Qual é o esporte individual praticado com uma espada chamada floresta?

Qual é o esporte individual praticado com uma espada chamada floresta?

´´ UM POR TODOS E TODOS POR UM´´. Você que adora uma sessão pipoca certamente deve se lembrar desta frase eternizada nas vozes dos personagens de Chris O ` Donnel – D `Artagnan , Kiefer Sutherland – Athos , Charlie Sheen como Aramis e Oliver Platt – Porthos no primeiro longa metragem de ´´ OS TRÊS MOSQUETEIROS“. Dirigido por Stephen Herek e inspirado na obra do romancista francês Alexandre Dumas lançado pela Walt Disney em 1993. E já que estamos falando de cinema e esporte , vamos conhecer um pouco da esgrima presente em todas a cenas de ação do filme.

A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate,cujo objetivo é tocar no adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque e também como as normas funcionam.

A história da esgrima em si tem uma origem de pelo menos três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semi -despidos empunhando armas pontiagudas com bicos de proteção. A esgrima nessa época era muito mais que um simples desporto — era uma maneira de combater, e como tal não havia nenhuma regra precisa; porém, surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na Idade Média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes.

Não se sabe da existência de nenhum manual de esgrima anterior à Baixa Idade Média exceto por algumas instruções de luta grega embora a literatura Antiga e Medieval (Sagas Vikings e Contos Alemães) mencionam feitos e conhecimentos militares; além de arte do período mostrar combates e armamentos . Alguns pesquisadores tentaram reconstruir antigos métodos de lutas como o Pancrácio e técnicas de combate dos gladiadores usando como referência estas fontes e testes práticos, embora estas recriações sejam mais especulativas do que baseadas em instruções reais.

O ESPORTE EM OLIMPÍADAS

Desde os primeiro jogos olímpicos da era moderna a esgrima faz parte das modalidades.As disputas masculinas começaram nas olimpíadas com o florete e o sabre em 1896 já a espada foi introduzida nas disputas masculinas nos Jogos Olímpicos de 1900.
Em 1924, as mulheres começaram a participar dos jogos na disputa com o florete individual , um status que permaneceu até 1992. A partir de 1996, elas começaram também a competir nas olimpíadas na modalidade da espada. Finalmente, a partir de 2004 elas começaram a competir nos jogos olímpicos com o sabre.Apesar do termo “luta de esgrima” ser frequentemente usado, no esgrimir nunca se tem uma “luta” mas sim “um jogo de esgrima”, dado que a esgrima é um esporte.

