O que é o que é Frost Free?

Você certamente já ouviu falar sobre a geladeira frost free, não é mesmo? 

As geladeiras antigas, que ainda não possuíam a tecnologia frost free, são muito conhecidas por acumularem grandes camadas de gelo no congelador. O que, a longo prazo, faz com que surja a necessidade de “descongelar”. 

É aí que surge a geladeira Frost Free, trazendo maior comodidade ao seu cotidiano. Mas você sabe o que é e como funciona esse modelo? Leia nosso post de hoje e fique por dentro!

O que é geladeira Frost Free?

O termo Frost Free significa, em inglês, significa “livre de congelamento”, isto é, sem gelo. É um sistema de refrigeração avançado controlado de forma eletrônica, e é caracterizado pela sua capacidade de refrigeração sem produção de gelo.

Assim, o modelo dispensa a necessidade do degelo, ou o conhecido “descongelar a geladeira”, o que economiza tempo e energia direcionados à limpeza.

Todos já sabem que o Frost Free é uma tecnologia muito presente no mercado hoje. As geladeiras e freezers que possuem essa funcionalidade são mais modernas e práticas, funcionando de modo diferente que a geladeira convencional com a qual gerações passadas estavam acostumadas.

Como funciona o Frost Free?

Neste tipo de refrigerador, o ar fica circulando o tempo todo dentro da geladeira e igualmente em todo o aparelho, fazendo com que todo o ambiente interno seja refrigerado. Além disso, a constante circulação de ar reduz o aparecimento do mau cheiro, fazendo também com que o ar chegue a todos os alimentos de forma mais proporcional.

Nas geladeiras Frost Free, a serpentina fica posicionada no condensador. Existe também um temporizador programado para ligar a resistência elétrica de aquecimento que derrete o gelo formado nas serpentinas. Assim, a formação de gelo é bem pequena e apenas nesta área.

Já nos modelos convencionais, a serpentina (por onde passa o gás frio) fica envolta na parede do congelador, fazendo com que essa parte fique mais fria que as demais. Isso provoca a condensação do vapor de água no interior do congelador e a formação de camadas de gelo em torno das serpentinas geladas. O resto você já conhece, né? Tem gente que até reserva um dia do mês para descongelar a geladeira.

Quais as vantagens da geladeira Frost Free?

Logo, há diversas vantagens na utilização da geladeira Frost Free. Confira os principais motivos para adquirir uma dessas para a sua casa:

  • Degelo não é necessário;
  • Mais espaço no congelador devido à falta de acúmulo de gelo;
  • Facilidade de limpar é outro benefício que pesa bastante no dia a dia;
  • Redução de odores desagradáveis;
  • Melhor circulação do ar.

E as desvantagens?

A maioria das características da geladeira Frost Free é benéfica ao seu dia a dia. Porém, sabemos que a tecnologia traz custos extras. Por isso, uma desvantagem das geladeiras Frost Free é que elas consomem mais energia que os modelos convencionais. Isto ocorre pelo mecanismo de se acionar constantemente a resistência elétrica para impedir a formação do gelo.

Bom, não existe nada perfeito, não é mesmo? Mas descongelar geladeira, com tantas tecnologias disponíveis hoje em dia, é desnecessário e consome muitos esforços no seu cotidiano.

Então nossa dica de hoje vai para quem não tem tempo de ficar descongelando geladeira. Ou ainda, quem deseja uma manutenção mais fácil do seu eletrodoméstico, sem burocracia e sem complicações. Vale a pena ter uma Frost Free!

Para consultar os nossos serviços de conserto e limpeza, veja também nosso site!

Contar com a praticidade de um refrigerador se tornou algo bastante comum atualmente. A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é notável, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

A importância de tê-lo para conservar alimentos por mais tempo é grande, bem como os diferenciais trazidos por sua incorporação no dia a dia das pessoas.

Isso tudo faz com que seja praticamente impensável dispensá-lo. Desde que começaram a fazer parte de nossas vidas e a se popularizar trouxeram inúmeras vantagens, simplicidade e possibilidades.

No entanto, limpá-lo ou como conservar/manter o equipamento em ótimas condições de funcionamento é um assunto que ainda intriga muita gente.

O bom é que existem soluções e alternativas.

E é preciso conhecer o produto que você adquire também, para poder tirar melhor proveito dele.

Conforme os equipamentos de refrigeração foram se modernizando novas opções entraram no mercado e cada uma delas traz seu conjunto de relação custo x benefícios específicos aos clientes.

Uma das inovações mais revolucionárias nesse sentido, no entanto, foi justamente a tecnologia a chamada frost free, um modo de operar que não acumula gelo e permite maior facilidade e comodidade aos usuários.

Confira a seguir exatamente o que ela representa e de que modo simplifica bastante a vida de quem utiliza um equipamento dotado dessa capacidade:

Afinal, o que é frost free? Como funciona?

Frost free significa, ao pé da letra, “livre de gelo” e é exatamente isso a que essa tecnologia se propõe.

Antigamente a maioria dos congeladores — como eram apenas conhecidos os equipamentos no começo (lembrando que existem diferenças entre eles e os chamados freezers) — costumavam criar uma camada de gelo que se engrossava quanto mais tempo demorasse a ser desfeita — o que precisava se dar manualmente.

Para realizar o procedimento normalmente era desligado ou interrompido o equipamento com certa frequência, sendo preciso retirar alguns compartimentos para deixá-los sob água a fim de que o gelo fosse se desfazendo ou quebrando.

Ou seja, toda a limpeza do acúmulo de gelo era manual e um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário observar sempre a situação do refrigerador para que ela fosse feita de tempos em tempos.

Caso contrário, as camadas de gelo nas ladeiras iam se tornando cada vez mais espessas e comprometendo o funcionamento e utilização do equipamento.

Com a tecnologia frost free nada disso é preciso.

Por meio de um sistema temporizador que “sabe” quando é preciso agir uma resistência elétrica é acionada regularmente para que o gelo nunca chegue a se formar de fato como nos equipamentos não dotados desse mecanismo.

Ou seja, embora não dispense a limpeza habitual, por questões de higiene, elimina a necessidade de acompanhamento mais assídua da formação de gelo em excesso.

Os produtos que possuem essa tecnologia podem ir desde a geladeiras com freezers ou equipamentos à parte, os quais normalmente contêm tal especificação em suas informações técnicas (“degelo frost free”).

Vale aqui entender também a diferença entre frost free e defrost. Enquanto a frost free é como o que foi até aqui explicado, a defrost tem um consumo de energia relativamente menor, mas, embora acumule pouco gelo, precisa passar pelo degelo manual ao menos duas vezes a cada 12 meses.

Quais as vantagens? Por que optar por um equipamento com essa tecnologia?

Para os usuários a grande vantagem que é percebida mais diretamente ao apostar em um refrigerador ou freezer que venha com essa tecnologia está principalmente na praticidade.

Isso é muito útil em especial para quem tem uma rotina agitada, pouco tempo para fazer o degelo e desejo de simplificar ao máximo as tarefas e não ter de se preocupar com algo que precisa ser sempre observado de perto.

Evita-se problemas com esquecimento, além de maior trabalho e até certo transtorno na hora de degelar, com o próprio processo de transformação do gelo em água e sua movimentação pela cozinha e pia, por exemplo.

Além disso vale lembrar que existem outros benefícios agregados a um equipamento com a tecnologia frost free.

Quando o gelo que se acumularia é “combatido” pelo sistema de aquecimento ele se reverte em água que é transformada em vapor, o qual irá circular pelo refrigerador e auxiliar inclusive em seu desempenho e a dispersar com mais facilidade odores que naturalmente podem surgir nesse espaço.

E então, você já entendia direito a tecnologia frost free e suas vantagens? Que tal dar uma olhada nas opções de equipamento dessa linha de degelo da Dufrio, presente desde expositores até freezers verticais?

Aproveite e navegue por nossos produtos para fazer sua melhor escolha ou compartilhe suas dúvidas aqui para que possamos te ajudar!

Qual é a função do Frost Free?

Ou seja: você não precisa descongelar nunca. A tecnologia Frost Free é um sistema de refrigeração controlado eletronicamente, e é utilizado não só em geladeiras e freezers residenciais como em frigoríficos e congeladores comerciais.

Qual a diferença de no Frost e Frost Free?

Se sua geladeira for uma Cycle Defrost, o processo é uma combinação do degelo manual com o degelo seco: No freezer, acontece de forma manual, na geladeira, pelo método seco. Com o sistema Frost Free simplesmente você não precisa fazer degelo, isso porque ele acontece automaticamente.

O que significa gelo Frost Free?

Os aparelhos com tecnologia frost free, que em tradução livre significa “livre de gelo”, possibilitam que não aconteça nenhum tipo de acúmulo nas paredes internas do refrigerador. Sendo assim, não há necessidade de descongelar a geladeira, como nas versões anteriores.

O que é Frost Free gasta mais energia?

Consumo de energia Um dos principais “entraves” para que as pessoas optem pelo sistema frost free é a ideia de que ela consome mais energia elétrica do que os modelos com degelo manual ou cycle defrost. A princípio, realmente, uma frost free consome mais energia para que todo o processo que explicamos aconteça.