Como conseguir bolsa de estudos ead

Conseguir uma bolsa de estudos EAD é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Afinal, ter um grande desconto no valor das mensalidades é sempre bom para quem deseja conquistar o tão sonhado diploma, mas não conta com uma excelente condição financeira.

O melhor de tudo é que há uma série de opções disponíveis que oferecem descontos parciais ou integrais para os graduandos. O formato dos processos de seleção, no entanto, pode variar de uma instituição para outra, mas geralmente os critérios e as exigências são bastante similares.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba como conseguir uma bolsa de estudos EAD e, ainda, quais são as principais características de cada programa. Confira!

Por que buscar uma bolsa de estudos na graduação?

A bolsa de estudos consiste em um auxílio financeiro que facilita o ingresso de estudantes

em cursos de nível superior, minimizando o impacto dos valores da mensalidade da graduação. Assim, é totalmente possível aproveitar a oportunidade também na modalidade EAD, o que representa economia e mais tranquilidade para o indivíduo.

As bolsas podem ser oferecidas de maneira parcial ou integral. No caso da integral, 100% do curso é pago, e na parcial, uma parte da mensalidade é coberta, podendo variar, a depender do tipo e dos requisitos do desconto, o que faz com que o aluno tenha que pagar o restante do valor.

Nesse sentido, os candidatos devem contar com alguns critérios para serem aceitos nos processos de seleção. Geralmente, eles são voltados para a análise da renda familiar do graduando e, também, estão relacionados ao desempenho e potencial do estudante, como o histórico escolar.

Como cada programa pode variar, o recomendado é pesquisar e consultar as informações oficiais de cada instituição de ensino, inclusive para a qual você deseja se matricular. O caminho a ser percorrido dependerá diretamente das regras de cada bolsa, mas saiba que é preciso apresentar um bom desempenho acadêmico, além de ter uma frequência constante nas aulas para garantir a continuidade do benefício.

Quais são as opções de bolsa de estudos EAD?

Para ajudar você a chegar mais perto do seu sonho de ingressar no ensino superior, separamos, a seguir, algumas opções de bolsa de estudos EAD e explicamos como é o processo de seleção em cada programa, mostrando suas principais vantagens para o aluno.

Prouni

O Prouni, ou Programa Universidade para Todos, é um incentivo do Ministério da Educação (MEC) para estudantes de baixa renda. Com isso, as bolsas representam uma excelente oportunidade para iniciar os estudos em uma faculdade privada, sendo que os descontos podem ser de 100% ou 50%, a depender da situação do aluno.

Para se candidatar ao programa, é necessário ter cursado o ensino médio completo em uma instituição de ensino pública ou ter sido bolsista integral em uma escola particular. A nota do Enem também é exigida para o processo de seleção — e deve ser no mínimo, 450 pontos. O Prouni abre a cada ano, de forma semestral.

Bolsas estaduais e municipais

Outra opção são as bolsas estaduais e municipais oferecidas pelo governo. A depender dos critérios, os descontos podem ser restritos a apenas graduações na modalidade presencial, porém é bastante comum encontrar bolsas também para os cursos EAD.

Para conseguir o benefício, é imprescindível acompanhar os sites e os informes de cada prefeitura, que geralmente estão descritos no setor da Secretaria de Educação. Os requisitos podem variar de um estado para o outro, mas pode-se ter como referência outros tipos de programas disponíveis.

Bolsas de empresas

Caso você já atue profissionalmente em uma empresa, saiba que existem inúmeras opções de bolsas concedidas especificamente a colaboradores. Isso porque, muitos gestores preocupam-se com a qualidade dos serviços prestados, além da qualificação e aprimoramento de seus funcionários.

Sendo assim, a bolsa pode funcionar como um incentivo para o desenvolvimento profissional do indivíduo, garantindo, com isso, melhores posições no mercado de trabalho. Para candidatar-se a essa alternativa, procure o departamento de RH da empresa e entenda como se dá o processo de seleção, além de quais são as exigências para conseguir o desconto.

Sites que negociam bolsa de estudos

Existem diversos sites que negociam bolsa de estudos EAD para quem deseja iniciar uma graduação. De forma geral, eles conectam os alunos que buscam descontos de faculdades que ainda não tiveram suas turmas fechadas. Isso é extremamente vantajoso, uma vez que se torna possível chegar a um abatimento de grande parte do valor da mensalidade.

O primeiro passo, portanto, é pesquisar quais são as instituições de ensino que estão disponibilizando vagas. Caso encontre uma que seja para o curso superior que pretende fazer, basta realizar o seu cadastro online e garantir a sua pré-matrícula. Com isso, o estudante pode aproveitar o benefício até o final do período das aulas.

