Quais os principais fatores que influenciam no custo de transporte?

Quais os principais fatores que influenciam no custo de transporte?

Inúmeros fatores influenciam nos custos logísticos, que podem vir de diversas áreas. Por falta de conhecimento, muitas pessoas não conseguem identificar a origem dos custos tampouco as prováveis consequências.

Por isso, é de extrema importância de identificá-los, de acordo com sua tipologia, para que as ações sejam assertivas. Assim, outros tipos de custos também são aplicáveis à logística, como:

Custos controláveis e não controláveis 

Estes são identificados de acordo com a influência ou não de um gestor de uma área: os Controláveis são aqueles sobre os quais ele exerce ação de decisão sobre determinada atividade.

Já para os Não Controláveis que, mesmo aplicados em seu centro de custos, são definidos por outras esferas de responsabilidades.

Leia mais: Conheça os 6 principais tipos de caminhões de cargas existentes 

Custos relevantes

 São aqueles que influenciam numa tomada de decisão e que, a dado prazo, impactarão nas finanças da empresa como, por exemplo, a escolha do modal de transporte.

Custos de oportunidade

São gerados em meio à ineficiência de um investimento quando este não se paga com a atividade a que se propôs gerando a renúncia de outro benefício.

Por exemplo: uma empresa financiou uma carreta para fazer transporte FTL (Full Truck Load – carga completa), mas acabou ficando mais tempo parada porque o transporte LTL (Less than Truck Load – carga fracionada) tem mais força na empresa. O valor adicionado pelo equipamento é menor que os JUROS pagos no financiamento.

Custos ocultos

São aqueles que não são previstos pelo gestor, pois ocorrem em condições anormais afetando os resultados econômicos da empresa.

Dentre muitas situações, pode-se destacar a manutenção repentina de um caminhão que vai gerar um custo imprevisível no conserto e perdas na operação por sua indisponibilidade.

Leia mais: 6 dicas para melhorar o rendimento do seu armazém

Irrecuperáveis

São aqueles empregados na construção de ativos (depreciados) e que agora fazem parte do passado não influenciando tanto nas tomadas de decisão.

Custo Kaisen

Está relacionado à melhoria contínua dos processos visando alcançar reduções no custo total. Na Logística acontece quando uma atividade é finalizada outra se inicia.

Desse modo, acontece com o fluxo da cadeia de suprimentos (supply chain) e com a compreensão acerca das responsabilidades de cada área.

Com os custos que rondam todas as atividades, a redução desejada está mais voltada à totalidade, pois às vezes, uma área pode ter que perder para que outra ganhe e assim beneficiar um todo. Por isso é determinante para um controle eficaz dos custos logísticos o domínio de cada parte que venha a compor esse total.

Leia mais: Entenda como investir em tecnologia logística pode te ajudar a reduzir os custos da sua empresa

Trade-off logístico

É muito comum uma área “aumentar” – de forma planejada – seus custos em favor de outra no que chamamos de trade-off (expressão em inglês que significa a ação de trocar, escolher alguma coisa causando efeitos em outra; como a expressão ‘perde-e-ganha’).

Originada no sistema financeiro, também é aplicável na Logística, em diversos segmentos no mercado e até em nosso controle financeiro pessoal.

A Logística está sempre tendo que escolher onde aplicar suas mudanças para que a empresa reduza custos atendendo melhor seus clientes. Por isso, se for necessário aumentar estoques para atender no prazo, alugar ou construir outro armazém para melhorar o fluxo, aumentar ou diversificar a frota para alcançar mais clientes, mesmo sabendo que, inevitavelmente, tais aumentos nos custos incidirão sobre seus produtos, estar-se-á praticando “trade-off”.

Custo Total das atividades logísticas

O Custo Total das atividades logísticas compreende Custo de Inventário, Custo do Lote, Custos de Processamento de Pedidos e Informação, Custo de Armazenagem e Custo de Transporte.

O gerenciamento eficaz dos custos deve atender às exigências do nível de serviço ideal para a empresa e para o consumidor.

Dessa forma, o resultado final sempre irá se converter para um serviço executado ao menor preço sem prejudicar a qualidade.


Se você se interessou, vale destacar que a Russel Serviços é uma ótima opção para as empresas que desejam ter uma mão de obra perfeita para os seus setores logísticos. Nós oferecemos mão de obra terceirizada, altamente qualificada e apenas 48 horas

Fuja das dores de cabeça que um funcionário não qualificado pode te trazer. Entre em contato com o e-mail  e faça um orçamento ou tire suas dúvidas.

Quais os principais custos de transporte?

Alguns deles são:.
Salário e demais benefícios do motorista..
Licenciamento..
Seguro DPVAT..
Seguro do veículo..
Depreciação do veículo..
Reposição de equipamentos/veículo..
Manutenções periódicas programadas..

Quais os principais fatores que influenciam na escolha de um modal de transporte?

Principais fatores para a escolha do transporte de carga....
Localização geográfica. ... .
Infraestrutura. ... .
Grandes clientes, diversos segmentos. ... .
Capacidade de operacionalizar o transporte de grandes cargas. ... .
Entregas urgentes e normais. ... .
Cuidados com as informações confidenciais. ... .
Situação financeira do agente de carga..

Quais são os principais fatores que elevam os custos dos transportes no Brasil?

Sistema tributário complexo e com carga elevada..
Custo do capital elevado..
Legislação trabalhista..
Educação de baixa qualidade..
Infraestrutura inadequada (transporte, energia, saneamento, telecomunicações).

Quais são as seis maiores influências nas decisões de transporte?

Resposta verificada por especialistas. Quanto as alternativas propostas pelo enunciado, as seis maiores influências nas decisões de transporte são: os 6 modais de transporte existentes no Brasil, sendo eles: Modal Rodoviário, Modal Ferroviário, Modal Aéreo, Modal Hidroviário, Modal Dutoviário, e Modal de Movimentação.