?

A teoria da biogênese, por sua vez, surgiu para contrapor a ideia de que a matéria bruta poderia originar um novo ser. Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato.