O que unia os poetas das três gerações da poesia romântica no Brasil

E aí, pessoal, tudo bem com vocês ?

Hoje gostaria de lembrar as três gerações poéticas do Romantismo no Brasil.

A primeira geração de poetas românticos, que introduziram essa escola no Brasil, eram influenciados por um nacionalismo exacerbado, um desejo de valorizar a nossa terra e a nossa gente, e tomaram como símbolo o mais genuíno do que existia por aqui: o índio. Surge o movimento indianista, que romantizava a figura dos habitantes originais da terra, tornando-os símbolo da pureza, idealistas, heroicos, com traços e comportamento típicos dos europeus.

O lirismo de nossos representantes da primeira geração é patente. Figuras como Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias evidenciam isto.

A segunda geração romântica já é marcada por um sentimentalismo exagerado, e este exagero chegou às raias da insanidade. Os poetas dessa geração, atormentados pelo famoso mal do século, sem ver saída para sua emotividade exagerada, inspirados no poeta inglês Lord Byron, iniciam um culto ao amor impossível, à fatalidade que ele traz, e à morte, única solução para o sofrimento e a dor. É o Ultrarromantismo que invade a poesia, com seus temas sobre a saudade, a infância, a dor, o amor que não se concretiza e a certeza de que a morte trará o repouso àquele que sofre.

Belíssimos poemas e grandes poetas, tão talentosos e que faleceram jovens, entre 18 e 30 anos, formam o quadro dessa fase: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela são os grandes vultos dessa geração.

A terceira geração romântica começa a surgir no Brasil, influenciada pelos novos ares de mudanças que surgem no horizonte. Os poetas voltam-se às causas sociais e políticas, engajando-se nos movimentos abolicionista e republicano, e seus ideais de um novo tempo aparecem nos poemas. Castro Alves é o maior expoente dessa fase, e sua crítica ao escravagismo e à monarquia ressoa nos versos desta fase conhecida como a de Poesia Social, deixando ecoar os primórdios do desenvolvimento do que seria, pouco depois, o Realismo.

Mas como em literatura nada é muito estanque, passamos agora um poema de que gosto muito, de Castro Alves, e que incrivelmente não é de cunho social, mas um belo poema aos moldes ingênuos do sentimentalismo romântico.

Laço de fita

Não sabes, criança? 'Stou louco de amores... Prendi meus afetos, formosa Pepita. Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?! Não rias, prendi-me Num laço de fita. Na selva sombria de tuas madeixas, Nos negros cabelos da moça bonita, Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem, Formoso enroscava-se O laço de fita. Meu ser, que voava nas luzes da festa, Qual pássaro bravo, que os ares agita, Eu vi de repente cativo, submisso Rolar prisioneiro Num laço de fita. E agora enleada na tênue cadeia Debalde minh'alma se embate, se irrita... O braço, que rompe cadeias de ferro, Não quebra teus elos, Ó laço de fita! Meu Deusl As falenas têm asas de opala, Os astros se libram na plaga infinita. Os anjos repousam nas penas brilhantes... Mas tu... tens por asas Um laço de fita. Há pouco voavas na célere valsa, Na valsa que anseia, que estua e palpita. Por que é que tremeste? Não eram meus lábios... Beijava-te apenas... Teu laço de fita. Mas ai! findo o baile, despindo os adornos N'alcova onde a vela ciosa... crepita, Talvez da cadeia libertes as tranças Mas eu... fico preso No laço de fita. Pois bem! Quando um dia na sombra do vale Abrirem-me a cova... formosa Pepita! Ao menos arranca meus louros da fronte, E dá-me por c'roa... Teu laço de fita.

(Castro Alves)

Bonitinho, não é ? Ah, o Romantismo...

Voltamos com outras informações numa próxima postagem.


Beijos, meu povo, até mais !


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O que unia os poetas das três gerações da poesia romântica no Brasil

A lagartixa

“A lagartixa ao sol ardente vive E fazendo verão o corpo espicha: O clarão de teus olhos me dá vida,

Tu és o sol e eu sou a lagartixa.

Amo-te como o vinho e como o sono, Tu és meu copo e amoroso leito… Mas teu néctar de amor jamais se esgota,

Travesseiro não há como teu peito.

Posso agora viver: para coroas Não preciso no prado colher flores; Engrinaldo melhor a minha fronte

Nas rosas mais gentis de teus amores.

Vale todo um harém a minha bela, Em fazer-me ditoso ela capricha… Vivo ao sol de seus olhos namorados, Como ao sol de verão a lagartixa.” AZEVEDO, Álvares de.

 (UFRJ/RJ) A poética da segunda geração romântica é frequentemente associada ao melancólico, ao sombrio, ao fúnebre; a lírica amorosa, por sua vez, costuma ser caracterizada como lamentação de amores perdidos ou frustrados.

1.Relacione essas duas afirmativas ao texto V no que se refere à seleção vocabular relativa aos amantes e a seu tratamento poético.

O texto V não confirma as afirmativas, como bem o comprovam sua seleção vocabular e seu tratamento poético. A caracterização do amante (“lagartixa”) e da amada (“clarão”, “sol”, “vinho”, “sono”, “copo”, “leito”, “néctar de amor”, “travesseiro”, “rosas mais gentis”, “harém”, “minha bela”, “olhos namorados”, “sol de verão”) cria uma atmosfera positiva, solar, amena, bem humorada, expressando a harmonia entre os amantes.

Para responder às questões 02 e 03, leia os textos a seguir:

“Meus oito anos

Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!”

Casimiro de Abreu.

“Nasci no campo, e ao desprender-me das faixas infantis, ao saltar do berço, vi quase ao mesmo tempo o céu e o mar, os campos e as matas. Não foi na cidade, onde se morre abafado, não; foi ao ar livre, e, infante ainda, senti a brisa da praia brincar com meus cabelos e o vento da montanha trazer-me de longe o perfume das florestas.

Que deliciosa vida aquela! Como eu corria por aqueles prados! Que colheita que fazia de flores!

Que destemido caçador de borboletas!

Ah! meus oito anos! Quem me dera tornar a tê-los!… Mas… nada, não queria, não; aos oito anos ia eu para a escola, e confesso francamente que a palmatória não me deixou grandes saudades.”     ABREU, Casimiro de.

2.UFRJ O texto de Casimiro de Abreu apresenta um tema relevante no Romantismo: a infância.

A abordagem desse tema é integralmente feita de acordo com o padrão romântico na

literatura brasileira? Justifique a resposta, com suas palavras.

Não segue integralmente, pois, no último parágrafo, atribuem-se à infância traços negativos, que desmitificam sua imagem de passado idealizado a que se desejaria retornar.

3.UFRJ Associado ao tema da infância, o texto de Casimiro de Abreu aborda ainda outro

tema significativo na literatura romântica: a relação entre o homem e a natureza.

Ao tratar desse tema, o texto segue o padrão literário romântico? Justifique a resposta,

com suas palavras.

Sim, segue, pois a relação entre o homem e a natureza é apresentada de forma idealizada, já que, no texto, a natureza é lugar paradisíaco, de experiências positivas.

4.(UFPE/PE) O indianismo foi uma corrente literária que envolveu prosa e poesia e fortificou-se após a Independência do Brasil. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.

0 0 – A literatura indianista cumpriu um claro projeto de fornecer aos leitores um passado histórico, quando possível, verdadeiro, se não, inventado.

1 1 – Os dois autores que mais se empenharam no projeto de criação de um passado heroico foram José de Alencar, na prosa, e Gonçalves Dias, na poesia.

2 2 – Gonçalves Dias, da primeira geração de românticos, escreveu Y-Juca-Pirama, Os Timbiras, Canto do Piaga. Com eles, construiu a imagem heroica e idealizada do índio brasileiro.

3 3 – Indianismo não significava simplesmente tomar como tema o índio; significava a construção de um novo conceito que, embora idealizado, expressava menos que uma realidade racial; expressava uma realidade ética e cultural, distinta da europeia.

4 4 – José de Alencar, em seus romances, sobretudo em Iracema e em O Guarani , se encarregou de construir o mito do herói indianista. De grande importância para isto, foi a preocupação com a vertente brasileira do português, pois Alencar procurava moldar a língua nacional aos personagens indígenas que a falavam.

VVVVV

Minh’alma é triste como a rola aflita

Que o bosque acorda desde o albor da aurora, E em doce arrulo que o soluço imita O morto esposo gemedora chora. 5. A estrofe apresentada revela uma situação caracteristicamente romântica. Aponte-a. a) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos. b) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.

c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que o envolvem.

d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.

e) O poeta recusa valer-se da natureza, que só lhe traz a sensação da morte.

6.Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:

 a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos. b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores absolutos.

c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo

d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.

e) n.d.a.

7.(UFAC-AC) A poesia Romântica desenvolveu-se em três gerações: Nacionalista ou Indianista, do Mal do século e Condoreira. O Indianismo de nossos poetas românticos é:

a) Um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da Capitania de São Vicente.

b) Um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.

c) Uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação de bravura, heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

d) Uma forma de apresentar o índio em toda a usa realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça do Brasil.

e) Um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.

8.De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:

 a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo. b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e “o poema começa onde começa a inspiração e termina onde esta termina.” c) A visão de mundo romântica é centrada no sujeito, no “eu” do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo.

d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Texto para as questões 9 e 10

Não me Deixes!

Debruçada nas águas dum regato

A flor dizia em vão

A corrente, onde bela se mirava…

‘Ai, não me deixes, não!

‘Comigo fica ou leva-me contigo

‘Dos mares à amplidão,

Límpido ou turvo, te amarei constante

Mas não me deixes, não!

E a corrente passava; novas águas

Após as outras vão;

E a flor sempre a dizer curva na fonte:

‘Ai, não me deixes, não!’

E das águas que fogem incessantes

À eterna sucessão

Dizia sempre a flor, e sempre embalde:

‘Ai, não me deixes, não!

Por fim desfalecida e a cor murchada,

Quase a lamber o chão,

Buscava inda a corrente por dizer-lhe

Que a não deixasse, não.

A corrente impiedosa a flor enleia,

Leva-a do seu torrão;

A afundar-se dizia a pobrezinha:

‘Não me deixaste, não!’”                  DIAS, Gonçalves.

 9.F. (Católica de Salvador-BA) O lamento da flor representa fielmente o sentimento romântico de:

a) evasão no tempo;                                                 d) amor incondicional ao outro;

b) supervalorização da natureza;                                e) exaltação do sonho, da fantasia;

c) desejo de morte pelo amor não correspondido.

10.(F. Católica de Salvador-BA) Observa-se a inversão, como recurso estilístico, no verso:

a) “A flor dizia em vão”                                               d) “Mas não me deixes, não.”

b) “E a corrente passava”                                            e) “Dizia sempre a flor, e sempre embalde”

c) “Leva-a do seu torrão”

Para responder às questões 11 e 12, ler os textos que seguem.

Texto A

Maria

Onde vais à tardezinha, Mucama tão bonitinha, Morena flor do sertão? A grama um beijo te furta Por baixo da saia curta, Que a perna te esconde em vão… Mimosa flor das escravas! O bando das rolas bravas Voou com medo de ti!… Levas hoje algum segredo… Pois te voltaste com medo

Ao grito do bem-te-vi!

Serão amores deveras? Ah! Quem dessas primaveras Pudesse a flor apanhar! E contigo ao tom d’aragem, Sonhar na rede selvagem… À sombra do azul palmar! Bem feliz quem na viola Te ouvisse a moda espanhola Da lua ao frouxo clarão… Com a luz dos astros — por círios, Por leito — um leito de lírios…

E por tenda — a solidão!”

Castro Alves

Texto B

“Iracema, sentindo que lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro. Estreitou-se com a haste da palmeira. A dor lacerou suas entranhas; porém logo o choro infantil inundou sua alma de júbilo. A jovem mãe, orgulhosa de tanta ventura, tomou o tenro filho nos braços e com ele arrojou-se às águas límpidas do rio. Depois suspendeu-o à teta mimosa; seus olhos então o envolviam de tristeza e amor. — Tu és Moacir, o nascido de meu sofrimento. A ará, pousada no olho do coqueiro, repetiu Moacir, e desde então a ave amiga unia em seu canto ao nome da mãe, o nome do filho. O inocente dormia; Iracema suspirava:

— A jati fabrica o mel no tronco cheiroso do sassafrás; toda a lua das flores voa de ramo em ramo, colhendo o suco para encher os favos; mas ela não prova sua doçura, porque a irara devora em uma noite toda a colmeia. Tua mãe também, filho de minha angústia, não beberá em teus lábios o mel de teu sorriso.”

