O que faz quem estuda turismo

Você gosta de viajar? Quando viaja, você é daqueles que já monta um cronograma de turismo com os passeios e coisarada? Ou você é mais empreendedor, que olha a galera da sua sala em volta e já pensa em montar um safari? Você gosta de festas e eventos? É daqueles que recebe a galera em casa? Adora conhecer pessoas novas e praticar outros idiomas? Pensa em morar fora?

O turismólogo (sim, é estranho, mas é assim que chamamos o profissional de Turismo) planeja, organiza, divulga e promove viagens, passeios e outras atividades de negócios ou só de rolê mesmo. Ele faz muito mais que isso, mas vai lendo aí que você vai entender.

#FicaADica: o turismólogo NÃO pode atuar como Guia de Turismo. Existem cursos específicos para guias!

Ah, mesmo que você não trabalhe em agência, irá saber as promoções e dicas para uma trip legal e barata. Sempre tem um amigo trabalhando em algum lugar que vai te dar um desconto!

Outro ponto é que muitas vezes os trabalhos da área são em horários e dias fora do horário comercial. Por exemplo, quem é mega noturno, adora trabalhar nos turnos noturnos nos hotéis.

Pena que também rola o lado negativo, né? Quando todo mundo está de férias e curtindo, existem grande chances de você estar trabalhando. Mas pense pelo lado bom: um turismólogo sempre vai saber qual a melhor época pra viajar, pagando menos. Além disso, se você acredita que quando ama seu trabalho ele deixa de ser trabalho, então você não vai achar isso tão ruim!

Antes de tudo, o profissional precisa saber lidar MUITO BEM com as pessoas! “Receber as pessoas em algum lugar e fazer com que elas se divirtam ou tenham uma boa experiência de negócios” é a frase que resume as atividades do Turismo.

Além disso, o profissional precisa falar várias línguas pra poder lidar com os gringos que vêm visitar o Brasil, trabalhar em outro país ou nas muitas empresas turísticas que são internacionais.

Outra característica importantíssima pro profissional é que ele consiga perceber o potencial turístico de algum lugar, cidade ou região, para que possa elaborar atividades ali (e ganhar dinheiro, é claro). Isso é perfeito para quem quer morar na praia ou naqueles lugares bem lindos que você vê no Instagram e sonha em conhecer!

O que faz quem estuda turismo

O Curso de Turismo

O curso de Turismo dura 4 anos. Durante o curso, os alunos têm matérias práticas e teóricas também.

O que faz quem estuda turismo

Um diferencial do curso de Turismo é que você vai aprender um pouco de diversas matérias e entender como elas se relacionam!

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram na faculdade de Turismo são:

  • Turismo e Hospitalidade;
  • Aspectos Socioculturais e Ambientais;
  • Legislação Turística;
  • Economia;
  • Políticas Públicas de Turismo;
  • Planejamento Turístico;
  • Gestão de Empresas;
  • Empreendedorismo;
  • Ética e Meio Ambiente;
  • Comunicação e Turismo;
  • Marketing;
  • Eventos;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Hotelaria;
  • Transportes;

Para se formar, você vai precisar de estágio e do queridinho do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Áreas de Atuação

Agência de Viagens

Nessa área, o profissional vai atuar vendendo viagens pra galera.

Ele vai verificar roteiros de viagens, melhores pacotes com hotel, transporte, atrativos, passeios e tudo mais. Enfim, da maneira que o cliente preferir. Para isso, não basta fazer uma análise do perfil do cliente, mas também, é fundamental estar atualizado sobre destinos e passeios desta localidade.

O agente de viagens precisa ser bom de papo e de geografia! As agências de intercâmbio também fazem parte desse segmento.

Operadoras de Viagens

São basicamente agentes de viagem que fazem o meio de campo entre as agências e os fornecedores. Os operadores são responsáveis por formatar os roteiros e pacotes. Eles vendem os produtos também, mas no geral é uma atuação mais voltada para viagens em grupo. Operadores também precisam ser bons em geografia.

Aliás, vale uma curiosidade: as operadoras e agências se complementam e a parceria entre elas é muito grande. Muitas operadoras também fornecem treinamentos e cursos de capacitação sobre destinos e produtos às agências.

Restaurantes, Casas Noturnase Bares

Sim, gastronomia também faz parte da vida profissional de um turismólogo! O curso de Turismo prepara os alunos para comandar um setor de alimentos e bebidas de um hotel, uma casa noturna, vinícola, restaurante, etc. Resumindo, tudo para proporcionar uma boa experiência para os hóspedes, turistas, baladeiros, etc.

O que faz quem estuda turismo

Ecoturismo

Essa área é pra galera que curte uma natureza. Assim como você, existem outras pessoas que curtem o Turismo na natu. Nada mais justo que você organize passeios desse tipo, não?

Além disso, tem MUITA coisa de ecoturismo ligada à turismo de aventura! Então, não é só para a galera natureba, mas também para o povo mais aventureiro e radical! Irado, hein?

O que faz quem estuda turismo

O que faz quem estuda turismo

Eventos

O turismólogo também pode trabalhar com eventos, planejando, organizando e até apresentando. Só lembrando que o evento pode ser tanto de negócios (congressos, feiras, seminários, etc.) quanto de lazer, tipo festinha mesmo. Mais do que isso, podem ser festas pequenas ou grandes festivais.

