Pomada para cicatrização de feridas em diabéticos

Há 16 anos, pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará vem desenvolvendo uma pomada cicatrizante feita à base de água de coco em pó que, a partir dos testes realizados, provou ser especialmente benéfica aos diabéticos.

Depois de muitos estudos, o produto estará pronto para ser comercializado ao público em geral — o que deve ocorrer até 2020 em todo o país.

Nos testes com pacientes diabéticos, a pomada feita com água de coco em pó reduziu 21% no tempo de cicatrização das feridas e lesões.

Pacientes diabéticos, quando se machucam, demoram mais tempo para cicatrizar. Isso acontece porque o excesso de açúcar no sangue característico do diabete prejudica o sistema imunológico e as complicações cardiovasculares que a doença impõe bloqueiam ou reduzem a circulação do sangue.

Assim, não é incomum que os diabéticos sofram com amputações e feridas que nunca se fecham.

“[A água de coco] É muito rica em quantidade de açúcares. Mais de 90% de açúcares [compõem a água de coco]. Esse açúcar faz com que não haja contaminação por bactérias, enquanto nutre o tecido que está nascendo. Outro fator que acelera a cicatrização são os hormônios vegetais da água de coco, que favorecem o crescimento dos tecidos”, explica Cristiane Mello, uma das coordenadoras do estudo, pesquisadora e professora doutora no mestrado profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) da UEC.

A pomada foi testada em pacientes que apresentavam os sinais do pé diabético — uma das complicações da doença, que envolve úlceras nos membros inferiores.

Foi então que os pesquisadores perceberam uma redução de 87 para 68 dias no tempo de tratamento usando o cicatrizante, antecipando consequentemente em 12% na data da alta dos pacientes.

“Os pacientes foram acompanhados entre seis meses a dois anos. Por exemplo, uma senhora de 84 anos, teve a ferida fechada em 96 dias, ou três meses. O tempo de cicatrização depende de cada pessoa e do tamanho da ferida, mas em comparação [com pessoas que não fazem uso da pomada], conseguimos reduzir em 21% esse tempo”, explica Cristiane.

Com relação à frequência de uso, a indicação é para aplicar o produto cada vez que for trocar o curativo. “Se a pessoa faz a troca do curativo todos os dias, todos os dias passa a pomada”, reforça a pesquisadora.

Farmácias de todo o Brasil

Até setembro deste ano, todas as capitais do Nordeste do Brasil terão disponíveis a pomada, cujo nome registado é ACP Derma. Para 2020, todo o país poderá ter acesso ao produto, que será vendido como um dermocosmético.

>>> Pesquisador brasileiro descobre que “gordura” produzida pelo corpo ajuda a tratar diabete

“O foco inicial é para os hospitais, aos setores de atendimento de feridos, especialmente diabéticos. Mas o mercado de farmácias é para atender o público geral e estamos trabalhando para que o produto chegue ao Brasil todo”, completa Cristiane.

Pomada para cicatrização de feridas em diabéticos

Qual a melhor pomada cicatrizante para Diabeticos?

Fitoscar e Regederm são pomadas que auxiliam na cicatrização dessas feridas, mas apenas um cirurgião vascular saberá indicar o tto adequado com antibioticos ou desbridamento se necessários.

Como acelerar a cicatrização em diabéticos?

Primeiros socorros para feridas em diabéticos

  1. Lavar a região utilizando água morna e sabão com pH neutro;
  2. Evitar colocar produtos antissépticos na ferida, como álcool, iodopovidona ou peróxido de hidrogênio, pois podem lesionar os tecidos e atrasar a cicatrização;

Como curar escaras em Diabeticos?

O açúcar refinado e as pomadas com prata podem ser algumas das opções para curar a escara infectada, pois possuem ação antibiótica que elimina os micro-organismos, facilitando a cicatrização. Normalmente, neste tipo de escara, o curativo deve ser trocado todos os dias para facilitar a cicatrização.

Qual a melhor pomada para ferida na perna?

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Neosporin. ...
  3. 3 – Aloe vera. ...
  4. 4 – Cortisona. ...
  5. 5 – Fibrase. ...
  6. 6 – Colagenase. ...
  7. 7 – Nebacetin. ...
  8. 8 – Bepantol.

Quem tem diabetes pode usar pomada Neomicina?

“A pomada vai ser boa não só para quem tem diabetes, ela pode ser usada em qualquer pessoa, sem qualquer restrição", ressalta Jéssica.

Como usar babosa em ferida aberta?

Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior. Coloque sobre a ferida e cubra com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lave a ferida e repita o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.

Como curar as feridas em pacientes com diabetes?

  • As feridas, comuns no pé ou na perna, podem persistir por meses, levando a infecções dolorosas e perigosas. Felizmente, uma nova pesquisa descobriu que uma proteína em particular trabalha na manutenção dessas feridas e a reversão de seus efeitos poderia ajudar a curar feridas em pacientes com diabetes.

Como é feito o tratamento da ferida?

  • O tratamento da ferida é realizado antes da aplicação da pomada ou antes de outro curativo. O tratamento é realizado uma vez por dia, ou uma vez a cada 2-3 dias - depende da condição da úlcera e do tipo de tratamento utilizado. Para bandagem aplicar curativos especiais que não aderem à ferida (gaze usada indesejável).

Como evitar a ferida no pé?

  • As pessoas diabéticos devem seguir esta série de dicas se perceberem alguma ferida estranha ou ferimento no pé: – Não apoiar o pé no chão ou colocar pressão sobre ele. – Tentar não andar, e se possível, mover-se em uma cadeira de rodas, enquanto a ferida cicatriza.

Quais são os primeiros socorros para feridas diabéticos?

  • Primeiros socorros para feridas em diabéticos É importante ter alguns cuidados caso surjam alterações na pele de pessoas diabéticas, como por exemplo: Lavar a região utilizando água morna e sabão com pH neutro;

Como acelerar a cicatrização em diabéticos?

Um creme, desenvolvido à base de insulina, consegue diminuir o período de cicatrização em até seis dias, em média, possibilitando uma ação local, sem a absorção do produto pelo organismo.

O que é bom para curar ferida de diabético?

Primeiros socorros para tratar feridas em diabéticos.
1 – Lave bem a região da ferida com água morna e sabão neutro. ... .
2 – Evite colocar álcool sobre a ferida aberta. ... .
3 – Não se automedique utilizando pomadas antibióticas que tem dentro de casa..

Quem tem diabetes pode usar nebacetin?

Olá, nebacetin é um antibiótico e só deve ser receitado se houver sinais de infecção. Bepantol é um ótimo hidratante e ajuda na cicatrização, porém a escolha da cobertura irá depender do grau da sua ferida e se há ou não sinais de infecção.

Qual a melhor pomada cicatrizante para feridas abertas?

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas.
1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ... .
2 – Kelo-Cote. ... .
3 – Nebacetin. ... .
4 – Bepantol. ... .
5 – Aloe vera..