O que acontece quando a bile derrama

Notícias

12 de abril de 2013

O que acontece quando a bile derrama

A principal preocupação dos médicos em torno do cálculo biliar, cristais que se formam na vesícula biliar, são as complicações do não tratamento da doença. Uma das mais importantes é a cólica biliar, que ocorre quando uma das pedras fica presa na saída da vesícula, impedindo o fluxo de bile, levando a uma distensão importante e a um esforço para expelir a pedra. "O resultado é uma cólica insuportável", diz o cirurgião Robério Melo.
Em outro caso, quando a pedra fica presa logo na saída da vesícula por um período prolongado, ocorre a chamada colecistite aguda, uma inflamação aguda da vesícula biliar com dor intensa e constante, geralmente acompanhada de febre.
O paciente também pode ter a migração de uma pedra da vesícula biliar para o colédoco, que é o principal canal que leva a bile do fígado ao intestino, obstruindo-o. Nestes casos o paciente fica ictérico, ou seja, com a pele e parte branca dos olhos amareladas, pois a bile fica impedida de chegar ao intestino, acumulando-se no fígado e no sangue.
Entre as complicações podem ser listadas ainda a colangite (infecção dos canais biliares por bactérias após a obstrução) e a pancreatite (inflamação do pâncreas). O canal que leva a bile da vesícula para o intestino passa dentro do pâncreas e se junta com o canal principal que drena o suco pancreático. Quando o cálculo obstrui esses ductos, o suco pancreático fica retido e acaba agredindo o próprio pâncreas.

Quando a bile derrama?

O refluxo biliar, também conhecido por refluxo duodenogástrico, acontece quando a bile, que é liberada da vesícula biliar para a primeira porção do intestino, volta para o estômago ou mesmo para o esôfago, causando inflamação da mucosa gástrica.

Como é que a vesícula biliar concentra a bile?

Quando os alimentos (especialmente os alimentos gordurosos) estão sendo digeridos, a vesícula biliar se contrai e secreta a bile através de um pequeno tubo denominado ducto cístico, que se junta ao ducto hepático comum para formar o ducto biliar comum.

Qual o papel da bile na digestão dos lipídios?

A bile é uma solução verde-amarelada que, entre diversas outras substâncias, apresenta em sua constituição sais que emulsificam os lipídios, ou seja, reduzem fisicamente a gordura a pequenas gotas, facilitando a ação de enzimas que farão a sua digestão, as chamadas lipases.

Onde se localiza a bile no corpo humano?

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

Como a bile é armazenada explique o controle do esvaziamento da vesícula biliar?

Uma vez que a vesícula biliar é removida, a bile é entregue diretamente aos dutos do fígado para a parte superior do intestino. É um órgão pequeno localizado debaixo do fígado que tem forma de pêra. Armazena a bílis, um líquido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado, até que o aparelho digestivo dele necessite.

Qual é a composição da bile?

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.

Qual a função da bile no corpo?

Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas. Além disso, promove a eliminação de diversos produtos do sangue. Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras.

Para que serve a bile do boi?

A bile também contém sais importantes do corpo, minerais e até mesmo algum colesterol. Tomar um suplemento de bílis de boi quase age como um detergente biológico no corpo. Pode ajudar a promover a digestão de gorduras e tratar náuseas, dores de estômago e diarreia.

Qual o papel da bile na digestão?

Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas. Além disso, promove a eliminação de diversos produtos do sangue. Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras.

Qual a importância do suco pancreático e da bile?

No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado, que apesar de não conter enzimas, tem a importante função, entre outras, de transformar gorduras em gotículas microscópicas.

Qual é a função da bile?

Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas. Além disso, promove a eliminação de diversos produtos do sangue. Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras.

O que promove o esvaziamento da vesícula biliar?

Acabei de explicar que o esvaziamento da vesícula biliar se dá através do estímulo do hormônio CCK que por sua vez é produzido quando a gordura chega ao duodeno.

Qual o principal estímulo para vesícula biliar secretar a bile?

A colecistoquinina (CCK) age gerando contrações da vesícula biliar e relaxando o Esfíncter de Oddi em conjunto a ação da secretina (outro hormona secretado pelo intestino) que estimula a produção de bile.

O que fazer quando a bile derrama?

Como é feito o tratamento O mais comum é que sejam utilizados remédios indicados pelo médico, como o ácido ursodesoxicólico, que é uma substância que ajuda a promover a circulação da bile, reduzindo assim a frequência e intensidade dos sintomas.

Como saber se a bile estourou?

Conheça os principais:.
Dor intensa do lado direito do abdômen (cólica biliar) ... .
Dores intensas difusas. ... .
Náuseas, vômitos e outros sintomas gastrointestinais. ... .
Inchaço abdominal. ... .
Fezes pálidas e urina escura. ... .
Pele e olhos amarelados (icterícia).

O que causa o derramamento da bilis?

Geralmente, esses fatores envolvem os cálculos biliares. Sendo assim, entre os principais fatores de risco, estão: obesidade e sobrepeso, pancreatite crônica, histórico de pedras na vesícula, câncer de pâncreas, histórico de tumores no intestino.

O que pode acontece se a bile estoura?

"O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explicou o cirurgião da Santa Casa de Maceió, Renato Rezende.