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS ARMAS DA COMPETIÇÃO .
FLORETE
É a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma arma de lâmina mais flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente. Esta também era a única arma tradicionalmente que as mulheres usavam em muitas competições. O florete mede junto com a espada, 1,10 metros de comprimento,boa para o início da aprendizagem. Exige postura, agilidade, equilíbrio e flexibilidade além de um agudo senso de tempo de reação que caracteriza todos os esgrimistas fascinados por este desporto. Medindo uns 90 centímetros com lâmina, a arma inclui o copo (ou casoleta, em italiano) e pega (as partes pelas quais o esgrimista protege e segura a arma, respectivamente) são menores do que na espada (que protege a mão toda — zona válida, na espada), e no sabre (que tem proteção adicional para o braço) facilitando o manejamento ágil da arma. Há a pega italiana que é simples, como um punhal de faca e a pega francesa que é similar a pega de um arpão. A lâmina de forma trapezoidal é mais flexível do que a da espada, mas não tanto quanto a do sabre.
O SABRE
É a arma de duelo mais violento e ágil. A sua lâmina é mais flexível de todas as três. O atacante pode usar o sabre como um chicote em que a lâmina é tão flexível que nem o bloqueio do defensor poderá bloquear a parte frontal da lâmina do atacante, que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e uma preparação física muito grande, pois o duelo é muito rápido, considerando que o toque pode ser feito não só com a ponta mas também com a lâmina — tanto quando o atacante ataca (corte) como quando contra-ataca (contra-corte) com a lâmina. Em contraste aos toques violentos da lâmina, também é comum o esgrimista ser tocado, durante um combate, e nem sentir.
A ESPADA
Por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mais vertical. Assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos, especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionar, como no florete ou no sabre. Isso não significa que os esgrimistas ágeis não possam jogar, mas nota-se que, das três armas, a espada é a mais adequada aos indivíduos altos. Outro motivo para não se agachar muito com o jogo da espada é para não deixar o joelho muito à frente, tornando-o facilmente um alvo exposto.A lâmina, mais dura de todas três armas, produz um toque forte e pontiagudo, principalmente quando tocado na máscara do oponente.
As vestimentas dão um show a parte inclusive nas telas do cinema quando figurino e direção de arte trabalham em harmonia. As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, os esgrimistas devem usar 1 – Jaqueta; 2 – Luvas; 3 – Fios elétricos; 4 – Armas; 5 – Calça; 6 – Máscara; 7 – Plastrom. Enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Antes do surgimento dos sensores eletrônicos, as armas eram mergulhadas em tinta para facilitar o trabalho dos juízes ou então utilizava-se giz na ponta para indicar o golpe.
REGRAS GERAIS
A etiqueta requer, em primeiro lugar, que os adversários se cumprimentem ao entrarem na pista. O movimento é feito rapidamente com as armas, antes de colocarem as máscaras.
No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral. Na espda vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma, a região que deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo as mãos.
No florete e no sabre, existe o chamado “direito de passagem” ou “frase d’arma”. Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d’armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.
Nas competições, na etapa classificatória são necessários cinco toques ou três minutos para se vencer. Na etapa eliminatória são precisos quinze toques ou nove minutos. Essas normas podem ser flexíveis dependendo do nível territorial da competição e do órgão responsável.
Os esgrimistas em um combate mudo ou não-elétrico (sem equipamentos eletrônicos) são observados por um árbitro e quatro auxiliares. Em duplas, estes auxiliares ficam a dois passos atrás de cada jogador, nos dois lados da pista e observam se há toque ou não no esgrimista adversário. Eventualmente, nos casos de dúvida do árbitro, os auxiliares são convocados a uma votação para verificar se houve pontuação ou não. O árbitro pergunta se houve determinada situação e os árbitros podem responder “sim”, “não” ou “abstenção”.
Se um dos jogadores perder a sua arma durante o combate, a seguinte regra se aplica:
1. Se a perda da arma ocorrer durante o mesmo movimento de ataque do adversário e este conseguir efetuar o toque no oponente desarmado, o toque será válido; mas o movimento de ataque tem que ser contíguo com da perda d’arma do adversário.
2. Se a perda d’arma ocorrer e o adversário não conseguir terminar o ataque no mesmo movimento, a ética chama para o adversário esperar o oponente recuperar sua arma. O combate é pausado e o árbitro então resumirá o jogo assim que todos estiverem prontos ao comando de “en garde”. Os esgrimistas poderão responder que estão prontos pela simples posição de combate, ou caso contrário podem sapatear com um pé na pista para pedir mais tempo.
Os atletas evoluíram e para acompanhar esta evolução nada como uma ajuda da tecnologia. Como um combate pode tornar-se muito rápido, às vezes é difícil distinguir, principalmente no sabre e no florete, se algum toque foi dado. Por isso surgiu a ESGRIMA ELÉTRICA , que é a esgrima praticada com equipamentos eletrônicos. Estes equipamentos surgiram com o intuito de facilitar a observação de um combate. Fios ligados na roupa e na arma a um sistema eletrônico registram os toques. Existe um aparelho de sinalização localizado entre a pista e o árbitro. Não são necessários os auxiliares do árbitro na esgrima elétrica. A função do árbitro é observar o jogo e verificar o cumprimento das regras, além de falar a frase d’armas quando ocorrer toque nas modalidades de florete ou sabre.
Na espada e no florete, uma vez que o esgrimista só pode pontuar com golpes feitos com a ponta da arma, a mesma vem equipada com um sensor que lembra um botão que quando pressionado (quando um esgrimista toca o adversário) faz acender uma luz no aparelho de sinalização. No caso do florete a luz verde ou vermelha (um cor por cada esgrimista) acende para o toque válido enquanto a luz branca para o toque na zona não válida. A pista também é forrada com uma malha magnética, especialmente útil para o jogo de espada; assim a luz verde ou vermelha acende sempre que a ponta da lâmina tocar no corpo do adversário
Como a área de toque (superfície válida) do florete e do sabre são diferentes, existe um equipamento para essas armas que é feito de fios de metal, geralmente há um colete para o florete e um similar com mangas para o sabre (jibetos), além de uma máscara de material inoxidável. Todo o equipamento tem o intuito de deixar fluir livre uma corrente elétrica suficiente para a sinalização do toque.Quando a lâmina toca os coletes metálicos ou a máscara metálica (usada no sabre), um segundo sensor é ativado. Para pontuar no florete é necessário que tanto a ponta entre em contato com o colete do adversário quanto a ponta seja pressionada, enquanto no sabre basta que a lâmina encoste no colete e/ou na máscara.
O precursor do esporte no cinema foi Bob Anderson. Bob foi um desportista olímpico ao participar da seleção inglesa de esgrima nas olimpíadas de Helsinque (1952) e em dois campeonatos mundiais da modalidade, em 1950 e 1953. Sua especialidade era o sabre.Sua carreira como coreógrafo e ator dublê iniciou quando foi convidado para coordenar lutas cinematográficas.Participou de produções, como “ A lenda do Zorro“, “ O senhor dos Anéis “ , “ Cassino Royale “ , “ Piratas do Caribe “ , e na série “ Star Wars “ como duble nas lutas de sabre do personagem Darth Vader.
FILMES INDICADOS
O ESGRIMISTA
Direção – Klaus Haro
Sinopse : Endell Nelis (Märt Avandi) foi um esgrimista e treinador estoniano que durante a sua adolescência foi recrutado para servir ao exército da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, fugindo da polícia secreta soviética, ele passa a ensinar esgrima em uma pequena cidade, porém seu passado controverso volta para atormentá-lo. Parcialmente baseado na história real de Endell Nelis.
Elenco – Mart Avandi , Ursula Ratasepp , Kirill Karo , Lembit U lfsak

