Como é que a vegetação influência no ciclo hidrológico?

Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar. As dinâmicas climáticas determinam ou, pelo menos, influenciam o comportamento e os tipos de biomas que se constituem em uma dada região. No entanto, o que podemos notar é que a vegetação também exerce direta influência sobre os tipos climáticos de um dado local.

A influência da vegetação sobre o clima acontece de diferentes formas, influenciando tanto no albedo quanto na umidade e nas variações de temperatura. Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.

As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera. Dessa forma, áreas mais abertas, com menor presença de vegetação, tendem a absorver mais calor, provocando o aumento das temperaturas.

A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica. Uma árvore de 10 metros é capaz de “bombear” para o ar mais de 300 litros de água por dia. Nesse caso, evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes. Isso ocorre em razão do calor específico da água, responsável por conservar o calor por mais tempo.

Outro efeito da maior umidade presente na atmosfera em decorrência da vegetação é a maior incidência de chuvas, que acontece quando a umidade presente no ar condensa-se. No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.

Compreender a influência da vegetação no clima significa entender a importância que as florestas possuem na preservação do equilíbrio ambiental. A remoção da cobertura vegetal pode provocar diretas alterações no clima, que, por sua vez, pode alterar a presença de árvores em outras localidades, em um verdadeiro efeito dominó. Portanto, é mais do que importante lutar pela conservação das áreas vegetais naturais do planeta.

Como é que a vegetação influência no ciclo hidrológico?

Como o ciclo da água pode influenciar o clima?

Ciclo da Água na Natureza O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. ... O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros.

O que pode influenciar no ciclo da água?

As principais forças que dão origem ao ciclo da água são o calor do sol e a gravidade. ... Esses movimentos da paisagem terrestre fazem com que algumas partes do planeta recebam mais energia solar que outras, fator que também influência o ciclo hidrológico.

Qual a importância da cobertura vegetal para o ciclo da água?

A cobertura vegetal regula fluxo de água em uma bacia hidrográfica, uma vez que aumenta o armazenamento, reduz a erosão e sedimentação dos cursos d'água, diminui o risco de inundações e melhora a qualidade da água. A principal forma de abastecimento das bacias hidrográficas é por meio da precipitação.

Como é caracterizado o ciclo da água?

O ciclo da água envolve a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como os processos metabólicos dos seres vivos. Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. ... O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.

Qual é a importância da vegetação para o ciclo da vida?

A presença da vegetação contribui com dois processos, diminuindo: O impacto das gotas da chuva diretamente no solo, dificultando a formação de corredeiras que roubam os nutrientes do solo. A velocidade com a qual a água chega ao solo pelo fenômeno de chuva interna (leia o artigo sobre o ciclo da água local e global).

Qual a influência do declive sobre a erosão do solo?

  • O declive e o seu comprimento também impactam diretamente na erosão do solo. Quanto maior o desnível e comprimento considerado, maior o potencial da chuva causar erosão. Nos itens anteriormente mencionados temos pouca influência, pois se tratam de processos relacionados com o clima e relevo.

Como funciona o ciclo da água?

  • A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e abastecer os rios, que deságuam em mares e oceanos, reiniciando todo o processo do ciclo da água. O ciclo da água é caracterizado pelo movimento contínuo de água entre a atmosfera e a superfície terrestre.

Qual a primeira fase da erosão do solo?

  • A primeira fase da ocorrência da erosão do solo é a desagregação proporcionada pelo impacto da gota de água da chuva, processo que é intensificado em solos sem cobertura vegetal. Posteriormente, se a quantidade e intensidade da chuva superarem a velocidade de infiltração de água no solo, ocorre o escoamento superficial.

Que fatores afetam a erosão do solo?

  • Fatores que afetam a erosão do solo. Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.

Como a vegetação participa do ciclo hidrológico?

Parte da chuva que incide em uma área florestada na bacia fica retida nas folhas das árvores, retornando para a atmosfera por meio da evapotranspiração; e outra parte alcança o solo e vai infiltrando lentamente até atingir o lençol freático e depois os rios e mares.

Porque a vegetação tem papel fundamental no ciclo hidrológico?

A presença da vegetação contribui com dois processos, diminuindo: O impacto das gotas da chuva diretamente no solo, dificultando a formação de corredeiras que roubam os nutrientes do solo. A velocidade com a qual a água chega ao solo pelo fenômeno de chuva interna (leia o artigo sobre o ciclo da água local e global).

O que influencia o ciclo hidrológico?

Os fatores que impulsionam o ciclo hidrológico são a energia térmica solar, a força dos ventos, que transportam vapor d'água para os continentes, a força da gravidade responsável pelos fenômenos da precipitação, da infiltração e deslocamento das massas de água.

Como as florestas influenciam no ciclo da água?

A presença da floresta protege a superfície do solo dos efeitos da radiação solar e do vento e aumenta a superfície ativa, reduzindo dessa forma, a evaporação direta pelo piso florestal. No caso das áreas florestadas, a evaporação da água do solo ocorre pelo processo da transpiração.