Para responder à questão 11, analisar as afirmativas que seguem, sobre os textos A e B.

I.A imagem delicada, graciosa e harmoniosa da escrava, presente no texto A, exemplifica a tendência predominante do poeta no que se refere ao tratamento da temática da escravidão.

II.A visão melancólica da natureza presente em ambos os textos associa-se ao Romantismo exacerbado.

III. O texto B, numa profusão de imagens ligadas a elementos da natureza, relata o nascimento de Moacir, que representa a fusão entre o branco e o índio, dando origem ao povo brasileiro.

IV.Ambos os textos expressam o subjetivismo.

11.(PUC-RS) Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa

a) I e II                b) I e III                   c) I, II, III e IV          d) II e IV          e) III e IV

12.(U.E. Ponta Grossa-PR) A poesia romântica brasileira, em seus diversos momentos, apresenta como características:

01.escapismo e subjetivismo;

02.naturalismo e pitoresco;

04.nacionalismo e religiosidade;

08.socialismo e ilogismo;

16.imaginação criadora e amor à natureza.

SOMA: 21

13.(UEL-PR) Considere as seguintes afirmações sobre a poesia de Álvares de Azevedo:

I.Seu lirismo deixou-se empolgar pelas lutas políticas travadas durante a consolidação da nossa Independência.

II.Influenciado por Gonçalves Dias, seus versos espelham a força primitiva da natureza e a admiração pelo índio.

III. A solidão extrema e a timidez amorosa marcaram os versos ora sentimentais, ora irônicos de sua lírica.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.                     b) II.                      c) III.                    d) I e II.                      e) II e III.

14.(ITA/SP) O texto a seguir é a estrofe inicial do poema Meus oito anos, de Casimiro de Abreu:

“[…] Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!

[…]”

Sobre o poema, não se pode afirmar que

a) Se trata de um dos poemas mais populares da Literatura Brasileira.

b) O poeta se vale do texto para manifestar a sua saudade da infância.

c) A linguagem não é erudita, pois se aproxima da simplicidade da fala popular, o que é uma marca da poesia romântica.

d) A memória da infância do poeta está intimamente ligada à natureza brasileira.

e) O poeta é racional e contido ao mostrar a sua emoção no poema.

15. (Ufam) Assinale a alternativa que NÃO se refere de modo correto à obra de Álvares de Azevedo:

a) Sua poesia caminhava na esteira de um Romantismo em progresso, enquanto trazia à luz da contemplação os domínios obscuros do inconsciente.

b) Escreveu verdadeiras “bíblias” de satanismo, como a Noite na taverna e Macário, e foi um byroniano autêntico.

c) Em sua poesia, a natureza está praticamente ausente, de vez que o poeta só tem olhos para si mesmo: seu eu íntimo, mas também seus objetos pessoais.

d) Todos os motivos literários e utópicos do americanismo anticolonialista, venerador do modelo comunitário proposto pelo incas, estão presentes em textos de feição indianista.

e) A evasão segue, nesse poeta muito sensível, a rota de Eros (o Amor), mas o horizonte último é sempre a morte.

16.(Ufam) Assinale o item que se refere à poesia de Álvares de Azevedo:

a) O ânimo oratório de seu verso, a poesia de ardentes apóstrofes e audaciosas hipérboles lhe valeram o título de maior poeta da segunda geração.

b) Seus poemas foram submetidos a uma disciplina rígida, totalmente estranha às tonalidades de ritmo e de simbolização abertas pelo Romantismo.

c) A melancolia se expande nos sentimentos mais simples, como a rememoração saudosa da infância campestre, povoada de verdejantes notas paisagísticas.

d) Seu lirismo é o da confidência, das efusões derramadas, numa atmosfera fortemente masoquista, em que o pressentimento da morte é um dos temas prediletos.

e) Sua obra-prima foi o poema Cântico do Calvário, em que já preludia a técnica de construção que seria empregada pelos simbolistas.

17. (Ufam) Assinale a opção cujo enunciado pode ser aplicado aos poetas da segunda geração romântica brasileira:

a) Comprometeram-se com a busca do que julgavam ser as verdadeiras qualidades da poesia: equilíbrio, contenção de sentimentos, linguagem culta, valorização da forma.

b) Assumiram posturas engajadas, de combate às injustiças, à escravidão e à opressão do povo, temas esses que foram ignorados pelos poetas da primeira geração.

c) Influenciados pela poesia de Lord Byron e Alfred de Musset, cultivaram um comportamento boêmio e uma visão negativista da existência.

d) Sintonizados com a riqueza e as possibilidades temáticas proporcionadas pelo avanço da ciência, pela civilização das máquinas, romperam com os temas clássicos e universais.

e) Cultivaram uma linguagem rebuscada, simbólica, de onde derivaram dois traços estilísticos importantes: o cultismo e o conceptismo.

18.(U.F. Uberlândia-MG) Existem diferenças básicas entre a paisagem retratada pelos árcades e a paisagem retratada pelos românticos. Escolha a alternativa correta que define essas duas paisagens:

a) A paisagem romântica é amena e monótona e a paisagem árcade é sempre graciosa e fulgurante.

b) A paisagem árcade é bucólica e a paisagem romântica é ainda mais bucólica, devidoaos exageros do eu-lírico.

c) A paisagem romântica reflete os sentimentos do eu-lírico, enquanto a paisagem árcade é harmoniosa, alheia ao eu-lírico.

d) A paisagem árcade é mais visual enquanto a paisagem romântica só é perceptível através da leitura.

19.(UFF-RJ) Assinale o fragmento que não corresponde ao indianismo romântico:

a) “As leis da cavalaria no tempo em que floresceu em Europa não excediam por certo em pundonor e brios à bizarria dos selvagens brasileiros.” (José de Alencar).

b) “Não há hoje a menor razão porque desconheçamos a importância da parte indígena na população do Brasil; e menos ainda para que apaixonados declamemos contra selvagens que por direito natural defendiam a sua liberdade, independência e as terras que ocupavam.” (Gonçalves de Magalhães).

c) “Imaginei um poema… como nunca ouviste falar de outro: guerreiros diabólicos, mulheres feiticeiras, sapos e jacarés sem conta: enfim, um gênesis americano, uma Ilíada Brasileira, uma criação recriada.” (Gonçalves Dias).

d) “É certo que a civilização brasileira não está ligada ao elemento indiano nem dele recebeu influxo algum; e isto basta para não ir buscar entre as tribos vencidas os títulos da nossa personalidade literária.” (Machado de Assis).

e) “O maravilhoso, tão necessário à poesia, encontrar-se-á nos antigos costumes desses povos [indígenas], como na força incompreensível de uma natureza constantemente mutável em seus fenômenos.” (Ferdinand Denis).

20.( UFRS) Leia o texto abaixo.

“Uma das facetas do Romantismo é conceber o poeta como um gênio inspirado, dono de uma  sensibilidade extraordinária. Isso faz com que ele expresse suas ideias e emoções de uma forma original e seja capaz de revelar realidades inacessíveis ao homem comum.”

Dos exemplos citados abaixo, identifique aquele(s) que expressa(m) a concepção acima.

I.“Meia-noite soou na floresta

No relógio de sino de pau;

E a velhinha, rainha da festa,

Se assentou sobre o grande jirau.”   (Bernardo Guimarães)

II.“Se é vate quem acesa a fantasia

Tem de divina luz na chama eterna;

Se é vate quem do mundo o movimento

Co’o movimento das canções governa;

(…)

Se é vate quem dos povos, quando fala,

As paixões vivifica, excita o pasmo.” (Laurindo Rabelo)

III. “Tenho medo de mim, de ti, de tudo,

Da luz, da sombra, do silêncio ou vozes,

Das folhas secas, do chorar das fontes,

Das horas longas a correr velozes.

(…)

O véu da noite me atormenta em dores,

A luz da aurora me intumesce os seios,” (Casemiro de Abreu)

Quais exemplos correspondem à concepção citada?

a) Apenas I.              b) Apenas II.            c) Apenas I e II.    d) Apenas II e III.           e) I, II e III.

21.UFF-RJ Na literatura, a visão romântica representativa da mulher é a de uma figura

idealizada, frágil e inatingível.

Assinale a opção em que a visão da mulher não se enquadra nesta característica:

a) “Ah! Vem, pálida virgem, se tens pena

De quem morre por ti, e morre amando.

Dá vida em teu alento à minha vida,

Une nos lábios meus minha alma à tua!” (Álvares de Azevedo)

b) “Anjos longiformes

De faces rosadas

E pernas enormes

Quem vos acompanha?” (Vinícius de Moraes)

c) “Anjo no nome, Angélica na cara!

Isso é ser flor, e Anjo juntamente:

Ser Angélica flor e anjo florente,

Em quem, senão em vós se uniformara.” (Gregório de Matos)

d) “Minha mãe cozinhava exatamente:

arroz, feijão-roxinho, molho de batatinhas.

Mas cantava.” (Adélia Prado)

e) “Baixas do céu num voo harmonioso! …

Quem és tu bela e branca desposada?

Da laranjeira em flor a flor nevada

Cerca-te a fronte ó ser misterioso! …” (Castro Alves)

22.(UEMS)“Maldição”

baudelaire macalé luiz melodia/ quanta maldição/ o meu coração não quer dinheiro/quer poesia/ baudelaire e macalé luiz melodia/ rimbaud a missão/ poeta e ladrão/ escravo da paixão sem guia/ edgar allan poe tua mão na pia/ lava com sabão/ tua solidão/ tão infinita quanto o dia/ vicentinho van gogh luiza erundina/ voltem pro sertão/ pra plantar feijão/ tulipas para a burguesia/ baudelaire macalé luiz melodia/ waly salomão/ itamar assumpção/ o resto é perfumaria” BALEIRO, Zeca. In: Vô imbolá, 1999.

Em sua música “Maldição”, Zeca Baleiro menciona Edgar Allan Poe (grande influência

para muitos escritores brasileiros, especialmente para uma das gerações do Romantismo). Uma das obras em que podemos observar tal influência é Noite na taverna e seu autor foi um dos mais influenciados por Poe. Referimo-nos a:

a) Álvares de Azevedo.       b) Gonçalves Dias.       c) Casimiro de Abreu.    d) Castro Alves.     e) Olavo Bilac.

23.(UFPA)

Maria

Onde vais à tardezinha, Mucama tão bonitinha, Morena flor do sertão? A grama um beijo te furta Por baixo da saia curta, Que a perna te esconde em vão… Mimosa flor das escravas! O bando das rolas bravas Voou com medo de ti!… Levas hoje algum segredo… Pois te voltaste com medo

Ao grito do bem-te-vi!
Serão amores deveras?

Ah! quem dessas primaveras Pudesse a flor apanhar! E contigo, ao tom d’aragem, Sonhar na rede selvagem… À sombra do azul palmar! Bem feliz quem na viola Te ouvisse a moda espanhola Da lua ao frouxo clarão… Com a luz dos astros — por círios, Por leito ― um leito de lírios…

E por tenda ― a solidão!” ALVES, Castro. Obra Completa.

Sobre o poema e seu autor, é correto afirmar:

a) O tom grandiloquente, quase retórico, do poema ilustra o estilo condoreiro de Castro Alves. O condoreirismo, influência de Victor Hugo, foi tendência da última geração do Romantismo brasileiro, mais voltado para o aspecto social, em superação ao egocentrismo angustiado da geração anterior.

b) O poema registra o tratamento da temática amorosa em Castro Alves, marcado pelo tom do prazer erótico, da presença da morte e da dor, tal como seus antecessores da segunda geração.

c) O poema ilustra que Castro Alves se tornou conhecido como o poeta dos escravos não somente pela denúncia da escravatura, mas, também, por ter acolhido, em sua lírica, os sentimentos do homem negro em equivalência aos do homem branco, retratando o negro como herói, como amante, como ser integralmente humano.

d) No poema, o diminutivo “bonitinha” demonstra o desprezo do eu lírico à mulher negra, revelando o preconceito do homem branco com relação à escrava, um simples objeto para ele, na época.

24. (UEM-PR) Assinale a alternativa incorreta.

a) O Romantismo valorizou o gênero romance em detrimento da epopeia tradicional, como podemos constatar na prosa de Gonçalves Dias. Também as regras clássicas para a tragédia
passaram a ser desconsideradas, como verificamos nas peças de Martins Pena, nosso primeiro grande autor de tragédias.

b) No Romantismo brasileiro, constatamos, entre outras características, o culto do individualismo e da natureza como refúgio acolhedor, o nacionalismo indianista e a preocupação com reformas sociais, como o abolicionismo.

c) Pertencem à chamada geração ultrarromântica Álvares de Azevedo, autor de Noite na taverna, e Casimiro de Abreu, autor do poema “Meus oito anos”.

d) Gonçalves de Magalhães abriu o Romantismo brasileiro, em 1836, com Suspiros poéticos e saudades. Machado de Assis inaugurou o Realismo, em 1881, com Memórias póstumas de Brás Cubas.

e) A prosa romântica brasileira tem, entre seus representantes, José de Alencar, Machado de Assis, Bernardo Guimarães. Machado de Assis foi, também, escritor realista.

25.(Ufam) Só uma das afirmativas abaixo se refere de modo correto a Sousândrade. Assinale-a:

  1. a) Sua lírica apresenta a tentativa de reconstruir, dez anos depois, a atmosfera de anticonvencionalidade que os byronianos haviam instaurado durante o segundo momento da poesia romântica.
  2. b) Incompreendido por seus contemporâneos, esquecido pela crítica por mais de sessenta anos depois da morte, foi recuperada pelas vanguardas do século XX, principalmente pelos concretistas.
  3. c) A sensualidade direta, embora ligada a uma psicologia infantil, afastou sua obra das visões mórbidas dos byronianos, em que pese o fato de a mulher amada continuar a ser a bela adormecida, a donzela pálida.
  4. d) Mais que um nome literário, permanece nas letras brasileiras como uma personagem paradigmática, carreador para a cultura nacional das ideias que levaram ao realismo naturalismo e, na política, à Primeira República.
  5. e) Tendo entrado aos dezenove anos para um convento beneditino, dali fugiu três anos depois, o que o levou a identificar o cárcere metafórico com o anseio de liberdade que perpassa sua poesia.

26.(PUC/PR/PAES) Assinale o único item incorreto.

São características do Romantismo:

a) Tendência patriótica e nacionalista.                      d) Exagero na emoção e no sentimento.

b) Preocupação formal.                                        e) Reação aos modelos clássicos.

c) Idealização.

27.(UFPA/PSS) Contrariamente aos primeiros românticos, Castro Alves, em seu sentimentalismo amoroso, “percorre a gama completa da carne e do espírito”, segundo o crítico literário Antônio Candido (In: A formação da literatura brasileira. 7 ed., v. 2. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993. p. 251). Os versos de Castro Alves, abaixo, que caracterizam a afirmativa de Candido são:

a) “Queres voltar a este país maldito Onde a alegria e o riso te deixaram?

Eu não sei tua história… mas que importa?”

b) “Uma noite, eu me lembro… Ela dormia Numa rede encostada molemente… Quase aberto o roupão… solto o cabelo

E o pé descalço no tapete rente.”

c) “Deus!ó Deus! onde estás que não [respondes? Em que mundo, em qu’estrela tu [t’escondes

Embuçado nos céus?”

d) “Stamos em pleno mar… Doudo no espaço Brinca o luar — doirada borboleta — E as vagas após ele correm… cansam

Como turba de infantes inquieta.”

e) “No céu dos trópicos P’ra sempre brilha, Ó noite esplêndida,

Que as ondas trilha.”

28.UFF-RJ A visão de Gonçalves Dias no texto:

a) reforça a posição dos brasileiros que desejam comemorar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, como se esta tivesse sido um evento relevante e benéfico para os habitantes de nossa terra;

b) insere-se no contexto do Romantismo, que busca ressaltar os aspectos negativos da colonização portuguesa, como elemento motivador para um distanciamento e uma diferenciação em relação a Portugal;

c) recusa a ideia da violência que teria caracterizado a colonização portuguesa no Brasil, como se a esquadra de Pedro Álvares não houvesse enviado dois índios a Portugal, contra a vontade deles;

d) ressalta a concordância a que os capitães da frota de Pedro Álvares teriam chegado, como se o consenso de todos estes comandantes justificasse a atitude de enviar os dois índios ao rei português;

e) valoriza e confirma a iniciativa de alguns órgãos de imprensa que celebram a conquista portuguesa como fator importante para nosso posterior desenvolvimento como nação.

29.UFF-RJ Índice é tudo aquilo que indica ou denota uma qualidade ou característica especial. No texto, Gonçalves Dias afirma que “fizera-se o índice primeiro do que era a história da colônia” porque aquela história:

a) seria produzida por pessoas moralmente condenáveis, que alegavam razões religiosas para seus atos, mas que eram movidas pela ganância;

b) seria conduzida por personagens da mais alta idoneidade moral, que se dedicavam intensamente à causa da conversão do indígena brasileiro;

c) seria arquitetada por colonos degradados, condenados à morte ou espíritos baixos, que buscavam no Brasil a redenção de seus pecados;

d) seria derivada da cobiça disfarçada com pretextos da religião, que evitava o ataque dos colonos degradados aos senhores da terra e à liberdade dos índios;

e) seria causada pelos condenados à morte, ou espíritos baixos e viciados que procuravam as florestas para se redimirem, convertendo os índios.

30.(UFF-RJ) O sofrimento amoroso é frequente nas obras dos poetas românticos, como se

pode observar abaixo:

Se Se Morre de Amor! 

Sentir, sem que se veja, a quem se adora,

Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,

Segui-la, sem poder fitar seus olhos,

Amá-la, sem ousar dizer que amamos,

E, temendo roçar os seus vestidos,

Arder por afogá-la em mil abraços:

Isso é amor, e desse amor se morre!”  DIAS, Gonçalves.

A característica que situa o fragmento dentro da poética romântica é:

a) evasão no espaço, transportando o eu-lírico para um lugar ideal, junto à natureza;

b) forte subjetivismo, revelando uma visão pessimista da vida;

c) idealização do amor, transcendendo os limites da vida física;

d) realização de poemas lírico-amorosos, valorizando o idioma nacional;

e) idealização da mulher, conduzindo o eu-lírico à depressão.

