Qual o Sistema Solar se organiza ao redor de qual astro?

Ouça este artigo:

Qual o Sistema Solar se organiza ao redor de qual astro?

O sistema solar é um aglomerado de planetas, meteoroides, cometas, e vários outros corpos celestes em torno de uma estrela: o Sol.

Com cerca de cinco bilhões de anos, o sol é o centro de nosso sistema solar. Apenas um minúsculo pedaço de uma Galáxia chamada Via Láctea que contém outros bilhões de estrelas tão ou até mais brilhantes que o nosso astro rei (são mais de 200 bilhões de estrelas, sendo que a mais próxima do sol, a Próxima Centauri, está a 4,3 anos luz dele).

O nosso sistema solar é oficialmente formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar. Entretanto a descoberta do Cinturão de Kuiper, uma região logo depois de Plutão, fez com que a União Astronômica Internacional criasse uma definição para planeta que exclui Plutão, classificando-o de acordo com a nova definição, como um “planeta-anão”.

Assim como Plutão, outros dois corpos celestes, Ceres e Éris, que antes eram considerados asteroides, passaram a ser considerados planetas-anões.

Se considerarmos suas distâncias a partir do sol, Ceres está localizada entre Marte e Júpiter, e Éris logo depois de Plutão, já no Cinturão de Kuiper.

Os planetas oficiais do sistema solar costumam ser divididos em dois grupos: o dos planetas telúricos, ou terrestres, e o dos planetas jovianos, ou gasosos. Os planetas telúricos, ou terrestres, são os quatro primeiros do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), e são assim chamados por terem uma superfície sólida. Eles estão a uma distância relativamente pequena do sol e são compostos por materiais pesados e densos embora sua massa seja bem menor que a dos planetas jovianos.

Qual o Sistema Solar se organiza ao redor de qual astro?
Já os planetas jovianos, ou gasosos, são os quatro últimos planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), e são chamados assim por serem quase completamente gasosos (algumas teorias defendem que o interior deles é sólido, porém de tamanho ínfimo se comparado ao seu diâmetro). Eles estão a uma distância muito grande do sol se comparado aos quatro primeiros (Júpiter, por exemplo, está pouco menos que cinco vezes mais distante do sol do que marte, seu antecessor), tem uma massa muito grande e uma densidade pequena, diversos satélites os rodeia e todos eles têm anéis.

Da nebulosa que deu origem ao nosso sistema solar, cerca de 99,9% da massa original formou o Sol, os 0,1% restantes formou todos os outros planetas e corpos deste sistema, sendo que só Júpiter tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas do sistema solar juntos.

Leia também:

  • Objetos transnetunianos

Subseções de Sistema Solar

  • Cometas
  • Lua
  • Marte
  • Sol

Mais textos sobre Sistema Solar

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/astronomia/sistema-solar/

Autora: Maria José Resende Castanho
Instituição: Colégio Santa Maria Goretti
Município: Maringá - PR
Conteúdo: Sistema Solar
Série: 4ª série do ciclo de 1ª a 4ª série

Relato

O Sol situa-se em um dos braços da Via Láctea, girando a sua volta encontram-se oito planetas, a maioria com um ou mais satélites naturais, milhares de asteróides e cometas. Todo esse conjunto forma o Sistema Solar.

Em torno do Sol, os planetas percorrem uma trajetória que recebe o nome de órbita. Os planetas girando ao redor do Sol em sua respectiva ordem são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Lembrando, que Plutão deixou de ser considerado planeta por ser muito pequeno, portanto, agora classificado como planetóide.

A Terra encontra-se a uma distância do Sol que permite manter temperaturas compatíveis com a vida, tal como nós a conhecemos. Os outros planetas do Sistema Solar ou são muito quentes, quando próximos do Sol, ou muito frios, quando muito afastados dele.

Uma diferença entre planeta e estrela é que as estrelas, que têm luz própria, são astros luminosos. Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida, portanto são astros iluminados.

A Terra realiza vários movimentos, sendo que um deles é em torno do seu eixo imaginário; outro é ao redor do Sol.
O movimento que a Terra faz dando uma volta completa em torno do seu eixo imaginário é denominado rotação (24 horas) e o que realiza em torno do Sol, bem mais longo, é a translação que tem a duração de 1 ano ou 365 dias e 6 horas.

A Lua é o satélite natural da Terra. Ela gira em tono da Terra fazendo o movimento de revolução e pode ser vista no céu em suas várias fases.

Objetivo Geral

Levar ao aluno o conhecimento da sua localização neste mundo, fazendo uma relação de inclusão da sua moradia no bairro, cidade, estado, país, continente, planeta, galáxia; buscando através desses conhecimentos, perceber a situação atual do planeta Terra e a forma como o homem interage com esses sistemas, o que faz para modificar o ambiente onde vive, buscando facilitar sua vida e maior desenvolvimento econômico e social. É necessário também que ele perceba os efeitos da ação do homem com relação a sobrevida do planeta, danos causados por ele em sua ganância de acumular riquezas. De posse desses dados, traçar metas para sua ação, buscando agir de fora compatível à manutenção da vida e tentando neutralizar os efeitos maléficos causados pelo homem até então, na destruição do planeta, procurando, na medida do possível, reverter esse quadro.

Objetivos específicos

  • Identificar a Terra como o planeta em que vivemos e que está inserido no Sistema Solar;
  • Reconhecer que moramos no planeta Terra e que fazemos parte do Sistema Solar;
  • Conhecer os tipos de astros;
  • Explicar a organização do Sistema Solar;
  • Identificar os astros visíveis no céu noturno;
  • Reconhecer os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Relacionar as estações do ano com o movimento de translação, o dia e a noite, com o movimento de rotação.

Metodologia utilizada

Foi resgatado o conhecimento prévio do aluno para despertar o seu interesse pelo tema proposto, relacionando-o com o seu cotidiano, com o que ele vê, ouve, opina, por meio de questionamentos orais; leitura de jornais, revistas; notícias divulgadas na TV; filmes; levantando hipóteses; pesquisas de campo; produzindo textos no sentido de buscar respostas para as seguintes problematizações:

  • Onde vivemos?
  • Como é o Sistema Solar?
  • Por que o Sol é o principal astro do Sistema Solar?
  • O que nos aconteceria se o Sol não existisse?
  • Quais os planetas que fazem parte do Sistema Solar?
  • Por que a Terra é o planeta mais importante para nós? Que lugar ela ocupa no Sistema Solar?
  • Quais os movimentos que a Terra realiza no espaço? Em que eles resultam?
  • Qual o satélite natural da Terra?
  • Será que há vida em outros planetas?
  • Quais as condições para que tenha vida num planeta?
  • Como devemos cuidar do nosso Planeta?

Para desenvolver o tema, responder aos questionamentos acima e alcançar os objetivos propostos, também foram usados os seguintes recursos:

  • Textos informativos sobre o tema proposto do livro didático e outras fontes fazendo: leitura silenciosa, leitura oral, leitura explicativa pela professora, interpretação oral e escrita.
  • Trabalho com materiais diversos para o manuseio dos alunos: globo terrestre, mapas, maquetes e cartazes (produzidos pelos alunos).
  • Atividades como caça palavras, palavras cruzadas, carta enigmática também foram utilizadas.

Avaliação

A avaliação foi feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões, textos produzidos, testes escritos e orais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

Referências

  • ALMEIDA, Rosângela Doim de; PASSINI, Elza Yasuko. O Espaço Geográfico, ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002.
  • BRANCO, Samuel Murgel. Viagem ao redor do Sol. São Paulo: Moderna, 2000.
  • WOLFF, Janeth; MARTINS, Eduardo. Redescobrindo Ciências. São Paulo: FTD. 2007

Recomendar esta p�gina via e-mail:

Qual astro forma o sistema solar?

O Sistema Solar é formado não só por planetas e o Sol mas também por corpos celestes, como cometas e asteroides.

Que astro Localiza

O Sistema Solar é um conjunto formado por oito planetas e outros corpos celestes, que orbitam o Sol, a sua principal estrela.

Qual astro ou planeta está no centro do Sistema Solar?

O sistema solar é um aglomerado de planetas, meteoroides, cometas, e vários outros corpos celestes em torno de uma estrela: o Sol. Com cerca de cinco bilhões de anos, o sol é o centro de nosso sistema solar.