É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Os metais são elementos químicos que apresentam como principal característica física a capacidade de perder elétrons e, consequentemente, formar cátions metálicos. Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica.

A ligação iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica, que pode ser um ametal ou o hidrogênio. Nesse tipo de ligação, temos a perda de elétrons por parte dos metais e o ganho de elétrons por parte dos ametais ou do hidrogênio.

Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.

Características gerais dos metais

  • Sólidos em temperatura ambiente, com exceção do mercúrio;

  • São brilhantes;

  • Apresentam elevados pontos de fusão e de ebulição;

  • Apresentam, em geral, cor prateada, com exceção do ouro, que é dourado, e do cobre, que é avermelhado;

  • Os metais puros são formados por aglomerados de átomos (de um único elemento químico) denominados de retículos cristalinos.

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Representação do retículo cristalino de um metal

Princípios da ligação metálica

Na ligação metálica, os retículos cristalinos que formam os metais são, na verdade, um aglomerado iônico (composto apenas por cátions e elétrons). Os elétrons presentes na camada de valência dos átomos do metal são deslocalizados, ou seja, saem da camada de valência, fazendo com que o átomo se torne um cátion (deficiente em elétrons).

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Representação dos elétrons deslocalizados da camada de valência

Após serem deslocalizados, os elétrons provenientes dos átomos do metal passam a rodear os cátions, formando um verdadeiro “mar de elétrons''. Cada um dos elétrons presentes nesse mar possui capacidade de mover-se por meio do retículo cristalino do metal livremente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Representação do modelo do mar de elétrons

OBS.: Os elétrons “do mar” não são capazes de abandonar o retículo cristalino e movimentam-se por ele.

Propriedades dos metais justificadas pela ligação metálica

a) Maleabilidade

Por meio de um metal, é possível produzir chapas de diversas espessuras e lâminas. É graças a essa propriedade dos metais que podemos construir diversos objetos, como facas, espadas etc.

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

A lâmina de uma espada é feita a partir de um metal

b) Condutibilidade

Os metais, de uma forma geral, são bons condutores de corrente elétrica e calor. Quando um metal qualquer está em contato com uma fonte de calor ou com uma fonte de corrente elétrica, ele é capaz de conduzi-los.

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Uma panela de alumínio na chama de um fogão fica inteiramente quente em virtude da condutividade

c) Ductibilidade

Por meio de um metal, podemos produzir fios. A utilização de um metal na forma de fios facilita a sua utilização, principalmente em relação à condutibilidade elétrica.

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Um metal, como o cobre, pode ser utilizado para a produção de fios


Por Me. Diogo Lopes Dias

É verdade que metais conduzem bem a eletricidade porque possuem muitos elétrons livres?

Quais metais que conduzem eletricidade?

Os metais que são os melhores condutores elétricos são a prata e o cobre. A prata é o melhor condutor de eletricidade, pois contém maior número de átomos móveis (elétrons livres).

Por que os metais conduzem bem o calor?

Condução de calor: a explicação para o fato de os metais serem bons condutores térmicos é baseada na presença dos elétrons livres que são dotados de movimento, como foi explicado no item anterior. Esses elétrons permitem o trânsito rápido do calor; e por isso os metais são usados em panelas e caldeiras industriais.

Por que os metais conduzem eletricidade em estado sólido?

1 - Os metais sólidos conduzem corrente elétrica devido a forma de ligação de nuvem de elétrons. Já os compostos eliminam ions, que possibilitam a corrente, apenas em solução aquosa. 2 - Libera ions Na+ e Cl- e assim transmite corrente eletrica. 3 - Não há formação de ions.

Porque um metal é bom condutor de eletricidade?

A condutividade elétrica baseia-se no fato de os elétrons da última camada de cada átomo terem facilidade em saltar entre átomos vizinhos (funções de onda comuns). Conclui-se, então, que o metal é um bom condutor de eletricidade, pois deixou as cargas escaparem. ...

Quais elementos são não metais?

Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).

Por que os metais são excelentes condutores de corrente elétrica?

  • Condutibilidade: os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença da nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.

Qual a concepção dos metais sólidos?

  • Algumas experiências realizadas com Raios-x levaram à concepção que os metais sólidos possuem um agrupamento de cátions fixos, rodeados por elétrons. Esses elétrons estão deslocalizados porque pertencem à camada de valência e não são atraídos pelo núcleo.

Como os compostos iônicos conduzem eletricidade?

  • Os compostos iônicos Cu 2+ e Zn 2+ não conduzem eletricidade quando em contato com a prata metálica. Compostos iônicos que contém íons Ag+, quando em contato com o cobre, tornam a solução condutora de eletricidade.

Qual a diferença entre metais e outras substâncias?

  • As características únicas apresentadas pelos metais é que os diferem das demais substâncias: a maioria é sólida à temperatura ambiente (25°C) e apresentam cor prateada.

Por que os metais conduzem bem a eletricidade?

Os metais conduzem eletricidade porque têm “elétrons livres”. Ao contrário da maioria das outras formas de matéria, a ligação metálica é única porque os elétrons não estão ligados a um átomo específico. Isso permite que os elétrons deslocalizados fluam em resposta a uma diferença de potencial.

Qual a importância dos elétrons livres nos metais?

Os elétrons livres são, portanto, fundamentais para a condução elétrica. Eles também se encontram na ionosfera, camada atmosférica com presença de íons, em que se encontram as ondas de rádio. Porém, na própria ionosfera, os elétrons livres, em suas camadas mais baixas, se recombinam com os diversos elementos.

Como funcionam os elétrons livres?

Os elétrons livres são aqueles que, recebendo energia realizam o salto quântico, ou seja, pulam para outra camada eletrônica. Porém, quando os elétrons já se encontram na camada de valência, a mais externa do átomo, o salto quântico externa, ainda mais, o átomo, ultrapassando a barreira potencial.

O que são elétrons livres é o que é corrente elétrica?

Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor. A ddp é estabelecida no condutor a partir de um campo elétrico que atravessa o material.