Melhores universidades do Brasil 2022

Melhores universidades do Brasil 2022
1 de 3 Universidade Federal de Viçosa — Foto: UFV/Divulgação Universidade Federal de Viçosa — Foto: UFV/Divulgação

As universidades federais de Viçosa(UFV), Juiz de Fora(UFJF) e São João del Rei(UFSJ) estão entre 30 as melhores instituições de ensino superior do país. A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, que avaliou mais de 19 mil instituições ao redor do globo.

Leia também:

Ranking nacional

A UFV ocupa o 919º lugar no ranking mundial, enquanto no ranking nacional, a instituição ocupa o 16º lugar. Além disso, a instituição apresentou uma pontuação geral de 70,7.

Melhores universidades do Brasil 2022
2 de 3 Campus em Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) — Foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora Campus em Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) — Foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora

A UFJF também está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. No ranking, a instituição ocupa a 995º posição. Ainda segundo o levantamento, a UFJF está classificada como a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil e apresentou uma pontuação geral de 70,3, mantida nos 3 últimos anos.

Já a UFSJ, aparece em 1.156º lugar no ranking mundial, enquanto no ranking nacional a instituição ocupa o 28º lugar. Além disso, a instituição apresentou uma pontuação geral de 69,3.

Melhores universidades do Brasil 2022
3 de 3 Campus Santo Antônio em São João del Rei da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) — Foto: UFSJ/Divulgação Campus Santo Antônio em São João del Rei da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) — Foto: UFSJ/Divulgação

De todas as universidades brasileiras avaliadas na pesquisa, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ranking mundial, as instituições ficaram em 103º, 346º e 361º, respectivamente.

Já no ranking estadual, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece em primeiro, ocupando a 500º posição entre as melhores universidades do mundo.

Ranking universidades mineiras

Posição Instituição
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

CWRU

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades para que possam melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

O CWUR pública rankings universitários globais confiáveis, conhecidos pela objetividade, transparência e consistência, que são confiáveis ​​por estudantes, acadêmicos, administradores universitários e governos de todo o mundo.

O ranking CWUR considera 4 critérios para avaliação:

  1. Qualidade do ensino: medida pelo número de estudantes, relativo ao tamanho da universidade, que ganharam prêmios acadêmicos. Este critério equivale a 25% da nota;
  2. Empregabilidade de egressos: medida pelo número de egressos da universidade que estejam nas mais altas funções executivas das maiores companhias do mundo; também em proporção ao tamanho da universidade. Equivale a 25% da pontuação;
  3. Qualidade do corpo docente: medida pelo número de integrantes da universidade que tenham obtido prêmios acadêmicos. Este aspecto soma 10% da nota;
  4. Performance em pesquisa: considera o total de artigos publicados, o percentual de estudos em periódicos mais bem qualificados e influentes e o número de citações. Este critério corresponde a 40% da avaliação.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi avaliada como a melhor universidade federal do Brasil pela nona vez consecutiva pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes. Divulgada nesta segunda-feira, 25/4, a pesquisa foi feita para o World University Rankings 2022-23, que classificou as duas mil melhores universidades, dentre quase 20 mil instituições avaliadas no mundo.

A UFRJ figurou na terceira posição geral do país. Em primeiro e segundo lugares ficaram duas estaduais, respectivamente: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, a instituição alcançou o posto de quarta melhor universidade da América Latina e, no cenário global, ficou na posição 361, à frente de instituições renomadas como Universidade de Oklahoma (Estados Unidos), Universidade de Oregon (Estados Unidos), Universidade de Sevilha (Espanha) e Universidade de Coimbra (Portugal).

Para o vice-reitor da UFRJ, o professor Carlos Frederico Rocha, o resultado do estudo é motivo de orgulho.

Melhores universidades do Brasil 2022
Carlos Frederico Rocha é vice-reitor da Universidade | Foto: Moisés Pimentel (Coordcom/UFRJ)

“A avaliação reflete a expressão da nossa Universidade no Brasil e no mundo. Com ensino, pesquisa e extensão de ponta, continuamos sendo a melhor universidade federal do país e nos destacando na região latino-americana. A partir dessa métrica, podemos ter certeza da qualidade do serviço que é oferecido a todo o corpo social da UFRJ. A sensação é de dever cumprido e orgulho”, declara.

Entre as instituições de ensino superior brasileiras, 57 constam entre as duas mil classificadas, sendo 54 públicas. Além da UFRJ, USP e Unicamp, figuram no top 10 Brasil: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O ranking

Produzido desde 2012, o CWUR é considerado um dos mais abrangentes rankings mundiais universitários, avaliando cerca de 20 mil instituições. O estudo classifica as universidades considerando quatro indicadores:

  • qualidade da educação (quantidade de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas);
  • empregabilidade de ex-alunos (ex-alunos que ocupam cargos de alto escalão nas maiores empresas do mundo);
  • qualidade da faculdade (docentes com grandes distinções acadêmicas);
  • desempenho da pesquisa (publicações e citações).

O CWUR 2022-23 classificou como as cinco melhores instituições de ensino superior do mundo a Universidade de Harvard (Estados Unidos), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos) e as universidades de Stanford (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e Oxford (Reino Unido), respectivamente. Veja o estudo na íntegra.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.