Como desinchar a barriga após curetagem

Ola meninas Infelizmente tive que fazer uma curetagem devido a um aborto retido de 8 semanas . Ja passou uma semana , ainda tenho algum corrimento mas muito pouco. Mas sinto a barriga muito inchada, como se estivesse no periodo .

Aconteceu com mais alguém ? Será normal ?

Muito obrigado por sua pergunta, casos de curetagem geralmente não evoluem com distensão abdominal, por se tratar de um procedimento cirúrgico que ocorre em região intra-uterina. Dessa forma, distensões abominais podem ter outras origens, por isso sempre procure um especialista.

Que exame tem que ser feito depois de uma curetagem?

Normalmente a ultrassonografia e' solicitada cerca de 2 semanas apos o procedimento. E o papanicolaou pode ser realizado a partir do termino da próxima menstruação.

Quais os exames que devem ser feitos após um aborto?

Todas as mulheres que sofrem de aborto de repetição devem ser submetidas a um exame da cavidade uterina, através de ecografia pélvica com sonda transvaginal 2D ou 3D e histerossalpingografia, que podem ser complementadas com endoscopia.

Quanto tempo deve esperar para fazer uma curetagem?

Pode esperar até um mês, há um risco de infecção, assim não é recomendado esperar mais que duas semanas.

Quanto tempo leva para fazer uma curetagem?

Em média o procedimento de curetagem uterina, seja ele por aspiração ou manual, dura em torno de 30 minutos em média, incluindo a anestesia e o procedimento como um todo. E poderá ser liberada no mesmo dia.

Como é feito o procedimento de curetagem?

Como é feita a curetagem A curetagem uterina deve ser feita pelo ginecologista em uma clínica ou hospital, sob anestesia, através da introdução de uma cureta, que é um instrumento cirúrgico, pela vagina para que seja feita uma raspagem das paredes do útero.

Qual valor de uma curetagem particular?

A curetagem após aborto é a cirurgia mais realizada pelo SUS, segundo levantamento do Instituto do Coração (InCor). Foram 181 mil procedimentos do tipo apenas em 2015. Pela tabela de valores do Datasus, cada curetagem pós-aborto custa R$199,41.

Quais os riscos de uma curetagem?

Um dos problemas mais graves da curetagem é o perfuramento do útero, que pode ocasionar hemorragias, além de lesões em outros órgãos, tais como bexiga e intestino. Outro problema está relacionado com a adesão das paredes uterinas, uma complicação grave que pode levar à infertilidade.

É mais fácil engravidar depois de uma curetagem?

As probabilidades de gravidez depois de uma curetagem são as mesmas que as de qualquer outra mulher com a mesma idade. Isso porque a ovulação pode acontecer logo após passar por uma curetagem, e por isso não é incomum que a mulher engravide logo depois desse procedimento, ainda antes da vinda da menstruação.

Qual o tipo de anestesia para curetagem?

A curetagem uterina pode ser realizada sob sedação venosa, em outros casos é realizada anestesia peridural ou raquidiana. Na maioria dos casos, é sob sedação venosa, o que significa que o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente qualquer dor ou desconforto.

Como é feita anestesia peridural?

A anestesia peridural, também chamada de anestesia epidural, é um tipo de anestesia que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo que inclui abdômen, costas e pernas, mas a pessoa ainda pode sentir o toque e a pressão.

Como saber se o bebê está se desenvolvendo bem na barriga?

Sinais de que o bebê está se desenvolvendo bem

  1. O bebê ficar mais quieto e atento em alguns momentos do dia - Isso é normal conforme ele se desenvolve. ...
  2. Contato visual e risadinhas - A partir dos 2-3 meses, a criança começa a criar mais conexão com os pais, desenvolvendo de forma mais consciente o sorriso como uma forma de comunicação.

Como saber se o feto é saudável?

Pais e mães já não precisam esperar a hora do parto para saber se a criança será saudável. Hohe, a Medicina conta com uma variedade de exames, feitos desde as primeiras semanas de gestação. Eles são, quase sempre, bem simples. Consistem, basicamente, em ultrassonografia e coleta de material.

Como saber que o bebê não está bem?

Como saber que o seu bebê não se sente bem?

  • Não aumenta de peso nas próximas duas semanas desde que chegou à casa;
  • A sua pele tem uma coloração amarelada, que não diminui com o transcurso dos dias;
  • Respira com muita dificuldade enquanto é amamentado ou se cansa tanto que não termina de comer;

Quando devo me preocupar com as dores da gravidez?

Náuseas e vômitos são mais comuns no primeiro trimestre, mas algumas mulheres podem sofrer com os sintomas ao longo de toda a gravidez. Quando a situação for intensa, é preciso procurar o obstetra. Se a gestante não conseguir manter líquidos no corpo por mais de 12 horas, deve ir ao médico imediatamente.

Quais são os sintomas de uma gravidez de risco?

Uma gestação é considerada de alto risco quando há chances de complicações na gravidez ou no parto que representem perigo para a mãe, para o bebê ou para os dois. Nestes casos, o acompanhamento médico durante o pré-natal deve ser intensificado e detalhado.

O que acontece em um Pré-natal de alto risco?

Um pré-natal de alto risco se refere ao acompanhamento que será feito com uma gestante que tem uma doença prévia ou durante a sua gravidez, que sugere que essa seja uma gravidez de risco.

O que significa categoria B de risco na gravidez?

Categoria na gravidez B Não há estudos adequados em mulheres. Em experiência em animais não foram encontrados riscos, mas foram encontrados efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, especialmente durante o último trimestre de gravidez.

Qual o risco de perder o bebê nos primeiros meses?

São fatores de risco: Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.

A curetagem é um procedimento que pode ser realizado como diagnóstico de alterações uterinas, ou como forma de tratamento para remoção de restos uterinos ou placentários, em caso de aborto, por exemplo. Assim, as principais diferenças são:

  • Curetagem uterina: refere-se ao tratamento com raspagem completa do útero, sendo realizado no hospital, podendo haver internamento hospitalar;
  • Curetagem endocervical: refere-se ao exame de diagnóstico que retira apenas uma pequena amostra do tecido uterino, feito no consultório sem anestesia. 

O exame de curetagem endocervical é um técnica relativamente simples, que pode ser feita no consultório do ginecologista, que normalmente, dura entre 15-30 minutos. Porém, o tratamento de curetagem uterina deve ser feito no hospital, necessitando de mais cuidados a seguir. Nesse caso a mulher deve regressar a casa acompanhada, pois a sonolência pode afetar a capacidade para tomar decisões ou dirigir.

Como desinchar a barriga após curetagem

Quanto tempo dura a recuperação

A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal. Além disso, também pode levar à formação de uma espécie de cicatriz que leva à adesão das paredes do útero, alterando o ciclo menstrual e diminuindo a fertilidade.

Durante este período, é comum que a mulher sinta algum desconforto, especialmente algumas cãibras fortes que surgem pela contração intensa do útero após o procedimento. Para alívio desse desconforto o médico pode receitar a toma de analgésicos, mas usar uma bolsa de água quente sobre a região pélvica também pode trazer alívio do desconforto.

Já a recuperação da curetagem endocervical (exame) é mais simples, e a mulher deve ficar de repouso no próprio dia, e usar absorvente íntimo, beber mais água que o habitual e descansar. O médico pode recomendar analgésico como Paracetamol ou Dipirona para alívio da dor e desconforto, e usar bolsa de água quente sobre a região abdominal pode ajudar no alívio da dor. 

Cuidados depois da curetagem

Em todo caso na semana da curetagem não é recomendado fazer esforços e por isso a mulher não deve ir trabalhar. O ideal é ficar deitada, descansando enquanto lê um livro ou dorme. Após 3 dias de alta a mulher pode retomar suas atividades, mas sem ir à academia. Quando o sangramento e as cólicas diminuírem, pode-se voltar as atividades normais, inclusive à atividade física.

Depois, devem-se ter outros cuidados como: 

  • Não usar absorvente interno no primeiro mês após a curetagem;
  • Não usar o chuva vaginal para fazer lavagem da vagina;
  • Não ter relações sexuais por, pelo menos, 2 semanas.

Como fica a menstruação após a curetagem uterina 

A primeira menstruação após o tratamento com curetagem uterina é mais dolorosa e pode conter pequenos vestígios e coágulos, e por isso, algumas mulheres podem achar que estão tendo um novo aborto, mas na verdade, estes são restos do tecido que revestia o útero ainda do mês anterior.

Quando engravidar depois da curetagem

No caso da curetagem ser feita após um aborto, a mulher deve ficar em resguardo, durante pelo menos 2 semanas a 1 mês e evitar gravidez nos 3 meses seguintes. Caso a curetagem tenha sido realizada como exame de diagnóstico, a mulher pode engravidar ao fim do 1º mês. Saiba mais sobre quando engravidar após a curetagem.

Sinais de alerta para ir ao médico 

Deve-se ir ao médico ou pronto-socorro se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  • Sangramento, que é preciso trocar o absorvente a cada hora;
  • Febre;
  • Cólicas abdominais fortes; 
  • Dor que piora ao invés de melhorar;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro.

Após a curetagem o útero deve levar alguns dias até se recuperar completamente e por isso a próxima menstruação poderá vir um pouco mais tarde que o habitual.