A depender de cada faculdade, o processo de seleção pode variar, por exemplo, exigindo a nota do Enem ou, até mesmo, uma prova de vestibular para confirmar o seu desempenho escolar.

Bolsas de desconto direto com a faculdade

Por fim, diversas instituições brasileiras oferecem bolsas para os seus melhores alunos, geralmente por apresentarem bom desempenho e destaque por atingirem boas notas. Os descontos podem ser parciais ou integrais, a depender da posição do candidato na seleção do programa.

Para avaliar essa questão, você deve buscar informações diretamente na página da faculdade, analisando bem as alternativas e as vantagens de cada oferta de bolsas, pois isso pode ser um critério importante para a sua escolha. O ideal é manter os estudos sempre em dia e ficar disponível para diferentes formas de ingresso.

Lembre-se de que é fundamental optar por uma faculdade que oferece a possibilidade de bolsa de estudos EAD. Com isso, você poderá cursar tranquilamente a graduação, sem maiores preocupações com o aspecto financeiro. No entanto, é preciso empenhar-se de maneira redobrada para garantir a sua permanência no benefício por todo o período do curso.

Ficou interessado nessas possibilidades? A Unopar oferece tudo isso! Então, entre em contato conosco agora mesmo e confira como podemos ajudar você a conseguir uma vaga no ensino superior, sem que isso pese no seu bolso!

Veja informações sobre duração do curso, área de atuação, mercado de trabalho, notas de corte, salário médio e muito mais.

A modalidade EAD vem crescendo de uma forma gigantesca no Brasil e isso tem chamado a atenção de quem sonha em fazer uma faculdade. Você sabia que é possível estudar com bolsa no EAD?

Já são mais de 9 milhões de estudantes na modalidade a distância no país inteiro, e esse número é apenas de 2018. Vários fatores contribuem para a grande preferência das pessoas por esse modelo de ensino e isso vem quebrando o estereótipo negativo que existia em torno dos cursos EAD no país. Ao mesmo tempo, também aumentou as possibilidades para a modalidade se desenvolver.

Com diversas características positivas, o EAD tem sido uma alternativa mais simples e prática ao modelo de ensino tradicional. Mas não somente isso: ele também tem se tornado uma das principais formas de aprendizado. Com o ensino online, muitas barreiras são quebradas e novas possibilidades surgem para quem busca pela qualificação profissional.

No ensino a distância, você terá a flexibilidade de fazer seus próprios horários, a facilidade de estudar onde e quando puder e a liberdade de poder até mesmo estudar em paralelo com o seu trabalho. Com isso, as graduações, especializações e até mesmo cursos técnicos ficam mais acessíveis, tanto para o bolso, quanto para a disponibilidade de tempo do brasileiro.

Dessa forma, a busca por bolsas de estudos em cursos EAD tem feito as instituições responderem a altura, aumentando as possibilidades de bolsas parciais ou integrais. Quer saber como garantir a sua bolsa e começar agora seu curso a distância? Então, continue a leitura.

Consiga uma bolsa de estudos por meio do ENEM

O ensino a distância é composto por cursos democráticos que podem atender a necessidade de qualquer pessoa. Basta ter acesso a internet para conseguir estudar. Assim, pela alta demanda de interessados no EAD, as instituições também começaram a oferecer bolsas de estudo, além de também ser possível através de programas do governo.

Uma das modalidades disponíveis é a bolsa por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. As instituições oferecem uma quantidade limitada de bolsas, sejam parciais ou integrais, para os alunos. O desconto ofertado dependerá da nota que o candidato apresentar, seja no vestibular ou no ENEM. Portanto, o esforço feito pelo aluno para conseguir uma boa nota no ENEM irá ser reconhecido pela instituição de ensino.

Além disso, o Programa Universidade para Todos, o ProUni também possui bolsas para alunos que fizeram a prova do ENEM. Para isso, basta se inscrever no site do programa nas datas estipuladas e escolher o curso e a instituição que você deseja ingressar.

O método de avaliação do sistema também leva em conta a nota alcançada pelo candidato. Assim, é possível que o esforço do aluno faça com que ele ingresse em uma universidade de qualidade com bolsa integral.

No caso do ProUni, algumas especificidades do candidato devem ser levadas em conta para poder concorrer à bolsa. O aluno deverá ter participado da edição mais recente do Enem, com pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Além disso, a renda familiar bruta mensal deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Outra exigência é que o candidato precisa ter estudado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Acha que pode conseguir uma bolsa EAD pelo ProUni? Vamos falar um pouco mais desse programa logo mais.

