Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Mario Sergio Cortella é um dos pensadores contemporâneos mais celebrados do Brasil. Conhecido por sua capacidade em transformar ideias filosóficas em coisas simples.

Em suas palavras, ideias complexas de personalidades como Sócrates, Descartes ou Nietzsche, por exemplo, são aulas descomplicadas e cativantes acerca de felicidade, trabalho, ética e morte.

Selecionamos 11 pensamentos desse filósofo que tem democratizado o conhecimento para milhões e milhões de brasileiros.

1. A sorte segue a coragem, desde que a coragem seja competente

Título de um dos seus livros (um dos maiores best-seller brasileiros), este pensamento traduz muito bem um pilar sempre abordado por Cortella: a capacidade de construir a nossa própria sorte e fazer da nossa vida um sucesso. Parece mais autoajuda do que filosofia, e no fundo pode ser um pouco dos dois: fato é que para muita gente funciona.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Coragem é preparo e não mera disposição eufórica

Mario Sergio Cortella

2. Todo poder que em vez de servir, serve a si mesmo, é um poder que não serve

É um trocadilho, sim. Mas para e pensa um pouco. Não é genial? O filósofo diz que cada um de nós tem um poder, e que a tarefa do poder é servir e não se servir. Servir a uma causa, a uma comunidade, nação, negócio, não importa: a questão aqui é entender que o poder demanda solidariedade.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

O conhecimento serve para encantar pessoas, não para humilhá-las.

Mario Sergio Cortella

3. Várias de nossas certezas, como os tapetes, têm que ser sacudidas vez ou outra

Como um bom filósofo, o objetivo do professor com suas palestras pelo Brasil é fazer as pessoas pensarem. E pensarem mais. E mais um pouco. Cortella está sempre dizendo que precisamos ter calma e refletir sobre tudo que vivemos, incluindo os lugares onde nos sentimos seguros.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Vivemos numa época em que há valor volúvel e uma pressa nas comunicações e nas conversas.

Mario Sergio Cortella

Quantas vezes a gente se pega dizendo esta frase? Mario Sergio Cortella explica que a origem da palavra idiota é grega e dizia respeito a pessoas que não participavam da sociedade. Não agiam. O contrário disso eram chamados os políticos. O filósofo tem um livro chamado “Política para Não Ser Idiota” onde explica pensamentos anticonformismo e incentiva o exercício diário da cidadania.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Idiota é o que fica fechado em si. O político é o que se abre para o conjunto.

Mario Sergio Cortella

5. Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso.

Cortella fala muito em suas palestras sobre assuntos que envolvem a nossa realidade atual. Incluindo o preconceito. Ele diz que “o preconceito tem duas fontes: a covardia e a tolice.” e que pessoas preconceituosas precisam rebaixar outras para se elevarem. Compreender isso pode ser a chave para a reação do oprimido.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

É um fraco que teme aquele que não é igual e se sente ameaçado por ele.

Mario Sergio Cortella

6. O amor jamais deve aceitar tudo

O filósofo defende que é preciso alimentar um cuidado para quem a gente ama e aprender a dizer “não” quando percebemos que há algo errado em jogo. Em vez de dizer “é porque eu te amo que eu aceito” começarmos a dizer “é porque eu te amo que eu não quero isso ou aquilo”.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Uma pessoa que seja capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal.

Mario Sergio Cortella

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

7. A justiça precisa ser inteligente, não vingativa

Quantas vezes em um momento de raiva por ter sofrido injustiça a gente pensa em “dar o troco”? É preciso que a justiça seja inteligente, afinal ela serve para curar males e não vingá-los.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Criar um futuro pacífico não significa ser complacente, mas a justiça também não pode ser rancorosa.

Mario Sergio Cortella

Esta frase não é do Cortella, e sim de um dramaturgo francês , mas ele cita com gosto. Tendemos a ignorar o passado e sermos estimulados a olhar só para frente. O filósofo brasileiro defende que olhemos para o passado para resgatar momentos que nos tragam mais vontade de viver.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Precisamos de memórias que sejam forças auxiliares, como um gerador de vida.

Mario Sergio Cortella

9. Uma das grandezas da oração é ela não ser respondida

Um dos temas frequentes do filósofo é a espiritualidade e a religiosidade. O que ele quer dizer com essa frase um tanto polêmica (adaptada de um livro de Antoine de Saint-Exupéry) é que é importante que a prece não ganhe uma lógica de comércio, ou seja: eu peço, você dá. Uma simples troca. Faz a gente refletir sobre gratidão também, não é?

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Há muita gente com intensa religiosidade que não tem religião. Religiosidade se manifesta como convivência, fraternidade, partilha, agradecimento.

Mario Sergio Cortella

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

10. A monotonia é a morte da motivação

Esta é uma das máximas de um dos livros mais famosos do Cortella, “Por que fazemos o que fazemos?”. A questão aqui é que, mesmo que tenhamos uma rotina, o que não é ruim, é importante prestar atenção nas coisas que fazemos. Ou seja: encontrar dentro de si a tal “motivação” que faz cada ação sua ter um significado, valer a pena.

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

A motivação é uma porta que se abre por dentro.

Mario Sergio Cortella

Nascemos para caminhar e nunca para ficarmos plenamente satisfeitos com as coisas como estão. É importante resistir à tentação de manter-se no mesmo lugar e mover-se sempre em direção a coisas novas!

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.

Mario Sergio Cortella

Frases do livro por que fazemos o que fazemos

Recentemente li Por que fazemos o que fazemos, do Mario Sergio Cortella. O livro foi publicado em 2018 e traz discussões muito interessantes sobre motivação propósito, alienação e relações laborais.

Separei 5 trechos que achei interessante para compartilhar com vocês:

O que é alienação

O conceito de alienação – elaborado originalmente na Modernidade pelo filósofo alemão Hegel – se refere a tudo aquilo que eu produzo, mas não compreendo a razão. Isto é, sou apenas uma ferramenta para que as coisas aconteçam, mas não decido sobre o destino de minhas ações. Esse é um conceito forte, uma vez que o trabalho alienado provoca uma série de desconfortos nas pessoas. Eu, trabalhador, colaborador, funcionário, quero ter clareza daquilo que faço, porque isso dá mais sentido a mim mesmo. — Mario Sergio Cortella

Um dos pontos chave do livro é a discussão sobre trabalho alienado versus trabalho com propósito. Não adianta tentarmos adotar uma postura de gestão que não seja transparente com os funcionários. Tampouco adianta distribuirmos tarefas sem mostrar sua importância.

Uma vez um colega de equipe que me contou uma experiência de um trabalho passado dele. No caso, ele passava entre 70% e 80% do seu tempo no trabalho preparando um relatório de dezenas de páginas. Apesar de não entender bem como o relatório era utilizado, seguia fazendo.

Um dia ele resolveu investigar o que faziam com o relatório e descobriu que poucas pessoas das que ele entregava o relatório impresso realmente lia o relatório – e mesmo assim não era todo e sim apenas umas 2 ou 3 páginas.

Então entender o propósito de cada tarefa nos abre para três oportunidades:

  1. Maior engajamento do colaborador;
  2. Revisão da real necessidade da tarefa;
  3. Possibilidade de sugestões de melhoria da tarefa por parte do próprio funcionário.

A importância da motivação

Uma pessoa motivada faz algo decisivo: ela procura excelência. A expressão excellens significa ‘aquilo que ultrapassa’, ‘aquilo que vai além’. […] Quem está motivado faz mais do que a obrigação, isto é, tem a obrigação como ponto de partida e não de chegada. — Mario Sergio Cortella

Motivação é algo que acontece internamente, enquanto outras pessoas só conseguem nos estimular – mas nunca motivar. Apesar disto, é importante que líderes se preocupem em estimular seus liderados a encontrarem suas próprias motivações para trabalhar.

Sobre valores

De nada adianta um homem ganhar o mundo se ele perder a sua alma. — Jesus, Evangelo de Marcos

Essa citação mostra a importância de ter pessoas que tenham seus valores alinhados com os da empresa. Assim, faz sentido ter em mente quais são os valores que queremos propagar em nossas empresas e contratar (ou demitir) com base nestes valores.

Não existem prioridades

Vale lembrar que prioridade é uma palavra sem plural. Se você põe um “s”, deixa de ser prioridade. Quando ouço alguém dizer que tem duas prioridades, eu digo, “então você não tem, precisa fazer uma escolha”. A prioridade requer exclusividade. Se você deu conta dessa, estabelece outra, ou então abandona essa e passa para a próxima. — Mario Sergio Cortella

Normalmente vemos as pessoas falarem em prioridade 0, 1, 2, 3…. Sendo que se temos várias prioridades, não temos nenhuma.

Vale a pena definirmos qual é o objetivo principal que a empresa está perseguindo e fazer metas desdobradas deste único objetivo, para que as pessoas sempre estejam rumando na mesma direção.

Caso você queira saber como definir uma meta, assista a este vídeo que publiquei no meu canal do Youtube.

Os caminhos do fracasso

Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe; não praticar o que se ensina; não perguntar o que se ignora. — Beda, o Venerável

Essa última frase me levanta duas observações:

  1. O conhecimento deve circular na empresa, seja de maneira formal ou informal – e sempre deve haver teoria e prática;
  2. Lideres devem sempre dar o exemplo e praticar o que falam.

Gostou?

Essa publicação foi a primeira que fiz nesse formato. Caso vocês queiram que eu continue fazendo este tipo de post, deixem um comentário abaixo.