Porque o comprimido se dissolve mais rápido na água quente?

Ouça este artigo:

Show

Se colocarmos uma pequena quantidade de água oxigenada sobre um ferimento será possível notar uma formação de bolhas e um chiado típico, decorrentes da liberação de gás oxigênio (O2) da reação. Esse é um exemplo de reação química em que ocorre efervescência, que é a liberação do gás produzido em meio líquido.

Porque o comprimido se dissolve mais rápido na água quente?

Foto: Popartic / Shutterstock.com

A efervescência ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e o gás produzido na reação é pouco solúvel e menos denso do que a solução líquida. As bolhas de ar só se formam depois que a reação acontece efetivamente, por isso, a efervescência é um indício de que uma transformação química ocorreu.

Na indústria farmacêutica, a efervescência é um tipo bastante comum de apresentação de medicamentos. A maioria dos antiácidos estomacais (popularmente conhecidos como sal de fruta) é encontrada sob a forma de comprimidos efervescentes, cuja composição é uma mistura de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico, e bases carbonadas, como o bicarbonato de sódio, principalmente. A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.

Graças aos mecanismos da efervescência, os comprimidos desse tipo, em geral, são mais vantajosos se comparados a outros veículos de uso oral (como cápsulas, drágeas e comprimidos não efervescentes). A liberação de gás nessas reações agita o líquido, fazendo com que o comprimido seja dissolvido de forma mais rápida. Outra vantagem é a melhor absorção: após a efervescência, o princípio ativo do medicamento está mais solubilizado, o que proporciona uma melhor assimilação do organismo. Devido a formato efervescente, esses comprimidos ainda permitem que uma dose maior do medicamento seja incorporada numa única porção.

Além de antiácidos, hoje em dia também são formulados outros tipos de medicamentos em forma de comprimidos efervescentes, como, por exemplo, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno (anti-inflamatórios), paracetamol (analgésico e antitérmico) e alguns suplementos vitamínicos.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efervesc%C3%AAncia
http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/617/Gustavo%20Partes%20da%20cunha.pdf?sequence=1
http://www.mapric.com.br/anexos/boletim286_06052007_142306.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/efervescencia/

Por que o comprimido efervescente Sonridor é absorvido mais rapidamente do que o comprimido comum?

Resposta. Resposta: Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Qual forma certa de tomar vitamina C efervescente?

A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário.

Qual comprimido foi dissolvido primeiro o triturado ou o inteiro?

O comprimido triturado foi dissolvido primeiro e os alunos puderam concluir que a trituração do comprimido pode ser comparada a mastigação, pois triturar o alimento ajuda na digestão.

O que é um comprimido pulverizado?

Em poucos segundos comprimidos de qualquer forma e tamanho ficam reduzidos a pó, evitando desperdícios. Tampa com dispositivo para guardar comprimidos. Fácil de limpar e manusear. Fabricado em material não tóxico e inquebrável.

Porque o comprimido efervescente reage mais rapidamente com água se for moído?

Isso porque a moagem do comprimido aumenta a superfície de contato entre dos componentes de que é feito com o líquido em que será dissolvido (água, por exemplo).

Por que o comprimido efervescente só funciona em contato com a água?

O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).

Quais fatores influenciam no tempo de dissolução do comprimido efervescente?

Fatores que influenciam na dissolução desse tipo de remédio são a superfície de contato ( o remédio quebrado dissolve mais rápido por ter mais contato com a água), a temperatura da água e a quantidade, além da pressão local.

Qual comprimido desaparecer mais rapidamente com a água?

Resposta. Antiacidos em po dissolvem mais rapido na agua pois, por estarem triturados, possuem uma maior superficie de contato. O processo de dissolucao se deve ao fato de que as moleculas de agua solvatam a molecula do antiacido (elas rodeiam as moleculas do antiacido).

Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água?

gás carbônico

Porque um comprimido triturado se dissolve mais rápido que um inteiro?

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Qual reação levará mais tempo para terminar água quente ou água gelada?

Resposta. Não, pois a água quente possui suas partículas com mais energia cinética que as da água gelada, portanto, o choque com as moléculas do reagente do efervescente será maior, fazendo com que a reação ocorra em menos tempo.

O que é mais denso água quente ou fria?

A água quente, embaixo, torna-se menos densa e sobe; já a água fria, em cima, que é mais densa, desce. Se aquecermos um líquido por cima, não teremos correntes de convecção.