Pesquise as bolsas oferecidas pelas universidades

As bolsas EAD oferecidas diretamente pelas universidades podem ser uma boa opção para quem busca facilidade e rapidez na hora de conseguir acesso a um curso de graduação de forma acessível. Muitas universidades aceitam o ENEM como forma de ingresso imediata e podendo, em alguns casos, puxar a nota de alguns anos atrás.

Em algumas universidades, é possível fazer o cadastro de forma online já comprovando a sua nota do ENEM. Imediatamente, o sistema da universidade pode indicar se você é elegível à uma bolsa total ou parcial, informando de quanto será o desconto.

Já em outras universidade existe um vestibular EAD próprio para ofertar bolsas. De uma forma geral, o aluno fica elegível a receber bolsa EAD de acordo com a sua nota na prova aplicada pela instituição. Ainda, há faculdades que podem especificar algumas regras para as bolsas sociais, mas também é possível a disponibilização de bolsas apenas baseado no desempenho nas provas.

Outro ponto que você pode ficar atento, é que as universidades privadas, muitas vezes, também seguem o calendário comercial, ofertando bolsas para EAD e promoções próximo do começo do ano letivo, e em datas comerciais, como a Black Friday. Isso traz uma facilidade, fazendo com que você consiga se programar, buscar as próximas datas de bolsas e descontos, estudar para provas e se antecipar.

Essas promoções, vestibulares de bolsas e semanas de promoção são perfeitas para quem deseja ingressar em uma universidade de forma acessível, com flexibilidade e liberdade para estudar.

Por isso, vale a pena ficar de olho nas próximas promoções e vestibulares de bolsas nas universidades mais próximas. Assim, você não perde a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo.

Como conseguir bolsa de estudos ead

Conheça os programas de bolsas governamentais e não-governamentais

Os programas de bolsas governamentais podem variar. Atualmente, o ProUni garante bolsas EAD parciais e integrais para graduação, mas existem também para pós-graduação, mestrado e doutorado. Porém, essas são geralmente na modalidade presencial.

Além disso, alguns governos estaduais e municipais também oferecem bolsas em casos específicos para fazer com que os seus servidores públicos se capacitem. Isso também melhora a qualidade dos serviços públicos, e até mesmo da educação pública.

Muitas dessas bolsas são ofertadas à profissionais da educação, da saúde, da ciência, entre muitos outros setores importantes. Dessa forma, todos temos a ganhar. O servidor, que aprende cada vez mais e se capacita, o governo, que terá funcionários cada vez mais qualificados, e a sociedade, com serviços cada vez melhores e com mais qualidade.

Além dos benefícios governamentais, organizações não governamentais também atuam em prol da sociedade, oferecendo bolsas de estudos em instituições. É uma forma sustentável e de investir na juventude e em toda sociedade. Essas instituições coletam doações de quem deseja contribuir para o crescimento e a qualificação da comunidade, e repassa para quem precisa de bolsa para terminar os estudos.

Podemos citar, por exemplo, o Instituto Semear. Eles conectam os jovens com agentes, mentores e doadores. Ou seja, fazem a mediação entre os jovens talentosos que não tem condições de terminar a universidade, com as doações e bolsas que recebem. Dessa forma, também contribuem diretamente para a diminuição da taxa de evasão nas universidades.

Além dessa, muitas outras ONGs oferecem esse tipo de bolsa no Brasil. Dessa forma, todos contribuem para o avanço do conhecimento, a melhora da educação e da sociedade como um todo.

Se você tem o sonho de fazer uma faculdade, mas precisa de uma bolsa, vale a pena pesquisar por projetos governamentais e não governamentais, buscando a sua oportunidade!

Candidate-se para bolsa EAD 100% e 50% pelo Prouni

O ProUni, como mencionamos acima, é um programa oferecido pelo governo federal para jovens de baixa renda que desejam uma vaga em universidades particulares e que ainda não possuem diploma superior.

O ProUni oferece bolsas parciais e integrais. As parciais são de 50% do valor do curso, deixando a outra metade a ser paga pelo aluno, e podendo também entrar no financiamento do FIES. Essas bolsas são voltadas para quem possui renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Já as bolsas integrais são de 100%, cobrindo o valor total do curso e das mensalidades, e é reservado para quem tem renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa da família.

Para participar do ProUni, alguns critérios são exigidos:

  • é necessário ter participado do ENEM mais recente;
  • não ter diploma superior;
  • ter renda mensal familiar de até 3 salários mínimos;
  • alcançar pelo menos 450 de nota na prova do ENEM.

Além disso, o candidato precisa se encaixar em pelo menos um desses perfis:

  • ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas públicas;
  • ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas particulares com bolsa integral;
  • ter cursado parte do ensino médio em escolas públicas e parte do ensino médio em escolas particulares como bolsista integral;
  • ser portador de necessidades especiais;
  • ser professor contratado de escola pública.

Dessa forma, o governo federal estipulou os critérios para dar chances a quem realmente precisa da bolsa. A inscrição para o programa é feita pela internet, no site oficial do ProUni. Para isso, você deve ficar atento às datas e aos períodos de inscrição!

Conheça as bolsas para servidores e funcionários

Em alguns estados e municípios, os servidores públicos podem ter acesso à bolsas para cursos de graduação, pós-graduação e especialização na área em que atuam. Então, ele poderá escolher a instituição, e os custos serão cobertos pelo governo estadual ou municipal.

Além disso, alguns órgãos públicos têm convênios com universidades locais, oferecendo bolsas parciais e descontos para funcionários e até mesmo para a família dos servidores.

Aliás, esse tipo de convênio também existe em empresas e organizações privadas, em que a bolsa ofertada serve como um benefício a mais para o funcionário.

Essa cultura, tanto em órgãos públicos como privados, além de trazer bem-estar e funcionar como uma motivação a mais para o funcionário permanecer na organização, também pode ajudar a melhorar cada vez mais os serviços oferecidos pela empresa, pois ela terá funcionários mais qualificados.

Essa pode também se tornar uma negociação ou uma sugestão do funcionário. Algumas faculdades fazem as condições de pagamento mais facilitadas para empresas.

Então, caso você esteja em uma organização que seja aberta às suas sugestões, você pode solicitar o convênio com alguma universidade. Essa também pode ser uma forma de demonstrar que você deseja crescer dentro da empresa e que está buscando qualificação para isto.

As bolsas EAD para servidores e funcionários são mais uma facilidade para os trabalhadores, que podem ser oferecidas por órgãos públicos e privados. Mas não se esqueça: para adquirir e manter uma bolsa, seu desempenho no trabalho e nos estudos poderá ser avaliado para isso. Por isso, dê sempre o seu máximo!

Saiba como se inscrever

Antes de qualquer coisa, é preciso se preparar. E quando falamos em preparo, nem sempre estamos nos referindo aos estudos. Como vimos até aqui, as bolsas EAD são variadas, distribuídas em diversas instituições e programas e de formas diferentes, com datas diferentes. Por isso, é preciso se antecipar e ficar sempre de olho para não perder as oportunidades de conseguir uma bolsa.

Em algumas instituições, as campanhas de bolsas duram pouco tempo pela grande demanda. Em outras, é necessário se inscrever para uma prova específica. Então, em ambos os casos, fique de olho nas datas e na preparação!

Para a inscrição, procure estar sempre bem informado. Elas podem acontecer de formas diferentes. Por exemplo, o ProUni apenas aceita inscrições online, e, para se inscrever, você precisará dos seus dados pessoais e dos dados do ENEM mais recente.

O ENEM, inclusive, é importante para grande parte das universidades que oferecem bolsas. A inscrição para o ENEM também é feita de forma online com os seus dados, mas você precisará estar atento às datas!

Em algumas instituições, os vestibulares de bolsa também abrem a inscrição de forma online, e você deve fazer a prova presencialmente no dia estipulado pela universidade.

Você pode buscar essas informações através da internet, assinando as newsletters das universidades, entrando em contato com as instituições, e, em alguns lugares, essas informações são divulgadas até mesmo no jornal.

Caso você esteja cursando o ensino médio, algumas universidades irão divulgar as informações na sua escola. Elas aproveitam para disponibilizar os vestibulares de bolsa no final do ano letivo, por isso, se atente às datas.

Dessa forma, para se inscrever, é preciso estar atento às informações mais importantes. Não se desligue, corra atrás e tenha sempre seus dados prontos para se inscrever.

Uma bolsa de estudos para cursos EAD pode te ajudar a mudar de vida e as das pessoas que dependem de você. Além disso, o ensino a distância tem a praticidade de poder estudar nos horários que você quiser. Dessa forma, é possível já começar a trabalhar na área da sua formação, acelerando a sua entrada no mercado de trabalho.

Como você viu, existem diversas formas de conseguir uma bolsa de estudos. ONGs, programas governamentais, ENEM, vestibulares de bolsa, programas de desconto, promoções, entre muitos outros. Basta pesquisar e ficar atento!

O Centro Universitário CESMAC oferece algumas opções de bolsas EAD para você começar a estudar, como o Vestibular de Bolsas. Trata-se de uma prova que mede os conhecimentos dos candidatos e premia os melhores com bolsas de 100% a 10%.

Conheça agora mesmo os programas de bolsas do CESMAC. Aqui você tem vestibular de bolsas e uma mega semana de descontos para aproveitar!