A lâmpada acenderá fortemente quando no recipiente estiver presente uma solução aquosa de

Atualizámos a nossa política de privacidade de modo a estarmos em conformidade com os regulamentos de privacidade em constante mutação a nível mundial e para lhe fornecer uma visão sobre as formas limitadas de utilização dos seus dados.

Pode ler os detalhes abaixo. Ao aceitar, está a concordar com a política de privacidade atualizada.

Obrigado!

Ver política de privacidade atualizada

Encontrámos um problema, por favor tente novamente.

Identificação de usuário

Senha

Lembrar identificação de usuário

Esqueceu o seu usuário ou senha?

O uso de Cookies deve ser permitido no seu navegador

Esta é a sua primeira vez aqui?

Problemas para acessar a Plataforma de Ensino a Distância da AEDI/UFPA, entre em contato no email informando o seu curso e problema.

Grátis

2 pág.

A lâmpada acenderá fortemente quando no recipiente estiver presente uma solução aquosa de

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTÕES COMENTADAS – 1 º ANO
PET 7 – SEMANA 1
1. (UERJ) A experiência a seguir é largamente utilizada para diferenciar soluções eletrolíticas de soluções não eletrolíticas. O teste está baseado na condutividade elétrica e tem como consequência o acendimento da lâmpada. 
A lâmpada acenderá quando no recipiente estiver presente a seguinte solução: 
a) O2(l)
b) HCl (aq) 
c) H2O (l) 
d) C6H12O6 (aq) 
e) NaCl (s) 
Como mencionado no enunciado, a lâmpada acenderá quanto tivermos uma solução eletrolítica, ou seja, uma solução que gere íons (cargas positivas e negativas). Teríamos então duas opções HCl e NaCl. Porém, o NaCl está no estado sólido, portanto não tem íons dissociados e não conduzem corrente elétrica.
2. (Unifor-CE) A boa condutibilidade elétrica das soluções aquosas de cloreto de sódio deve-se ao movimento de: 
a) elétrons livres. 
b) elétrons compartilhados. 
c) moléculas solvatadas. 
d) moléculas dispersas. 
e) íons dispersos.
3. (UFPE) Considere a figura a seguir e as seguintes possibilidades para o líquido existente no interior do copo: 
I. H2O 
II. H2O + glicose 
III. H2O + sal de cozinha 
Qual alternativa melhor descreve a condição da lâmpada?
 a) Acesa em II e apagada nas demais. 
b) Apagada em I e acesa nas demais. 
c) Apagada em I e II. 
d) Acesa em I, II e III. 
e) Acesa em I e apagada nas demais 
A água não possui íons livres o suficiente para conduzir corrente elétrica, logo na situação I a lâmpada se manterá apagada.
A glicose é um composto orgânico que ao se dissociar na água, também não libera íons livres, fazendo com que na situação II, a lâmpada também esteja apagada.
04. (FGV-SP) Alguns compostos, quando solubilizados em água, geram uma solução aquosa que conduz eletricidade. Dos compostos abaixo, formam solução aquosa que conduz eletricidade: 
I. Na2SO4
 II. O2 
III. C12H22O11 
IV. KNO3 
V. CH3COOH 
VI. NaCl 
a) apenas I, IV e VI 
b) apenas I e VI 
c) apenas I, IV, V e VI 
d) apenas VI 
e) todos 
Quando gerar íons, a solução conduzirá corrente elétrica. Observe cada caso:
I. Na2SO4: sal (composto iônico que sofre dissociação em água)
Na2SO4 → 2 Na+ + SO42-
II. O2 : composto molecular;
III. C12H22O11: composto molecular;
IV. KNO3: sal (composto iônico que sofre dissociação em água)
KNO3 → K+ + NO3-
V. CH3COOH: ácido acético (todo ácido libera íon H+ em água, conduzindo corrente elétrica)
VI. NaCl: sal (composto iônico que sofre dissociação em água)
NaCl→ Na+ + Cl-
05. (Unicamp-SP) À temperatura ambiente, o cloreto de sódio, NaCl, é sólido e o cloreto de hidrogênio, HCl, é um gás. Estas duas substâncias podem ser líquidas em temperaturas adequadas. 
a) Porque, no estado líquido, o NaCl é um bom condutor de eletricidade, enquanto, no estado sólido, não é?
No estado liquido o NaCl está dissociado, adquirindo cargas positivas e negativas (Na+ e Cl-) Isso faz com que os íons conduzam corrente elétrica. No estado sólido é o contrário, não existe cargas para conduzir a corrente elétrica.
b) Por que, no estado líquido, o HCl é um mau condutor de eletricidade? 
Pois, não há íons dissociados para conduzir corrente elétrica.
c) Por que, em solução aquosa, ambos são bons condutores de eletricidade?
Em água, ocorre a dissociação iônica que é a separação dos íons de uma molécula. E são esses íons os responsáveis por conduzir a corrente elétrica.

1 TEORIA DE ARRHENIUS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (UEL-PR) A condutibilidade elétrica de uma solução aquosa depende: I) do volume da solução; II) da concentração de íons hidratados; III) da natureza do soluto. Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. b) II é correta. c) III é correta. d) I e II são corretas. e) II e III são corretas. 02 (Ufop-MG) O gás HCl dissolve-se em água formando uma solução condutora de eletricidade. Entretanto, quando o gás é dissolvido em um solvente apolar, como o hexano, a solução resultante não conduz eletricidade. Essa observação conduz à seguinte conclusão: a) O HCl é um composto covalente, seja sob a forma gasosa ou dissolvida. b) O HCl tem ligação covalente apolar no estado gasoso, mas tem ligação covalente polar em solução aquosa. c) O HCl não se ioniza em água, mas o faz em hexano. d) O gás HCl é covalente, mas se ioniza em água. e) O HCl encontra-se permanentemente ionizado, mas isso só é aparente em água, quando os íons estão hidratados. Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 1

2 03 (UFRGS-RS) O quadro a seguir apresenta novidades de três substâncias designadas genericamente por A, B e C. 05 (Unicamp-SP) Indique, nas afirmações a seguir, o que é correto ou incorreto, justificando sua resposta em poucas palavras: Uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio apresenta o número de cátions H + igual ao de ânions Cl. Portanto é eletricamente neutra e não conduz a eletricidade. As substâncias A, B e C podem ser, respectivamente: a) dióxido de enxofre, sulfeto de cálcio e metano. b) benzeno, cloreto de sódio e ferro metálico. c) sulfato de alumínio, cobre metálico e hexano. d) alumínio, tetracloreto de carbono e nitrato de sódio. e) naftaleno, manganês metálico e cloreto de magnésio. 04 (Unicamp-SP) À temperatura ambiente, o cloreto de sódio (NaCl) é sólido e o cloreto de hidrogênio (HCl) é um gás. Estas duas substâncias podem ser líquidas em temperaturas adequadas. a) Por que, no estado líquido, o NaCl é um bom condutor de eletricidade. b) Por que, no estado líquido, o HCl é um mau condutor de eletricidade? c) Por que, em solução aquosa, ambos são bons condutores de eletricidade? 06 (UEL-PR) A é uma substância gasosa nas condições ambientes. Quando liquefeita praticamente não conduz corrente elétrica, porém, forma solução aquosa que conduz bem a eletricidade. Uma fórmula possível para A é: a) KBr b) HCl c) Ar d) N 2 e) O 3 07 (Mackenzie-SP) Combinando átomos de cloro e hidrogênio e de cloro e sódio, formamse, respectivamente, HCl e NaCl, a respeito dos quais são feitas as afirmações: I) HCl é um composto iônico. II) NaCl é um composto molecular. III) HCl ioniza, quando colocado em água. IV) NaCl é um sal neutro. V) HCl apresenta uma ligação covalente polar. Das afirmações, são corretas, apenas: (Dado: número atômico H = 1 ; Na = 11 ; Cl = 17) a) I e III b) II e IV c) II, IV e V d) III, IV e V e) IV e V 08 (PUC-SP) Dados os compostos: A: CH 3 COONa (Sal: acetato de sódio) B: CH 3 COOH (ácido acético) C: CH 3 CH 2 OH (álcool etílico) D: C 6 H 12 O 6 (glicose) Pede-se: a) quais os que conduzem corrente elétrica, quando estão puros no estado líquido (fundido)? b) Quais os que conduzem corrente elétrica, quando dissolvidos em água? Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 2

3 09 (Fuvest-SP) No circuito elétrico abaixo, dois eletrodos E1 e E2 conectados a uma lâmpada podem ser mergulhados em diferentes soluções. Supondo que a distância entre os eletrodos e a porção mergulhada sejam sempre as mesmas, compare o brilho da lâmpada, quando se usam as seguintes soluções: a) ácido cianídrico (HCN): 0,1 mol/l 1% ionizado. b) sacarose (C12H22O11): 0,1 mol/l c) cloreto de potássio (KCl) 0,1 mol/l; 100% dissociado. 10 Qual dos seguintes procedimentos é o mais indicado quando se quer distinguir entre uma porção de água destilada e uma solução aquosa de cloreto de sódio, sem experimentar o gosto? a) Filtrar os líquidos b) Utilizar um feixe de luz (efeito Tyndall) c) Medir a condutividade elétrica d) Usar papel tornassol e) Decantar os líquidos EXERCÍCIOS PROPOSTOS 11 (FCC-BA) Considere a aparelhagem desenhada a seguir, empregada para testes de condutividade elétrica. O teste deu positivo com qual dos líquidos? a) Oxigênio liquefeito b) Nitrogênio liquefeito c) Hélio liquefeito d) Água do mar e) Gasolina (mistura de hidrocarbonetos) 12 (Vunesp-SP) Compostos iônicos são bons condutores de eletricidade quando estão: I) liquefeitos por fusão. II) no estado sólido à temperatura ambiente. III) no estado sólido acima da temperatura ambiente. Responda de acordo com o seguinte código: a) somente I é correta. b) somente II é correta. c) somente III é correta. d) somente I e II são corretas. e) I, II e III são corretas. 13 (EEM-SP) Uma substância A conduz corrente elétrica quando fundida ou em solução aquosa. Outra substância B só a conduz em solução de solvente apropriado e uma terceira C a conduz no estado sólido. Qual o tipo de ligação existente em cada uma das substâncias A, B e C? 14 (UECE-CE) Considerando aquosas das seguintes substâncias: 1) HBr (brometo de hidrogênio) 2) KI (iodeto de potássio) 3) CO(NH)2: (uréia) 4) NH4NO3 (nitrato de amônio) 5) C6H12O6 (frutose) soluções não-eletrolíticas são: a) 1 e 2 b) 1 e 5 c) 2 e 3 d) 3 e 4 e) 3 e 5 Portal de Estudos em Química (PEQ) soluções Página 3

4 15 (UFAL-AL) Qual das equações abaixo relacionadas representa um processo em que o produto formado é bom condutor de eletricidade? a) HCl(l) + calor HCl(g) b) HCl(g) + calor HCl(l) c) HCl(s) + calor HCl(l) d) HCl(aq) + água HCl(g) e) HCl(g) + água HCl(aq) 16 (ITA-SP) Colocando cristais de nitrato de potássio (KNO 3 ) em um frasco com água, notase que com o passar do tempo o sólido desaparece dentro da água, e temos uma solução eletrolítica. Qual das equações abaixo é a mais adequada para representar o que ocorreu dentro do frasco? a) KNO 3 (c) KNO 3 (l) b) KNO 3 (c) + H 2 O(l) KOH(aq) + HNO 3 (aq) c) KNO 3 (c) K + (aq) + NO 3 - (aq) d) KNO 3 (c) K(l) + NO 3 (aq) e) KNO 3 (c) + H 2 O(l) KNO 2 (aq) + H 2 O 2 (aq) 17 (UEL-PR) Considere as seguintes amostras: I. solução aquosa de frutose II. cloreto de sódio sólido III. solução de iodo em tetracloreto de carbono IV. solução aquosa de metanol V. iodeto de potássio liquefeito Qual delas é boa condutora de corrente elétrica? a) I b) II c) III d) IV e) V 18 (Mackenzie-SP) Solução não-eletrolítica é aquela em que o soluto presente mantém-se na forma de moléculas, não sendo condutora de corrente elétrica. A substância que, em água, forma uma solução não eletrolítica é: a) ácido sulfúrico, porque ioniza. b) cloreto de sódio, porque se dissolve e ioniza. c) glicose, porque somente se dissolve. d) hidróxido de sódio, porque sofre dissociação iônica. e) hidróxido de bário em presença de ácido sulfúrico em excesso ambos em solução aquosa. 19 (PUC-Campinas-SP) A tabela seguinte apresenta algumas propriedades de um composto binário: É possível, com essas informações, afirmar que no composto os átomos unem-se por: a) ligação covalente polar. b) ligação covalente apolar. c) ligação metálica. d) ligação iônica. e) forças de Van der Waals. 20 (FUVEST-SP) Qual dos seguintes procedimentos é o mais indicado quando se quer distinguir entre uma porção de água destilada e uma solução de água açucarada, sem experimentar o gosto? a) Filtrar os líquidos b) Determinar a densidade c) Medir a condutividade elétrica d) Usar papel tornassol e) Decantar os líquidos 21 (FEI-SP) Por que o gás amoníaco (NH 3 ), quando liquefeito, não conduz corrente elétrica e o faz quando em solução aquosa? 22 (Unicamp-SP) As substâncias puras, brometo de lítio (LiBr), ácido acético (CH 3 COOH) e o álcool etílico (CH 3 CH 2 OH), na temperatura ambiente, podem ser classificadas como não condutoras de eletricidade. Porém, as suas respectivas soluções aquosas apresentam os seguintes comportamentos: LiBr conduz muito, CH 3 COOH conduz pouco e CH 3 CH 2 OH praticamente não conduz a corrente elétrica. Explique os diferentes comportamentos destas substâncias em solução aquosa. Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 4

5 23 (Unicamp-SP) Soluções aquosas de compostos iônicos conduzem corrente elétrica devido à presença de íons livres em água. Fato que pode ser verificado através do experimento esquematizado abaixo na figura I. Figura I O gráfico da figura II mostra a variação da luminosidade da lâmpada (L) em função da adição continuada de água de barita (solução aquosa de Ba(OH) 2 ) à solução de H 2 SO 4. Figura II Sabendo-se que a equação iônica que ocorre é: Ba 2+ (aq) + SO 4 2- (aq) BaSO 4 (s) Explique o fenômeno observado na luminosidade (L) com a adição de Ba(OH) 2 (aq) totalmente dissociado. 24 (UFSCAR-SP) Sal de cozinha (cloreto de sódio) e açúcar (sacarose) são sólidos brancos solúveis em água. Suas soluções aquosas apresentam comportamentos completamente diferentes quanto à condução de corrente elétrica. É correto afirmar que: a) o cloreto de sódio é um composto iônico e sua solução aquosa conduz corrente elétrica, devido à presença de moléculas de NaCl. A sacarose é um composto covalente e sua solução aquosa tem viscosidade muito alta, diminuindo a condutividade da água. b) uma substância como o cloreto de sódio, que em solução aquosa forma íons, é chamada de eletrólito. A solução de sacarose conduz corrente elétrica, devido à formação de ligações de hidrogênio entre as moléculas de sacarose e água. c) o cloreto de sódio é um composto iônico e suas soluções aquosas conduzem corrente elétrica, devido à presença de íons livres. A sacarose é um composto constituído de moléculas e suas soluções aquosas não conduzem corrente elétrica, pois as moléculas neutras de sacarose não contribuem para o transporte de cargas. d) a dissolução de sacarose em água leva à quebra das moléculas de sacarose em glicose e frutose e estas moléculas conduzem corrente elétrica. A solução de sal, por sua vez, apresenta condutividade menor que a da água destilada. e) soluções aquosas de sacarose ou de cloreto de sódio apresentam condutividade elétrica maior do que aquela apresentada pela água pura, pois há formação de soluções eletrolíticas. Os íons formados são os responsáveis pelo transporte de cargas em ambos os casos. Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 5

