Qual é a classificação dos rios?

Os elementos básicos utilizados para a classificação dos rios são:  a formação geográfica de suas regiões (serra, planalto, montanha e etc.) e o seu volume de água.  Estes elementos combinados com a formação geológica das rochas, a declividade, o traçado do seu percurso, a dificuldade e o perigo da pasagem pelas corredeiras, dão uma caracterização geral do rio com classificação em até seis níveis de dificuldade.

VOLUME DE ÁGUA X TÉCNICA

Os rios são também classificados pelo seu volume de água e pela dificuldade técnica utilizada em sua descida. Os de maior volume são considerados os melhores para o rafting, pois provocam grande adrenalina e possibilitam uma emocionante passagem pelas corredeiras, não havendo a necessidade de muita técnica para sua descida. Os rios de menor volume são considerados técnicos por apresentarem muitas pedras expostas, limitando o espaço de passagem pelas corredeiras e aumentando o grau de dificuldade das manobras utilizadas durante a descida.

NÍVEIS DE RIOS E CORREDEIRAS
Os rios são classificados em seis níveis, de acordo com a dificuldade e perigo de passagem em suas corredeiras:

  • Classe I e II – são indicadas para participantes iniciantes
  • Classe III – para iniciantes / intermediários
  • Classe IV – indicadas somente para pessoas experientes
  • Classe V – não é indicado para o rafting turístico, só para competições
  • Classe VI – que não é indicada para descida, devido ao seu alto nível de risco.

Observação:  Vale lembrar que o nível de água no dia da atividade, pode aumentar ou diminuir o nível da dificuldade da descida. A indicação (+) ou (-), pode ser utilizada para dar maior precisão na classificação. Exemplo:  classe IV(+), indica que o nível de dificuldade da corredeira está entre as classes IV e V, alertando que poderá chegar a uma classe maior

Os rios que são águas naturais que se deslocam da nascente até a foz são classificados em efêmeros, perenes e intermitentes. Os rios quando classificados em efêmeros são os que se formam quando ocorre a chuva e são alimentados por águas de escoamento superficial por estarem acima do lençol freático.

Quando classificados por Perene são aqueles que possuem águas o tempo todo e todo o ano e são alimentados por escoamento superficial e escoamento subsuperficial sendo esse uma fonte continua de alimentação, pois sua função é deixar o lençol freático sempre com o nível normal, jamais ficando abaixo do canal e a maioria dos rios existentes em todo o mundo pode ser chamado de Perene. Os classificados por Intermitentes ou temporários somente aparecem em épocas de chuvas e quando essa época acaba eles somem. São alimentados por escoamento superficial e escoamento subsuperficial e quando há os períodos sem chuva eles deixam de ser alimentados, pois o nível do lençol freático fica baixo.

Categoria(s) do artigo:

Recursos Naturais

Qual é a classificação dos rios?

Como podem ser classificados os rios?

Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes.

O que são bacias hidrográficas Cite exemplos?

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. ... As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco.

Qual é o uso das águas dos rios?

Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. É deles que retiramos a água que usamos para beber, lavar, irrigar, cozinhar, fazer a higiene pessoal, dentre outras aplicações importantes.

O que pode poluir a água de um rio?

Esgoto doméstico e industrial; Compostos orgânicos sintéticos; Plásticos; Metais pesados.

Quanto ao relevo como se classificam os rios?

Quanto à forma de relevo, existem dois tipos de rios: os de planalto e os de planície. Rios de planalto – são rios que costumam apresentar-se em áreas de relevo mais acentuado, possuindo um fluxo mais forte em razão dos muitos acidentes geográficos ao longo de seu percurso.

Onde se localizam os rios temporários?

Assim como por aqui, os rios temporários surgem principalmente em áreas áridas e semiáridas, além dos que são encontrados nas zonas mediterrâneas. Embora a maioria dos rios brasileiros seja perene, os rios temporários têm grande importância para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade das áreas onde se desenvolvem.

Quantas e quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

Quais são as três principais bacias hidrográficas do Brasil?

Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.

Quais são os rios?

  • Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de um ponto mais alto (nascente) até atingirem a foz (no mar, em um lago, pântano ou outro rio).

Como os rios são essenciais para o homem?

  • Os rios são de fundamental importância para o homem, pois, além de fornecerem água para o consumo, eles também são essenciais para a realização das atividades econômicas, tais como a agricultura, pecuária e na produção industrial. O potencial hidráulico desses rios também é aproveitado através da construção de usinas hidrelétricas, ...

Quais são os componentes dos rios?

  • Componentes dos rios. Para analisarmos um rio e seu aproveitamento, é necessário conhecermos suas partes a fim de identificarmos o uso desse rio. Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações.

Por que os rios são poluídos?

  • O potencial hidráulico desses rios também é aproveitado através da construção de usinas hidrelétricas, que fornecem eletricidade para milhões de pessoas. Apesar da sua importância, os rios estão sendo poluídos. Muitas indústrias lançam efluentes (esgoto) diretamente nos rios sem o devido tratamento.

Como é a classificação dos rios?

Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.

Quais são os 3 rios?

A partir de 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei 1056, o município de Entre-Rios passou a chamar TRÊS RIOS, numa clara conotação aos três mais importantes rios que cortavam o seu território: rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna.

Quais são as principais características de um rio?

Rios: são deslocamentos de água que acontecem de maneira natural, sem haver interrupção. Geralmente, um rio parte de sua nascente e corre em direção aos relevos mais baixos até atingir ou desembocar em outro curso maior, como o oceano, por exemplo; além da possibilidade de desaguar em um lago.

Como são os rios de planície?

Rios de planíciesão rios que apresentam um curso mais regular, haja vista o relevo menos acentuado.