Hotelaria

No hotel, o turismólogo pode trabalhar tanto na parte operacional como na parte de gestão administrativa do estabelecimento. É bom gostar de falar com o público e ter horários de trabalho mais flexíveis, pois as escalas no ramo hoteleiro costumam ser bem diferentes do que já estamos habituados no mercado de trabalho.

Marketing

O turismólogo pode atuar no marketing de organizações, elaborando estratégias para atrair mais clientes, fidelizar os que já conhecem a empresa e proporcionar experiências que façam o turista/consumidor feliz. É parecido com o que a galera da Administração e Publicidade & Propaganda também pode fazer, mas com foco no setor hoteleiro.

Além disso, pode trabalhar com o marketing de destino, ajudando a divulgar e promover os lugares.

O que faz quem estuda turismo

Planejamento

A área de planejamento tem a função de identificar o potencial de um lugar ou região em atrair pessoas. Além disso, também é importante analisar o impacto do turismo na sociedade como um todo (meio ambiente, cultura, comunidade, empregos, etc.).

Não basta identificar! Você também precisa desenvolver e promover ações que beneficiem o turista e a comunidade local. Ou seja, trazer mais turistas para a sua cidade e sugerir o que ele pode fazer por lá. O curso irá te preparar, no sentido de desenvolver esse lado sustentável do negócio.

Transporte

O profissional do Turismo pode trabalhar na supervisão de serviços em empresas de transporte (ônibus, trem, avião, cruzeiros, etc.). Nessa área, a atuação do profissional é mais voltada para a parte logística da coisa.

Turismo de Negócios

Nem tudo é diversão no mercado de Turismo. Existe também o turismo de negócios, que é uma parte bem importante desse mercado. O profissional dessa área vai organizar viagens, convenções, feiras e mais uma pá de coisa relacionada com viagens de negócios.

A rotina de um profissional do Turismo varia de acordo com o lugar que ele trabalha. Ao mesmo tempo, todas elas giram em torno de proporcionar uma boa experiência para os clientes.

O turismólogo pode ter um dia a dia de muito controle, supervisão e organização, quando é responsável por um setor ou um hotel inteiro. Ou então, no comando das operações de uma empresa de transporte.

Mesmo sendo em uma parte mais administrativa ou operacional, um grande diferencial é que sempre existem coisas diferentes acontecendo! O trabalho pode ser bem dinâmico. Todo dia tem alguma coisa nova para fazer!

Por outro lado, o turismólogo também pode ter uma rotina daquelas agitadas o tempo todo, se atuar na parte de eventos ou passeios turísticos. Nesse caso, vai fazer muita coisa fora do escritório e lidar com várias equipes de trabalho.

Tem também o dia a dia de agência de viagens, tendo muito contato com clientes e fornecedores, planejando, avaliando propostas e vendendo as viagens pra galera.

Mercado de Trabalho

Depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Brasil tá bombando de turista. Parece que os gringos se apaixonaram pela nossa beleza natural. Da mesma forma, o número de brasileiros viajando para fora é cada vez maior!

O setor público é uma alternativa pros profissionais do Turismo, podendo atuar desde as secretarias municipais até o Ministério do Turismo. Mas, pra isso, vai precisar passar em concursos. Fique de olho! Existem poucos concursos, logo, o mercado não é muito grande nessa área.

O Nordeste é cheinho de vaga pra quem quer trabalhar em hotéis ou com passeios turísticos. Além de trabalhar com aquelas paisagens maravilhosas. Oportunidade é o que não falta pelo Brasil todo. Com toda essa diversidade, tem turismo pra todos os gostos.

Mais do que isso, o turismo tem grandes oportunidades para quem quer empreender e ter seu próprio negócio! Também é bem interessante para quem fala outros idiomas e quer trabalhar em empresas gringas com chance de ir morar fora!

E OS SALÁRIOS?

Os salários pros profissionais de Turismo costumam variar entre R$ 3.000,00 e R$ 8.000,00. ÓBVIO que isso depende de inúmeros fatores: onde você vai trabalhar, se tem especialização e experiência na área, área de atuação, se você recebe comissionamento, etc. Você pode ganhar mais ou menos. Isso vai depender de você!

Mitos e Verdades

O turismólogo nunca mais vai curtir uma viagem do mesmo jeito”

VERDADE

Isso não significa que você nunca mais vai poder viajar e curtir umas férias, mas, depois de formado, você vai passar a olhar os mínimos detalhes de cada hotel que for ficar, cada passeio que for fazer e cada atendimento que você receber, seja em viagem ou até mesmo na sua própria cidade.

“O profissional de Turismo só viaja”

MITO E VERDADE (tá mais pra MITO)

Nem todas as áreas vão fazer o profissional viajar. Mas se você trabalhar em agências de viagem, por exemplo, pode ganhar viagens pra ir conhecer o hotel antes de uma parceria, ou como presente, por ter vendido várias viagens.

Além disso, uma das partes mais legais do curso são as chamadas Visitas Técnicas ou Famtours, o momento em que você realmente acaba viajando!

“Nunca vou trabalhar no fim de semana e no feriado”

MITO

Muito pelo contrário. Fins de semana e feriados são os dias em que o Turismo mais tem trabalho, justamente pelo fato das outras pessoas estarem de folga. Essa questão também tem muita relação com o segmento de mercado e área na qual você estará trabalhando.

E aí, já tá se imaginando fazendo Turismo?

Se as nuvens escuras ainda pairam sobre sua cabecinha, faz nossoTESTE VOCACIONAL!