Por que a unha fica branca

Olá, eu sou a Doutora Tatiana Gabbi, médica dermatologista e hoje vamos falar um pouco sobre aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas.

Temos vários tipos de manchas brancas nas unhas, mas a mais comum (que a nossa avó falava que era de mentiroso ou que a gente ia ganhar um presente) é aquela mancha meio solitária, que aparece, vai crescendo e depois vai sumindo conforme a unha cresce.

Esse tipo de mancha branca na unha, que passamos a mão e ela não está áspera ou com nenhum outro aspecto, é causado por um mecanismo muito complexo, mas vou tentar te explicar aqui.

A fábrica da unha, que fica embaixo da cutícula, tem 2 frentes de produção: a parte mais superficial, mais ‘pra fora’ da nossa unha, que produz mais pra baixo. E a parte mais profunda que produz a parte de cima.

A natureza é sábia. Se a gente sofrer um trauma, ainda preservamos a nossa unha. Mas muitas pessoas cutucam essa região, seja na hora de fazer a mão, ou com hábitos de morder, roer ou até só cutucando.

Quando fazemos isso, pegamos apenas a parte mais superficial da fábrica, que produz a unha profunda e, com isso, você vai ter uma descamação de células lá na profundidade, que vai ficar segura pela lâmina superficial que está sendo produzida na matriz profunda.

Um pouco confuso, mas o ponto é: quando você tem esse tipo de quadro, você tem uma descamação celular que é retida pela placa.

Temos também outros tipos de manchas brancas nas unhas, que são muito comuns, que é aquela que aparece principalmente nas unhas dos pés. Nela, você passa a mão e sente uma aspereza.

Esse tipo de mancha branca, geralmente, é causado pela dissolução por causa do esmalte. Sabemos que os esmaltes são solventes e eles têm a capacidade de degradar a queratina – proteína que forma nossa unha.

Com isso, você tem a formação das pérolas de queratina e a deposição das manchas brancas nas unhas, que vão sair conforme você fizer um lixamento superficial e usar produtos hidratantes.

Lembrando, também, que as micoses de unhas podem ser vistas, a princípio, como manchas brancas. Então, se você ficou na dúvida, e tem manchas brancas nas unhas que não estão melhorando, procure um médico dermatologista para ele fazer o diagnóstico mais adequado.

Gostaram? Espero que vocês tenham gostado. Se vocês ficaram com mais dúvidas, podem me seguir nas redes sociais e lá eu vou esclarecer mais dúvidas para vocês.

P.S.: Para marcar uma consulta e ter um atendimento personalizado, basta clicar aqui. É rápido e prático. Espero te ver em breve!

Postado Dra. Tatiana Gabbi

Por que a unha fica branca
Por que a unha fica branca
Por que a unha fica branca

O esbranquiçamento ou rachadura das unhas é muito comum e afeta, em geral, principalmente as mulheres. Está com as unhas assim? Saiba aqui o que é e como tratar esse problema!

Cientificamente chamado de leuconiquia focal, o problema de esbranquiçamento das unhas afeta praticamente todas as mulheres modernas e pode ser dor de cabeça principalmente para aquelas que zelam pela saúde e beleza de suas unhas. Em geral, quando as unhas ficam esbranquiçadas ou rachadas, passam um aspecto não muito agradável. Algumas pessoas apresentam esse problema desde cedo, enquanto que outras desenvolvem o problema de descoloração das unhas devido a falhas durante a formação de gordura na pele. Essa tal gordura tem origem na parede das células e se localiza entre as lâminas de queratina, o que auxilia em sua aderência, servindo como uma espécie de cimento. As causas mais comuns de manchas podem ocorrer devido ao estresse químico que pode ser gerado por meio de contato frequente com detergentes e outros produtos de limpeza, visto que eles conseguem dissolver e extrair boa parte da gordura das unhas, causando manchas.

Vale lembrar também que qualquer tipo de estresse ou atrito pode gerar traumas nas unhas, especialmente por meio de atividades manuais diárias, incluindo a digitação. Isso auxilia no aparecimento das terríveis manchas e alteram todo o aspecto das unhas. Alguns estudos mostram ainda que unhas de pessoas que vão frequentemente à manicures ou de quem faz ginástica em excesso na academia usando as mãos estão muito mais propensas a apresentar enfraquecimento e rachaduras das unhas, devido ao alto grau de atrito ao qual as unhas são submetidas dia após dia.

Se você retira as cutículas, isso também contribui para o problema, bem como o uso da acetona para retirar esmaltes e a aplicação de lixas. Apesar do problema estar muito mais presentes nas mulheres, talvez pelo próprio hábito de fazer as unhas com frequência, a leuconiquia focal também está presente em crianças e idosos. Uma das causas seria a velocidade com a qual as células se formam na matriz ungueal – local onde a unha nasce e se forma. Quando essa velocidade é muito rápida, ou quando é muito lenta, no caso dos idosos, a acomodação dessas células se faz de forma não muito harmônica e isso causa uma distribuição irregular, criando falhas nas lâminas de queratina.

Além do cálcio, mineral presente em nossas unhas e muito importante para a manutenção de sua saúde, o zinco e o silício também têm se mostrado muito importantes para as unhas, pois eles são reconhecidamente importantes para auxiliar no metabolismo da derme. As unhas esbranquiçadas também podem estar relacionadas com uso abusivo de medicamentos ou doenças sistêmicas, tais como insuficiência cardíaca, anemia ou enfisema pulmonar, já que a quantidade ou a qualidade do fluxo sanguíneo da derme também afeta a saúde das unhas. Enfim, as causas são inúmeras e isso também vai depender de diversas causas como alimentação rica ou pobre e fatores genéticos.

Agora que já entendi sobre o problema, como faço para tratar?

Se você ficou desesperada com as explicações acima, muita calma nessa hora! Existem várias soluções. Para solucionar o problema é preciso afastar-se do que estiver estimulando essas rachaduras ou esbranquiçamento delas. Se você usa muito o teclado de um laptop ou desktop para trabalhar, por exemplo, a dica é investir nas capas protetoras de teclado, que geralmente são feitas de silicone, deixando-o mais limpo e diminuindo o impacto enquanto digita. Ao fazer atividades como faxina e lavagens, use luvas. Usar esmaltes de marcas mais confiáveis e evitar usar o máximo de atrito na hora de lixar as unhas – ou parar temporariamente de lixa-las – pode ser uma outra solução para o caso. Afaste-as dos produtos de limpeza! As massagens, assim como são maravilhosas para o corpo, também são para as unhas. Elas conseguem reduzir o estresse local, principalmente se você trabalha muito tempo usando as mãos e esse manuseio se dá de forma agressiva às unhas.

Dica especial: Receita caseira

Para terminar, existe uma receita interessante e que funciona no tratamento de unhas esbranquiçadas ou rachadas, podendo ser feita do conforto de sua casa e extremamente acessível: cozinha já!

A mistura precisa de: 2 copos de leite 2 colheres de azeite

1 gema de ovo

Após misturar tudo, mergulhe seus dedos dentro do recipiente por 15 minutos diariamente. Os resultados aparecem!