O que é bom para amaciar a carne para churrasco?

O que é bom para amaciar a carne para churrasco?

O sucesso de um churrasco depende principalmente de uma carne saborosa e macia. Você já conferiu aqui no blog algumas dicas de condimentos para temperar o produto – agora é hora de conferir como é possível deixar a carne do churrasco mais macia!

Azeite e vinagre

Uma boa maneira de fazer com que as porções fiquem mais tenras é colocá-las para marinar em uma mistura de azeite e vinagre (preferencialmente o branco). O ideal é deixar a carne no líquido por pelo menos duas horas antes de temperá-la.

Refrigerante de cola

Uma vez que os refrigerante ricos em cola são altamente corrosivos, é possível utilizá-los para amaciar a carne. Tenha atenção apenas para não “passar do ponto”, o que pode deixar o alimento sem consistência e sem gosto. Use 50 ml de refri para meia hora de descanso da carne.

Suco de abacaxi

O caso do suco de abacaxi é o oposto: quanto mais tempo deixá-lo em contato com a carne, melhor. Além de amaciá-la, o líquido também já é capaz de temperar o alimento, deixando um gostinho da fruta que harmoniza com o sabor da carne vermelha.

Leite de mamão

As propriedades do leite de mamão também podem ser empregadas para o bem do seu churrasco. Para uma peça de um quilo de carne, a recomendação é de, no máximo, apenas meia colher de leite de mamão. Deixe descansar por até uma hora antes de assar.

Você sabia que é possível amaciar carnes (vermelhas ou brancas) usando marinadas e soluções caseiras? Existem diversos ingredientes que contêm enzimas proteolíticas - capazes de quebrar as ligações entre as proteínas e, consequentemente, tornam a carne bem mais macia. A boa notícia é que muitas frutas (em especial as cítricas) e produtos naturais têm essa capacidade e compõem ótimas marinadas. Aqui, nós separamos dicas de como amaciar carne no dia a dia usando 7 soluções certeiras. Confira!

1. Use bicarbonato de sódio

A primeira dica para tornar a carne mais macia (e também realçar o sabor) é usar um pouco de bicarbonato de sódio na marinada. O ideal é preparar uma mistura com azeite, limão, diferentes temperos (sal, alho, pimenta etc.) e, então, deixar a carne submersa na solução por pelo menos 2 horas. Assim, o bicarbonato consegue agir bem sobre as fibras da carne, tornando-a mais macia.

2. Recorra ao limão e outras frutas cítricas

Apostar em marinadas com bastante limão (ou até mesmo laranja e outras frutas cítricas), também é uma ótima dica para amaciar naturalmente a carne. Além de conceder mais sabor, o limão tem a acidez e as enzimas necessárias para deixar a carne com uma melhor textura.

3. Faça uma marinada com vinagre

Você sabia que o vinagre também é um ótimo aliado para amaciar diferentes tipos de carne? Assim como o limão, ele é mais ácido e consegue atuar sobre as ligações proteicas do alimento, melhorando a sua textura. A nossa dica é preparar marinadas com vinagre, azeite, ervas finas, alho e os temperos de sua preferência. Deixe a carne submersa nessa mistura por algumas horas e, depois, é só preparar normalmente.

4. Deixe a carne de molho no leite

Para amaciar carnes mais duras, outro truque interessante é deixar as peças de molho no leite por algumas horas. Comece limpando e cortando melhor o alimento (de preferência em bifes menores) e, então, deixe-o em uma vasilha totalmente coberto de leite e, se desejar, com alguns temperos. Coloque na geladeira por pelo menos 5 horas e depois é só preparar da forma que preferir! Você pode deixar o leite escorrer bem e até mesmo secar a carne com um papel toalha antes de cozinhar, por exemplo.

5. Utilize cerveja ou vinho na marinada

Caso a ideia seja preparar uma receita mais refinada, outra ótima sugestão é usar cerveja ou vinho na hora de temperar e ao mesmo tempo amaciar a carne. Você pode usar as bebidas ainda na marinada (junto com alguns temperos) ou até mesmo introduzi-los durante o processo de cozimento.

6. Já ouviu falar no produto amaciante de carne?

Em vez de usar soluções feitas com ingredientes caseiros, você pode recorrer ao amaciante de carne industrializado. Esse produto, além de conter enzimas eficientes que atuam sobre a textura da carne, também vem geralmente com aditivos (como sal e especiarias) que concedem mais sabor ao alimento. Basta verificar as instruções presentes na embalagem para utilizar o amaciante de forma correta.

7. Recorra ao martelinho para carne

Além de preparar marinadas com amaciante de carne natural ou industrializado, uma boa dica é sempre recorrer ao martelinho de cozinha - que é útil, principalmente, para amaciar bifes e filés mais finos. Nesse caso, basta martelar de leve toda a extensão da carne e, depois, aplicar os temperos que preferir. Não tem erro!

O que usar para amolecer carne para churrasco?

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Qual o melhor amaciante de carne para churrasco?

Tipos de amaciantes de carne Quando se trata de amaciantes a melhor opção, é sem dúvida, os naturais como o leite do mamão que possui uma enzima chamada Papaína ou o abacaxi que possui uma enzima chamada bromelina capaz de conferir maciez a carne.

Como deixar a carne de churrasco mais suculenta?

A carne só deve receber sal na hora de ir ao fogo para que o sal não roube a umidade do alimento. Se a carne estava em uma marinada, deixe escorrer bem. Pode até retirar o excesso do tempero com um papel absorvente. Quem deseja garantir a carne bem molhadinha pode recorrer a temperos como suco de laranja ou cerveja.

Como Fasso para que a carne de churrasco não fique dura?

Para um bom churrasco, a carne deve ser assada apenas pelo calor do fogo, jamais pelas labaredas dele. Por isso, é fundamental que, no momento em que os cortes forem para a churrasqueira, o carvão todo já esteja em brasa. Se houver chamas, a tendência é que a carne fique queimada por fora e crua por dentro.