Porque a água quente não se mistura com a água gelada?

A densidade da água nas condições ambientes é igual a 1 g/cm³. Porém a densidade varia com a temperatura. Assim, a água quente é mais "leve", ou menos densa, que a água fria, portanto a água vermelha sobe e fica na superfície, e a azul, por possuir densidade maior fica no pote sem se movimentar.

Quanto tempo um comprimido efervescente demora para se dissolver na água gelada?

Observe na ilustração abaixo que o comprimido triturado demora apenas 28 segundos para terminar de reagir, enquanto que o comprimido inteiro demora 1 minuto e 4 segundos.

Como se faz o comprimido efervescente?

A fórmula do comprimido efervescente pode variar de acordo com o remédio, mas os ingredientes básicos são, normalmente, um ácido orgânico e uma base carbonada. As características bolhinhas são o resultado do contato do tablete com a água, o que gera várias reações químicas.

O que você faria para aumentar a velocidade da dissolução de um comprimido efervescente em água?

Por exemplo, no caso de dissolução de um comprimido efervescente, o aumento da temperatura favoreceria a dissolução do mesmo, pois aumentaria a energia cinética das partículas do comprimido, favorecendo as colisões efetivas que contribuem para a ocorrência da reação.

Como tomar comprimidos efervescentes?

Modo de usar: Coloque o comprimido efervescente em um copo com água. O comprimido se dissolverá espontaneamente. Beber imediatamente após o término da dissolução. Para uso adulto, recomenda-se um comprimido efervescente de 1 grama ao dia dissolvido em água.

Qual o melhor horário para tomar vitamina C efervescente?

O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.

Como devo tomar Viter C?

VITER C – COMPRIMIDO Ingerir um comprimido ao dia, preferencialmente pela manhã. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar, com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos. VITER C – COMPRIMIDO EFERVESCENTE Ingerir um comprimido ao dia, dissolvido em água. Utilizar apenas a via oral.

Quantas vezes por dia pode tomar vitamina C?

Quanto deve-se ingerir? A quantidade indicada varia de acordo com gênero, peso e momento da vida, e, mais ainda, entre saudáveis e doentes. Mas a maioria dos especialistas concordam que 100 mg por dia traria benefícios. Para a medicina, a hipovitaminose ocorre quando a ingestão vitamina C é menor que 10 mg por dia.

Para que é indicado Viter C?

Viter C é um Suplemento Vitamínico que deve ser utilizado em todos os estados onde há deficiência ou aumento das necessidades de vitamina C no organismo. Indicado para combater a deficiência de Vitamina C no organismo.

Qual o benefício da vitamina C efervescente?

A vitamina C de 1g efervescente funciona como um importante vitamina antioxidante, que participa em várias reações metabólicas no organismo, como o metabolismo de ácido fólico, fenilalanina, tirosina, ferro, histamina, metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e carnitina.

É bom tomar vitamina C efervescente?

Os benefícios dessa vitamina para nosso organismo são inúmeros: Ela melhora o sistema imunológico, a pele, pois é necessária para a produção de colágeno, melhora a absorção de ferra no organismo, auxilia na saúde dos olhos, pois é um dos fatores para a prevenção da degeneração da mácula, parte da retina responsável ...

Pode tomar vitamina C quando está com gripe?

O que os estudos dizem é que a ingestão regular e suficiente da substância – considerando idade, gênero e peso – vai abrandar os sintomas e diminuir a duração da doença. “Um sistema imunológico fortalecido gera uma resistência maior. Não adianta a pessoa começar a tomar vitamina C depois que a gripe já começou.

Porque o comprimido na água quente se dissolve mais rápido?

Porque o calor ajuda na reação. O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio e um ácido. Quando colocadas na água, essas substâncias reagem. Como em qualquer outra combinação química, o calor acelera o processo.

Porque um comprimido efervescente reage mais rapidamente com água se for moído?

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Porque o comprimido efervescente dissolve mais lento na água gelada?

Isso ocorre porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação.

Qual a influência da temperatura na velocidade da dissolução do comprimido antiácido?

O emprego da temperatura pode acelerar/retardar a velocidade das reações químicas. Por exemplo, a utilização de baixas temperaturas diminui a intensidade da movimentação das moléculas, reduzindo os choques efetivos. De modo análogo, se dissolvermos um comprimido em água gelada a reação química ocorrerá lentamente.