Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

Um leitor enviou-me a seguinte mensagem: “Eu nunca consigo saber quando UM é numeral e quando é artigo. Qual é a diferença?”. Eu respondi por e-mail e publico aqui a resposta.

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que a palavra UM assume duas classes gramaticais na língua portuguesa: numeral e artigo indefinido. De fato, nem sempre é simples reconhecer a diferença, mas – se soubermos a diferença entre as duas classes – pode ser mais fácil.

O  que é e para que serve um artigo?

O artigo pode ser analisado sob três  perspectivas: semântica, morfológica e sintática.  Na  primeira, observamos se o substantivo a que ele  se relaciona foi considerado de  forma geral ou  específica, se é a primeira  vez que  aparece em  um texto ou  se está sendo retomado; por  exemplo: “Lucas é o rapaz  que conheci na festa”  tem sentido diferente de  “Lucas  é um rapaz  que  conheci  na  festa”).

Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

Na segunda perspectiva (morfológica), vemos apenas  os  morfemas  que constituem os  artigos.  Essa classe de palavras  pode ser flexionada em  gênero (masculino ou  feminino) e número (singular ou  plural) e  pode se contrair  com  outras  classes de  palavras: ao (preposição A + artigo  O), pela (preposição POR + artigo A), da (preposição DE + artigo  A).

Já a terceira perspectiva corresponde à função do artigo no sintagma nominal. Ele será o especificador do núcleo do sintagma:

Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

O  que é e para que serve um numeral?

Assim  como o artigo, o numeral também  pode  ser analisado semanticamente, morfologicamente e sintaticamente. Na perspectiva  semântica, os numerais indicam um valor definido; na morfológica, percebemos  que  esta  é  uma classe de palavra  invariável em número (usamos palavras diferentes para designar quantidades diferentes: um, dois, três…), porém flexionada em  gênero apenas em um e dois e nas  centenas  a partir de duzentos (duzentas,  trezentas, quatrocentas…).  Na  sintática, pode  exercer  duas  funções no sintagma  nominal: núcleo do sintagma ou  modificador do substantivo.

Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

Note que, em nosso exemplo, utilizamos  um numeral  fracionário (metade, meio, terço…) que exerceu a função de núcleo do  sintagma nominal em  que se insere.

Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

Observe os  quadrinhos  a seguir:

Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

Na tirinha, a maneira como Hagar entende o vocábulo UM é  diferente  da de  Eddie Sortudo, o  que  pode ser comprovado pela fala de Hagar no último quadro: “Essa é uma  segunda pergunta.” A intenção de  Eddie  era dizer que  faria  uma  pergunta  qualquer. Hagar, por  sua vez, entende e autoriza a elaboração de apenas uma  pergunta (quantidade) e entende  que seu  amigo havia contrariado essa autorização.  O leitor pode  inferir, ainda,  que um personagem entendera perfeitamente a questão, mas fingiu  interpretar de outro  jeito, a fim de  fugir  da  indagação constrangedora.

Leia  mais  no blog:

Morfossintaxe do artigo

Morfossintaxe do numeral

Gostaria de ter a sua pergunta publicada no blog? Acesse a nossa página Qual é a dúvida e saiba como fazer!

Não  quer  perder  nenhuma  novidade do Conversa de  Português?Cadastre-se para receber nosso boletim semanal ou  participe do  nosso grupo no  Telegram e seja um dos  primeiros a ler nossos textos.

Você sabe como identificar se a palavra "um" é numeral ou artigo? Vamos ver algumas diferenças entre um e outro nos exemplos.

"Um" artigo.

Para saber se um é artigo, coloque após o substantivo que ele acompanha a palavra qualquer.

Exemplo:

  • “Lá pelas tantas, muito milho já comido pelas pombas, um corotinho embarbichado [...]” (um corotinho qualquer).

"Um" numeral.

Para saber se um é numeral, coloque antes dele somente ou apenas.

Exemplo:

  • “[...] os olhos grandes sem piscar nenhuma hora, o corpinho encolhido, como segurasse um jornal embaixo de cada asa”. (somente/apenas um jornal).

