Por que o gato morde

Se o seu gato morde quando tenta fazer um carinho, pode ter motivos para se preocupar.

Os gatos, contrariamente ao que possa pensar, são animais sociáveis e que gostam de receber carinhos.

Assim, se o seu gato não reage bem a sinais de afeto, algo não está certo. Saiba tudo sobre este comportamento, como evitá-lo e preveni-lo.

Gato morde: porque é que o felino morde quando tenta fazer um carinho?

Seja gatinho ou adulto, quem tem gatos, já levou uma trinca do seu melhor amigo. Principalmente numa altura em que lhe faziam carinhos ou tentavam fazê-lo.

Hoje explicamos porque é que isso acontece e como pode usar os snacks da nossa loja online para animais para contrariar essa tendência.

1 – Os gatos nem sempre gostam de ser tocados

Os gatos são vistos como animais muito independentes que não criam ligação com o seu tutor e só querem saber de si mesmos. No entanto, essa imagem dos felinos está completamente errada.

Os felinos são sim independentes, comparativamente aos cães. Eles gostam de passar tempo sozinhos. Gostam de se esconder em sítios pequenos e altos, onde possam estar aconchegados longe da vista de todos.

No entanto, apesar desse seu comportamento herdado dos tempos mais “selvagens”, os gatos criam ligação com os seus tutores e com outros animais. Além disso são extremamente inteligentes conhecendo a voz do seu tutor e reconhecendo o seu nome.

No entanto, ao contrário dos cães, os gatos prezam muito o seu espaço, e nem sempre lhes apetece festinhas. Os gatos são animais de personalidade vincada. E nem sempre têm vontade de receber ou dar carinho…

Muitas vezes, as pessoas não compreendem essa necessidade de “espaço” dos felinos acabam por ser egoístas, ao ponto de “obrigar” o gato a ter festas e mimos quando nos apetece a nós e não a eles.

Assim, se o seu gato morde quando tenta fazer um carinho, é tempo de refletir. Será que está a obrigar o seu melhor amigo a fazer algo contra a sua vontade?

Quando tal acontece, deve ter cuidado. Pois a agressão do gato é um sinal de aviso de que não está confortável com a situação. E isso pode desencadear comportamentos mais agressivos no felino.

2 – Brincadeira

Especialmente em gatinhos, acontece que podem “atacar” o tutor interpretando como brincadeira.

As primeiras semanas de vida nos gatos são fundamentais para a sua aprendizagem social, que normalmente é feita com a sua mãe e irmão. Durante esta aprendizagem vão aprender a brincar e a medir o grau de força utilizado durante a brincadeira.

Gatos que são retirados da mãe muito cedo ou ficaram órfãos e não tiveram socialização com outros gatos enquanto bebés, podem vir a sofrer de problemas relacionados com a socialização. Isso acontece pois não sabem como interagir.

Assim, quando estão com pessoas, ao querer brincar e interagir podem acabar por magoar sem que essa seja a intenção.

Estas mordidas e arranhadelas caso não sejam travadas, podem persistir e piorar enquanto adultos.

3 – Carinho no local errado

Em alguns casos o gato pode inclusive vir ter com o tutor e pedir festas, e quando este o acaricia o gato morde.

Isto acontece porque todos os gatos têm alguns locais do corpo que não gostam de serem tocados. E, quando isto acontece mordem como forma de aviso.

Se o seu gato sempre lhe permitiu tocar em determinado local do corpo e ultimamente tem um comportamento agressivo também pode ter alguma dor nesse local. Nesse caso é importante levá-lo ao médico veterinário para uma consulta.

4 – Carinhos violentos

Pode acontecer de que o gato não goste do tipo de carinho que lhe está a fazer. E, se aumentar a frequência, velocidade ou intensidade ele deixe de querer que o continue a acariciar.

Esteja atento aos gostos do seu felino, e aprenda quais os melhores carinhos que lhe pode fazer. Só assim os mesmos também sejam benéficos para o gato.

Como evitar esta situação desagradável?

Agora que já conheceu os motivos que podem levar a que o seu gato morda quando tenta fazer um carinho, vamos dizer-lhe o que deve e não deve fazer para evitar este comportamento.

1 – Nunca brincar com as mãos e pés

Brincar com os membros do nosso corpo nunca é boa ideia, pois pode levar o gato a associar que quando mexemos os braços, mãos, pernas ou pés estamos a querer brincar. Isso vai levar a que o gato fique ainda mais excitado.

Quando brinca com o seu gato deve sempre utilizar brinquedos específicos para os gatos. Além disso não abane os membros (principalmente as mãos) para o gato mordiscar. Saiba que dessa forma está a incentivar o gato a ter um comportamento agressivo.

Se estiver a fazer festas ao gato e ele se atirar às suas mãos para brincar, deve parar de imediato a brincadeira. Depois deve redirecionar a sua atenção para um brinquedo, para que perceba o que é para brincar ou não.

2 – Não utilizar castigos

Nem físicos nem verbais, pois os castigos podem gerar confusão no gato o que pode levar a agressividade.

Se o seu gato morde quando tenta fazer um carinho e lhe bate, ele não vai entender o porquê de o ter agredido. Isso porque na sua cabeça estava a brincar com o seu tutor.

Ver a mão a abanar, pode ainda gerar mais confusão no gato. Isso porque pode interpretar que quer continuar a brincar com ele dessa forma.

3 – Utilize reforços positivos

Os reforços positivos baseiam-se na utilização de recompensas quando o animal tem um comportamento pretendido pelo tutor.

Esta metodologia também pode ser utilizada com os gatos, apesar de ter mais popularidade com os cães. Por exemplo pode utilizar um snack ou alimento que o gato goste muito para lhe oferecer enquanto lhe faz festas, se este o permitir.

4 – Aprenda a interpretar a linguagem corporal do seu gato

Quando o seu gato não está com vontade de receber carinhos, demonstra-o através de vários comportamentos. Mas, estes muitas vezes passam despercebidos ou são mal interpretados pelos donos, como:

  • Abanar a cauda
  • Parar de ronronar
  • Levantar o pelo
  • Rosnar
  • Cabeças para trás
  • Dilatação das pupilas

Se o seu gato manifesta algum destes sinais, significa que não está a gostar da sua abordagem. Por isso a qualquer momento pode tonar-se agressivo.

5 – Não acaricie locais “proibidos”

Todos os gatos têm locais do corpo que preferem que ninguém lhes toque, e os tutores têm de respeitar.

Nem todos os gatos têm as mesmas preferências, portanto os locais podem variar de gato para gato. No entanto, um dos locais que normalmente os gatos menos gostam de ser tocados é a barriga.

Se o seu gato morde quando lhe tenta fazer carinhos, estes são os motivos mais comuns. Conheça bem o seu animal e vai ver que estas situações não vão ocorrer.

Thaís Marielle Martins

22/06/2021

Minha gata tem 7 meses ama me morde pra chamar minha atenção qnd quer brincar

Sônia Raquel Mayta Apaza

08/01/2021

Boa Tarde, tenho dois gatos machos, um preto e branco e outro siamês, pois então o siamês sempre me morde quando eu faço um movimento ou brusco/lento com meu braço e não larga, e ele m9rde com força como se não quisesse que fugisse, e necessário que eu tente abrir a boca dele pra tirar os dentes mas mesmo depois de tirando ele vai começar a me seguir e tentar me morder novamente, oque será que pode ser? Poderiam me ajudar pfv

Denise Magalhães

13/09/2020

Meu gato está com 5 meses , embora adore fazer um chamego e ficar junto de mim, há momentos em que morde inesperadamente. Isso acontece, geralmente, quando ele está se divertindo com os brinquedos dele. De repente ele larga a bolinha ou outro brinquedo e parte para me morder. Costumo borrifar água, no início deu certo, agora ele acha que é brincadeira. Que outras medidas posso tomar para que ele não cresça agressivo?

Rafael

01/10/2020

NUNCA se deve borrifar água, isso só vai piorar o temperamento dele

Bianca

13/09/2020

Adotei um gato há um ano, ele veio bebê pra cá. Desde miudinho sempre foi muito apegado mas tb sempre mordeu. Hoje ele tem um ano e pouco e continua a mesma coisa, vive grudado na gente, anda atrás, dorme no meu peito, nas minhas pernas, pede carinho, mas aí, sem mais nem menos, me dá um bote. Morde minhas pernas de deixar roxo e tirar sangue, e se morde a primeira vez, não quer parar. Morde muito tb meus braços e até meu rosto algumas vezes. Depois dorme encostado em mim como se nada tivesse acontecido. Sinceramente não sei o que fazer.

Laine Maturana

17/09/2021

Tenho exatamente a mesma situação...

Elisabete

23/05/2022

Estou passando por isso também, estou toda mordida, toda arranhada. Quando ele morde parece que quer minha atenção, mas isso é o tempo todo. Não sei mais o que fazer.

Raquel Ribeiro

08/07/2020

Olá, O meu gato morde-me muito. Em casa somos 3 mas ele morde-me mais a mim. Muitas vezes chega a fazer sangue. Sou eu que estou mais tempo com ele e brinco mais com ele mas uso os brinquedos dele. Já tentei, desde que ele era pequeno, usar um spray com água, ameaçar com um chinelo mas nada resulta. Ele já tem 2 anos. Não sei o que fazer.

Ainda hoje, estava a arrumar as minhas coisas para o dia seguinte e atacou-me nas pernas por trás.

Luncely

22/01/2021

Jogar spray de água e ameaçar com chinelo, só vai piorar a relação de vocês, e de qualquer animal, ele pode te morder com frequência por causa dessas atitudes, ou de afeto, quando ele for te morder, não deixe e diga não sem gritar, se ele continuar vá embora, se não o recompense com petiscos e elogios.

Isabel Cristina De Freitas

14/06/2020

Preciso de ajuda, há 3 semanas adotei um gatinho, e minha gata sempre me mordeu, mas agora ela não deixa eu chegar perto dela, morde c força, machuca, fura meu braço ou mão, estou mt triste, acredito que seja ciumes, mas estou saindo com ela para passear, fico o tempo todo querendo agrada-la, mas ela rosna e morde, me ajudem!

Alberto e Thiago

22/04/2020

porque quando dimanhâ o gato morde meu pè

Luncely

22/01/2021

Esta brincando com você

Alícia

14/04/2020

Parece que minha gata está tendo uma competição por território comigo (assumi isso depois de ler os posts aqui)

Sempre a noite costumo assistir algum seriado e nesse momento minha gata deita no canto da cama. Quando desligo a teve e vou tirar ela dali pra por pra fora de quarto e fechar a porta ela começou a me morder sempre nesse momento, se não morde na hora de tirar, no momento que ponho ela no chão ela se vira e me morde e me dá patada. Mas percebo que apenas dizer um "não" e deixar ela ali sem dar atenção (que funciona pra outras coisas) nesse caso só está piorando o comportamento.

Camila

27/04/2021

Tadinha ela não quer sair do quarto e ficar sozinha...

Vera lucia

02/10/2019

Meu gato fica me dando mordidinhas e miando e segurando meu braço, porque ele faz isso?

nicole

02/06/2019

Por que meu gato mia e depois me morde? Tipo ele mia conto eu vou encostar nele ele mia e morde por que?

