Qual a diferença entre senso moral e a consciência moral?

Qual a diferença entre senso moral e a consciência moral?

Quem é o senso moral?

Senso moral é o que caracteriza o sentimento que condiz com a moralidade, de acordo com os valores morais (o bem e o mal, o certo e o errado, etc) presentes em uma determinada sociedade.

Quem é o senso moral de alguns exemplos?

R: É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça. Exemplos: Sentimentos deremorso, culpa e vergonha são os que exprimem nosso senso moral.

Porque pensar sobre ética?

A ética se faz importante por guiar o pensar e o agir do homem em todos os tempos. ... Com isso, o estudo da ética, fundamentado na filosofia, proporciona o conhecimento sobre o ser humano, como ser de ação, racional e social.

O que é senso moral e consciência moral de alguns exemplos?

SENSO MORAL - em termos simples, o Senso Moral está relacionado ao sentimento de amor ao próximo. ... CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão. Exemplo: quando a pessoa acredita em seus valores morais e os coloca em prática, ela pensa bem e não cede à imoralidade (na forma dela pensar).

Qual o significado da palavra ética?

  • Estes valores estão associados ao que consideramos bom, justo ou correto, e variam de sociedade para sociedade. A palavra ética tem origem do grego "ethos", que significa “costume”, “caráter” ou “modo de ser”.

Quais são as principais características da ética?

  • Definição, principais características e tipos de ética Ética, também chamada de filosofia moral, é a área da filosofia que estuda o conjunto de valores morais dentro da sociedade ou do indivíduo Ética e moral são duas vertentes estudadas pela filosofia e estão intimamente ligadas.

Quais são os códigos de Ética?

  • Existem códigos de ética profissionalque indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera. A ética pode ser confundida com lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos.

Qual a diferença entre a moral e a ética?

  • No entanto, a distinção que parece explicar a diferença entre os termos da melhor maneira é a seguinte: moral é o hábito e o costume, enquanto ética é uma filosofia da moral, uma tentativa de fazer uma “ciência” moral. A ética indica aquilo que é certo e o que é errado com base na moral. Enquanto a moral expressa os hábitos e costumes de uma ...

Senso moral é uma expressão. Senso é um substantivo masculino que tem origem no latim sensus, que quer dizer “percepção, significado, sentimento”.

Moral é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, com origem no Latim moralis, que significa “comportamento adequado de uma pessoa em sociedade”.

O significado de Senso moral descreve o sentimento que condiz com a moralidade, conforme os valores morais que existem em uma certa sociedade.

Qual a diferença entre senso moral e a consciência moral?

O senso moral acontece quando uma pessoa tende a agir por conta de seus sentimentos para com o próximo, pelos seus valores e pelo sentimento de igualdade entre si mesma e o próximo.

Ou seja, o senso moral faz com que o indivíduo aja imediatamente quando ele deseja ajudar o próximo, ao sentir empatia e para se sentir bem em relação a seus valores.

Entre os sentimentos abordados pelo senso moral estão justamente o desejo de ajudar o próximo, a empatia e o não cometimento de atos ilícitos.

O senso moral está lado a lado com a ética, afinal ela é um dos pilares para a relação entre as sociedades. Por meio dessa ação, os valores morais são cumpridos, levando-se em conta as camadas e setores sociais.

Exemplos de situações que exprimem o senso moral de uma pessoa são quando há uma atitude impensada ou por impulso, aquela tomada por uma forte emoção, mas que depois causa arrependimento, culpa ou remorso, bem como o sentimento de horror por conta da violência em determinadas situações, como assassinatos, estupros etc.

No cotidiano, percebe-se que nosso comportamento faz uma avaliação segundo ideias como as de certo e errado.

Do ponto de vista da Filosofia, as emoções são resultados desencadeados por meio de ações ou percepções que são interpretadas através do conceito do “certo e errado’, “do bem e do mal”, “da felicidade e do sofrimento” etc.

Uma sensação de revolta, por exemplo, pode acometer uma pessoa que vê uma idosa ser desrespeitada, ou em casos onde a mulher é agredida pelo companheiro. Uma sensação de tristeza e desesperança surge em casos onde se vê uma criança abandonada.

Todos esses exemplos envolvem a manifestação de sentimentos que têm como base os valores morais individuais e coletivos (da sociedade), pois são eles que determinam o que é certo ou errado.

É claro que tais valores morais estão, em grande parte das vezes, associados com as leis civis, embora não seja uma regra.

A moral é caracterizada por normas que são adquiridas por meio da cultura, da tradição, dos acordos e do cotidiano de comportamento do indivíduo em uma determinada sociedade.

Dessa maneira, entende-se que os valores morais existentes no Ocidente podem não ser exatamente iguais aos do Oriente, o que mostra que pode existir muita diferença entre ações que são vistas como morais e imorais entre tais sociedades de ambas as regiões.

Senso moral e Consciência moral

Há uma diferença entre o senso moral e a consciência moral: a dúvida.

O senso moral é caracterizado pelo sentimento e ação imediata proveniente das emoções que são desencadeadas pelos valores morais do indivíduo.

Já a consciência moral está atrelada com a ponderação sobre qual (ou quais) decisão (decisões) o indivíduo deve tomar, com base no seu comportamento e dos outros.

No caso, a consciência moral obriga que o indivíduo seja o responsável por suas ações, assumindo as consequências delas.

O discernimento promove a relação entre meios e fins que auxilia na diferença de reações morais e imorais.

Um exemplo é quando uma pessoa encontra a carteira (com dinheiro dentro) de outra pessoa na rua e a devolve para o dono – tal atitude mostra que a pessoa fez uso de sua consciência moral para fazer o que ela acredita estar de acordo com seus valores, além de assumir totalmente as consequências que o ato traria.

Nesse exemplo, a pessoa agiu dando referência ao que era moralmente certo ao invés de se aproveitar e conseguir um dinheiro de maneira extremamente fácil.

Senso moral e ética

O conceito de ética e de senso moral possui relação clara.

Entretanto, a ética tende a buscar por uma reflexão mais abrangente de quais seriam os valores morais que direcionam o ser humano, enquanto o senso moral possui como base costumes, tradições e tabus culturais que estão presentes em cada sociedade.

Veja também:

  • Significado de Virtudes humanas
  • Significado de Ser humano
  • Significado de Racionalismo

Qual a diferença entre o senso moral e consciência moral?

Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções desencadeadas pelos valores morais, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas.

O que é senso de moral?

Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais.

O que é senso moral e consciência moral Brainly?

Senso moral é o que caracteriza o sentimento que condiz com a moralidade, de acordo com os valores morais (o bem e o mal, o certo e o errado, etc) presentes em uma determinada sociedade. Consciência moral é a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas.

Qual é a consciência moral?

É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão.