Como devem ser os sistemas de segurança das máquinas e equipamentos?

NR12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos

Análise do Filme O Operário

( The Machinist – 2004 )

Segurança em maquinas e equipamentos – Qual a importância dessa norma dentro da sua empresa?

Assista aqui mais informações em vídeo e se inscreva aqui no canal.

Segurança em maquinas e equipamentos: A NR 12 é a norma que estabelece a segurança e a integridade física dos trabalhadores, ela visa garantir através de uma série de procedimentos a segurança de quem está na fase da utilização das máquinas e equipamentos.

12.1.1.1 Entende-se como fase de utilização o transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento.

Máquinas e equipamentos possuem partes perigosas que representam um grande risco de acidentes, como: volantes, hélices, correias, correntes, engrenagens, esteiras, circuitos elétricos, partes pressurizadas, que representam riscos de cortes, esmagamentos, amputações e até a morte.

É muito comum ocorrer acidentes gravíssimos envolvendo máquinas e equipamentos e esses acidentes são causados por uma variação de fatores que vão desde a falta de manutenção em equipamentos, passando por falha dos sistemas ou falha dos processos, falta de proteção das partes perigosas e falhas operacionais.

Contudo, existe uma condição extremamente crítica e causadora de um número expressivo de acidentes com máquinas e equipamentos que é a distração, se o trabalhador, seja na operação ou manutenção, desviar a sua atenção estará sujeito a um risco potencial de se acidentar.

Acidentes por distração resultam muitas vezes em esmagamento e amputação de membros.

As máquinas e equipamentos devem possuir sistemas para garantir que tais acidentes não aconteçam e a NR 12 tem esse papel aqui no Brasil.

É uma norma que tem uma grande importância no cenário da segurança do trabalho.

Algo que é muito importante enfatizar quando o assunto é a NR 12, são os sistemas que vão permitir a segurança para o trabalho e a parada de emergência.

12.5.1 As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que resguardem proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

12.6.1 As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes.

Entender a importância do atendimento a NR 12 é imprescindível para garantir a segurança de quem executa as atividades em máquinas e equipamentos, uma das etapas para garantir que a máquina e/ou equipamento estão em condições de executar o trabalho é realização do check-list.

O check list é um meio rápido e eficaz de identificar irregularidades e impedir o uso da máquina ou equipamento que apresentarem algum tipo de falha passível de gerar o acidente.

Porém, não podemos desconsiderar os acidentes que acontecem todos os dias envolvendo máquinas e equipamentos e na ocorrência do acidente, é necessário realizar uma investigação para avaliar onde foi a falha, se operacional, técnica, falta de manutenção ou distração.

A investigação é parte importante, pois através dela medidas são tomadas para sanar as irregularidades e garantir a segurança para os trabalhadores.

Atuar preventivamente é a base da segurança, pois conseguimos antecipar os possíveis acidentes e consequentemente adotar medidas adequadas para garantir que riscos identificados sejam controlados e a segurança dos profissionais envolvidos seja garantida.

A MA Consultoria procura manter de forma idônea o seu público sempre atualizado e busca transparência em todas as suas atividades e processos, está adequada para atender a todos os requisitos legais previstos nas normas regulamentadoras.

Contamos com uma equipe de instrutores altamente capacitados e com experiência em todas as práticas apresentadas em seus cursos.

Agende seu treinamento: (31) 3495-4427

 [email protected]

Como devem ser os sistemas de segurança das máquinas e equipamentos?

Giselle Dias

YouTuber do canal Fechado com a Segurança #fechadocomasegurança

Formada em magistério, Tec. em Segurança do Trabalho com mais de 6 anos de experiência em treinamentos das NR’s, Multiplicadora da NR 35, NR 33, NR 20 entre outras.  Brigadista profissional e Instrutora de Trânsito com mais de 10 anos de experiência em formação de condutores, reciclagem de infratores e Direção Defensiva para empresas.

Curso NR 12 online com certificado válido atualizado 2021

Como devem ser os sistemas de segurança das máquinas e equipamentos?

Como devem ser os sistemas de segurança das máquinas e equipamentos?

Siga a MA consultoria nas redes sociais para se manter sempre atualizado e até o próximo vídeo.

    O que são medidas de segurança em máquinas e equipamentos?

    A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer ...

    Quais são os principais dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos?

    Sensores de segurança Outros dispositivos que estão nesse grupo são os detectores de presença optoeletrônicos, laser de múltiplos feixes, barreiras óticas, monitores de área ou scanners, batentes, tapetes e sensores de posição.

    Quais os exemplos de mecanismos de segurança que podem existir nas máquinas e equipamentos?

    Outros tipos de dispositivos de segurança são: sensores de segurança, que são detectores de presença mecânicos e não mecânicos, atuando em situações em que uma pessoa ou parte do seu corpo adentra a zona de perigo de uma máquina ou equipamento, enviando um sinal para interromper ou impedir o início de funções perigosas ...

    Quais os requisitos básicos dos sistemas de segurança em área de trabalho?

    8 – Quais os requisitos básicos dos sistemas de segurança?.
    Ser instalados de modo que não possam ser neutralizados ou burlados;.
    Possuírem vigilância automática, ou seja, monitoramento, de acordo com a categoria de segurança requerida, exceto para dispositivos de segurança exclusivamente mecânicos; e..