6 25 (UFG-GO) COMO SERÁ A VIDA DAQUI A MIL ANNOS? [Publicado na "Folha da Manhã", em 7 de janeiro de A grafia original foi mantida.] Dentro de mil annos todos os habitantes da terra, homens e mulheres, serão absolutamente calvos. A differença entre o vestir do homem e da mulher será insignificante, vestindo ambos quasi pela mesma forma: uma especie de malha, feita de materiais syntheticos, acobertada por um metal ductil e flexivel, que servirá de antena receptora de mensagens radiotelephonicas e outros usos scientificos da época. O homem não mais perderá um terço da sua existencia dormindo, como actualmente, facto aliás incommodo para os homens de negocios e, especialmente, para os moços. Ao simples contacto de um botão electrico, a raça humana se alimentará por um tubo conductor de alimentos syntheticos. Esta especie de alimentos artificiaes terá a vantagem de ser adquirida com abundancia, a preços baixos. Não se terá, tambem, necessidade de pensar no inverno, nem nas altas contas de consumo do carvão, porque a esse tempo o calor atmospherico será produzido artificialmente e enviado em derredor do planeta por meio de estações geratrizes, eliminando, entre outras molestias, os catarros e pneumonias, posto que, de primeiro de Janeiro a 31 de Dezembro, a temperatura seja a mesma - 70 gráos Fharenheit. Um sabio professor inglez, o sr. A. M. Low, referindo-se a estes phenomenos no seu recente e interessante livro "Futuro", afirma: "estas previsões não constituem sonho, pois que se baseam na "curva civilizadora", que demonstra graphicamente a impressionante velocidade com que caminha a sciencia hodierna. Há poucos annos, as communicações sem fio alcançavam poucos metros. Hoje, attingem a lua." Este novo Julio Verne affirma, em seu livro, que as formigas, como as abelhas, não dormem. E pergunta: - por que não póde fazer o mesmo a humanidade? O somno não é sinão uma fucção physiologica que carrega de energia as cellulas cerebraes. E as experiencias do dr. Crile, e de outros sabios, induzem a possibilidade de fazer-se esta carga artificialmente. A energia vital, que conserva o funccionamento do corpo, é, não há de negar, uma fucção eletrica. Si se pudesse obter um systhema pelo qual o corpo absorvesse essa eletricidade da atmosphera, certo não seria necessario o somno para que se recuperassem as energias dispendidas e se continuasse a viver. O professor Low acredita na proximidade dessa invenção, que evitaria ao homem, cançado pelo trabalho ou pelo prazer, a necessidade de um somno restaurador, effeito que elle obteria directamente do ether, por intermedio de suas vestes, perfeitamente apparelhadas com um metal conductor e ondas de radio que lhe proporcionariam a parte de energia necessaria para continuar de pé, por mais um dia. Dess'arte, nas farras ou defronte á mesa de trabalho, receber-se-ia, através das vestes, a energia reparadora, sufficiente para que o prazer ou a tarefa continuassem por tempo indefinido, sem o menor cançaço. Referindo-se á queda do cabello, o professor Low affirma que, dentro de mil annos, a raça humana será absolutamente calva. E attribue estes effeitos aos constantes cortes de cabello, tanto nos homens como as mulheres e aos ajustados chapéos, que farão cahir a cabelleira que herdamos dos monos - doadores liberaes do abundante pêlo que nos cobre da cabeça aos pés, mas que a pressão occasionada pelos vestidos e calçados fará desapparecer totalmente. Affirma ainda o sabio professor que, por essa occasião, o espaço estará crivado de aeronaves, cujo aperfeiçoamento garantirá um minimo de accidentes, constituindo grande commodidade sem ameaça de perigo. E as aeronaves não terão necessidade de motor porque receberão a energia de que carecem do calor solar, concentrado em gigantescas estações receptoras. O aeroplano de será manufaturado de material synthetico, recoberto por uma rêde de fios que, como o nosso systema nervoso, permittirá o controle das forças naturaes, hoje vencidas, em parte, Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 6

7 mas que arrastam, constantemente, espaço em fóra, os pesados passaros de aço dos nossos dias. Os relogios soffrerão, egualmente, uma grande transformação: assingnalar com tres e quatro dias de antecedencia as mudanças atmosphericas que se realizarão. Mas, este phenomeno não terá importancia alguma, pois que a luz e o calor solar, transmitidos á distancia por gigantescas estações, estrategicamente collocadas no planeta, não sómente darão uma temperatura fixa e permanente durante o anno, como tambem tornarão habitaveis regiões hoje desoladas, como os polos Norte e Sul, necessidade inadiavel então, em virtude da superpopulação do mundo. O sabio inglez prevê ainda o desapparecimento dos grande diarios, que serão substituidos por livros, magazines illustrados e revistas especiaes, porque - continua Low, dentro de mil annos, pouco mais ou menos, com o premir de um simples botão electrico, receber-se-ão informações de todas as partes do mundo, o que não impedirá que, ao contacto de outro, se veja na tela-visão, que cada casa possuirá, ao mesmo tempo, uma corrida de cavallos em Belmont-Park, Longchamps ou Paris, ainda que se resida numa villa da America ou da Africa. Quanto á maternidade, haverá um perfeito controle, não somente para evitar que o planeta se povoe de uma quantidade de gente superior a que póde conter commodamente, como tambem para impedir o nascimento dos feios e aleijões, ainda que este controle tenha que se tornar inusitado, por isso que, mais adeante, a producção se fará em laboratorios, a carga dos homens de sciencia. Desta sorte, obter-se-ão mulheres e homens perfeitos, possuidores de maravilhosos cerebros, pois que, sob a égide dos sabios, a maternidade tornar-se-á profissional, permittindo o cruzamento scientifico cujos resultados serão a transformação das mulheres em Venus de Milo, com braços, e dos homens em super-homens de cerebração superior aos maiores genios que existiram. Assim diz o sabio professor A. M. Low, que termina o seu interessante e sensacional livro afirmando: "recordae que faz poucos annos que Galileu foi sentenciado a perder a vida ou a negar as leis da gravitação"... É lastimavel que não possamos alcançar essa época! Disponível em: Acesso em: 5 set [Adaptado]. Sabe-se que, em lagos, ocorre uma estratificação das camadas de água durante o verão, com as mais frias situando-se no fundo. Conseqüentemente, as camadas mais profundas são pobres em oxigênio dissolvido, enquanto na superfície os níveis de oxigênio estão próximos à saturação. As espécies químicas dissolvidas no lago refletem essa situação. Considere as seguintes espécies químicas presentes no lago: dióxido de carbono, íon sulfato, metano, amônia, íon nitrato e ácido sulfídrico. Considerando essas informações: a) explique como se distribuem as espécies químicas presentes nesse lago, na superfície e no fundo, durante o verão e o inverno; b) explique, tendo como referência o fragmento do texto "Como será a vida daqui a mil annos?", "posto que, de primeiro de Janeiro a 31 de Dezembro, a temperatura seja a mesma - 70 gráos Fharenheit.", como se distribuem as espécies químicas presentes nesse lago, na superfície e no fundo. 26 Analise as afirmações a seguir: I. O processo KBr K + + Br representa uma ionização. II. Uma solução composta de H 2 O e NaCl pode ser chamada de solução eletrolítica. III. Ácidos fortes pertencem à classe de compostos denominados genericamente de eletrólitos fortes. Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s): a) I b) II c) III d) II, III e) I, II,III Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 7

8 27 (UEG-GO) Por muito tempo, na maioria das escolas, as aulas de Química eram ministradas apenas sob forma de transmissão de conteúdos. Nos dias atuais, muitos professores utilizam a experimentação para enriquecerem suas aulas. Uma professora realizou junto com seus alunos as experiências da figura 1: 28 (FVG-SP) Alguns compostos, quando solubilizados em água, geram uma solução aquosa que conduz eletricidade. Dos compostos abaixo, I- Na 2 SO 4 II- O 2 III- C 12 H 22 O 11 IV- KNO 3 V- CH 3 COOH VI- NaCl formam solução aquosa que conduz eletricidade: a) apenas I, IV e VI b) apenas I, IV, V e VI c) todos d) apenas I e VI e) apenas VI A seguir, os alunos fizeram as seguintes afirmações: I. A solução de água e açúcar é considerada uma solução eletrolítica. II. A solução de água e sal permite a passagem de corrente elétrica. III. As substâncias moleculares como HCl, NaCl e C 12 H 22 O 11, quando dissolvidas em água, sofrem ionização. IV. Água e ácido sulfúrico, quando puros, praticamente não conduzem corrente elétrica, porém uma solução de H 2 SO 4 em água é uma boa condutora de eletricidade. Assinale a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras. b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. c) Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras. d) Todas as afirmações são verdadeiras. 29 (UNB-DF) Considerando os vários modelos para as ligações químicas, é possível interpretar algumas propriedades de substâncias simples e compostas. Por exemplo, a condutividade elétrica se processa por deslocamento de íons ou pelo movimento de elétrons não-localizados. Com relação a essa propriedade, julgue os seguintes itens. 01) A condutividade elétrica de materiais no estado sólido permite distinguir um sólido iônico (por exemplo, sal de cozinha) de um sólido molecular (por exemplo, açúcar). 02) O grafite usado nas pilhas conduz corrente elétrica por meio dos íons dos átomos de carbono nele presentes. 03) A condutividade de corrente elétrica por soluções aquosas é explicada pela presença de íons na solução. 04) A não-condutividade elétrica do diamante é explicada pela ausência de íons e de elétrons não-localizados nos átomos de carbono nele presentes. Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 8

9 30 (PUC-SP) Algumas propriedades das substâncias W, X, Y e Z estão apresentadas a seguir: 32 (UERJ-RJ) A experiência a seguir é largamente utilizada para diferenciar soluções eletrolíticas de soluções não eletrolíticas. O teste está baseado na condutividade elétrica e tem como consequência o acendimento da lâmpada. Assinale a alternativa em que as substâncias apresentadas, correspondem às propriedades indicadas na tabela anterior. a) W=ácido acético; X=ferro; Y=álcool; Z=cloreto de sódio b) W=álcool; X=cloreto de sódio; Y=mercúrio; Z=grafite c) W=mercúrio; X=grafite; Y=ácido acético; Z=ferro d) W=álcool; X=ferro; Y=dióxido de carbono; Z=cloreto de sódio e) W=ácido acético; X=prata; Y=oxigênio; Z=grafite 31 (UFF-RJ) Observe as situações representadas a seguir nas quais os eletrodos estão mergulhados em soluções aquosas indicadas por a, b e c. A lâmpada acenderá quando no recipiente estiver presente a seguinte solução: a) O 2 (l) b) H 2 O(l) c) HC l (aq) d) C 6 H 12 O 6 (aq) 33 (FATEC-SP) Goteja-se, por meio de uma bureta, solução de ácido sulfúrico de certa concentração, sobre um dado volume de solução de hidróxido de bário de igual concentração, até que o ponto final da neutralização seja alcançado. O gráfico que melhor expressa a variação da condutibilidade elétrica do sistema no decorrer da neutralização é: As soluções aquosas 0,10M de a, b e c são, respectivamente: a) CO 2 ; CH 3 COOH; HCl b) HNO 3 ; NaCl; Glicose c) KOH; H 2 SO 4 ; HCl d) HCl; Glicose; Na 2 CO 3 e) HCl; CH 3 COOH; CH 3 CH 2 OH Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 9

10 34 (FATEC-SP) Dois eletrodos conectados a uma lâmpada são imersos em solução de Ca(OH) 2 (água de cal). A lâmpada se acende com luz intensa. Com um canudo de plástico assopra-se o ar expirado nesta solução. À medida que o ar é assoprado, um sólido branco vai-se depositando no fundo do béquer e a luz vai enfraquecendo, até apagar-se. Tais fatos são devidos a) à dissolução do gás CO do ar expirado. b) à evaporação dos íons H + e OH provenientes da água. c) à precipitação do sólido CaCO 3 que reduz a quantidade de íons na solução. d) à dissolução do gás O 2 do ar expirado. e) ao aumento da concentração de íons H + e OH da água. 35 (UFRS-RS) Os sistemas: I - Fio de cobre metálico: Cu(s); II - Solução aquosa de sulfato de cobre: CuSO 4 (aq); III - Cloreto de sódio fundido: NaCl(l); são condutores de eletricidade. As partículas responsáveis pela condução da corrente elétrica, em cada sistema, são, respectivamente, a) elétrons, íons e íons. b) elétrons, elétrons e elétrons. c) átomos, íons e moléculas. d) cátions, ânions e elétrons. e) átomos, cátions e ânions. 36 (CESGRANRIO-RJ) O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H 2 O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que deve à: a) dissociação da água em H + e OH. b) ionização do HCl formando H 3 O + e Cl -. c) transferência de elétrons da água para o HCl. d) transferência de elétrons do HCl para a água. e) reação de neutralização do H + da água com Cl do HCl. 37 (ITA-SP) Em três frascos rotulados A, B e C e contendo 100mL de água cada um, são colocados 0,1mol, respectivamente, de hidróxido de potássio, hidróxido de cobre (II) e hidróxido de níquel (II). Após agitar o suficiente para garantir que todo soluto possível de se dissolver já esteja dissolvido, mede-se as condutividades elétricas das misturas. Obtém-se que as condutividades das misturas dos frascos B e C são semelhantes e muito menores do que a do frasco A. Assinale a opção que contém a afirmação FALSA. a) Nos frascos B e C, a parte do hidróxido que está dissolvida encontra-se dissociada ionicamente. b) Os hidróxidos dos copos B e C são bases fracas, porque nem toda quantidade dissolvida está dissociada ionicamente. c) A condutividade elétrica da mistura do frasco A é a maior porque se trata de uma solução 1 molar de eletrólito forte. d) Os três solutos são bases fortes, porém os hidróxidos de cobre (II) e de níquel (II) são pouco solúveis. e) Soluções muito diluídas com igual concentração normal destes 3 hidróxidos deveriam apresentar condutividades elétricas semelhantes. Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 10

11 38 (UEL-PR) "Num fio de cobre a condução da corrente elétrica envolve...x... em movimento; numa solução aquosa de ácido clorídrico a condução da corrente elétrica se faz por meio de...y... livres". Para completar corretamente a afirmação formulada, x e y devem ser substituídos, respectivamente, por a) átomos e radicais. b) prótons e elétrons. c) elétrons e íons. d) átomos e moléculas. e) prótons e íons. 40 (UFMG-MG) Observe o desenho a seguir. Esse desenho representa um circuito elétrico. O béquer contém água pura, à qual adicionase uma das seguintes substâncias: KOH(s), C 6 H 6 (l), HCl(g), Fe(s) e NaCl(s) Após essa adição, a lâmpada pode ou não acender. Indique quantas dessas substâncias fariam a lâmpada acender. 39 (UFMG-MG) A condução de eletricidade através de uma solução aquosa de cloreto de sódio é realizada pelo movimento de: a) elétrons. b) íons cloreto e sódio. c) moléculas de água. d) moléculas de cloreto de sódio. e) prótons. a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1 Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 11

12 GABARITO 01- E 02- D 03- E 04- a) Porque no estado líquido (fundido) aparecem íons livres. b) Porque é molecular, ou seja, uma substância formada por moléculas eletricamente neutras. c) Porque em solução aquosa ambos liberam íons. 05-1ª afirmação: Uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio apresenta o número de cátions H + igual ao de ânions Cl. Correto: HCl H + (aq) + Cl - (aq) 2ª afirmação: É eletricamente neutra. Correto: Quantidades molares de H + e Cl - são iguais e neutralizam-se. 3ª afirmação: Não conduz a eletricidade. Incorreto: A presença de íons livres em solução aquosa faz com que a solução seja condutora de eletricidade. 06- B 07- D 08- a) Compostos iônicos: A (acetato de sódio) b) A (dissociação iônica) e B (ionização), pois produzem íons livres. 09- a) Ácido cianídrico, a concentração molar de íons livres é (1% 0,1 mol/l; a lâmpada acende com um brilho fraco; baixa concentração em mols de íons. b) C 12 H 22 O 11 (aq): lâmpada apagada (moléculas dissolvidas) c) alta concentração de íons (0,2 mol/l); lâmpada com brilho mais forte. 10- C 11- D 12- A 13- A: Composto iônico B: Compostos moleculares como ácidos ou amônia C: Composto metálico 14- E 15- E 16- C 17- E 18- C 19- A 20- C 21- O NH 3 quando liquefeito não conduz eletricidade, pois não possui íons livres, mas no entanto conduz eletricidade em solução aquosa pois origina íons, ou seja, sofre uma ionização: NH 3 (g) + H 2 O(l) NH 4 (aq) + OH - (aq) 22- LiBr é um composto iônico que em solução aquosa sofre uma dissociação total em íons Li + e Br -, explicando assim, o fato de o composto conduzir eletricidade fortemente em solução aquosa. O CH 3 COOH é um composto molecular (ácido) que em solução aquosa sofre uma ionização. Mas o composto é um eletrólito fraco e por isso está muito pouco ionizado, explicando desta forma, o fato de o composto conduzir eletricidade fracamente. O CH 3 CH 2 OH é um composto molecular que em solução aquosa não sofre ionização, nem dissociação iônica e por isso não conduz eletricidade em solução aquosa. 23- No início a luminosidade da lâmpada é intensa, devido a presença dos íons provenientes do H 2 SO 4, que é um ácido forte e que por sua vez está totalmente ionizado. A medida que o Ba(OH) 2 é adicionado, a luminosidade da lâmpada diminui, devido ao consumo dos íons Ba 2+ pelos íons SO 4 2- provenientes do ácido até que a luminosidade da lâmpada tende a zero. A partir deste instante a adição do Ba(OH) 2 à solução, faz com que a presença adicional dos íons Ba 2+ e OH - implicam no aumento da luminosidade da lâmpada. 24- C Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 12

13 25- a) Espécies químicas presentes no lago: VERÃO Superfície: CO 2, NO 3, SO Fundo: CH 4, H 2 S, NH 3. INVERNO Superfície: CO 2, NO 3, SO Fundo: CO 2, NO 3, SO Verão Na superfície, haverá a predominância das seguintes espécies: CO 2, NO 3, SO 4 2-, em decorrência do contato com o O 2 (g) do ar. No fundo, haverá a predominância das seguintes espécies: CH 4, H 2 S, NH 3, em decorrência do ambiente anaeróbico e do fato de a água ser mais densa (fria), permanecendo abaixo da camada de água quente (superfície). Inverno Na superfície, predominância de CO 2, NO 3, SO 4 2-, em decorrência do contato com o O 2 (g) do ar. No fundo, haverá a predominância das seguintes espécies: CO 2, NO 3, SO Com o resfriamento, a camada superior tornar-se-á mais densa, permitindo a mobilidade das espécies oxidadas. b) Como a temperatura será constante ao longo do ano, não haverá convecção com o consequente arraste das espécies da superfície para o fundo e vice-versa. Assim, as espécies reduzidas predominarão no fundo e as oxidadas, na superfície. Superfície: CO 2, NO 3, SO Fundo: CH 4, H 2 S, NH D 27- C 28- B 29- F F V V 30- A 31- E 32- C 33- B 34- C 35- A 36- B 37- B 38- C 39- B 40- C Portal de Estudos em Química (PEQ) Página 13