O que e plano de saúde empresarial

Você sabe como funciona o plano de saúde empresarial? Esse tipo de benefício é um dos mais procurados por trabalhadores em busca de uma nova vaga no mercado e, além disso, pode trazer vantagens incríveis tanto para a empresa quanto para o funcionário. No entanto, o seu funcionamento ainda confunde muitos gestores, o que pode reduzir o número de adesões.

Felizmente, compreender esse tipo de serviço é algo muito simples. Apesar de contar com algumas diferenças em relação aos planos de saúde comuns, os convênios médicos corporativos não são nenhum bicho de sete cabeças.

Ainda não está convencido? Então, continue a leitura e observe todas as informações necessárias para entender de uma vez por todas os planos de saúde empresariais e as suas diversas características. Com isso, você e seus funcionários poderão desfrutar de todos os benefícios. Boa leitura!

O que e plano de saúde empresarial

O que é o plano de saúde empresarial?

Como o próprio nome já nos indica, os planos de saúde empresariais são convênios médicos destinados aos funcionários de alguma empresa. Por conta dessa particularidade, eles oferecem alguns benefícios específicos e vantagens que abrangem esses indivíduos de forma mais direta.

De forma geral, essas vantagens podem ser tanto de cunho financeiro (com preços mais amigáveis ao bolso, devido ao grande número de adesões simultâneas no plano) quanto em termos de recursos, com uma rede referenciada bastante ampla e que consiga atender às variadas demandas dos colaboradores em questão. Além do mais, eles podem oferecer condições especiais na contratação do plano odontológico.

Por conta dessas particularidades, muitas pessoas acreditam que compreender esse serviço é uma tarefa um tanto quanto complicada. No entanto, no decorrer da nossa conversa, mostraremos como os planos empresariais são simples e descomplicados.

Como ele funciona na prática?

Os planos de saúde são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e várias pessoas podem ser beneficiárias em um plano de saúde desse segmento. Entre elas, podemos citar os próprios funcionários da empresa e seus dependentes diretos. Além deles, colaboradores aposentados, sócios e outros indivíduos podem ter direito dependendo da negociação.

Por fim, os planos corporativos também podem contemplar pessoas como menores aprendizes, funcionários temporários e até mesmo estagiários. Tudo isso, é claro, dependerá do contrato e da especificidade de cada prestadora de serviços. Por isso, é sempre importante estar muito atento aos detalhes antes de fechar o negócio!

Como é feita a cobrança?

Nos planos de saúde empresariais, a maior parte das cobranças feitas diretamente aos funcionários ocorre na forma de coparticipação. Ou seja, a empresa arca com uma certa quantia para garantir o serviço aos seus funcionários e cada indivíduo paga uma parcela dos procedimentos utilizados.

Para as empresas, os valores podem variar bastante de acordo com a prestação de serviços. Mais uma vez, ressaltamos que estar bem atento ao contrato é fundamental para conferir as taxas e particularidades de cada situação.

No entanto, é importante salientar que a cobrança no ato da venda ocorre de uma forma e que, após o período de um ano, esse valor é alterado. Essas mudanças se devem ao reajuste, que pode ser baseado em uma série de fatores, incluindo as taxas de sinistralidade do contrato.

Quais são os procedimentos normalmente cobertos pelo planos?

A cobertura de um plano de saúde corporativo funciona da mesma forma que os convênios tradicionais. Seja ele um plano médico, seja um plano odontológico, a cobertura deve oferecer os seguintes serviços:

  • consultas;
  • exames;
  • tratamentos.

Esses serviços, é claro, podem sofrer uma série de variações de plano para plano. Alguns convênios, por exemplo, não oferecem internações ou a colocação de próteses, além da realização de exames ou procedimentos mais complexos. Por isso, é sempre importante consultar o site da ANS para conferir os procedimentos obrigatórios a todos os planos e, claro, conferir o contrato com atenção.

Como é a carência desse tipo de plano?

Assim como acontece com os planos tradicionais, há um período de carência para a utilização de alguns serviços no caso dos planos corporativos. Elas podem variar bastante de contrato para contrato, mas, no geral, seguem as normas da ANS sobre o tema. Isso quer dizer:

  • 300 dias para partos;
  • 180 dias para procedimentos terapêuticos, exames complexos, cirurgias e internações;
  • 30 dias para consultas e exames básicos;
  • 24 horas para urgências e emergências.

Essa carência, no entanto, é normalmente válida apenas para empresas com menos de 30 funcionários. No caso de negócios com uma equipe maior, ela pode ser negociada.

Quais são os benefícios de contratar esse serviço?

De forma geral, há muitos benefícios obtidos com a contratação desse serviço. Para os colaboradores, um plano de saúde é sinônimo de mais qualidade de vida, bem-estar e produtividade. No entanto, eles não são os únicos beneficiados com a implementação dessa estratégia nas empresas.

Para os gestores ou responsáveis pelo negócio, as vantagens também são muito importantes. Entre as mais marcantes, podemos mencionar:

  • redução do absenteísmo entre os funcionários;
  • diminuição dos problemas de saúde da equipe;
  • maior produtividade por parte dos colaboradores;
  • melhoria do clima organizacional;
  • captação e retenção de talentos;
  • pagamento de menos impostos;
  • alavanca o nome da empresa no mercado.

De certo modo, os planos empresariais podem ser vistos como um incrível diferencial, que demonstra a preocupação dos gestores com a sua equipe e torna a empresa referência no mercado em seu segmento, graças a esse cuidado com o maior bem que ela pode ter: os funcionários.

Gostou de saber como funciona o plano de saúde empresarial? Como podemos observar, esse tipo de serviço é de simples compreensão e traz uma série de benefícios incríveis para todos aqueles que estão envolvidos no dia a dia de uma empresa. Com isso, você e sua equipe só têm a ganhar!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse tema, não deixe de nos procurar! Entre em contato com a nossa equipe, que está sempre à disposição para bater um papo e responder aos seus principais questionamentos sempre que for necessário. Até a próxima!

O que e plano de saúde empresarial

Os gestores de RH sabem que é preciso entender como funciona o plano de saúde empresarial e oferecer aos colaboradores um ótimo benefício, tanto para a organização quanto para os funcionários.

O seguro de saúde para os colaboradores aumenta o investimento da empresa, porque isso faz com que os funcionários sintam mais seguros em relação ao trabalho e traz uma vantagem competitiva na retenção de talentos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, trabalhar em uma empresa que ofereça plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros.

Vamos entender melhor como funciona o plano de saúde empresarial ?

O que é um plano de saúde empresarial?

É um plano de saúde que garante a todos os colaboradores da empresa.

Algumas organizações optam por pagar o valor integral, mas o plano empresarial mais escolhido é o parcial, em que pouco é subsidiado pela empresa (por isso é um benefício) e outra parcela é paga pelo próprio funcionário.

Ou seja, uma empresa paga metade do valor do plano de saúde e desconecta o restante do valor da folha de pagamento do colaborador.

Como funciona o plano de saúde empresarial?

Como citado anteriormente, a organização estabeleceu um contrato com a operadora de seguro de saúde e, então, selecionou o método mais adequado para os colaboradores e a empresa.

Ao aderir ao seguro de saúde, lembre-se de que é necessário um tempo de carência para o plano que possa entrar em vigor.

No entanto, existem alguns casos que podem afetar a regra, como por exemplo:

  • caso uma empresa possua mais de 30 colaboradores, os novos funcionários admitidos a assinar o contrato de seguro de saúde em até 30 dias após a admissão, podem utilizar o plano de saúde sem esperar o tempo de carência; e
  • em outras situações, é possível que a organização negocie com a seguradora e consiga diminuir o prazo de carência para qualquer funcionário, seja ele recém-contratado ou somente tenha optado por aderir ou planejar mais tarde que outros colegas.

Quais são as coberturas de um plano de saúde empresarial?

Cobertura é o nome dado ao conjunto de procedimentos que faz parte de um plano de saúde, sem acréscimos de valor ou pagamentos adicionais.

Algumas coberturas podem incluir, por exemplo:

  • consultas;
  • exames;
  • internações;
  • cirurgias;
  • tratamentos (quimioterapia, hemodiálise etc.); e
  • partos.

As coberturas podem mudar muito de uma operadora para outra, assim como mudam as coberturas de acordo com o segmento escolhido para a empresa.

De acordo com a legislação, existem diferentes segmentos de cobertura em planos de saúde, sendo tais segmentos:

  • ambulatorial;
  • hospitalar;
  • hospitalar com obstetrícia; e
  • odontológico.

Cada segmento possui um valor e uma cobertura específica, por isso, antes de escolher o plano de saúde empresarial, verifique o que ele cobre e se irá suprir as necessidades básicas dos colaboradores.

Pode haver dependentes no plano de saúde empresarial?

Sim. O plano de saúde empresarial é destinado a todo colaborador que possua vínculo empregatício direto com a organização que oferece o benefício.

Para ser mais exato, parentes de até terceiro grau e relações até segundo grau, como pai, mãe, avós, filhos e cônjuge, podem ser incluídos como dependentes no plano de saúde empresarial do colaborador.

Entretanto, caso o colaborador queira incluir como dependente no seu plano algum familiar, esta ação só será possível se o plano de saúde escolhido e oferecido pela empresa permitir - além de que é necessário que seja comprovado o grau de parentesco e/ou relação.

Ressaltamos, portanto, que a inclusão varia de acordo com o plano, já que algumas operadoras não oferecem este serviço ao beneficiário.

Importância do plano de saúde corporativo

Você sabia que empresas que oferecem o plano de saúde para seus colaboradores apresentam um número muito menor de faltas justificadas por motivo de doença?

Isto mesmo! O motivo é bem simples: com um seguro de saúde de boa qualidade, os funcionários passam menos tempo em filas do SUS por causa de consultas e marcando exames e, por conseguinte, ficam mais tempo dentro da empresa produzindo.

Como escolher um plano de saúde empresarial?

Opções não faltam no mercado das operadoras de seguro de saúde. Entretanto, existem muitas dúvidas que surgem para os gestores no momento de escolher um plano de saúde empresarial adequado.

Para facilitar a sua escolha, selecionamos algumas dicas que podem auxiliar a sua decisão.

Procure por um plano baseando-se nos seguintes detalhes:

  • ofereça bom atendimento e cobertura;
  • tenha boa reputação no mercado;
  • tenha uma boa rede de profissionais credenciada no plano;
  • é importante conhecer os benefícios da operadora;
  • disponibilize o contrato para ser avaliado com muita atenção;
  • negocie os prazos de carência; e
  • analise os preços e as cotações das operadoras e dos seus segmentos;

Com base nessas dicas, fica mais fácil entender como escolher um plano de saúde empresarial de maneira eficaz.

Plano de saúde empresarial: existe desconto para o empreendedor nos impostos?

Independentemente do tamanho ou segmento da empresa, é necessário declarar o Imposto de Renda e existem várias despesas empresariais que são dedutíveis, como o plano de saúde dos colaboradores, por exemplo.

Para obter uma quantia significativa de desconto em imposto, o empreendedor precisa lançar todos os custos com os planos de saúde na declaração como “Despesas Operacionais”, pois, desta forma, o abatimento poderá garantir um desconto maior.

Mesmo que o benefício seja permitido pela empresa, seja apenas parcial, o empreendedor ainda poderá ajustar a dedução necessária para a declaração de imposto de renda .

Neste caso, é necessário apresentar apenas uma parte do valor pago pela empresa e o mesmo acontece quando existe cobertura para dependentes no plano dos colaboradores, ou seja, deve ser apresentado somente o valor pago pela organização.