O ÚLTIMO DUELO – BY THE SWORD.
Direção – Jeremy Kagan
Sinopse : Suba, é um homem misterioso que procura emprego como instrutor de esgrima na academia do frio e cruel Alexander Villard. Com o passar do tempo, fica patente que a necessidade de trabalho não foi a razão que levou aquele homem a academia, e um antigo segredo divide os dois homens, colocando-os frente a frente num duelo mortal.
Elenco : Eric Roberts, Mia Sara, Caroline Barcley, Diane Erickson , Elaine Kagan , Eve Kagan , John Sheehan , F M urray Abrahan , Brett Cullen, Christopher Rydell, Doug Wert , Emmalls Berl , Jam Bryant, Mark Ivie, Sherry Hursey, Stephen Polk e Stoney Jackson.

007 UM NOVO DIA PARA MORRER
Direção – Lee Tamahore
Sinopse : ndo da zona desmilitarizada entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte até Hong Kong, Cuba, Islândia e Londres, o agente secreto James Bond (Pierce Brosnan) precisa impedir os planos de Gustav Graves (Toby Stephens) e seu fiel braço-direito Zao (Rick Yune), que estão desenvolvendo uma arma de alta tecnologia que pode pôr o mundo novamente em guerra.
elenco – Pierce Brosnan , Gustav Graves, Halle Berry e grande elenco .
Curiosidade – Depois que James Bond mostrou ser bom de espada em sua última aventura, 007 Um outro dia para morrer, a procura por aulas no London Thames Fencing Club, uma das principais escolas de esgrima da Grã-Bretanha, mais que dobrou. Segundo Steve Paul, dublê do 007 vivido pelo ator Pierce Brosnan no filme e instrutor da escola, ao mostrar seu arrojo no esporte, Bond deu um empurrão na popularidade da esgrima, normalmente considerada elitista e praticada por uma minoria.

ARENA DE AÇO – RING OF STEEL
Direção – David Frost
Sinopse:
esgrima, luta subterrânea, arena, morte acidental, Artes marciais, gladiador, redenção, um contra muitos, Um homem armado, duelo de espada, fanfarrão, torneio subterrâneo …

Elenco – Joe Dom Baker, Carol Alt, Robert Chapin ..

O HOMEM DA MASCARA DE FERRO

Direção – Randal Wallace

Sinopse : Em 1662, a França vive sob o reinado do perverso Luís XIV, que mantém um prisioneiro misterioso encarcerado com uma máscara de ferro. Para salvar a nação, os quatro mosqueteiros voltam a se unir e sua primeira missão é libertar este prisioneiro.

Elenco – Leonardo DiCaprio , Gabriel Byrne , Judith Godreche , Jeremy Irons , Jon Malkovich

A VOLTA DOS MOSQUETEIROS – THE RETURN OFF MUSKETEERS

Direção – Richard Lester

Sinopse : Vinte anos após os eventos de Os Quatro Mosqueteiros, o Cardeal Mazarin aprisionou o Duque de Beaufort. Mazarin contrata d’Artagnan, para reunir Athos, Porthos e Aramis, para trabalhar para ele. Porthos aceita, mas Athos e Aramis declinam. Por esta altura, Athos tem um filho chamado Raoul que também vai ajudar na empreitada.

Elenco – Frank Finlay, Michael York , Oliver Reed , Richard Chamberlain, Alan Howard.

Post Views: 878

Qual esporte individual praticado com uma espada chamada?

Esporte praticado com o uso de espadas A esgrima é um esporte de duelos, onde os atletas utilizam armas brancas classificadas como florete, espada e sabre para competir.

Qual nome do esporte de espada?

A definição técnica de esgrima é a arte de manusear o florete, o sabre e a espada, armas “brancas” usadas para ataque, defesa e contra-ataque. É o único esporte de combate em que não é permitido contato corporal.

Qual é o nome da espada de esgrima?

O sabre de esgrima, embora comumente confundido com o sabre militar, tem origem no sabre de duelo, muito popular na Itália no final do século 19. Esta arma é uma arma muito mais leve e rápida, sendo possível o sabrista tocar seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina.

Qual esporte utiliza uma lâmina espada como peça fundamental?

Considerada a arma de guerra mais antiga, a espada hoje é usada em um dos mais elegantes esportes olímpicos: a esgrima. Os adeptos deste esporte dizem que a prática da esgrima é uma arte.