Outra maneira de descobrir é substituir um por dois, para verificar se um expressa ideia de quantidade.

Exemplo:

  • "Fiz um anúncio publicitário em defesa do meio ambiente." (Fiz dois anúncios publicitários em defesa do meio ambiente.)

Exercícios Resolvidos sobre Numerais com Gabarito

Teste seus conhecimentos sobre Numerais com esses exercícios resolvidos e comentados com gabarito. Resolva online o baixe o PDF.

  • Exercícios sobre Numerais com Gabarito - Português

Estudar a língua portuguesa, aprimorar a competência linguística, ler mais, praticar mais a escrita, todos esses procedimentos costumam fazer parte do cotidiano de muitos que têm consciência de que, em determinadas circunstâncias de comunicação, habilidades como essas são, sem nenhuma dúvida, colocadas em xeque. Assim, em meio à realização de alguns deles, sobretudo os que dizem respeito aos fatos que norteiam a língua de uma forma geral, não raras as vezes em que esbarrões, questionamentos, dúvida e mais dúvidas tendem a oferecer sua parcela de contribuição e, de certa forma, provocar um certo tipo de repulsa por parte de muitos usuários.

Nesse sentido, seria um tanto quanto descabido de nossa parte não apontarmos que algumas dessas confusões se dão em virtude das semelhanças que se manifestam entre as ocorrências linguísticas, gerando, como consequência disso, uma enorme dificuldade em distinguir, ora um termo ora outro, e assim classificá-los de forma adequada. Apoiados então nessa realidade inquestionável, pretendemos contribuir, nem que seja em pequenas proporções, no sentido de reforçar seu aprendizado no que se refere às diferenças que demarcam o artigo indefinido e o numeral. Para tanto, analisemos alguns exemplos:

Adquirimos um imóvel no ano passado.

Não precisamos ir muito além para inferirmos que se trata da espécie daquilo que foi adquirido, isto é, um imóvel.

Dessa forma, mediante o contexto em questão, podemos classificar o termo em evidência como um artigo indefinido.

Analisemos, pois, este outro enunciado:

Adquirimos só um imóvel no ano passado.

Ora, poderíamos ter adquirido dois ou mais imóveis, mas não, foi apenas um.

Infere-se tratar, de acordo com as condições linguísticas propostas no enunciado, de um numeral, haja vista que a ideia é expressa pela quantidade.

Acerca de tais elucidações, demarcar os pontos que norteiam ambos os elementos parece se revelar como a palavra de ordem. Assim sendo, vale ressaltar que em se tratando da intenção de indicar a espécie, estamos, pois, referindo-nos ao artigo indefinido. Agora, de posse da ideia de indicar a quantidade, significa tratar-se de um numeral.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Antes de iniciarmos mais um aprendizado, imagine-se inserido nesta situação: 

Eis que numa oração se encontram presentes ambos: “UM” desempenhando o papel de artigo indefinido e “UM” atuando como numeral. Perguntamos a você: como identificarmos ora um, ora outro se, aparentemente, são iguais?

Sentiu-se embaraçado (a)? Vamos a alguns exemplos, portanto:

Descreva a diferença entre artigo é numeral e cite exemplos

As diferenças que se estabelecem entre “um” numeral e “um” artigo indefinido são demarcadas por traços específicos

No parque de diversões havia UM garoto desconhecido.

Preciso de apenas UM motivo para entender o que aconteceu.

Ora, no primeiro enunciado, precisamos compreender que a intenção do emissor (a pessoa que fala) foi de indicar a espécie do ser, ou seja, trata-se de um garoto (expresso no gênero masculino), não de uma garota.

Afirmamos, por essa razão, que o termo em destaque se caracteriza como um artigo indefinido.

Já no segundo enunciado, temos que a ideia de quantidade se torna evidente, principalmente porque o termo em destaque se encontra acompanhado do termo “apenas”. Dessa forma, quando na oração aparecer os termos “apenas um” ou “somente um”, a classificação que devemos atribuir ao vocábulo “um” será sempre a de numeral.

Provavelmente que você, a partir de agora, não terá dificuldades em distingui-los, não é verdade?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: