Quais os animais acima pertencem ao filo dos cordados?

O filo Chordata (do latim chorda, corda) reúne animais como o anfioxo, as ascídias, as lampréias, os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.  Possuem em comum as seguintes características:

* Notocorda: estrutura de sustentação que corresponde a um bastonete maciço, flexível, situado na linha mediana dorsal do corpo, entre os tubos nervoso e digestivo. Ocorre em todos os cordados, pelo menos na fase embrionária. Em muitas espécies, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário e não ocorre nos adultos. Esta estrutura persiste nos anfioxos, desaparece nas ascídias e, nos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), é substituída pela coluna vertebral.

* Fendas branquiais na faringe (faringotremia): estruturas que ocorrem pelo menos na fase embrionária. As fendas são orifícios. Em algumas espécies, as fendas branquiais (ou fendas faringeanas) persistem nos adultos; em outras, desaparecem durante o desenvolvimento embrionário.

* Tubo nervoso dorsal (epineuria): deriva do epitélio superficial dorsal do embrião. Persiste no anfioxo e nos vertebrados e, nas ascídias adultas praticamente desaparece, restringindo-se apenas a um gânglio nervoso.

* Cauda pós-anal: todo embrião de cordado apresenta uma região do corpo que se prolonga para além do ânus, a cauda. O desenvolvimento e a função da cauda variam nos diferentes grupos de cordados.

Quais os animais acima pertencem ao filo dos cordados?

 Além dessas características exclusivas, os cordados apresentam outras, comuns a todos eles, mas que não são exclusivas deles: são animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral, segmentados (metaméricos) e deuterostômios.

– Diversidade e Classificação 

 O filo Chordata compreende três subfilos: Urochordata (ou Tunicata),

Caphalochordata e Vertebrata (ou Craniata). 

 Os urocordados e os cefalocordados constituem os cordados primitivos; são geralmente reunidos sob a denominação de protocordados (do grego protos, primeiro, primitivo). Não possuem vértebras sendo também chamados de cordados invertebrados. Como a parte anterior de seu tubo nervoso não se diferencia no encéfalo e na caixa craniana são denominados ainda de cordados acrânios.

 Os cordados vertebrados constituem o subfilo mais expressivo do filo Chordata. Sua principal característica é apresentar coluna vertebral e caixa craniana, estruturas esqueléticas que envolvem e protegem o sistema nervoso central. São também chamados de craniados, pois possuem crânio e encéfalo.

– Subfilo Urochordata (~1300 espécies)

 Exemplo: ascídias.

 São animais exclusivamente marinhos. A maioria das espécies vive fixada, isoladas ou em colônias, em rochas à beira-mar.

 Secretam pela epiderme uma túnica protetora. Notocorda e cordão nervoso somente na larva.

– Subfilo Cephalochordata (~25 spp)

 Exemplo: anfioxo (ambas as extremidades do corpo afiladas).

 Ambiente marinho, águas rasas, semi-enterrados na areia ou natantes.

 Epiderme uniestratificada, sem escamas; musculatura segmentada.

– Subfilo Vertebrata (~52 mil spp)

 Há duas superclasses: Pisces e Tetrapoda. A superclasse Pisces inclui as classes Agnatha, Chondrichthyes e Osteichthyes. A superclasse Tetrapoda inclui as classes Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia.

* Classe Agnatha

 Exemplo: lampreias e feiticeiras.

 São exclusivos de ambientes aquáticos. Alguns são parasitas de peixes.

 Animais vertebrados sem mandíbula; possuem boca sugadora circular, sendo chamados de ciclostomados, com dentes córneos raspadores.

* Classe Chondrichthyes

 Exemplos: tubarões, raias.

 Peixes cartilaginosos; pele com escamas placóides ou sem escamas; possuem clásper.

* Classe Osteichthyes

 Exemplos: cavalo-marinho, sardinha, pirarucu.

 Peixes ósseos; fendas branquiais cobertas por opérculo; possuem bexiga natatória.

* Classe Amphibia

 Exemplos: salamandras (com cauda, ordem Urodela); sapos, rãs e pererecas (desprovidos de cauda, ordem Anura); cobra-cega (sem patas, ordem Apoda).

 Possuem pele úmida sem anexos epidérmicos de queratina.

* Classes Reptilia

 Exemplos: cobras, lagartos, jacarés e tartarugas.

 Pele impermeável, com muitos anexos epidérmicos (escamas, placas, garras).

* Classe Aves

 Exemplos: ema, pingüim, pardal, beija-flor.

 Pele com penas, membros anteriores transformados em asas.

* Classe Mammalia

Exemplos: ornitorrinco, canguru, baleia, homem, morcego.

 Pele com pêlos, glândulas mamárias.

Quais os animais acima pertencem ao filo dos cordados?

Quem são os animais do filo cordados?

Quem são os cordados? Podem ser vertebrados (cordados verdadeiros) ou invertebrados (protocordados). São representados pelos anfioxos, ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Quem são os cordados?

Os cordados são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras.

Quais são as cinco classes que pertencem ao filo dos cordados?

Classificação dos Cordados.
Peixes..
Anfíbios..
Répteis..
Mamíferos..

Quais são os grupos de cordados E o que eles têm em comum?

Os cordados têm um ancestral comum com algum outro grupo de invertebrados (vale lembrar que os cordados basais também são invertebrados). Este é um fato inquestionável. Por outro lado, sabe-se também que estes grupos (outros invertebrados e cordados) se diversificaram a mais de 500 m.a.