31.(PUC-RS) É correto afirmar que a produção poética de Álvares de Azevedo

a) Evidencia a rejeição a temas relacionados à morte e ao medo.

b) Rejeita a idealização do ser amado.

c) Intensifica o tom confessional e subjetivo.

d) Cultua o sentimento de brasilidade.

e) Rompe com a tradição romântica.

32.(Fuvest-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:

a) Pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.

b) Repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.

c) Constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

d) Refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.

e) Cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.

33.(UFPE) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

Observe que os textos a seguir representam a visão do amor em três autores do Romantismo. São momentos da poesia romântica coincidindo com três gerações.

“Boa noite, Maria! Eu vou me embora, A lua nas janelas bate em cheio. Boa noite, Maria! É tarde… é tarde…

Não me apertes assim contra teu seio.”

Castro Alves

“Não acordes tão cedo! Enquanto dormes Eu posso dar-lhe beijos em segredo Mas, quando nos teus olhos raia a vida

Não ouso te fitar… Eu tenho medo!”

Álvares de Azevedo

“Enfim te vejo – enfim posso, Curvado a teus pés, dizer-te Que não cessei de querer-te

Apesar de quanto sofri.”           Gonçalves Dias

( ) O amor em Gonçalves Dias é sempre ilusão perdida, e a experiência concreta é o fracasso e o sofrimento.

( ) Em Álvares de Azevedo, já aparece um misto de erotismo e medo, frustrando assim a realização da experiência amorosa.

( ) Na obra de Castro Alves prevalece a temática do amor sensual.

( ) O lirismo amoroso de Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo inclui a falta de sensualidade presente em Castro Alves e também se descobrem, nos autores, os traços de donjuanismo.

( ) Os três autores apresentam, como ponto comum, a visão da mulher como uma musa inacessível.

V, V, V, F, F.

34.(UFRGS-RS) Assinale a alternativa correta:

a) Álvares de Azevedo, classificado na segunda geração do Romantismo brasileiro, deixou uma obra composta de poemas tipicamente indianistas e nacionalistas.

b) Com Castro Alves, a poesia brasileira atingiu o seu apogeu, apesar do tom tímido que encontramos nos seus versos.

c) Os poetas do Romantismo foram responsáveis pela consolidação do sentimento nacional e contribuíram para o abrasileiramento da língua portuguesa.

d) Gonçalves Dias, autor da consagrada Canção do exílio, compôs também Os timbiras, se eu morresse amanhã e Meus oito anos.

e) O saudosismo que caracteriza o lirismo luso-brasileiro não teve representantes no período romântico.

35.(UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Castro Alves.

I.A poesia amorosa do autor registra personagens femininas, algumas notáveis pela pureza e intangibilidade angelicais, outras destacadas pela sensualidade e disponibilidade satânicas.

II.O poeta destacou-se pela poesia de protesto contra a injustiça e a violência presentes na sociedade brasileira em geral e evidentes nas condições de vida a que estava submetida a população escrava.

III. A retórica grandiloquente rendia ao poeta autênticos poemas-discurso para serem antes ouvidos do que lidos, quer fossem denúncias contra a sociedade, quer fossem a exaltação da mulher amada.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.            b) Apenas III.               c) Apenas I e III.       d) Apenas II e III.        e) I, II e III.

36. (PUC-RS)

Para responder à questão, ler o texto que segue.

Tirania

  1. “MINHA MARIA é bonita, Tão bonita assim não há; O beija-flor quando passa

    Julga ver o manacá.”

  2. “Minha Maria é morena, Como as tardes de verão; Tem as tranças da palmeira

    Quando sopra a viração.”

  3. “Companheiros! O meu peito Era um ninho sem senhor; Hoje tem passarinho

    P’ra cantar o seu amor.”

  4. “Trovadores da floresta! Não digam a ninguém, não!… Que Maria é a baunilha

    Que prende meu coração.”

  5. “Quando eu morrer só me enterrem Junto às palmeiras do val, Para eu pensar que é Maria

    Que geme no taquaral…”

O tom ________ e ________ do poema de Castro Alves sugere uma ideia de amor ________ — elemento que o __________ dos poetas de seu tempo.

a) Otimista/apaixonado/possível/diferencia.

b) Otimista/sensível/possível/aproxima.

c) Alegórico/sensível/impossível/aproxima.

d) Intimista/apaixonado/impossível/distancia.

e) Sentimental/retórico/possível/diferencia.

37.(Mackenzie-SP) Assinale o comentário que está corretamente associado a Gonçalves Dias.

a) Com assunto quase contemporâneo à publicação — luta da tropa aliada, espanhola e portuguesa, contra os índios aldeados nas Missões jesuíticas do atual Rio Grande do Sul — o poema Uraguai o distingue do academicismo de contemporâneos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

b) Cultivando, como os da sua geração, o pessimismo — e por isso atraído pela morte, o “humor negro”, a perversidade —, ao tratar do “homem selvagem”, o glorifica para, por oposição, recusar valores medievais.

c) Envolvido intensamente com as injustiças sociais, é o símbolo da literatura participante; o poeta-orador faz sua poesia aproximar-se da oratória, meio enfático de lutar por igualdade social, como se vê no tratamento do tema do índio escravizado.

d) Herdeiro de preocupações neoclássicas, repudiou exageros na expressão; no tratamento da temática, inventou recursos, como, em famoso poema indianista, romper a expectativa de valentia inquebrantável do herói e usar sua fragilidade para mais enaltecer sua bravura.

e) Sua defesa do nativo contra os colonos que o escravizavam era realizada por retórica complexa e sutil, mais conceptista do que cultista, em busca de desenvolver e provar qualquer das assertivas feitas em sua tribuna.

38.(UFRGS-RS) Leia as afirmações abaixo, sobre Sousândrade.

I.Trata-se de um autor maranhense do século XIX, cujo nome verdadeiro é Joaquim de Sousa Andrade, quase desconhecido dos contemporâneos românticos.

II.O Guesa é um longo poema narrativo, composto sobre uma lenda quíchua que narra o sacrifício de um jovem imolado por sacerdotes.

III. O poema O Guesa traz para a Literatura Brasileira temas do capitalismo mundial, entre os quais o da Bolsa de New York.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.              b) Apenas II.           c) Apenas III.          d) Apenas I e II.              e) I, II e III.

39.(UFRS) Sobre a poesia de Gonçalves Dias é correto afirmar que

a) Cantou a natureza brasileira como cenário das correrias e aventuras do indígena bravo e leal.

b) Denunciou a iniquidade da escravidão em poemas altissonantes e repletos de metáforas aladas.

c) Elogiou os esforços do colonizador português em suas campanhas militares.

d) Cantou a bondade da mãe e da irmã, esteios femininos do núcleo familiar patriarcal.

e) Elogiou a dissipação e os excessos do vinho em orgias noturnas marcadas pela devassidão e crueldade.

40. As afirmações abaixo referem-se ao Romantismo, exceto uma. Assinale-a:

a) Tem como característica básica a expressão do “eu”, do mundo interior do artista.

b) Teve início na Alemanha e na Inglaterra, no século XVIII.

c) Representou um período decisivo no desenvolvimento da literatura brasileira.

d) Sua fase mais importante no Brasil coincidiu com a permanência de D. João VI no Rio de Janeiro

41.(PUC/PR) Assinale a alternativa correta.

A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em:

a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.

b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista.

c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental.

d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva.

e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.

42.(UNIOESTE/PR) Assinale a alternativa que se relaciona, de forma correta, com o enunciado e com a autoria dos versos abaixo.

Dentre os movimentos significativos da Literatura Brasileira, houve um que se destacou pela defesa dos ideais libertários, conforme atestam os seguintes versos:

Não! Não eram dous povos que abalavam Naquele instante o solo ensanguentado… Era o porvir – em frente do passado, – A Liberdade – em frente à Escravidão, Era a luta das águias – e do abutre, A revolta do pulso – contra os ferros O pugilato da razão – contra os erros

O duelo da treva – e do clarão!…

a) Indianismo – Gonçalves Dias.                            d) Conceptismo barroco – Gregório de Matos Guerra.

b) Concretismo – Paulo Leminski.                           e) Parnasianismo – Olavo Bilac.

e) Condoreirismo – Castro Alves

43. UFGO A poesia de Gonçalves Dias pode ser dividida em três grandes vertentes temáticas:

a indianista, a saudosista e a lírico-amorosa. A produção poética desse autor pode ser caracterizada da seguinte forma:

( ) na poesia indianista, predomina uma sensibilidade plástica singular, moldada por um cenário natural tipicamente brasileiro, no qual está inserido o primeiro habitante do País, o índio, numa representação quase sempre épica.

( ) na poesia saudosista, o poeta demonstra acentuadas marcas do nacionalismo vigente no Romantismo, como a exaltação do pitoresco nacional, em que se sobressai o tratamento exótico da natureza tropical.

( ) na poesia lírico-amorosa, pode-se encontrar um ultraromantismo já convencional, detectado no sentimentalismo exagerado, que deforma os encantos da mulher amada, e em lamentos melodramáticos, provocados pelo sofrimento do amor irrealizado.

( ) em todas as vertentes da poesia de Gonçalves Dias, a natureza tem um caráter expressivo e dinâmico. Ela é o refúgio acolhedor e o ideal de evasão do eu-poético, estabelecendo, assim, uma interdependência entre paisagem e estado de alma.

VVFV

 44.(UFV-MG) Leia com atenção o texto crítico de Antônio Candido:

“À maneira do Arcadismo, o Romantismo surge como movimento de negação; negação neste caso, e na literatura luso-brasileira, mais profunda e revolucionária, porque visava redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade. O Arcadismo se irmanava aos dois séculos anteriores pelo culto da tradição greco-romana; aceitava o significado literário da mitologia e da história clássica; aceitava a hierarquia dos gêneros […]. Os românticos foram buscar nos países estranhos, nas regiões esquecidas e na Idade Média pretextos para desferir o voo da imaginação.” CÂNDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira.

Com base nas informações contidas no fragmento acima. NÃO se pode dizer que o Romantismo:

a) Concebeu de maneira nova o papel do artista através de uma visão mais antropocêntrica.

b) Assimilou alguns valores árcades como o culto à tradição greco-romana e o retorno à história clássica.

c) Procurou fixar novos valores que dariam à literatura uma dimensão mais atuante e revolucionária.

d) Reestruturou a teoria clássica dos gêneros literários, quebrando a hierarquia existente e miscigenando as antigas formas.

e) Redimensionou o sentido da obra de arte a partir da liberdade e da imaginação, princípios estes que nortearam os passos do escritor romântico.

45.(UNIFESP/SP) Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são

a) O sentimentalismo e a idealização do amor.        d) Os jogos de interesses e a racionalidade.

b) O subjetivismo e o nacionalismo.                             e) O egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais.

c) A introspecção psicológica e a idealização da mulher

46.(Mackenzie/SP)

“Eu amo a noite Taciturna e queda! Então parece que da vida as fontes Mais fáceis correm, mais sonoras soam, Mais fundas se abrem; Então parece que mais pura a brisa Corre, — que então mais funda e leve a fonte Mana, — e que os sons então mais doce e triste

Da música se espargem.”    Gonçalves Dias

Assinale a alternativa incorreta.

a) O ritmo regular dos versos decassílabos ajuda a construir a ideia da serena grandiosidade da noite.

b) O quarto e o oitavo versos encerram cada sequência gloriosa que a noite abarca: aquele, os dons das fontes; este, a ação da brisa, da fonte e da música.

c) A descrição das ações das fontes de vida, na primeira estrofe, faz-se com o auxílio sintático de um polissíndeto.

d) doce e triste, no sétimo verso, podem ser lidos como docemente e tristemente, devido ao fato de permanecerem no singular.

e) A repetição de então é fator de coesão textual, recuperando sempre o termo

47.(Unama)

XV

“[…] És doutro agora, e pr’a sempre! Eu a mísero desterro Volto, chorando o meu erro, Quase descrendo dos céus Dói-te de mim, pois me encontras Em tanta miséria posto, Que a expressão deste desgosto

Será um crime ante Deus!”

XVIII

“[…] Lerás porém algum dia Meus versos, d’alma arrancados, D’amargo pranto banhados, Com sangue escritos — e então Confio que te comovas, Que a minha dor te apiede, Que chores, não de saudade,

Nem de amor, — de compaixão.”        Gonçalves Dias

Nessas estrofes do poema Ainda uma vez, adeus, de Gonçalves Dias, o eu—lírico:

a) Insatisfeito, evade-se da realidade por meio da morte.

b) Transfere à poesia, o que ele próprio não conseguira, a missão de comover a amada.

c) Rompe com o platonismo contemplativo e seduz a amada.

d) Racionaliza a impossibilidade de viver com a amada.

48.(UTFPR/PR) Marque a alternativa que NÃO corresponde à obra de Gonçalves Dias.

a) Canção do Exílio representa bem o seu ideal literário; beleza na simplicidade; fuga ao adjetivo, procura da expressão de tal maneira justa que outra seria difícil” (CÂNDIDO, 1981, p.81). (2011)

b) “A partir dos Primeiros Cantos, o que antes era tema – saudade, melancolia, natureza, índio – se tornou experiência, nova e fascinante, graças à superioridade da inspiração e dos recursos formais.” (CÂNDIDO, 1981, p.83)

c) “No poemeto I- Juca Pirama, a crítica, unânime, tem admirado a ductilidade dos ritmos que vão recortando os vários momentos da narração.” (BOSI, 3.ed.,p.118, s/d).

d) “Tanto nos romances nativistas (…) como naqueles em que o bom selvagem se desdobra em heróis regionais, o selo da nobreza é dado pelas forças do sangue que o autor reconhece e respeita.” (BOSI, p.152)

e) “Assim se explica a edição de Os Timbiras, em Leipzig, no ano de 1857, em língua portuguesa, pois dificilmente se poderia esperar que uma edição inteira em português fosse vendida na Europa.”(KOTHE, 2000, p.188).

49.(Ufam) O Romantismo foi introduzido no Brasil em 1836, com a publicação do livro:

a) Os Timbiras, de Gonçalves Dias.

b) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

c) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.

d) A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães.

e) Primeiros cantos, de Gonçalves Dias.

50. (UEPG/PR-2006) Leia os textos 1, 2 e 3, retirados do livro Gonçalves Dias – Poesia Lírica e Indianista, organizado por Márcia Lígia Guidin. Estabeleça as relações com as afirmações apresentadas e assinale o que for correto.

Texto 1

Se muito sofri já, se ainda sofro Por teu amor?! Não mo perguntes! que do inferno a vida

Não é pior!…

“Se muito sofri já, não mo perguntes”. p. 192.

Texto 2

Em vão meu coração por ti se fina, Em vão minha alma te compr’ende e busca, Em vão meus lábios sôfregos cobiçam Libar a taça que aos mortais of’reces! Dizem-na funda, inesgotável, meiga; Enquanto a vejo rasa, amarga e dura! Dizem-na bálsamo, eu veneno a sorvo:

Prazer, doçura – eu dor e fel encontro!

“O amor”. p. 181.

Texto 3

Quanto és bela, ó Caxias! – no deserto, Entre montanhas, derramada em vale De flores perenais, És qual tênue vapor que a brisa espalha No frescor da manhã meiga soprando

À flor de manso lago.

“Caxias”. p. 48.

01) O subjetivismo é um dos traços fundamentais do Romantismo. A realidade é revelada através da atitude pessoal do escritor, o artista traz à tona o seu mundo interior. Isso pode ser observado nos textos 1 e 2 numa demonstração do sofrimento por amar.

02) No texto 2, o motivo do sofrimento é um amor que parece não ser correspondido. Isso pode ser comprovado pelos quatro primeiros versos.

04) Quanto ao aspecto formal, o verso livre, sem métrica e sem estrofação, e o verso branco, sem rima, caracterizam a poesia romântica. Essa característica pode ser observada nos três textos.

08) A derrota é um dos motivos que conduz a um tipo de evasão ou escapismo em que o eu-lírico procura, na morte, a solução para o impasse em que se encontra. Dos fragmentos apresentados acima, somente o texto 1 apresenta tal característica.

16) No texto 3, a descrição da natureza tem por objetivo celebrar Caxias, terra natal de Gonçalves Dias.

SOMA: 19.

51.Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:

a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.

b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.

c) desenvolvimento do teatro nacional.

d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.

e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.

52.(UA-AM) Leia o enunciado abaixo:

A grande voz da poesia romântica foi, sem dúvida, a de um estudante paulista que morreu tuberculoso aos vinte anos. Pela sua inspiração e sentimento elevou a poesia brasileira, que vinha do verso medido e frio de Gonçalves de Magalhães e Porto Alegre, a alturas até então desconhecidas.

Demonstrou talento precoce e grande capacidade de estudo, apesar das tentações de byronismo e de satanismo a que teria cedido integrando-se nos grupos boêmios do tempo ou tomando parte nos desmandos da Sociedade Epicureia.

Ele só teve seus poemas reunidos em livro após a morte, quando então encontrou uma divulgação tão ampla quanto era possível no Brasil da metade do século XIX.

O enunciado se refere a:

a) Gonçalves Dias.     b)    Álvares de Azevedo.     c) Castro Alves.     d)    Fagundes Varela.    e) Cruz e Souza.

53.(ITA-SP) Observe as afirmações abaixo:

I.O “Eu” romântico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lança-se à evasão. No tempo, recriando a Idade Média Gótica e embruxada. No espaço, fugindo para ermas paragens ou para o oriente exótico.

II.A natureza romântica expressiva. ao contrário da natureza árcade, decorativa. Ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois sob a luz do sol o real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam as forças inconscientes da alma: o sonho, a imaginação.

III. No Romantismo a epopeia, expressão heroica já em crise no século XVIII, é substituída pelo poema político e pelo romance histórico, livres das peias de organização interna que marcavam a narrativa em verso. Renascem, por outro lado, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo relevo aos metros livres, de cadência popular, as redondilhas maiores e menores, que passam a competir com o nobre decassílabo.

Estão corretas;

a)todas    b) apenas a I     c) apenas a I e a II       d) apenas a II e a III.    E) apenas a I e a III.

53.(FESP) As poesias de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humos. Essas características demonstram:

a)a carga de brasilidade do seu autor.

b) a preocupação do autor com os destinos do país.

c) os aspectos neoclássicos que ainda persistem nos versos desse autor.

d) o ultrarromantismo, marcante nesse autor.

e) o aspecto social de seus versos.