Quais são os principais benefícios do exercício físico para diabéticos?

A prática regular de exercício físico por portadores de diabetes demonstrou, em diversos estudos, melhorar o controle glicêmico, reduzir os fatores de risco cardiovascular, contribuir para a perda de peso e aumentar o bem estar.
Em pessoas com diabetes tipo 1, o exercício físico tem um efeito benéfico inclusive sobre a expectativa de vida. Além disso, pode prevenir o diabetes tipo 2 em pessoas com alto risco para essa doença.
Intervenções baseadas em sessões estruturadas de exercício de pelo menos 8 semanas de duração demonstraram diminuir os níveis de hemoglobina glicosilada de diabéticos tipo 2 em 0,66% em média, mesmo sem mudança significativa no IMC. Exercícios mais intensos são associados a melhores resultados no controle do diabetes e no condicionamento físico. GRAU A.
A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda que pessoas com diabetes devam ser aconselhadas a praticar pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade (entre 50 e 70% da frequência cardíaca máxima). Na ausência de contraindicação, as pessoas com diabetes tipo 2 devem ser encorajadas a realizar treinamento de resistência 3 vezes por semana.

Quais são os principais benefícios do exercício físico para diabéticos?

O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado. O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado, afirma a professora Mara Silvera do Curso CPT de Atividades Físicas para Diabéticos. 


Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado.A partir de então, a tríade dieta, medicamentos (quando necessário), e exercício, fundamentados em um processo educacional, formam o princípio do tratamento do diabetes. Especificamente no diabetes tipo 1, ou insulinodependente, o exercício auxilia no controle da glicemia, porque durante a contração muscular a célula torna-se mais permeável à glicose, possibilitando, muitas vezes, ao indivíduo reduzir a dose de insulina.

Já no diabetes tipo 2, ou não insulinodependente, existe uma diminuição da resistência celular à ação da insulina, possivelmente ocasionada pela deformação dos receptores devido ao excesso de gordura corporal, característico nesses pacientes.

Principais vantagens:

1. Facilitam a queima de glicose pelos músculos, melhorando o controle diário do diabetes;
2.Nos obesos, colaboram com a redução do peso;
3.Aumentam a ação da insulina e dos hipoglicemiantes orais;
4. Aumentam o número de receptores e sua capacidade de ligação com a insulina (encaixes bioquímicos) em tecido gorduroso, músculos e outros órgãos, diminuindo, assim, a resistência da ação da insulina nesses tecidos;
5. Permitem aos bem controlados e com peso normal a ingestão de mais calorias correspondentes a esse gasto;
6.Reduzem os fatores de risco cardiovasculares;
7.Aumentam o fluxo de sangue muscular e a circulação nos membros inferiores, principalmente nos pés, prevenindo, assim, os efeitos da arteriosclerose;
8. Reduzem a quantidade diária de insulina;
9.Contribuem na redução do colesterol e dos triglicerídeos no sangue;
10.Colaboram na redução da pressão arterial;
11. Reduzem a perda de massa óssea (osteoporose), atuando como fator mecânico de reconstrução óssea;
12. Permitem a manutenção da massa magra (músculos);
13.Melhoram a disposição geral e a sensação de bem-estar;
14. Aliviam as tensões cotidianas e ajudam no controle da ansiedade.

Como vimos acima, a prática de atividades físicas promove não só benefícios fisiológicos como psicológicos, sendo o aspecto de lazer e entretenimento proporcionado pela prática de atividades físicas e esportivas, altamente desejável.

Os parâmetros psicológicos passíveis de mudança com o exercício físico podem ser assim visualizados:

Depressão — Diminui
Bem-estar — Aumenta
Atitude positiva em relação ao trabalho — Aumenta
Autoconfiança — Aumenta
Autoestima — Aumenta


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Exercícios físicos como prevenção e tratamento do diabetes

Exercícios mais adequados para os diabéticos

Medidas preventivas para a prática de atividades físicas

Principais exercícios aeróbicos para diabéticos

Principais funções dos exercícios aeróbicos

Conheça os Cursos CPT da Área Esportes.

Por Andréa Oliveira.

Faça já o Download Grátis

Quais são os principais benefícios do exercício físico para diabéticos?
Benefícios da Atividade Física para Saúde

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Quais são os principais benefícios do exercício físico para diabéticos?

Quais são os principais benefícios do exercício físico para diabéticos?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Quais são os benefícios do diabético?

Acesso a medicamentos A Lei 11.347/06 determina que os portadores de diabetes recebam, gratuitamente, do SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar.

Quais os principais benefícios do exercício físico na melhoria do estado do indivíduo com diabetes tipo 1?

Várias estudos apontam que a prática de atividades físicas são benéficas para o tratamento da Diabetes Mellitus, um desses benefícios é que esses programas auxiliam no controle glicêmico, reduz risco de doenças cardiovasculares, controle de peso, redução de gordura.