Livia

31/05/2019

Tenho uma gata que adotei já adulta, faz quase 2 anos. Sei que ela morava aqui na rua e o dono foi embora deixou outra pessoa cuidando, ela vivia aqui em casa e ela acabou me adotando. Recentemente ela tem feito ataques de mordida do nada. Por ex. Estou sentada ela ven e morde meu pé ou tornozelo. Não sei se ela quer que eu faça algo pra ela mas normalmente tem água, comida e acesso livre para a rua. Realmente nao sei. Ja tive outros gatos mas nenhum fazia isso.

Luísa Savala

03/06/2019

Oi Livia! Como mencionamos no artigo: existem casos nos quais não somos capazes de identificar porque o gato te morde, por isso você deve recorrer a um especialista, como o caso dos etólogos, veterinários especializados em comportamento animal. É importante saber que um problema de agressividade deve ser solucionado o quanto antes, especialmente se você não sabe o seu gato vai atacar ou não. Embora se trate de um animal pequeno, o gato é capaz de machucar bastante. Não deixe passar muito tempo e tente solucionar o mais rapidamente possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Marcos Roberto

07/05/2019

tenho dois gatos um casal e sai irmãos, o macho e calmo e dócil, a fêmea já estranha ela é agitada, parece sempre tá ligada no 220 e quando vem procurar carinho não gosta que encosto nela ela vem surrando e mordendo devagar bem estranho e depois deita junto e dorme, mas encostar nela não deixa

Romeu Trevizan

25/04/2019

Olá, bom dia! Nosso gato morde quando fizemos carinho e quando brincamos com certa violência. Tentamos por várias maneiras e não conseguimos exito. Ele tem em torno de 4 anos, pesa quase 8 Kg é um gato acho até sem raça definida. A pergunta é: Há chance de ainda reverter esse comportamento felino, de ele morder e aranhar do nada?

Grande abraço...Romeu!!

Ju

20/11/2018

Meu gato e mto agressivo. Nao aceita carinho e é mto traiçoeiro. Só deixa acaricia-lo qdo está com sono e olhe lá. Corre atrás e morde de verdade, até parece que tem raiva da gente. Ele é que tem que pedir carinho, que é mto raramente. QDO CHEGAMOS EM casa, ele vem fazer carinho , se esfrega nas nossas pernas mas logo sai. Ele não deixa nenhum adulto estranho entrar em casa que logo avança , mas por incrível que parece com criança ele é tranquilo.
Um detalhe...Ele ainda não é castrar o.

CÁTIA MAYER

31/10/2018

Olá! Adotamos um gatinho ontem que estava abandonado na rua, estava muito machucado e extremamente desnutrido. Hoje pela manhã ele estava bem e miou muito até descobrimos que ele queria nossa atenção, carinho. Eu, na minha inocência fiz muito carinho, ele pedia com a cabeça e a patinha mais carinho, até que eu levei uma mordida na mão, muito forte, sangrou bastante, mais tarde ele me pediu mais carinho e fiz de novo, levei outra mordida na mão, meu marido passou por ele caminhando e ele mordei ele no pé, tbm forte, sangrou! O que pode ser isso? Precisamos de ajuda pra conseguir lidar com ele, estamos com receio de chegar perto!

Lara

15/05/2018

O meu gatinho me morde bem forte às vezes, balança a cabecinha de um lado pro outro, tentando arrancar um pedaço de mim, e até faz um rugidinho, mas ele era assim desde bebezinho com os irmãos. Mordia todos, implicava com todos kkkkkk Eu acho que é da personalidade dele, não tem jeito. Mas ele é muito carinhoso também. Eu acho que ele empolga às vezes kkkkkkkkk

Helena

30/04/2018

Meu gato me morde todo dia de manhã, são mordidas que machucam e ele só para quando eu levanto da cama. Vcs sabem pq ele faz isso? E se tem alguma forma de fazer ele parar.

Lara

15/05/2018

O meu faz isso também, mas é pra me acordar. Aí eu escondo debaixo da coberta e ele acaba desistindo. :D

Quero ver mais comentários

Última postagem

Tag