Abaixo mostramos a figura da terra onde n e s

A agulha imantada de uma bússola aponta para o norte geográfico, pois o campo magnético gerado pela agulha alinha-se ao campo magnético terrestre. A Terra é um ímã gigante, portanto, produz campo magnético.

O campo magnético da Terra foi descrito pelo médico inglês William Gilbert (1544 – 1603), com o uso da “terrella”, um ímã esférico sobre o qual era apoiada uma agulha.

Qual é a importância do campo magnético terrestre?

O campo magnético terrestre é o que possibilita a existência das bússolas, utilizadas para localização no espaço. Graças a essa invenção, as grandes navegações puderam acontecer.

O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas do Sol (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra, essas partículas que compõem o chamado vento solar são defletidas por causa da carga elétrica que possuem. Caso elas pudessem atingir a superfície da Terra, danificariam e impossibilitariam a comunicação por ondas de rádio, TV, internet, etc.

Formação do campo magnético terrestre

A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Polos magnéticos

Um ímã possui um polo norte e um polo sul. O campo magnético gerado pelos ímãs, que é a região próxima ao ímã onde ocorre a atração de outro ímã ou materiais como ferro e aço, é representado saindo do polo norte e entrando no polo sul.

Abaixo mostramos a figura da terra onde n e s

Quando a agulha imantada de uma bússola alinha-se ao campo magnético da Terra, o polo norte da agulha aponta para a região norte do planeta e o polo sul do ímã da bússola aponta para a região sul do planeta.

Abaixo mostramos a figura da terra onde n e s

A atração ocorre somente entre polos diferentes, ou seja, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso significa que aquilo que chamamos de norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético. A imagem acima revela essa inversão entre os polos magnético e geográfico.

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre magnetismo, propriedade da matéria que é responsável pela origem de diversos fenômenos. Publicado por: Rafael Helerbrock

Um pequeno ímã é colocado nas proximidades de uma barra de ferro. Sobre a situação descrita, assinale a alternativa correta.

a) O ímã atrai a barra de ferro com a mesma intensidade que a barra de ferro atrai o ímã.

b) A força que o ímã exerce sobre a barra de ferro é maior que a força que o ferro exerce sobre o ímã.

c) O ímã atrai a barra de ferro.

d) A barra de ferro atrai o ímã.

e) A força que a barra de ferro exerce sobre o ímã é maior que a força que o ímã exerce sobre a barra de ferro.

Sobre as propriedades do campo magnético, assinale a alternativa falsa.

a) As linhas de indução magnética emergem do polo norte magnético e adentram o polo sul magnético.

b) As linhas de indução magnética são sempre abertas.

c) A concentração de linhas de indução magnética está relacionada com a intensidade do campo magnético na região.

d) Não é possível separar, em nenhuma ocasião, os polos norte e sul magnéticos.

Sobre o campo magnético terrestre, assinale a alternativa falsa:

a) O polo norte magnético encontra-se no polo sul geográfico da Terra.

b) O polo sul magnético encontra-se no polo norte geográfico da Terra.

c) O campo magnético terrestre é mais fraco na região dos polos.

d) O campo magnético terrestre é mais intenso na região dos polos.

e) O campo magnético terrestre surge por causa da diferença na velocidade de rotação do núcleo e da crosta terrestre.

Ao quebrarmos um ímã ao meio, devemos esperar que:

a) os seus pedaços fiquem desmagnetizados.

b) um dos seus pedaços seja o polo norte, e o outro, polo sul.

c) cada um de seus pedaços torne-se um ímã menor.

d) A Lei de Lenz afirma que a corrente elétrica induzida em um circuito ou condutor é tal que o seu campo magnético sempre favorece as variações de campos magnéticos externos.

respostas

Letra A

De acordo com a 3ª Lei de Newton, conhecida como a Lei da Ação e Reação, não é possível exercer força sobre um corpo sem receber dele uma força de reação. Portanto, o ímã e a barra de ferro atraem-se mutuamente. Além disso, as forças de ação e reação sempre apresentam módulos iguais, portanto a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão

Letra B

Ao contrário do que se afirma na alternativa B, as linhas de indução magnética são sempre fechadas.

Voltar a questão

Letra C

A concentração de linhas de campo magnético e, consequentemente, a sua intensidade são maiores nos polos e menores na Linha do Equador da Terra.

Voltar a questão

Letra C

A inseparabilidade dos campos magnéticos torna impossível separarmos polo norte e sul de um campo magnético. Portanto, ao quebrar um ímã, cada um de seus pedaços comporta-se como um ímã menor.

Voltar a questão

Abaixo mostramos a figura da terra onde n e s

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que podemos afirmar sobre o campo magnético terrestre?

O campo magnético terrestre é o que possibilita a existência das bússolas, utilizadas para localização no espaço. Graças a essa invenção, as grandes navegações puderam acontecer. O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas do Sol (vento solar).

Quanto a origem do campo magnético terrestre o mesmo se deve a?

Ainda não temos uma explicação correta para a origem do campo magnético terrestre, mas a hipótese mais aceita diz que o campo magnético terrestre se origina das intensas correntes elétricas que circulam seu interior e não da existência de grande quantidade de ferro magnetizado também em seu interior.

Onde o campo magnético terrestre é mais fraco?

A concentração de linhas de campo magnético e, consequentemente, a sua intensidade são maiores nos polos e menores na Linha do Equador da Terra.

Quando quebramos um ímã ao meio o que podemos esperar?

Sendo assim, se quebrarmos um ímã, cada uma de suas partes menores passará a se comportar como um ímã menor.